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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


551Q749154 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.

aso de falha de funcionamento de algum instrumento, equipamento ou sistema de uma aeronave, compete ao piloto em comando determinar se é seguro iniciar o voo ou continuá-lo a partir de qualquer parada intermediária, após consultar a Master Minimum Equipament List (MMEL), emitida pelo fabricante da aeronave. Caso não exista essa lista, o piloto deverá, então, solicitar à ANAC a emissão de uma lista de equipamentos mínimos (MEL) para a operação da aeronave.

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552Q748926 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

De acordo com os conceitos de eletricidade, julgue os itens que se seguem.

Os resistores com 20%, 10% e 5% de tolerância são considerados resistores comuns, enquanto aqueles com 2% e 1% de tolerância são resistores de precisão. Os resistores de precisão são utilizados apenas em circuitos nos quais os valores de resistência são críticos.

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553Q206749 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para se calcular o volume de um sólido em forma de cilindro e

feito de material homogêneo de peso específico conhecido, foram

utilizados três processos:

I medição do diâmetro e da altura do cilindro com uma escala

graduada e cálculo do seu volume;

II medição, com uma escala graduada, da variação do nível do

líquido em um copo cilíndrico de seção conhecida (Becker),

quando o cilindro é nele mergulhado;

III pesagem do cilindro e cálculo do seu volume.

Com base nessas informações e considerando que se queira

minimizar o erro final no cálculo do volume do cilindro, julgue

os próximos itens.

No procedimento III, a incerteza é tão grande quanto no

procedimento II, se ambas as medições forem feitas com o

mesmo erro absoluto.

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554Q749028 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Uma análise feita durante o desenvolvimento de um projeto de engenharia é a da sensibilidade, que pode ser definida por:

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555Q748790 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à dinâmica do vôo e à operação de um helicóptero.

O diagrama de altura e velocidade, também conhecido como curva do homem morto, indica as condições de velocidade e altura acima do solo que permitirão ao piloto executar um pouso seguro após uma parada do motor.

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556Q748964 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

Em relação à determinação precisa da posição de uma aeronave com auxílio de um instrumento de bordo, é correto afirmar que, quando o piloto utilizar o indicador de curso ou o VOR, o valor encontrado na seta do ponteiro será a MMG e, quando ele utilizar o RMI ou o ADF, o valor indicado pelo ponteiro será a LPM.

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557Q748988 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

As normas emanadas pela Organização de Aviação Civil Internacional e pela Agência Nacional de Aviação Civil, que regulamentam as atividades relacionadas com a navegação aérea, são publicadas, respectivamente, por meio de

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558Q749018 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca da gestão da qualidade.

Uma poltrona vazia em um voo ou um quarto desocupado em um hotel. Caracterizam situações, em que se perde a oportunidade de prestar o serviço. A característica dos serviços que aborda essas perdas de oportunidade é a perecibilidade.

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559Q749021 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

O circuito de polarização acima é implementado com um transistor de efeito de campo de junção JFET do tipo canal n. Esse circuito, utilizado em projetos de amplificadores de tensão, possui uma diferença de potencial entre dreno e fonte fixada em VDS = 3 V. Considerando esse circuito, julgue os próximos itens.

A dissipação de potência pelo JFET, nesse circuito, é superior a 10 mW.

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561Q749029 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito do voo em condições de gelo e dos métodos e sistemas de proteção contra a formação de gelo, julgue os próximos itens.

O acúmulo de gelo nas diversas superfícies de uma aeronave afeta o seu desempenho, devido ao aumento da resistência ao avanço, do peso e do arrasto do avião, com redução da sustentação, da potência do motor e da eficiência da hélice, o que reduz consideravelmente a eficiência aerodinâmica do avião.

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562Q748810 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Em um helicóptero com tendência a se inclinar para fora das curvas durante um procedimento de táxi, a aplicação do pedal requer aplicação proporcional do cíclico a fim de evitar que a fuselagem role para fora, exigindo que sejam coordenados o comando lateral de cíclico e a aplicação do pedal para curvas, especialmente quando o vento estiver de través. Com base nessa situação hipotética, julgue o item abaixo.

Em caso de suspeita de início do rolamento para fora da curva, será uma ação preventiva reduzir, simultaneamente, o pedal de dentro e aplicar mais cíclico lateral do lado de dentro da curva.

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563Q749086 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.

No comando de um helicóptero biturbina, voando a uma velocidade de cruzeiro de 140 kt e com consumo médio de 1.000 lb/h, o piloto detectou falha em um dos motores da aeronave, que passou a voar com apenas um motor. Constatada a falha, o piloto reduziu a velocidade a 100 kt e o consumo caiu para 600 lb/h. O próximo ponto de pouso localizava-se a 150 milhas náuticas do ponto onde estava a aeronave e restavam somente 1.500 lb no tanque de combustível. Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que deve haver aumento da autonomia, posto que, com os dois motores em funcionamento, a aeronave chegaria ao local de destino com 430 lb e, com apenas um, chegaria com 600 lb.
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564Q749099 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Na confecção do orçamento de obras, os custos associados à execução dos serviços são agrupados em diversas categorias conforme as suas especificidades. A respeito dos diversos tipos de custos que compõem um orçamento, julgue os próximos itens.

uando se adota um sistema de depreciação com base em quotas decrescentes, essa depreciação deve ser considerada como custo fixo.

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565Q748856 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à dinâmica do vôo e à operação de um helicóptero.

Com a mesma potência fornecida, estando em vôo pairado, um peso maior poderá ser sustentado com o helicóptero próximo ao solo que distante dele.

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566Q749112 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de propulsão aeronáutica.

Basicamente, um motor de turbina a gás consiste de um compressor, uma câmara de combustão e uma turbina. Depois que é comprimido no compressor, o ar entra na câmara de combustão, onde é misturado ao combustível e então queimado. Os gases da combustão expandem-se através da turbina, e essa fornece parte da energia para movimentar o compressor. Aproximadamente 25% da energia da combustão é utilizada para movimentar o compressor e 75% é utilizada como empuxo. O ciclo de funcionamento do turbojato é representado termodinamicamente por um ciclo fechado do tipo Brayton.

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567Q749113 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Dentre as ligas de titânio, as do tipo ?+?, por exemplo a Ti-6Al-4V, frequentemente são utilizadas na indústria aeronáutica. As principais características destas ligas são:

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568Q748917 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Leme é uma superfície de controle pivoteada à parte traseira da empenagem horizontal que controla o movimento de rolagem do avião. O piloto controla o leme por meio de dois pedais, de modo que, pressionando o pedal da esquerda, o avião move-se para e esquerda e reciprocamente para a direita.

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569Q749181 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.

À medida que, em uma aeronave, a reação é acelerada a certa fração de mach, a sua estabilidade direcional sofre oscilações em várias transições, de uma velocidade a outra, embora o mach trimmer seja programado para eliminar tais oscilações.

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