Questões de Concursos: Engenharia Agrícola

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Engenharia Agrícola. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q918242 | Engenharia Agrícola, Propagação de Plantas, Técnico Agrícola, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

Na fruticultura, a propagação das plantas pode ocorrer por diferentes métodos. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:

12 Q917235 | Engenharia Agrícola, Manejo de Pragas e Fitopatologias, Técnico Agrícola, Prefeitura de Bragança PA, IVIN, 2024

Sobre as plantas daninhas, analise as assertivas abaixo, julgue-as e assinale a alternativa correta:

I. No manejo de plantas daninhas, são exemplos de controle físico a roçada e a capina.

II. A buva (Conyza spp.) e o leitero (Euphorbia heterophylla) são espécies de plantas daninhas que apresentam resistência a herbicidas seletivos como, por exemplo, o glifosato.

III. Amaranthus cruentus, Pereskia grandifolia e Tropaeolum majus são espécies denominadas popularmente como plantas alimentícias não convencionais (PANCs), utilizadas na alimentação humana.

13 Q918235 | Engenharia Agrícola, Pedologia, Técnico Agrícola, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

O solo é um dos principais fatores que influenciam a produtividade agrícola, sendo formado por diferentes processos ao longo do tempo. Sobre os tipos e características do solo, assinale a alternativa correta:

14 Q877547 | Engenharia Agrícola, Jardineiro, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

Quando se trata de adubação, qual das seguintes afirmações é aplicável tanto a plantas nativas quanto exóticas?

16 Q917226 | Engenharia Agrícola, Pedologia, Técnico Agrícola, Prefeitura de Bragança PA, IVIN, 2024

De acordo com as práticas culturais utilizada em solos mal drenados, analise as assertivas abaixo, julgue-as e assinale a alternativa correta:

I. O efeito prejudicial da drenagem deficiente pode ser minimizado com a seleção adequada de culturas.

II. Não é recomendada a prática da subsolagem, pois a mesma prejudica a aeração do solo como também a drenagem.

III. Reduzir a água de irrigação e compensar parte das necessidades hídricas da cultura com água de ascensão capilar em situações que a água do lençol freático seja salina.

17 Q877544 | Engenharia Agrícola, Jardineiro, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

Sobre a comparação entre adubos orgânicos e químicos, qual afirmação é correta?

18 Q916635 | Engenharia Agrícola, Manejo de Pragas e Fitopatologias, Técnico Agrícola, Prefeitura de Aratiba RS, FUNDATEC, 2025

Uma das epidemias mais famosas do mundo, causadora de grandes prejuízos, foi a do fungo do Mal-do-Panamá em bananeiras. Os danos foram vultosos na América Central, onde a banana representava o esteio da economia agrícola. No Brasil, a doença foi constatada pela primeira vez em Piracicaba/SP, em 1920. Com a ocorrência da doença, a banana-maçã, extremamente suscetível, praticamente desapareceu do Estado, sendo substituída pelas variedades nanica e nanicão (grupo Cavendish), resistentes à doença. Tendo em vista a grande aceitação da banana-maçã no mercado consumidor, os agricultores sofreram prejuízos indiretos elevados com a substituição. Tal fungo é conhecido cientificamente como:

19 Q918241 | Engenharia Agrícola, Manejo de Pragas e Fitopatologias, Técnico Agrícola, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

Sobre as principais pragas da cultura da soja e seus métodos de controle, assinale a alternativa correta:

20 Q916639 | Engenharia Agrícola, Pedologia, Técnico Agrícola, Prefeitura de Aratiba RS, FUNDATEC, 2025

Conforme Paulo Vitório Builchi (2016), analise a sentença abaixo: Os subsoladores são implementos que mobilizam parcialmente a superfície do solo, efetuando a desestruturação de camadas adensadas (compactadas) até uma profundidade de 50 cm (1ª parte). Tecnicamente, esse implemento pode realizar escarificação leve com profundidade de 5 a 15 cm, escarificação pesada com profundidade de 15 a 30 cm, e subsolagem com profundidade acima de 30 cm (2ª parte). Entre as vantagens da escarificação/subsolagem, podemos citar: mobilização mínima da superfície do solo, não provoca inversão da camada superficial, diminui os processos erosivos, melhora a infiltração e retenção de água e facilita a penetração do sistema radicular das culturas (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.