Início

Questões de Concursos Engenharia Agronômica

Resolva questões de Engenharia Agronômica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1961Q751025 | Engenharia Agronômica, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

O uso da irrigação, se bem manejado, pode elevar muito a produtividade agrícola, com benefícios para toda a sociedade. No entanto, se tal uso não for adequado, os efeitos positivos desejados dessa prática poderão não ocorrer, além de expor os solos e os recursos hídricos a riscos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Para se obter a vazão de um rio utilizando-se de um molinete, normalmente divide-se a seção transversal de fluxo em diversas subseções. Segue-se pela determinação da área molhada dessas subseções e das respectivas velocidades médias de fluxo. Finalmente, calcula-se a vazão pelo somatório do produto área molhada vezes a velocidade média de cada subseção.

  1. ✂️
  2. ✂️

1962Q750532 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Você recebe uma fotografia aérea de um terreno, totalmente desmatado, sendo que esta fotografia mede 25cmx35cm. Você é informado que essa fotografia está na escala 1:12000. A área e o perímetro desse terreno, valem, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1963Q244937 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico Engenharia Agronômica, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de administração agrícola, julgue os itens subsequentes.

As políticas de planejamento da atividade agrícola devem incluir os fatores relacionados diretamente com a produção, como a disponibilidade de terra e a qualidade dos insumos. Por serem fatores extremamente variáveis, as questões agrária, climática, de uso do solo e de manejo ambiental não são abordadas pelas políticas de planejamento da atividade agrícola.

  1. ✂️
  2. ✂️

1964Q752077 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

O cultivo de espécies frutíferas tem proporcionado grande rentabilidade para os fruticultores, especialmente quando a fruta é exportada em razão da existência de boas variedades de fruteiras e das condições ambientais favoráveis ao cultivo no Brasil. Com relação ao cultivo de fruteiras, julgue os itens subsequentes. O cultivo do maracujazeiro azedo deve ser realizado com o uso de espaldeiras ou latadas para a sustentação das plantas e sempre tendo o cuidado de efetuar os cruzamentos artificiais entre plantas, o que contribui para o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade dos frutos produzidos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1965Q749523 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, MDS, CESPE CEBRASPE

Existem evidências claras de que o uso contínuo de um único método de controle de plantas daninhas ocasiona a dominância de uma ou poucas espécies tolerantes àquele método de controle. Mediante a combinação de vários métodos de controle de plantas daninhas, o produtor poderá ter um cafezal limpo. Com referência ao controle de plantas daninhas em lavouras de café, julgue os seguintes itens.

Após a esparramação dos ciscos no cafezal, o solo tende a ficar uniforme e sem ervas daninhas emergidas, propiciando boas condições para a aplicação de herbicidas de préemergência.

  1. ✂️
  2. ✂️

1966Q750808 | Engenharia Agronômica, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de aspectos fitotécnicos relativos a algumas das principais culturas agrícolas brasileiras.

A cultura do feijoeiro, que pode ser semeada em diferentes épocas, é produzida sob diferentes sistemas tecnológicos no Brasil. A produção na época chuvosa do ano, especialmente na região central do Brasil, é a que normalmente envolve os mais elevados níveis tecnológicos e a que gera os maiores índices de produtividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1967Q751320 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, MI, NCE

Uma vantagem da produção de poedeiras em gaiolas em relação à postura no chão é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1968Q750810 | Engenharia Agronômica, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Em relação à classificação de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, julgue os itens que se seguem, de acordo com o Decreto n.º 6.268/2007 e com a Lei n.º 9.972/2000.

O padrão oficial de classificação do feijão definido pelo Regulamento Técnico do Feijão de acordo com a Instrução Normativa n.º 12, de 28/3/2008, do MAPA, discrimina que o feijão é classificado nos grupos I ou II, segundo a espécie a que pertença, bem como em quatro distintas classes conforme a coloração do tegumento e, de acordo com os percentuais de tolerância de defeitos previsto classificados em três tipos, podendo ainda ser enquadrado como “fora de tipo” ou “desclassificado”.

  1. ✂️
  2. ✂️

1969Q750817 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Acerca das atividades de extensão rural, julgue os itens a seguir. No Brasil, a legislação veda expressamente a participação privada na extensão rural, pois essa atividade possui conotação de função típica do Estado.
  1. ✂️
  2. ✂️

1970Q752609 | Engenharia Agronômica, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A incerteza é um dos principais problemas que afetam o produtor rural. Como a sua produção é sujeita às contingências da natureza e também aos riscos e crises de uma economia de mercado, o produtor rural torna-se avesso ao risco. No que se refere a esse contexto, julgue os itens subseqüentes.

Um agricultor tradicional prefere não inovar, pois a experiência o fez ter aversão ao risco.

