Início

Questões de Concursos Engenharia Agronômica

Resolva questões de Engenharia Agronômica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1361Q749665 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, EAFRS, ESAG

A rotação de culturas compreende a sucessão regular de diferentes espécies vegetais na mesma área do terreno, seguindo um sistema planejado que, em geral, inclui espécies com diferentes hábitos de crescimento do sistema radicular. Dentre as características desse sistema de produção, destaca-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1362Q749671 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, BNB, ACEP

Assinale a alternativa que completa o seguinte enunciado: "O desenvolvimento rural sustentável só é alcançado quando..."

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1363Q752240 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, CEAGESP SP, CONSULPLAN

O manuseio inadequado de agrotóxicos é um dos principais responsáveis por acidentes de trabalho no campo. A ação das substâncias químicas no organismo humano pode ser rápida ou demorar anos para se manifestar. O uso de agrotóxicos tem causado diversas vítimas fatais, além de abortos, fetos com má-formação, suicídios, câncer, dermatoses e outras doenças. Segundo a OMS, há 20.000 óbitos/ano em consequência da manipulação, inalação e consumo indireto de pesticidas nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Os principais assuntos relativos aos riscos na aplicação de agrotóxicos dizem respeito à falta de orientação sobre o uso de agrotóxicos. São eles:

I. Durante a manipulação de agrotóxicos, preparo de calda ou aplicação dos produtos é obrigatório o uso de equipamento de proteção individual (EPI) recomendado.

II. Não desentupa bicos, mangueiras, válvulas, orifícios com a boca. Verifique o funcionamento do equipamento usando apenas água.

III. Não manipule e não aplique agrotóxicos durante as horas mais quentes do dia ou com ventos fortes.

IV. Não misture duas ou mais formulações para aplicação, salvo estejam devidamente autorizadas pelo órgão competente e pelo receituário receita.

V. Respeite o intervalo de segurança para reentrar em lavouras tratadas, observando as recomendações do rótulo, bula ou folheto explicativo. Caso não existam recomendações, aguardar pelo menos 24 horas de intervalo entre o tratamento da lavoura e a reentrada.

VI. Dê leite ou algum medicamento até a chegada de um profissional de saúde competente como médico ou enfermeiro.

VII. Em caso de contato com os olhos utilize apenas um colírio especifico que deverá ser indicado por um médico (oftalmologista).

VIII. Nunca prepare mais calda do que a quantidade a ser aplicada para não sobrar.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1364Q749682 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, CEFET RJ, CEFETBAHIA

Das afirmativas I, II e III abaixo:

I. São formados, durante os processos de intemperização, quando alguns minerais e a matéria orgânica são reduzidos a partículas extremamente pequenas, estando no intervalo de 0,02mm a 0,2mm.

II. São partículas de argilas sesquioxídicas (óxidos, hidróxidos e oxi-hidróxidos de Fe e Al) ou de matéria orgânica, que sofreram alterações químicas que reduziram-nas até o ponto em que elas não podem mais ser vistas a olho nu, estando no intervalo de 0,002mm a 0,02 mm .

III. São partículas de origem mineral ou orgânicas, menores que 0,002mm.

Referente a partículas coloidais no solo, é correta a alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1365Q750200 | Engenharia Agronômica, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A extensão rural no Brasil teve por objetivo a promoção do desenvolvimento sustentável na área rural durante o período da modernização conservadora da agricultura brasileira. Os limites colocados pela natureza, pelo espaço, e as restrições impostas pela economia foram considerados no planejamento da intervenção estatal. A ciência e a tecnologia foram aplicadas na superação desses limites e restrições. A adoção de novas tecnologias pelos agricultores foi resultado da ação do Estado, por meio da extensão rural, no processo de modernização da agricultura no Brasil. Crédito subsidiado para os insumos modernos e assistência técnica foram, também, medidas básicas para o sucesso dessa modernização. Nesse contexto, pode-se definir a extensão rural como um processo dinâmico no qual se levaram ao produtor rural as informações úteis e relevantes e que, ao mesmo tempo, ajudou o agricultor a adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes para utilizar com eficiência essas informações.

