Início

Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


691Q1063959 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

O FDIR (Fault Detection, Isolation and Recovery = Detecção, Isolamento e Recuperação de Falha) embarcado de um satélite disparou em um instante de tempo ti quando uma telemetria TM123 alcançou o valor limite superior de +5,0.

Sabendo-se que a TM123 é amostrada a cada um minuto, e que seus valores eram +4,2 em t = 13:53, +4,4 em t = 13:54 e +4,6 em t = 13:55, o horário mais provável para o tempo ti é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q1059796 | Engenharia Aeronáutica, Sistemas Aviônicos, Missões Espaciais, INPE, FGV, 2024

O controle de atitude é um dos diversos subsistemas que compõem um satélite artificial, sendo responsável pela manutenção e/ou alteração da altitude e posição do satélite. Para o seu correto funcionamento é empregado um conjunto de sensores e atuadores, propiciando ao satélite a capacidade de conhecer sua orientação e posição no espaço e de corrigi-las, caso necessário.
Entre os diversos sensores que podem ser empregados na constituição desse sistema, um deles se baseia na detecção de radiação infravermelha para identificar a zona de transição entre a temperatura do espaço e da Terra.
Esse sensor é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

693Q1063953 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

O satélite é composto de diversos subsistemas, onde cada um possui uma função bem específica. O subsistema que tem como objetivo realizar a estabilização de altitude e determinação de órbita é conhecido como subsistema de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q1063958 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

Telecomandos são as instruções que permitem o controle da espaçonave a partir do Solo. Embora nem todos os telecomandos definidos para a espaçonave sejam utilizados durante operações de rotina, o sistema de Monitoração e Controle deverá ter acesso a todas as ações de controle possíveis a bordo. Isto garante que o sistema de solo tenha capacidade de comandar a execução de qualquer uma das ações disponíveis, incluindo operações de contingência ou de emergência da espaçonave. Em relação aos telecomandos, analise as afirmativas a seguir.

I. O telecomando do tipo direto deve ser executado diretamente numa unidade de distribuição de pulso de comando (CPDUs) sem passar pelo software do Computador de bordo.

II. No caso de uma anomalia percebida pelo controlador de satélite durante um rastreio, um ou mais telecomandos podem ser enviados ao satélite sem estarem previamente definidos no Planejamento de Operação de Solo da passagem sendo controlada (linha do tempo de solo).

III. Manobras orbitais no satélite são feitas em várias etapas usando tanto telecomandos de execução imediata quanto aqueles temporizados a bordo.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

695Q1063961 | Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeronáutica, Operação de Sistemas Espaciais Embarcados, INPE, FGV, 2024

No ciclo de vida do desenvolvimento de uma missão espacial, as fases individuais do Segmento Solo não estão necessariamente alinhadas com as do Segmento Espacial, mas existe uma forte interdependência entre elas.

Relacione as fases do ciclo de vida do Segmento Solo, que inclui a engenharia de sistemas e a engenharia de operações, com um dos seus propósitos.

1. Fase A

2. Fase B

3. Fase C

4. Fase D

5. Fase E

6. Fase F

( ) Definir a baseline do segmento Solo, para confirmar sua capacidade de atender aos requisitos de operação da missão.

( ) Retirar o Segmento Espacial de serviço.

( ) Adquirir todos os sistemas de solo e integrá-los num Segmento Solo operacional .

( ) Avaliar as restrições operacionais envolvidas na missão espacial.

( ) Completar o projeto do Segmento Solo ao nível dos sistemas individuais.

( ) Operar o Segmento Espacial de acordo com o Plano de Operação da Missão.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

696Q1064169 | Engenharia Aeronáutica, Sistemas Aviônicos, Projeto e Análise Estrutural, INPE, FGV, 2024

Uma empresa da área aeroespacial está desenvolvendo um novo tipo de aeronave que apresenta uma fuselagem inovadora. Para otimizar o design estrutural da fuselagem e garantir sua resistência e segurança, a equipe de engenharia decidiu utilizar o Método dos Elementos Finitos (MEF). Porém, ficou em dúvida se utilizaria elementos finitos de baixa ordem ou de alta ordem.

Considerando as peculiaridades de um projeto de fuselagem, assinale a opção que indica a(s) principal(is) desvantagem(ens) dos elementos finitos de baixa ordem em comparação com os de alta ordem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.