Início

Questões de Concursos Engenharia Agronômica

Resolva questões de Engenharia Agronômica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1761Q182018 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando conceitos e normas técnicas relativos à avaliação de imóveis rurais, julgue os itens que se seguem.

O cálculo do valor atual de benfeitorias não reprodutivas (edificações) é realizado pela multiplicação do valor básico do custo de construção idêntica na região (metro linear ou m2) pelo tamanho da unidade medida e pelo coeficiente de depreciação atribuído ao estado de conservação da edificação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1762Q751369 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Considerando os diversos aspectos relacionados a produção e comercialização de pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.), cultura de grande importância econômica e social na região Norte do Brasil, julgue os itens seguintes.

Um procedimento tecnicamente correto para a produção de mudas de pimenteira-do-reino consiste em cortar as estacas herbáceas que contenham, preferencialmente, de dois a três nós com uma folha presa ao nó da extremidade apical e plantá-las em canteiros para enraizamento. Em seguida, as mudas devem ser transferidas para sacos plásticos perfurados e acondicionadas em viveiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

1763Q752653 | Engenharia Agronômica, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Os produtos obtidos por técnicas de sensoriamento remoto são utilizados em avaliações dos recursos naturais, particularmente vegetação, solo e água. São amplamente utilizados por profissionais das ciências agrárias e demais ciências que tratam do entendimento das inter-relações dos componentes do meio ambiente. Podem, então, ser considerados materiais básicos para estudos de caracterização e planejamento de uso sustentável dos recursos naturais. A respeito do sensoriamento remoto, julgue os itens que se seguem. Como a radiação solar possui uma ampla faixa espectral, qualquer tipo de sensoriamento remoto por satélites em órbita dispensa a utilização de outras fontes de radiação para se obterem sinais refletidos de materiais na superfície terrestre.
  1. ✂️
  2. ✂️

1764Q750628 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, CEFET RJ, CEFETBAHIA

Em relação ao Manejo Integrado de Pragas – MIP – é verdadeiro afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1765Q750891 | Engenharia Agronômica, Técnico Municipal, Prefeitura de Vila Velha ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da localização, acessibilidade e instalações de uma propriedade para criação intensiva e extensiva de suínos, julgue os itens subseqüentes.

Atualmente, recomenda-se a criação de porcos em sistema de mangueirão, composto por um grande cercado, geralmente localizado em terreno úmido ou mesmo em brejo, pois, nesse local, os porcos encontram um ambiente climático favorável ao seu desenvolvimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1766Q751919 | Engenharia Agronômica, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

A receita agronômica é o documento pelo qual o profissional se identifica, situa-se, apresenta-se e preconiza o recurso terapêutico preventivo ou curativo, em função do diagnóstico. É o instrumento utilizado pelo engenheiro agrônomo para determinar, esclarecer e orientar o agricultor sobre como proceder ao usar um agrotóxico ou outra medida de defesa sanitária. Acerca do uso correto de agrotóxicos sob orientação do profissional da área, julgue os itens de 62 a 66.

Os agricultores devem devolver as embalagens vazias de agrotóxicos, com suas respectivas tampas, para a unidade de recebimento mais próxima, no prazo de até um ano, contado da data de sua compra. Durante o processo de preparo das embalagens para devolução, devem ser feitos os seguintes procedimentos: embalagens vazias, rígidas e laváveis devem ser submetidas a tríplice lavagem ou lavagem sob pressão; embalagens rígidas não laváveis devem ser mantidas intactas, adequadamente tampadas e sem vazamento; e embalagens flexíveis contaminadas devem ser acondicionadas em sacos plásticos padronizados.

  1. ✂️
  2. ✂️

1767Q750649 | Engenharia Agronômica, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, NCE

Em culturas cítricas, a forma mais eficiente e racional de controle do "cancro cítrico", causado pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv.citri, é por meio do manejo integrado. As principais medidas recomendadas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1768Q751932 | Engenharia Agronômica, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

O receituário agronômico, que se destina à comercialização de agrotóxicos e afins, constitui-se de um documento discriminado no art. 13 da Lei n.º 7.802/1989 (Lei de Agrotóxicos) e regulamentado pelo Decreto n.º 4.074/2002. Acerca da utilização desse documento, julgue os itens a seguir.

