Início

Questões de Concursos Engenharia Agronômica

Resolva questões de Engenharia Agronômica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1381Q751615 | Engenharia Agronômica, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

A organização e o planejamento das atividades agrícolas, a energização da propriedade agrícola, o desenvolvimento de atividades agrossilvipastoris, o uso de materiais genéticos avançados, tanto vegetal como animal, são importantes componentes do desenvolvimento sustentável da agropecuária nacional. No que se refere ao manejo sustentado de atividades agrícolas, julgue os próximos itens.

O emprego de sistemas agrossilvipastoris tem sido visualizado como importante opção de uso sustentado da terra, principalmente naquelas áreas potencialmente sujeitas à degradação e, também, como nova fonte de agregação de valor econômico à propriedade rural, por meio da exploração concomitante entre a agricultura, a silvicultura e a pecuária.

  1. ✂️
  2. ✂️

1382Q750081 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

O manejo integrado de doenças, pragas e plantas daninhas - por meio de medidas que incluem uso de agrotóxicos, cultivares resistentes, zoneamento agroclimático, menor densidade de plantio e controle preventivo, entre outras - tem proporcionado bons resultados. Com referência a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Atualmente, no Brasil, as variedades de tomate mais utilizadas, além de serem altamente produtivas, apresentam ótima qualidade para consumo in natura e para uso industrial, sendo, ainda, resistentes à murchadeira bacteriana.

  1. ✂️
  2. ✂️

1383Q752171 | Engenharia Agronômica, Analista Jurídico, PGE DF, IADES

Ambiente é todo o universo que envolve externamente uma empresa. Seja ela do setor urbano ou rural, a organização está inserida em um ambiente e é deste ambiente que a obtém recursos e informações para o seu funcionamento. Assinale a alternativa correta, referente às variáveis ambientais e seus respectivos conceitos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1384Q749868 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

A respeito da água, fundamental para a agricultura, julgue os itens de 78 a 82. Bacia hidrográfica é uma área definida topograficamente, drenada, com ponto de saída único para a vazão efluente, de maneira a possibilitar o acúmulo sistemático das águas da chuva e do subsolo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1385Q750901 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, MDS, CESPE CEBRASPE

O clima e os organismos vivos, atuando ao longo do tempo sobre materiais minerais e orgânicos, promovem sua transformação, originando diferentes solos sob variadas condições de relevo. Com referência aos atributos físicos e químicos dos solos, julgue os itens a seguir.

Os latossolos são geralmente solos profundos, porosos, bem permeáveis mesmo quando são mais argilosos, friáveis e de fácil preparo, porém, a maioria deles apresenta baixa fertilidade natural.

  1. ✂️
  2. ✂️

1386Q752450 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a edafologia. Calagem é a prática que permite a diminuição da alcalinidade do solo, mediante a agregação de substâncias que possuem características de corretivo da alcalinidade, como a cal ou o gesso.
  1. ✂️
  2. ✂️

1387Q750659 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em relação à tecnologia de pós-colheita de grãos e sementes, julgue os itens que se seguem. Hoje, a rede armazenadora brasileira de grãos encontra-se adequadamente localizada, com 60% da capacidade total de armazenamento nas fazendas e 20% em unidades coletoras, se comparada com redes desse tipo em países desenvolvidos como os EUA (50% nas fazendas e 30% em unidades coletoras).
  1. ✂️
  2. ✂️

1388Q752198 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Com referência à ação de um empresário em atividades agropecuárias, julgue os itens seguintes.

Para a maximização do lucro próprio, o empresário rural deve usar uma quantidade de fertilizantes até o ponto em que o custo por unidade do fertilizante seja igual ao acréscimo de receita obtida mediante a sua aplicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1389Q751433 | Engenharia Agronômica, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

As erosões, entre os principais impactos oriundos das atividades agropecuárias em larga escala, muitas vezes são desencadeadas pela exposição do solo, decorrente da retirada da cobertura vegetal original para preparo e plantio de monoculturas. A respeito do processo de erosão e suas medidas preventivas, julgue os itens seguintes.

A mineralização da biomassa vegetal, logo após o uso do fogo no manejo de pastagens e áreas cultivadas, expõe o solo ao contato com a água da chuva, intensificando o processo de erosão.

  1. ✂️
  2. ✂️

1390Q750154 | Engenharia Agronômica, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito da nutrição mineral de plantas, julgue o item subseqüente.

Para a perfeita nutrição mineral de plantas, é necessária a ocorrência dos fenômenos de absorção, transporte e redistribuição de elementos nutrientes. Para que a absorção ocorra, é necessário que o elemento existente na solução do solo entre em contato com o sistema radicular da planta, por meio dos processos de interceptação radicular, fluxo de massa ou difusão.

  1. ✂️
  2. ✂️

1391Q750167 | Engenharia Agronômica, Especialista em Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Acerca das fases de planejamento de pré-viabilidade e de viabilidade no planejamento dos projetos de irrigação, julgue os itens de 67 a 76.

Nos estudos regionais e de pré-viabilidade, são efetuados leiautes preliminares das principais estruturas do projeto, a partir de plantas topográficas existentes. O custo das grandes instalações do projeto é avaliado por meio de curvas e tabelas de custos desenvolvidas para projetos similares; no caso dos sistemas secundários e parcelares, utilizam-se valores de custos por hectare de projeto em áreas com as mesmas características.

  1. ✂️
  2. ✂️

1392Q749424 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

A colheita mecanizada do feijão (Phaseolus vulgaris L.) pod acarretar perdas elevadas de grãos. Algumas técnicas po dem ser empregadas para reduzir estas perdas, tais como

I - aumento da densidade de plantio;

II - semeadura de cultivares de hábito prostrado;

III - aplicação de produtos dessecantes;

IV - antecipação da época de colheita.