 Com base na visão do texto acima, julgue os seguintes itens.

Para se obter o real desenvolvimento de uma comunidade rural, a extensão rural deve ser participativa; no entanto, no período referido no texto, ela não o foi.

  1. ✂️
  2. ✂️

1366Q749450 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, FUB, CESPE CEBRASPE

A respeito do controle de plantas daninhas em pomares de mangueira, julgue os itens subseqüentes.

O controle químico das plantas daninhas deve ser feito de forma racional, com o uso de herbicidas seletivos, sempre que outras formas de controle não forem eficientes.

  1. ✂️
  2. ✂️

1367Q751776 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

As abelhas desempenham papel fundamental na produção de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1368Q751521 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

As sementes de diferentes espécies geralmente se comportam de maneira distinta quando mantidas em ambiente com a mesma umidade relativa do ar. Como exemplo, sementes de amendoim mantêm teor de água de 7,2%, em equilíbrio com 60% de umidade relativa, a 22ºC, enquanto as de milho têm grau de umidade de 12,7% nessa mesma situação. Isso significa que sementes ricas em lipídios têm grau de umidade inferior ao das ricas em amido, ou melhor, um ponto de equilíbrio higroscópico inferior, sob a mesma umidade relativa do ar e temperatura. Em vista do exposto, caso fosse necessário armazenar, em um mesmo ambiente, sementes de soja, trigo e girassol, visando à melhor conservação, e considerando o teor de água ideal de armazenamento de cada uma, respectivamente, e comparativamente uma às outras, as sementes apresentariam teores de água:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1369Q181925 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

A implantação de sistemas de armazenamento de grãos constitui uma tendência da agricultura moderna. Basicamente, os depósitos destinados ao armazenamento de grãos a granel são classificados em silos elevados e silos horizontais, segundo a forma de armazenamento. A respeito do armazenamento de grãos, julgue o item a seguir.

Os silos elevados de concreto, de média a grande capacidade, apresentam como vantagens o funcionamento automático por meio de um painel de controle, o armazenamento de diferentes espécies e variedades de grãos, além da capacidade de proporcionar uma manipulação rápida dos produtos; porém, como maior desvantagem, apresentam alto custo de manutenção.

  1. ✂️
  2. ✂️

1370Q752297 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

No Brasil, a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) iniciou-se em 1948 por intermédio da Associação de Crédito e Assistência Técnica Rural de Minas Gerais (ACAR/MG). O Sistema Brasileiro de Extensão Rural (SIBRATER), sob o comando da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMBRATER), expandiu-se para todo o território nacional na década de 70 do século passado, consolidando-se como um dos instrumentos de desenvolvimento utilizado pelo Estado brasileiro na modernização da nossa agricultura. Em 1990, com a extinção definitiva da EMBRATER, o sistema oficial de extensão foi desarticulado, abrindo espaço para a atuação cada vez mais significativa de outras instituições, civis, particulares ou mesmo públicas. No atual governo, o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) assumiu a rearticulação de um sistema de ATER oficial, abrindo oportunidades tanto para as instituições oficiais quanto para as de natureza privada, a partir, entretanto, de uma análise da capacidade de realização e permanência dessas instituições junto a sua clientela prioritária, que são os agricultores familiares. Com base nessas informações e considerando a participação da ATER no desenvolvimento das atividades agrosilvopastoris, julgue os itens a seguir.

Para divulgar os conhecimentos e as técnicas de modernização da agricultura na década de 70 e início dos anos 80 do século passado, a ATER oficial teve como uma das suas principais diretrizes a utilização de um conjunto de métodos participativos que buscavam readaptar a tecnologia moderna à diversidade cultural brasileira, existente principalmente entre os agricultores familiares, com o objetivo de criar um novo modelo de produção agropecuária.