A Lei n.º 7.802/1989 e seu decreto regulamentador, ao definirem agrotóxicos e afins e estabelecerem as possibilidades de uso, consideram também sua utilização para proteção de ambientes urbanos, hídricos e industriais, com a finalidade de alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. Dessa forma, a aquisição e a aplicação dos inseticidas nas campanhas públicas de combate ao mosquito da dengue nos centros urbanos realizam-se a partir da prescrição de receituário agronômico.

  1. ✂️
  2. ✂️

1769Q752452 | Engenharia Agronômica, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere à mecanização agrícola, julgue os itens a seguir. A semeadora-adubadora de fluxo contínuo, também denominada semeadora para sementes miúdas, é uma máquina que deposita no solo sementes miúdas como arroz, trigo, centeio, forrageiras e outras espécies de gramíneas. Suas características incluem grande número de linhas de semeadura, proximidade entre as sementes, pequeno espaçamento entre linhas, baixa movimentação do solo e baixa profundidade de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

1770Q749381 | Engenharia Agronômica, Agrônomo, MPE RO, CESGRANRIO

Os sistemas de plantio direto (ou semeadura direta) caracterizam-

se principalmente pelo revolvimento do solo, além

de apresentarem outras características quando comparados

com os sistemas convencionais de preparo do solo, tais

como:

I - possibilitam maiores estoques de nitrogênio total no solo;

II - possibilitam maiores perdas de nutrientes por lixiviação;

III - favorecem o aumento da diversidade da microbiota do

solo;

IV - propiciam alterações na textura do solo.

Somente são corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1771Q749637 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, FUB, CESPE CEBRASPE

A respeito do controle de plantas daninhas em pomares de mangueira, julgue os itens subseqüentes.

Para o controle de plantas daninhas, é recomendado o uso de herbicidas de contato ou sistêmicos, na área de projeção da copa da mangueira, em substituição ao uso de enxadas ou cultivadores, que podem causar lesões no sistema radicular das plantas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1772Q749642 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Um produtor de batata cultiva cerca de 1.000 hectares por ano, em região de clima ameno, utilizando as variedades bintje e chiquita, plantando sempre nos meses mais secos do ano. Ao expandir a área para 2.000 hectares, embora continuasse com as mesmas variedades, plantou metade das espécimes durante o período chuvoso do ano. Surgiram os problemas fitossanitários que se intensificaram para doenças como a mela, a pinta preta, a murchadeira, a sarna comum e algumas viroses, comprometendo substancialmente a produtividade e a qualidade da batata produzida, uma vez que cerca de 30% das plantas mostraram sintomas de doenças.

 Acerca da situação acima descrita, julgue os itens subsequentes.

A sarna comum é causada por determinado fungo que se desenvolve bem em solos com pH abaixo de 6,0, e apresenta controle biológico, devendo o produtor efetuar o manejo integrado para o controle de doenças.
  1. ✂️
  2. ✂️

1773Q749901 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Um produtor de batata cultiva cerca de 1.000 hectares por ano, em região de clima ameno, utilizando as variedades bintje e chiquita, plantando sempre nos meses mais secos do ano. Ao expandir a área para 2.000 hectares, embora continuasse com as mesmas variedades, plantou metade das espécimes durante o período chuvoso do ano. Surgiram os problemas fitossanitários que se intensificaram para doenças como a mela, a pinta preta, a murchadeira, a sarna comum e algumas viroses, comprometendo substancialmente a produtividade e a qualidade da batata produzida, uma vez que cerca de 30% das plantas mostraram sintomas de doenças.

 Acerca da situação acima descrita, julgue os itens subsequentes.

