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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q749277 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM — Plano de Navegação Aérea — Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.

As aerovias inferiores têm limites laterais de 43 NM (80 km) de largura, estreitando-se a partir de 216 NM (400 km), antes de um auxílio à navegação, e atingindo sobre este a largura de 21,5 NM (40 km). Entre dois auxílios à navegação distantes entre si até 108 NM (200 km), as aerovias inferiores terão a largura de 21,5 NM (40 km) em toda a sua extensão.

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62Q206617 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

À luz da teoria de voo de alta velocidade, julgue os itens a seguir.

Nos regimes supersônicos e hipersônicos, os filetes de ar em contato com a estrutura do avião, incluindo-se os filetes de ar localizados no interior da camada limite, atingem velocidades superiores à do som.

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63Q206880 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de propulsão aeronáutica.

Um motor a pistão para avião é similar a um motor de automóvel. Um motor de avião é projetado de modo a minimizar o peso. Atualmente, motores a pistão são máquinas muito confiáveis, podendo ser submetidos a longos períodos de operação sem necessidade de troca de componentes principais. Como esses motores trabalham em várias altitudes, é necessário o uso de um sistema de injeção para o controle da mistura ar-combustível. Em baixas altitudes, a mistura deve ser rica e em altas altitudes, onde o ar é menos denso, pobre.

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65Q748861 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação às regiões de operação de um TBJ, julgue os itens a seguir.

Na característica corrente versus tensão do TBJ pnp, existem, basicamente, três modos, ou regiões de operação identificáveis: ativo, saturação e corte. A região de operação é determinada pela polarização entre os terminais de emissor, base e coletor do transistor. No modo ativo, a junção emissor-base (JEB) é reversamente polarizada, ao passo que a junção coletor-base (JCB) é diretamente polarizada. No modo saturação, as junções JEB e JCB são diretamente polarizadas; e o modo corte é caracterizado pela polarização reversa das junções JEB e JCB.

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66Q211213 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O tema fenômenos de transporte está associado ao estudo da dinâmica dos fluidos, da transferência de calor e da transferência de massa. A dinâmica dos fluidos preocupa-se com o transporte de momentum; a transferência de calor, com o transporte de energia; e a transferência de massa, com o transporte de diferentes espécies químicas. Em relação a esses tópicos, julgue os itens de 96 a 101.

Caso dois fluidos imiscíveis escoem entre duas placas planas paralelas horizontais, em virtude de um gradiente de pressão também horizontal, e o escoamento seja tal que a interface entre os fluidos é plana, então a situação, o campo de velocidade será contínuo na interface, mas o fluxo de momento linear não, isto é, a tensão de cisalhamento não será contínua na interface entre os fluidos.

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67Q749097 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a processamento, tratamento e comportamento dos materiais, julgue os itens subseqüentes.

Havendo corrosão, o alumínio, que é mais anódico que o ferro, ao ser colocado em contato com este, receberá elétrons.

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68Q210978 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

No gradeado de paralelos e meridianos terrestres, utiliza-se a relação de medida de distâncias em que um minuto de arco de um círculo máximo equivale a uma milha náutica.

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69Q210957 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos ciclos termodinâmicos, às máquinas térmicas de

fluxo e volumétricas e às máquinas de combustão interna, julgue os

itens de 71 a 75

Em uma turbina a gás que funciona com base em um ciclo de Brayton ideal, o reaquecimento aumenta tanto a potência de saída específica (potência útil por unidade de vazão, W) como a eficiência.

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70Q748830 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a processamento, tratamento e comportamento dos materiais, julgue os itens subseqüentes.

Para se realizar uma têmpera em um aço, sua temperatura deve ser elevada até a faixa em que ocorre mudança para a fase austenita e, em seguida, ser diminuída rapidamente.

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71Q749267 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Com relação ao corte à laser, é correto afirmar que:

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72Q209168 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

Se a aeronave voa na proa sul com MR de 090º para uma estação NDB, com forte vento de cauda, o piloto, para tomar o rumo da estação, deverá curvar à direita para uma proa maior do que 270º, de modo a compensar o efeito do vento.

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73Q209414 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um equipamento transponder (TDR) modo C tem capacidade de resposta automática de altitude para um serviço de Controle de Aproximação por Radar. Acerca desse equipamento, julgue o item a seguir.

A cada vez que o TDR responde automaticamente a uma interrogação do radar, um led verde ou letras TX piscam e, ao se pressionar momentaneamente o botão IDENT do TDR, é gerado um sinal de retorno distintivo que permanece visível na tela do radar do controle de tráfego aéreo por 30 s. Por essa razão, o botão IDENT não deve ser pressionado sem que o órgão de controle de voo o solicite.

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74Q207387 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à aerodinâmica, julgue os itens de 36 a 40.

A variação da sustentação é aproximadamente linear com relação ao ângulo de ataque. Para ângulos de ataque de cerca de 15º, a sustentação chega ao seu maior valor. Se o ângulo de ataque é aumentado ainda mais, um gradiente de pressão adverso na superfície superior do aerofólio leva à separação do escoamento, e esta ocorre a partir do bordo de fuga. A sustentação cai repentinamente e a asa é dita em situação de stall. Uma medida prática para aumentar a sustentação de uma asa e com isso retardar o ponto de stall é o uso de aerofólios sem cambagem.

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75Q208079 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.

O yaw damper, ou amortecedor de guinada, é um recurso viável por meio do qual se pode eliminar o dutch roll, sem a necessidade de alteração do desenho da aeronave.

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76Q748837 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Segundo a teoria de falhas para tensões combinadas, aplicadas a componentes de uma máquina constituída de material isótropo, pode-se afirmar que:

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77Q209429 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os princípios da cinemática dos corpos rígidos no

espaço, julgue os itens seguintes.

Considere a possibilidade de aproveitamento para geração de energia hidroelétrica de um trecho de rio com vazão média de 2.000 m3 /s e queda hidráulica de 20 m. Assumindo uma aceleração da gravidade g = 10 m/s2 e tomando a densidade da água como 1.000 kg/m3, é possível gerar, em média e desprezando quaisquer perdas no sistema de geração, mais de 500 MW de potência nesse local do rio.

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78Q748953 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação aos recursos aprimorados pela engenharia aeronáutica no intuito de incrementar o desempenho da aeronave, os parâmetros de velocidade e peso/balanceamento, julgue os próximos itens.

Mudanças no formato das asas do tipo wing fences e wing lets contribuem para a redução do arrasto induzido, que é um subproduto da sustentação.

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79Q748786 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos máximos são parâmetros determinados durante o projeto de fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue os itens seguintes.

Os principais pesos estruturais de um avião são o peso máximo estrutural de decolagem (PMED), o peso máximo estrutural de pouso (PMEP) e o peso máximo zero combustível (PMZC).

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80Q749266 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

Quando o centro de gravidade dos helicópteros for excedido em um dos limites, a fuselagem não ficará pendurada horizontalmente, ocorrendo o “efeito solo”.

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