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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q209605 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de princípios e conceitos relativos à termodinâmica clássica, julgue os itens a seguir.

Em uma expansão de um gás ideal entre os volumes V1 e V2, tais que V2 > V1, sempre a partir do mesmo estado inicial, o trabalho realizado, no caso de o processo ser a pressão constante, é maior do que o trabalho realizado no caso de o processo ser a temperatura constante.

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662Q749092 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os sistemas de uma aeronave relacionam-se entre si e entre suas partes, elementos ou unidades, funcionando de maneira organizada, com o objetivo de manter a aeronave em funcionamento. Acerca dos diferentes sistemas das aeronaves, julgue os itens a seguir.

O perfil aerodinâmico de uma hélice assemelha-se ao da asa de um avião. O ângulo de torção da pá da hélice aumenta da raiz para a ponta da hélice e entre os ângulos da pá há o passo chato, o passo bandeira e o passo reverso.

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663Q748897 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas existentes nas aeronaves, julgue os itens a seguir.

Em um sistema hidráulico, o acumulador tem a função de armazenar energia na forma de pressão e de servir como amortecedor do sistema.

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664Q748954 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os sistemas de uma aeronave relacionam-se entre si e entre suas partes, elementos ou unidades, funcionando de maneira organizada, com o objetivo de manter a aeronave em funcionamento. Acerca dos diferentes sistemas das aeronaves, julgue os itens a seguir.

Sabendo-se que a leveza de um motor aeronáutico, em termos técnicos, é indicada pela razão entre a massa do motor e a sua potência, e considerando-se que o motor A tenha potência igual a 150 HP e massa igual a 120 kg e que o motor B tenha potência igual a 150 HP e massa igual a 720 kg, é correto afirmar que, entre os motores A e B, o motor ideal para uso em uma aeronave é o motor B.

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665Q206046 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere que uma aplicação com circuitos microprocessados

utilize memórias para armazenar digitalmente dados e que esses

dados devam ser apagados após sua utilização, em virtude de não

ser admitida a sua reutilização em outros procedimentos. A partir

dessas informações, julgue os itens subsecutivos.

Caso a aplicação utilize memória EPROM (erasable programmable read only memory), destinada apenas à leitura, será possível desfazer a gravação feita eletricamente, por meio de luz ultravioleta.

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666Q749128 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM — Plano de Navegação Aérea — Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.

O AFIS tem por finalidade proporcionar informações que assegurem a condução eficiente do tráfego aéreo nos aeródromos homologados ou registrados que não disponham de órgão ATC. Esse serviço será prestado por uma estação de telecomunicações aeronáuticas identificada como “RÁDIO” a todo o tráfego aéreo em operação na área de movimento e a todas as aeronaves em voo no espaço aéreo inferior, em um raio de 27 NM (50 km) do aeródromo.

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667Q748881 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito do voo em condições de gelo e dos métodos e sistemas de proteção contra a formação de gelo, julgue os próximos itens.

Os aquecedores de tubos de pitot e de tomadas estáticas são ligados somente à barra principal de energia das aeronaves, tendo em vista que, em casos de falha elétrica parcial, esse sistema será mantido inoperante para evitar sobrecarga à barra de emergência da aeronave.

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668Q748933 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCE

A capacidade de um complexo aeroportuário é determinada pela capacidade do sistema:

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669Q210071 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.

Dado o aprimoramento da engenharia aeronáutica, as aeronaves modernas utilizam regimes de cruzeiro com velocidades acima do mach de divergência de arrasto (drag divergence mach number), o que resulta em elevada economia de combustível.

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670Q748916 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à gestão do produto.

Um dos fatores relativos à atividade de projeto que contribui para a excelência operacional da empresa é a escolha da seqüência de etapas e a sua coerência com o tipo de projeto considerado.

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672Q749225 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

O sistema anemométrico de uma aeronave é composto pelo tubo de pitot e das tomadas de pressão estáticas. Essas pressões alimentam os seguintes instrumentos:

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673Q749109 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

No que se refere a sistemas de combustíveis de aeronaves, julgue os itens subsecutivos.

Uma vez detectado vazamento em um tanque soldado de combustível, o tanque deverá ser drenado, neutralizado e, caso seja necessário, removido. Antes de ser submetido a nova soldagem, o tanque deve, ainda, ser ventilado por um período de, no mínimo, vinte e quatro horas para remoção de quaisquer vestígios de combustível remanescente.

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674Q748979 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de propulsão aeronáutica.

A clássica teoria da quantidade de movimento provê um conhecimento básico de vários aspectos do desempenho de uma hélice. Essa teoria prevê que, na seção da hélice, ocorre uma descontinuidade de velocidade provocada pela energia que a hélice fornece ao fluido. Essa diferença de velocidade entre os dois lados do disco da hélice é que gera empuxo.

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675Q749116 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os aviões são desenhados ou modelados de forma a minimizar a resistência durante o deslocamento através do ar, pois sofrem com o atrito desde a decolagem até o pouso. Acerca da aerodinâmica em voo, julgue os itens de 56 a 61.

A pressão atmosférica, que ao nível do mar corresponde a 14,7 libras de peso, diminui com a elevação da altitude e aumenta com a elevação da umidade.

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676Q208804 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do voo em condições de gelo e dos métodos e sistemas de proteção contra a formação de gelo, julgue os próximos itens.

Os aquecedores de tubos de pitot e de tomadas estáticas são ligados somente à barra principal de energia das aeronaves, tendo em vista que, em casos de falha elétrica parcial, esse sistema será mantido inoperante para evitar sobrecarga à barra de emergência da aeronave.

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677Q748949 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca de princípios e conceitos relativos à termodinâmica clássica, julgue os itens a seguir.

Em um processo de expansão, a pressão constante, de uma substância cujos calores específicos são constantes, a variação de entalpia dessa substância é proporcional à variação da temperatura.

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678Q207855 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a conversores A/D e D/A e circuitos multiplex, julgue

os próximos itens.

O custo dos conversores A/D é desprezível, comparado ao custo dos conversores D/A, em virtude de os circuitos associados a conversores A/D serem relativamente simples, tais como os circuitos acessíveis mediante multiplex analógico.

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679Q209882 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do voo em condições de gelo e dos métodos e sistemas de proteção contra a formação de gelo, julgue os próximos itens.

O acúmulo de gelo nas diversas superfícies de uma aeronave afeta o seu desempenho, devido ao aumento da resistência ao avanço, do peso e do arrasto do avião, com redução da sustentação, da potência do motor e da eficiência da hélice, o que reduz consideravelmente a eficiência aerodinâmica do avião.

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680Q748808 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito da gestão da produção.

Entre os objetivos diretos da gestão da produção estão compreender os objetivos estratégicos da produção, elaborar e implementar uma estratégia de produção para a organização, planejar e controlar a produção, e melhorar o desempenho da produção.

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