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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


591Q749051 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

No que se refere à gestão econômica, julgue os itens a seguir.

A premissa básica do ABC (Activity Based Costing) é considerar os custos das diversas atividades da empresa e entender o seu comportamento, evidenciando bases que representem as relações entre os produtos gerados e suas atividades.

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592Q749068 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

A manutenção de máquinas e equipamentos merece a máxima atenção. Sua realização exige decisões e atitudes que envolvem custos, razão pela qual o conhecimento técnico é essencial. Entre os componentes das instalações hidráulicas, as bombas centrífugas radiais são importantes e muito utilizadas. Sua vedação pode ser feita por gaxetas ou selo mecânico. É correto afirmar que o uso de selo mecânico, e não gaxetas, pode representar um custo inicial significativamente

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593Q748863 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com base na legislação e nos regulamentos aeronáuticos brasileiros referentes à segurança de vôo, julgue os itens a seguir.

Todas as empresas de transporte aéreo público, regular ou não-regular, de táxi aéreo e de serviços aéreos especializados, bem como aeroclubes, escolas de aviação e organizações policiais que utilizem aeronaves para o cumprimento de suas atribuições são obrigadas a elaborar e executar um PPAA.

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594Q748866 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

A matriz constitutiva de flexibilidade para materiais elástico- lineares e ortotrópicos possui quantas constantes de engenharia independentes?

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595Q748882 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 56 a 58.

Considere que um piloto, ao efetuar o cálculo do centro de gravidade (CG) de sua aeronave, tenha concluído que, se fossem mantidas as atuais condições, o limite do passeio do CG seria extrapolado da seguinte forma: peso da aeronave vazia = 3.000 kg momento 114.000, peso passageiros (pax) assento dianteiro 150 kg momento 6.000, pax assento traseiro 200 kg momento 14.000, peso combustível 250 kg momento 12.000, peso bagageiro 300 kg momento 24.000. Considerando-se que o limite de passeio do CG da aeronave oscila entre 38 e 43,3, e que, nessas condições, o CG é igual a 43,58, é correto afirmar que o piloto, após constatar que o CG estava fora do previsto, deveria solicitar aos passageiros do assento dianteiro que se mudassem para o assento traseiro e aos passageiros do assento traseiro que se mudassem para o dianteiro.

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596Q749205 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a processamento, tratamento e comportamento dos materiais, julgue os itens subseqüentes.

O processo de envelhecimento de uma liga de alumínio pode ser acelerado com o aumento da temperatura. Entretanto, deve-se tomar cuidado, pois se a temperatura for exageradamente elevada ou o tempo de permanência à alta temperatura for muito longo, a liga poderá ter a sua resistência final reduzida.

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597Q748975 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, em relação aos critérios adotados no dimensionamento do sistema de drenagem pluvial de uma pista aeroportuária.

O hidrograma do escoamento superficial pode ser estimado utilizando o método racional, considerando uma chuva de projeto uniformemente distribuída sobre a área de captação.

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598Q749008 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Os serviços de controle de tráfego aéreo que podem ser prestados às aeronaves que passam a voar na área de jurisdição de um órgão operacional de tráfego aéreo são:

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599Q749055 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a seguir.

Antes de operar aeronave com combinação aeronave-carga que difira substancialmente de qualquer outra combinação anteriormente transportada pelo tipo de aeronave, o piloto deve proceder a diversas verificações operacionais de voo, entre as quais se inclui a verificação, em voo à frente, das oscilações perigosas da carga externa. Tal verificação poderá ser feita por outro tripulante ou pessoal de terra e informada ao piloto caso este não consiga visualizar a carga.

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600Q749087 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

O tema fenômenos de transporte está associado ao estudo da dinâmica dos fluidos, da transferência de calor e da transferência de massa. A dinâmica dos fluidos preocupa-se com o transporte de momentum; a transferência de calor, com o transporte de energia; e a transferência de massa, com o transporte de diferentes espécies químicas. Em relação a esses tópicos, julgue os itens de 96 a 101.

Caso dois fluidos imiscíveis escoem entre duas placas planas paralelas horizontais, em virtude de um gradiente de pressão também horizontal, e o escoamento seja tal que a interface entre os fluidos é plana, então a situação, o campo de velocidade será contínuo na interface, mas o fluxo de momento linear não, isto é, a tensão de cisalhamento não será contínua na interface entre os fluidos.