São corretas apenas as técnicas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1393Q750198 | Engenharia Agronômica, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Estruturas rurais coadjuvantes no processo de produção, como barragens, galpões, rede elétrica, casa-sede e alojamento de trabalhadores rurais, são estruturas caras. Por isso, antes de implantálas, é importante um planejamento criterioso. Nesse contexto, julgue os seguintes itens.

Considere que um projetista tenha sido contratado para fazer o dimensionamento da potência de um conjunto motobomba utilizado no bombeamento de água de um córrego para um pasto muito distante da caixa de abastecimento. Nessa situação, além da diferença de nível entre o córrego e a caixa de abastecimento, o projetista deve considerar a vazão a ser bombeada e todas as perdas de carga inerentes ao sistema, sendo que, para o mencionado caso, as perdas de cargas localizadas são mais importantes que as perdas de carga ao longo da tubulação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1394Q183164 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

A dependência da agricultura moderna em relação ao controle químico, especialmente nas áreas de plantio direto de grãos, tem exercido uma grande influência sobre a seleção de biótipos resistentes. No que se refere a esse assunto, julgue o item que se segue.

Limiar de dano econômico é o nível de ataque do organismo nocivo, em que o benefício do controle desse organismo é inferior ao custo do(s) método(s) de controle empregado(s).

  1. ✂️
  2. ✂️

1395Q670845 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


      “Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) é uma espécie de grande relevância à fruticultura devido ao ataque a diversas plantas de importância agrícola (carambola, manga, tomate, laranja, limão, acerola, caju, goiaba, jambo, pimenta, entre outras). Sua origem é asiática e em 1975 foi introduzida no continente americano através do Suriname.

     No Brasil, sua primeira detecção ocorreu em 1996 no município de Oiapoque (Amapá). Atualmente há confirmação de sua presença em três estados – Amapá (AP), Pará (PA) e Roraima (RR). Por ser considerada uma das maiores ameaças fitossanitárias à fruticultura brasileira (mesmo sob controle constitui risco à economia agrícola), ter distribuição restrita e estar sob controle oficial, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) categoriza essa espécie como praga quarentenária presente (PQP) para o país. [...]

      O maior risco de introdução da praga é através de partes vegetais contaminados, principalmente frutos. A presença da praga afeta diretamente na economia, pois os produtores da região que tenha registrado foco da praga são impedidos de comercializar para que a praga não seja levada de uma região para a outra.

      Anteriormente, foram definidos pelo MAPA os procedimentos oficiais de vigilância que devem ser adotados em todo o país para as ações de prevenção, contenção, supressão e erradicação da B. carambolae. Nesta legislação consta o detalhamento das medidas a serem aplicadas no caso de constatação da praga, assim como a orientação sobre o trânsito de frutos de espécies hospedeiras da praga provenientes de áreas sob quarentena, protegidas ou onde a praga já se encontra erradicada, além do trânsito interestadual. ”


     Revista Brasileira de Fruticultura. Atualização sobre a situação de Bactrocera carambolae em Roraima, 2019. Disponível em: . Acesso em 03 jan. 2020.

O Sistema Nacional de Mudas de espécies florestais tem como objetivo garantir a procedência de materiais de propagação disponíveis. Para efeito das disposições referentes às sementes e mudas de espécies florestais e suas categorias de materiais de propagação, entende-se por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1396Q750464 | Engenharia Agronômica, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

No que concerne a defensivos agrícolas e a aspectos a eles relacionados, julgue os itens que se seguem. O intervalo entre a aplicação do defensivo agrícola e a aplicação subsequente, denominado intervalo de segurança ou período de carência, visa garantir a segurança do trabalhador no caso de reentrada na área tratada.
  1. ✂️
  2. ✂️

1397Q246177 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico Engenharia Agronômica, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Apesar do grande potencial apresentado pela maioria das regiões
brasileiras para a produção de grãos e sementes, e da
importância econômica, social e alimentar das culturas graníferas
nacionais, os grãos e sementes produzidos no Brasil ainda
apresentam problemas de qualidade que podem dificultar a
comercialização. Assim sendo, é grande o prejuízo anual que a
economia das nações em desenvolvimento possuem em
conseqüência das perdas pós-colheita. A respeito da tecnologia
pós-colheita de grãos e sementes de feijão, julgue os itens de 112
a 116.

Embora o armazenamento prolongado de feijão cause escurecimento dos grãos de cor clara, como o carioca, há grande aceitação comercial, uma vez que isso é um fator reversível.

  1. ✂️
  2. ✂️

1398Q750261 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, SGA AC, CESPE CEBRASPE

O projeto de qualquer sistema de irrigação requer o conhecimento prévio da quantidade de água a fornecer ao conjunto solo-águaplanta para satisfazer as necessidades hídricas das culturas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Após drenagem gravitacional da água proveniente de um solo saturado, o solo alcança, depois de determinado tempo, um estado de umidade "aparentemente de equilíbrio", que se denomina capacidade de campo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1399Q751035 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Assinale a alternativa que não corresponde a uma prática realizada no tomate industrial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1400Q750037 | Engenharia Agronômica, CESPE CEBRASPE

As técnicas de cultivo de plantas têm sido aprimoradas constantemente, especialmente com o incremento da pesquisa no setor agrícola. Quanto ao cultivo de plantas de interesse alimentar, social e econômico, julgue os próximos itens. A introdução de híbridos F1 de milho altamente produtivos, a utilização de alta densidade de plantas por hectare (superior a 60.000 plantas) e a adoção da agricultura de precisão têm propiciado aos agricultores o aumento satisfatório do rendimento dessa cultura.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.