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Questões de Concursos Engenharia Aeronáutica

Resolva questões de Engenharia Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


91Q748831 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas existentes nas aeronaves, julgue os itens a seguir.

Em um sistema de medição de temperatura do tipo termopar, quando a temperatura varia, a resistência da junta é alterada.

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92Q207663 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, acerca de conceitos básicos de

eletricidade.

Na transmissão de energia que utiliza cabos de cobre cilíndricos e com seção reta uniforme, a energia dissipada é diretamente proporcional ao diâmetro do cabo.

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93Q749098 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando duas aeronaves de características aerodinâmicas idênticas, operando em condições atmosféricas idênticas, julgue os itens a seguir.

Estando em vôo planado, a aeronave que tiver menor peso poderá manter uma razão de descida menor.

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94Q749037 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Desenho técnico de aeronaves é um método de transposição de ideias que dizem respeito à construção ou montagem de objetos. O método é realizado com a ajuda de linhas, notas, abreviações e símbolos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O esboço ou rascunho de um desenho técnico de uma peça deve prover todas as informações necessárias para aqueles que fabricarão a peça.

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95Q211036 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM ? Plano de Navegação Aérea ? Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.

O AFIS tem por finalidade proporcionar informações que assegurem a condução eficiente do tráfego aéreo nos aeródromos homologados ou registrados que não disponham de órgão ATC. Esse serviço será prestado por uma estação de telecomunicações aeronáuticas identificada como ?RÁDIO? a todo o tráfego aéreo em operação na área de movimento e a todas as aeronaves em voo no espaço aéreo inferior, em um raio de 27 NM (50 km) do aeródromo.

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96Q749160 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

O sensor de vigilância que oferece aos Pilotos e aos Controladores de Tráfego Aéreo a mesma consciência situacional do mesmo cenário de espaço aéreo é o

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97Q749200 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito de peso e balanceamento de uma aeronave, julgue os itens a seguir.

Os princípios e procedimentos de peso e balanceamento das aeronaves de asa fixa aplicam-se, de modo geral, aos helicópteros, embora estes requeiram mais cuidados em virtude da aerodinâmica diferenciada.

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98Q210682 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos recursos aprimorados pela engenharia aeronáutica no intuito de incrementar o desempenho da aeronave, os parâmetros de velocidade e peso/balanceamento, julgue os próximos itens

Mudanças no formato das asas do tipo wing fences e wing lets contribuem para a redução do arrasto induzido, que é um subproduto da sustentação.

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99Q748807 | Engenharia Aeronáutica, Engenheiro de Aeronaves, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a processamento, tratamento e comportamento dos materiais, julgue os itens subseqüentes.

Considerando dois corpos de prova de aços-carbonos em estado normalizado, o corpo de prova com teor de carbono mais elevado irá absorver mais energia antes de se romper por impacto.

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100Q748857 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

O coeficiente de arrasto induzido é uma função

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101Q749059 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Uma aeronave com estabilidade estática longitudinal ao sofrer uma perturbação que aumente seu ângulo de ataque

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102Q749122 | Engenharia Aeronáutica, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Desenho técnico de aeronaves é um método de transposição de ideias que dizem respeito à construção ou montagem de objetos. O método é realizado com a ajuda de linhas, notas, abreviações e símbolos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Planta é uma representação gráfica detalhada, em uma dada escala, de um edifício, cidade, aeronave etc. Em aeronaves, a planta é o elo entre o engenheiro, que projeta o avião, e o homem que o constrói, mantém e conserta. Em uma planta, pode ser também representado um desenho de trabalho para uma peça de avião ou para um modelo de um sistema.

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103Q749203 | Engenharia Aeronáutica, Pesquisador, DCTA SP, VUNESP

Considerando o estudo da estabilidade dinâmica longitudinal de um avião que apresenta configuração convencional, pode-se afirmar que:

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104Q749003 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de propulsão aeronáutica.

Um motor do tipo turboélice é a união de um motor de turbina a gás e uma hélice. Uma das grandes vantagens desse tipo de motor é a disponibilidade de um alto valor de empuxo obtido de um sistema confiável e de baixa manutenção, como a turbina a gás. Entretanto, o valor de empuxo gerado pela turbina é pequeno quando comparado com o empuxo gerado pela hélice. Como as turbinas giram em altos níveis de rotação, é necessário que o motor turboélice tenha uma caixa de engrenagens para reduzir a velocidade de rotação da hélice, de modo que esta não alcance velocidades supersônicas. Motores do tipo turboélice possuem um alto valor de empuxo em condições de decolagem, mas o empuxo cai abruptamente com o aumento da velocidade.

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106Q749016 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação aos planos diretores aeroportuários, à geometria e à sinalização do sistema de pistas, julgue os itens subsecutivos.

Como as configurações com apenas uma orientação (pistas paralelas) apresentam menor capacidade e eficiência de controle de tráfego, devem, sempre que possível, ser evitadas.

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107Q206619 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil Área 2, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens seguintes.

Se houver suspeita de que uma aeronave esteja sendo objeto de interferência ilícita e se ela não dispuser de visualização automática distinta dos códigos 7500 e 7700, modo A ou S, do SSR, o controlador deverá sintonizar sucessivamente o decodificador do SSR nos códigos 7500 e 7700, modo A.

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108Q749175 | Engenharia Aeronáutica, Técnico, DCTA SP, VUNESP

Assinale a alternativa que indica o agente extintor de fogo considerado por ter a menor toxidade.

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109Q748834 | Engenharia Aeronáutica, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Os fatores que devem ser considerados nos estudos para a definição do sentido de orientação do sistema de pistas de um aeródromo são:

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110Q748841 | Engenharia Aeronáutica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

De forma simplificada, a fuselagem de uma dada aeronave pode ser definida como um vaso de pressão cilíndrico de parede fina. Calcule a maior tensão de cisalhamento no plano de um painel de revestimento de fuselagem, com 1 mm de espessura, devido somente à pressurização. Considere que a fuselagem em voo possui um diâmetro igual a 3,4 m e está sob uma pressão interna de 0,12 MPa.

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