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601Q749090 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à operação de aeroportos e aerovias, julgue os itens a seguir.

A base de uma aeronave é a distância entre as duas pernas principais, enquanto a bitola é a distância entre a perna de nariz e as pernas principais.

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602Q748838 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao desempenho de aeronaves.

O principal fator determinante das várias velocidades que um avião tem de atingir em processo de decolagem é a segurança. O órgão norte-americano FAA estipulou normas como a FAR para especificar parâmetros de projeto e de operação de aeronaves com relação ao procedimento de decolagem. A FAR-25 é aplicada a aviões de uso geral e de pequeno porte com motor a pistão, já a FAR-23 é aplicada a aviões de transporte e de grande porte com motor turboélice e turbojato.

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603Q749095 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca da dinâmica dos corpos rígidos, julgue os itens que seguem.

Se um corpo rígido é homogêneo quanto à distribuição de massa específica e possui um eixo de simetria qualquer, então o centro de massa de tal corpo pertence a esse eixo, que também define um dos eixos principais de inércia.

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604Q210737 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos ao desempenho de aeronaves.

O principal fator determinante das várias velocidades que um avião tem de atingir em processo de decolagem é a segurança. O órgão norte-americano FAA estipulou normas como a FAR para especificar parâmetros de projeto e de operação de aeronaves com relação ao procedimento de decolagem. A FAR-25 é aplicada a aviões de uso geral e de pequeno porte com motor a pistão, já a FAR-23 é aplicada a aviões de transporte e de grande porte com motor turboélice e turbojato.

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605Q749117 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Sabendo que uma das formas de definir o leiaute do terminal de passageiros é a distribuição física das aeronaves em relação ao edifício do terminal, julgue os itens seguintes, relativos aos tipos de leiaute.

Em terminais do tipo linear, as aeronaves ficam estacionadas junto ao corpo do edifício terminal e a corredores que estendem a área de acesso às aeronaves, e as áreas de processamento ficam concentradas no corpo principal e as áreas de acomodação são distribuídas pelo corredor.

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606Q208962 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de propulsão aeronáutica.

Um motor do tipo turboélice é a união de um motor de turbina a gás e uma hélice. Uma das grandes vantagens desse tipo de motor é a disponibilidade de um alto valor de empuxo obtido de um sistema confiável e de baixa manutenção, como a turbina a gás. Entretanto, o valor de empuxo gerado pela turbina é pequeno quando comparado com o empuxo gerado pela hélice. Como as turbinas giram em altos níveis de rotação, é necessário que o motor turboélice tenha uma caixa de engrenagens para reduzir a velocidade de rotação da hélice, de modo que esta não alcance velocidades supersônicas. Motores do tipo turboélice possuem um alto valor de empuxo em condições de decolagem, mas o empuxo cai abruptamente com o aumento da velocidade.

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607Q208994 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere às características dos radares de pulso, julgue os

itens 84 a 90

Caso se deseje detectar objetos a uma distância de pelo menos 150 m, considerando um chaveamento instantâneo do duplexador, o pulso deve ter uma largura máxima de 1?s.

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608Q749189 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

Uma pedra de gelo sujeita à temperatura de 270 K foi descongelada pelo contato com uma massa de 20 kg de vapor saturado na temperatura de 400 K. Verificou-se que o título deste vapor foi reduzido em 5% devido à troca de calor com a massa de gelo. Considerando que a troca de calor entre dois corpos é irreversível, conclui-se que este processo é acompanhado de uma variação de entropia.

Sabendo que o calor específico de condensação do vapor é 540 kcal/kg, pode-se calcular a variação total de entropia neste processo, que vale:
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609Q749226 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito do sistema elétrico de aeronaves, julgue os próximos itens.

Utiliza-se dispositivo chamado inversor, o qual fornece corrente contínua a partir de uma fonte de corrente alternada, para suprir energia alternada em grandes aeronaves.

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610Q748797 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à gestão do produto.

A DSM (Design Structure Matrix), ou matriz estruturada do projeto, representa, na forma de matriz de adjacência, as relações de dependência entre as atividades de desenvolvimento do produto.

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