Início

Questões de Concursos Engenharia Agronômica

Resolva questões de Engenharia Agronômica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1021Q670390 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


      “Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) é uma espécie de grande relevância à fruticultura devido ao ataque a diversas plantas de importância agrícola (carambola, manga, tomate, laranja, limão, acerola, caju, goiaba, jambo, pimenta, entre outras). Sua origem é asiática e em 1975 foi introduzida no continente americano através do Suriname.

     No Brasil, sua primeira detecção ocorreu em 1996 no município de Oiapoque (Amapá). Atualmente há confirmação de sua presença em três estados – Amapá (AP), Pará (PA) e Roraima (RR). Por ser considerada uma das maiores ameaças fitossanitárias à fruticultura brasileira (mesmo sob controle constitui risco à economia agrícola), ter distribuição restrita e estar sob controle oficial, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) categoriza essa espécie como praga quarentenária presente (PQP) para o país. [...]

      O maior risco de introdução da praga é através de partes vegetais contaminados, principalmente frutos. A presença da praga afeta diretamente na economia, pois os produtores da região que tenha registrado foco da praga são impedidos de comercializar para que a praga não seja levada de uma região para a outra.

      Anteriormente, foram definidos pelo MAPA os procedimentos oficiais de vigilância que devem ser adotados em todo o país para as ações de prevenção, contenção, supressão e erradicação da B. carambolae. Nesta legislação consta o detalhamento das medidas a serem aplicadas no caso de constatação da praga, assim como a orientação sobre o trânsito de frutos de espécies hospedeiras da praga provenientes de áreas sob quarentena, protegidas ou onde a praga já se encontra erradicada, além do trânsito interestadual. ”


     Revista Brasileira de Fruticultura. Atualização sobre a situação de Bactrocera carambolae em Roraima, 2019. Disponível em: . Acesso em 03 jan. 2020.

A agroecologia é uma forma sustentável de manejar as culturas agrícolas para que, dentre outros objetivos, haja redução dos problemas ambientais gerados pela agricultura convencional. Acerca de outros princípios da agroecologia, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1022Q749529 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, MI, CESPE CEBRASPE

O entendimento do comportamento do escoamento dos fluidos, em especial da água, é fundamental no correto dimensionamento e na proteção de diferentes estruturas hidráulicas para atender a diversas finalidades. Com relação à hidráulica, julgue os itens de 70 a 73.

O critério do N.P.S.H.r. (Net Positive Suction Head requerido) é usado na fase final do projeto da estação de bombeamento para determinar a possibilidade de ocorrência da cavitação, enquanto o coeficiente de cavitação de Thoma deve ser usado em fase de anteprojeto, quando ainda não foram definidas as especificações do tipo de equipamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

1023Q246770 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico Engenharia Agronômica, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O melhoramento genético de espécies cultivadas tem proporcionado
a obtenção de material genético com alta produtividade, boa
qualidade de frutos e resistência às doenças e às pragas. A respeito
do melhoramento genético de culturas agrícolas, julgue os itens
seguintes.

A existência de variedade de soja resistente à ferrugem asiática pode resultar em menor custo de produção da lavoura em função do menor gasto com fungicidas, embora não garanta maior produtividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1024Q752116 | Engenharia Agronômica, Técnico, CEAGESP SP, CONSULPLAN

Sobre os produtos hortifrutigranjeiros, são fatores que contribuem à sua comercialização, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1025Q752630 | Engenharia Agronômica, Controle de Qualidade, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Na Serra do Mar, costumam ocorrer muitos movimentos de massa, com evidentes riscos à população e à infraestrutura instalada na região. Para o diagnóstico das áreas com maior probabilidade de ocorrência desses movimentos e maior dano potencial, foi gerado um mapa de suscetibilidade ao escorregamento, derivado da combinação de mapas de declividade, de litologias e de formas das vertentes.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens seguintes.

Os vários tipos de movimentos de massa que ocorrem na região citada não incluem o escorregamento translacional raso.
  1. ✂️
  2. ✂️

1026Q752403 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Os sintomas de ataque de fitonematóides são difíceis de serem reconhecidos porque restringem-se às raízes ou a outras estruturas subterrâneas, sendo, pois, necessário desenterrar a planta para observação desses sintomas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1027Q750124 | Engenharia Agronômica

As alternativas a seguir indicam raças nativas de caprinos do Nordeste Brasileiro, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1028Q750161 | Engenharia Agronômica, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

A valorização de um imóvel rural está ligada a fatores como fertilidade dos solos, qualidade e quantidade de água disponível, estrutura fundiária da região, entre outros. Acerca da avaliação de imóveis rurais no Brasil, julgue os seguintes itens.

As melhorias públicas geralmente valorizam propriedades rurais, mas trazem outras conseqüências, como o aumento do imposto territorial rural (ITR) e do imposto correspondente à melhoria de propriedade rural.