  1. ✂️
  2. ✂️

1371Q749739 | Engenharia Agronômica, Controle de Qualidade, Agente Técnico, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

A montagem de um vaso exige técnica, e deve-se dar à planta tudo o que é necessário para o seu perfeito desenvolvimento. Recomenda-se usar no fundo do vaso argila expandida, e, na sequência, colocar uma manta geotêxtil ou de bedim, cuja função é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1372Q749996 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, CEF, CESGRANRIO

Um engenheiro agrônomo detectou a presença de mosca branca em uma lavoura de feijão. O sistema de reprodução dessas moscas brancas Bemisia tabaci (Gennadius, 1889) é totalmente distinto do de outros insetos, pois se trata de um sistema de reprodução haplodiploide. O conhecimento da biologia desse inseto auxilia no entendimento desse importante vetor do mosaico dourado.

A multiplicação desses insetos, via ovos, dá origem a que tipo de sexo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1373Q750785 | Engenharia Agronômica, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

A respeito de viveiros permanentes, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1374Q752583 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em algumas áreas da Amazônia, predominam solos de baixa fertilidade, muito intemperizados e profundos; na Formação Solimões, é mais comum a ocorrência de solos férteis, como, por exemplo, nas planícies aluviais e nos terraços e baixos planaltos das bacias do Purus, Juruá e do Alto Amazonas.

A alta fertilidade desses solos é atribuída à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1375Q750297 | Engenharia Agronômica, CESPE CEBRASPE

Considerando os diversos aspectos relacionados a produção e comercialização de pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.), cultura de grande importância econômica e social na região Norte do Brasil, julgue os itens seguintes. Por ser uma planta trepadeira, a pimenteira-do-reino necessita de um tutor - geralmente de madeira - para servir de apoio. Para se fazer esse tutor, recomenda-se a utilização de estacões tratados, que podem ser de eucalipto ou de pinho, com comprimento de 3,00 m a 3,20 m, e que devem ser enterrados a uma profundidade de 0,5 m.
  1. ✂️
  2. ✂️

1376Q751839 | Engenharia Agronômica, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

O Domínio Geoambiental do Maranhão apresenta as seguintes Regiões Ecológicas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1377Q751330 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Vários são os métodos de melhoramento genético aplicados às diversas culturas de importância econômica. O melhoramento de plantas alógamas baseia-se principalmente na exploração do vigor híbrido e no aumento da freqüência de genes favoráveis, enquanto o melhoramento de plantas autógamas baseia-se principalmente na obtenção de linhas puras e, muitas vezes, na exploração do vigor híbrido. Acerca do melhoramento de plantas, julgue os itens seguintes.

O estudo da interação do genótipo com o ambiente é de fundamental importância em um programa de melhoramento genético, no qual devem ser considerados a expressão do genótipo e o efeito do meio ambiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1378Q751332 | Engenharia Agronômica, Técnico, CEAGESP SP, CONSULPLAN

Segundo normas do Programa Brasileiro para a Modernização da Horticultura, sobre a classificação do morango, analise:

I. Defeito é toda e qualquer alteração causada por fatores de natureza fisiológica, fitossanitária, mecânica ou por agentes diversos, que venham a comprometer a qualidade e a apresentação do Morango. 
II. Defeito grave é todo e qualquer defeito que inviabilize o consumo e/ou a comercialização. 
III. Lesão interna: frutos que apresentam área interna descolorida e/ou necrosada.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) assertiva(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1379Q751864 | Engenharia Agronômica, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito de sistemas de posicionamento global (GPS), sistemas de informações geográficas (SIG) e de sensoriamento remoto, julgue os itens seguintes.

Em levantamentos por GPS, a precisão no posicionamento está relacionada a fatores como geometria dos satélites, tipo e quantidade de receptores.

  1. ✂️
  2. ✂️

1380Q750075 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca de máquinas e implementos agrícolas no preparo do solo, no plantio e na colheita de culturas de interesse econômico, julgue os itens seguintes.

Após a aplicação de herbicida, o plantio direto é realizado sobre os resíduos da cultura anterior — palhada. Algumas culturas, como a do algodão, são desfavoráveis a esse tipo de plantio, porque os seus restos podem atrair ou permitir a proliferação de pragas que prejudicam a cultura estabelecida.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.