O controle da pinta preta, que geralmente ocorre em condições de alta temperatura e umidade, deve ser realizado com a aplicação semanal de fungicidas de contato, como produtos à base de mancozeb, e sistêmicos, como produtos à base de tebuconazole.
  1. ✂️
  2. ✂️

1774Q750159 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A necessidade de água para cultivos comerciais depende do ciclo das plantas, do tipo e do sistema de cultivo e das condições climáticas. A escolha do método de irrigação a ser usado em cada área deve ser baseada na viabilidade técnica e econômica do projeto e nos seus benefícios sociais. De modo geral, os sistemas por superfícies são os de menor custo por unidade de área; os de aspersão, de médio custo; e os de gotejamento, de maior custo. De acordo com as particularidades da prática de irrigação, julgue os itens que se seguem. A adaptação a diferentes tipos de solo, a economia de mãode- obra e a não-interferência nas práticas culturais estão entre as principais vantagens das irrigações localizada e por aspersão.
  1. ✂️
  2. ✂️

1775Q750678 | Engenharia Agronômica, Analista, MPU, FCC

Para os fins da Lei nº 8.666, de 21/06/93, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1776Q246358 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico Engenharia Agronômica, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de mecanização agrícola, julgue os itens a seguir.

Nas lavouras mecanizadas de produção de milho, ao se estabelecer o espaçamento entre as linhas de semeadura, há que se considerar, necessariamente, o equipamento a ser usado na colheita. Praticamente todos os equipamentos de colheita (plataformas) disponíveis no mercado permitem certa flexibilidade para serem usados em espaçamentos entre as linhas de semeadura aproximado ao nominalmente especificado pelo fabricante.

  1. ✂️
  2. ✂️

1777Q750443 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

O ponto de colheita determina a maior ou menor resistência do fruto ao manuseio, sua capacidade de completar o processo fisiológico da maturação, sua aparência e qualidade. O grau de maturação ideal é bastante variável com a espécie e a cultivar. A determinação do grau de maturação adequado, por ocasião da colheita do fruto, é de grande importância para que o produto atinja o mercado ou a indústria em perfeitas condições. Acerca da colheita de frutas e hortaliças, julgue os itens seguintes.

secamento da gavinha mais próxima ao fruto de melancia é um bom indicador do ponto exato de maturação desse fruto. Nessa fase, a parte do fruto apoiada sobre o solo evolui da coloração branca inicial para a amarelada, tornando-se resistente à pressão efetuada com a unha.

  1. ✂️
  2. ✂️

1778Q751979 | Engenharia Agronômica, Especialista em Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Acerca das fases de planejamento de pré-viabilidade e de viabilidade no planejamento dos projetos de irrigação, julgue os itens de 67 a 76.

Na fase de pré-viabilidade, as estimativas econômicas e de engenharia, que não necessitam ser precisas, têm o objetivo de encontrar a melhor alternativa, e não de verificar se as alternativa são viáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

1779Q750193 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Sobre os aspectos básicos de climatologia, analise.

I. O ozônio (O3) concentra-se entre as altitudes de 13 e 35 km da atmosfera; seu conteúdo é baixo nas proximidades da Linha Equador e alto em direção aos polos, em latitudes maiores de 50º.

II. Precipitação convectiva pode ser definida como a chuva causada inteira, ou principalmente pela elevação do ar úmido sobre terreno elevado (por exemplo, montanhas).

III. O relevo tem um efeito atenuador sobre a temperatura, principalmente porque a temperatura do ar, normalmente diminui com a altitude crescente a uma taxa média de 0,6ºC a cada 100 m.

IV. Os quatro principais gases encontrados na atmosfera terrestre são, em ordem decrescente: nitrogênio (N2), oxigênio (O2), argônio (Ar) e dióxido de carbono (CO2). Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1780Q751473 | Engenharia Agronômica, Analista, MPU, FCC

Considerando a Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº 01, de 23 de janeiro de 1986, e a Resolução CONAMA nº 11, de 18 de março de 1986, pode-se afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.