  1. ✂️
  2. ✂️

1029Q752477 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, INCRA, NCE

"A criação de assentamentos no meio rural brasileiro resultou em alguma distribuição fundiária e viabilizou o acesso à terra a um contingente significativo de trabalhadores rurais. No entanto, a criação dos assentamentos não resultou em significativa modificação do quadro de concentração fundiária no país".

A esse respeito, a afirmação acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1030Q752498 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

O pH do solo é um índice que reflete a atividade dos íons hidrogênio na solução do solo e faz parte das análises químicas de rotina. Com relação ao pH do solo com os nutrientes, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1031Q751993 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, CEF, CESGRANRIO

Na execução do planejamento de um projeto, a missão da organização é tomada como base para determinar os objetivos, as metas e as estratégias.

De que maneira as variáveis tempo, custo e espaço influenciam na gerência de projetos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1032Q750716 | Engenharia Agronômica, Controle de Qualidade, Agente Técnico, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

O trabalho de implantação e manutenção de jardins exige, além do conhecimento técnico, uma série de instrumentos e ferramentas que devem estar sempre à mão e bem conservados. Esses instrumentos são específicos e variam de acordo com a natureza do trabalho a ser realizado. A ferramenta que apresenta uma lâmina espessa e estreita, o encaixe de cabo formando um ângulo quase reto com a lâmina e é utilizada para escavar terrenos compactos e muito resistentes, além de servir na abertura de covas e transplante de mudas, é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1033Q749700 | Engenharia Agronômica, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

No controle de assoreamento de rios e barragens a manutenção da mata ciliar é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1034Q211849 | Engenharia Agronômica, Fiscal Estadual Agropecuário Engenharia Agronômica, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do sistema nacional de sementes e mudas, julgue os próximos itens, de acordo com o Decreto n.º 5.153/2004 que aprovou o regulamento da Lei n.º 10.711/2003.

A pessoa física ou jurídica que exerça atividade de produção, beneficiamento, reembalagem, armazenamento, análise, certificação, comércio, importação ou exportação de sementes ou mudas é obrigada a contratar um responsável técnico, engenheiro agrônomo ou engenheiro florestal, conforme o caso, com registro profissional no Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia.

  1. ✂️
  2. ✂️

1035Q184201 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPE SC, ACAFE

Com relação à Lei no 6.766/79 (Parcelamento do Solo Urbano) é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1036Q750770 | Engenharia Agronômica, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O controle de doenças de plantas visa eliminar ou diminuir os danos provocados por enfermidades nas plantas, por meio do uso de uma ou mais técnicas de combate ao(s) patógeno(s). Um princípio de controle pode ser definido como um conjunto de técnicas ou métodos que atuam sobre a planta hospedeira, o fitopatógeno ou o ambiente edafoclimático. Considerando os princípios e os métodos de controle de doenças de plantas, julgue os itens subseqüentes.

A escolha de área geográfica ou local com ambiente desfavorável à doença, o uso de material vegetal sadio ou desinfetado — sementes, mudas, tubérculos, bulbos etc. — e o armazenamento dos produtos agrícolas em temperatura, umidade e concentração de gases modificadas e controladas são alguns dos métodos ou medidas de controle que, direta ou indiretamente, manipulam o ambiente e que exemplificam o princípio de evasão ou regulação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1037Q751796 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

A capacidade de uso da terra pode ser conceituada como a adaptabilidade da terra às diversas formas de utilização agrícola, sem que ocorra o depauperamento do solo pelos fatores de desgaste e empobrecimento, através do seu uso. As terras são classificadas no Sistema de Capacidade de Uso através do confronto entre as classes de declive e as unidades pedológicas. Esta classificação estabelece classes homogêneas de terras baseadas no grau de limitação e subclasses, com base na natureza da limitação do uso. As limitações de uso das terras são de três naturezas exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1038Q751042 | Engenharia Agronômica, Agrônomo, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

O desenvolvimento da produção animal depende de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1039Q750038 | Engenharia Agronômica, CESPE CEBRASPE

Na agricultura convencional, certas práticas de manejo cultural e fitossanitário das lavouras têm levado ao desequilíbrio ecológico. Nesse contexto, o controle biológico, o manejo integrado de doenças e pragas e o cultivo orgânico representam práticas agrícolas mais equilibradas e, portanto, mais sustentáveis. Acerca do manejo integrado de doenças e pragas e a fungos benéficos, julgue os itens subseqüentes. Bactérias, fungos, vírus e nematóides são organismos com potencial para uso em controle biológico, sendo os fungos e os vírus mais sujeitos a multiplicação em massa para uso comercial.
  1. ✂️
  2. ✂️

1040Q245206 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico Engenharia Agronômica, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O melhoramento genético de plantas, ramo da biologia aplicado à agricultura, tem permitido avanços no potencial de produtividade, seja pela agregação, seleção de características, seja pela minimização das perdas provocadas por agentes bióticos.

Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

No melhoramento das grandes culturas, os caracteres qualitativos costumam apresentar ganho genético superior aos caracteres quantitativos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.