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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


611Q748815 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

Se a aeronave voa na proa sul com MR de 090º para uma estação NDB, com forte vento de cauda, o piloto, para tomar o rumo da estação, deverá curvar à direita para uma proa maior do que 270º, de modo a compensar o efeito do vento.

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613Q749178 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a seguir.

Artigos perigosos podem ser transportados em aeronaves pequenas, com peso máximo de decolagem aprovado igual ou inferior a 5.670 kg (12.500 lb), desde que os passageiros da aeronave estejam de posse de instruções escritas a respeito das características e do manuseio apropriado dos produtos transportados.

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614Q748925 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca de conceitos relacionados a mecatrônica, julgue os itens subsequentes.

Geralmente, motores de passo produzem menos que 1 CV (746 watts) de potência e portanto são mais adequados a aplicações que exijam controle em posição com baixa potência.

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615Q749193 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

O circuito de polarização acima é implementado com um transistor de efeito de campo de junção JFET do tipo canal n. Esse circuito, utilizado em projetos de amplificadores de tensão, possui uma diferença de potencial entre dreno e fonte fixada em VDS = 3 V. Considerando esse circuito, julgue os próximos itens.

Para que o JFET conduza corrente e estabeleça VDS = 3 V, é necessário que a tensão de limiar Vp (ou tensão de estrangulamento) desse dispositivo seja maior que VGS = -0,7 V (diferença de potencial entre porta e fonte do JFET).

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616Q749204 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios da transferência de calor, julgue os itens seguintes.

Aletas ou superfícies expandidas são extensões geométricas feitas nas superfícies de diversos dispositivos cuja finalidade é a remoção de calor destes. Para isso, o material utilizado na construção das aletas deve ter necessariamente condutividade térmica menor que a do material da superfície dos dispositivos.

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617Q208077 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.

No caso de falha de funcionamento de algum instrumento, equipamento ou sistema de uma aeronave, compete ao piloto em comando determinar se é seguro iniciar o voo ou continuá-lo a partir de qualquer parada intermediária, após consultar a Master Minimum Equipament List (MMEL), emitida pelo fabricante da aeronave. Caso não exista essa lista, o piloto deverá, então, solicitar à ANAC a emissão de uma lista de equipamentos mínimos (MEL) para a operação da aeronave.

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618Q748793 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, INPE, CESPE CEBRASPE

A análise detalhada de projetos térmicos de satélites artificiais baseia-se nos modelos matemáticos geométrico e térmico. O cálculo das interações radioativas entre as superfícies sob análise e o ambiente é realizado usando-se o modelo matemático térmico.

Tubos de calor são dispositivos utilizados para controlar a temperatura em satélites artificiais que operam sem suprimento de energia elétrica. Esses dispositivos apresentam igual desempenho em ambientes com ou sem gravidade.

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619Q749073 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à política e à situação institucional dos aeroportos brasileiros, julgue os seguintes itens.

O Estado que adere à Convenção Internacional sobre a Aviação Civil abdica de parte da soberania sobre seu espaço aéreo em prol da melhor coordenação no controle aéreo e da segurança de voo.

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620Q207152 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para se calcular o volume de um sólido em forma de cilindro e

feito de material homogêneo de peso específico conhecido, foram

utilizados três processos:

I medição do diâmetro e da altura do cilindro com uma escala

graduada e cálculo do seu volume;

II medição, com uma escala graduada, da variação do nível do

líquido em um copo cilíndrico de seção conhecida (Becker),

quando o cilindro é nele mergulhado;

III pesagem do cilindro e cálculo do seu volume.

Com base nessas informações e considerando que se queira

minimizar o erro final no cálculo do volume do cilindro, julgue

os próximos itens.

No procedimento I, o erro relativo na medição do diâmetro contribui de forma mais relevante que o erro relativo na medição da altura do mesmo.

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621Q748854 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

As instalações elétricas de baixa tensão devem satisfazer as condições de projeto estabelecidas na norma, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, bem como o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Em relação aos condicionantes a serem observados no projeto de uma instalação elétrica de baixa tensão, julgue os itens, que se seguem.

Em halls de serviço, salas de manutenção e salas de equipamentos, tais como casas de máquinas, salas de bombas, barriletes e locais análogos, deve-se prever, no mínimo, um ponto de tomada de uso geral.

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622Q748860 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 56 a 58.

Nenhuma pessoa devidamente habilitada pode começar um voo visual VFR, em operação regida pelo RBHA 91, em avião a menos que, considerados o vento e as condições meteorológicas conhecidas, haja combustível suficiente para voar até o local previsto para primeiro pouso e, durante o dia, voar por pelo menos mais 30 min ou, durante a noite, voar por pelo menos mais 45 min. No caso do voo de helicóptero, além das mesmas condições estabelecidas para voo em avião, exige-se quantidade de combustível suficiente para voar mais 30 min, de dia ou de noite.

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623Q208479 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes.

Em um ciclo Otto ideal, todas as trocas de calor ocorrem a volume constante.

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624Q749011 | Engenharia Aeronáutica, Técnico, DCTA SP, VUNESP

O sistema pitot estático, que mede pressões dinâmicas e estáticas do ar, serve aos seguintes instrumentos:

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625Q748785 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à aerodinâmica, julgue os itens de 36 a 40.

Para aeronaves de alta velocidade, a velocidade máxima do escoamento pode atingir valores iguais ou maiores que a velocidade do som, mesmo se o avião voar em velocidades subsônicas. Ondas de choque podem se formar quando a velocidade local excede a velocidade local do som. A redução desse efeito é conseguida por meio do enflechamento para trás das asas do avião. Dessa forma, a componente de velocidade do escoamento perpendicular ao bordo de ataque é menor que a velocidade do escoamento livre e, consequentemente, o surgimento de ondas de choque sobre a asa pode ser retardado.

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626Q749085 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.

Com o objetivo de melhorar a segurança da navegação aérea, a FCA deverá ser usada em AD que não disponha de órgão ATS local ou naquele em que esse órgão opere apenas durante parte do tempo nas proximidades desses AD. Caso não haja frequência destinada à coordenação entre ACFT para o AD, o piloto deverá utilizar a frequência 123,45 MHz como FCA e, quando estiver operando fora do horário de funcionamento do órgão ATS do AD, o piloto deverá utilizar a frequência do referido órgão como FCA.

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627Q208773 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao desempenho das aeronaves e à propulsão

aeronáutica, julgue os próximos itens.

Aviões que utilizam motores a pistões alimentados a pressão atmosférica podem alcançar altitudes menores do que aviões que utilizam motores sobrealimentados.

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628Q748966 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação à aerodinâmica e à estabilidade do avião, julgue os seguintes itens.

Quanto maior for a velocidade de vôo de uma aeronave, maior será o seu arrasto induzido.

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629Q749223 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Júnior, DCTA SP, VUNESP

As propriedades das chapas de aço destinadas à fabricação de peças ocas, pelo processo de embutimento, devem ser adequadas, visando evitar rupturas ou defeitos de fabricação. Um defeito bastante conhecido é denominado casca de laranja. Um dos ensaios de embutimento realizado em chapas de aço é o ensaio de

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630Q749245 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Basicamente, as fases do ciclo de vida de uma aeronave compreendem a seguinte sequência:

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