  1. ✂️
  2. ✂️

1971Q672235 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


      “Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) é uma espécie de grande relevância à fruticultura devido ao ataque a diversas plantas de importância agrícola (carambola, manga, tomate, laranja, limão, acerola, caju, goiaba, jambo, pimenta, entre outras). Sua origem é asiática e em 1975 foi introduzida no continente americano através do Suriname.

     No Brasil, sua primeira detecção ocorreu em 1996 no município de Oiapoque (Amapá). Atualmente há confirmação de sua presença em três estados – Amapá (AP), Pará (PA) e Roraima (RR). Por ser considerada uma das maiores ameaças fitossanitárias à fruticultura brasileira (mesmo sob controle constitui risco à economia agrícola), ter distribuição restrita e estar sob controle oficial, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) categoriza essa espécie como praga quarentenária presente (PQP) para o país. [...]

      O maior risco de introdução da praga é através de partes vegetais contaminados, principalmente frutos. A presença da praga afeta diretamente na economia, pois os produtores da região que tenha registrado foco da praga são impedidos de comercializar para que a praga não seja levada de uma região para a outra.

      Anteriormente, foram definidos pelo MAPA os procedimentos oficiais de vigilância que devem ser adotados em todo o país para as ações de prevenção, contenção, supressão e erradicação da B. carambolae. Nesta legislação consta o detalhamento das medidas a serem aplicadas no caso de constatação da praga, assim como a orientação sobre o trânsito de frutos de espécies hospedeiras da praga provenientes de áreas sob quarentena, protegidas ou onde a praga já se encontra erradicada, além do trânsito interestadual. ”


     Revista Brasileira de Fruticultura. Atualização sobre a situação de Bactrocera carambolae em Roraima, 2019. Disponível em: . Acesso em 03 jan. 2020.

Sobre a Instrução Normativa n° 17 de 31 de maio de 2005, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1972Q751598 | Engenharia Agronômica, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, NCE

Dependendo da infra-estrutura física, da qualificação profissional e dos métodos utilizados e comprovados por meio de documentação e da vistoria in loco do Serviço de Análise de Risco de Pragas SAR/ DTQ, as estações quarentenárias poderão ser classificadas em três níveis. Classifica-se como Estação Quarentenária Nível 1 aquela que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1973Q750070 | Engenharia Agronômica, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Um empreendedor, após exercer durante vários anos a atividade de extração de cascalho em sua propriedade, localizada em um estado brasileiro, sem executar projeto de remediação, provocou muitas erosões e voçorocas no terreno.

Com relação à situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes.

Para evitar o aumento das erosões, é correta a criação de microbacias de retenção de água a jusante e a plantação de vegetações herbáceas que ajudem a fixar o solo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1974Q749307 | Engenharia Agronômica, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Os resultados da análise de solo de uma área de cerrado indicaram a necessidade de realização de calagem para a semeadura de feijão, sendo a quantidade recomendada de 4 t/ha de calcário (PRNT 100%). O dono da propriedade pretende realizar a técnica do plantio direto (ou semeadura direta) nessa área.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Para que o agricultor consiga implantar a cultura de feijão no sistema de plantio direto, ele necessitará de uma boa fonte de palhada para a cobertura do solo. Nessa situação, não será necessário inocular as sementes de feijão, uma vez que a microbiota do solo deve aumentar consideravelmente em decorrência da presença de palhada.

  1. ✂️
  2. ✂️

1975Q749571 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

O melhoramento genético de espécies cultivadas tem proporcionado a obtenção de material genético com alta produtividade, boa qualidade de frutos e resistência às doenças e às pragas. A respeito do melhoramento genético de culturas agrícolas, julgue os itens seguintes. A heterose ou vigor híbrido é mais acentuada em plantas autógamas, como cebola e abóbora, do que em plantas alógamas, como feijão e arroz.
  1. ✂️
  2. ✂️

1977Q182020 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, acerca da Política Nacional do Meio Ambiente e dos seus instrumentos.

A obrigação, do poluidor, de indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros afetados por sua atividade depende da existência de culpa. Essa obrigação decorre do princípio do usuário/poluidor-pagador.

  1. ✂️
  2. ✂️

1978Q750346 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, BNB, ACEP

Qual o valor da lâmina líquida a ser aplicada em uma área irrigada por aspersão convencional apresentando umidade na capacidade de campo de 0,25 cm3 cm-3, umidade atual de 0,20 cm3 cm-3, profundidade efetiva do sistema radicular de 50 cm?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1979Q183313 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, CEAGESP, VUNESP

Qual o Decreto responsável pela regulamentação da Lei n.º 9.972/00, que institui a classificação de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1980Q749848 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Em reflorestamentos, o cultivo de espécies frutíferas e florestais tem alcançado altas produtividades em razão de diversos fatores, entre os quais se destacam: uso de mudas de boa qualidade genética, fisiológica e sanitária; utilização de variedades híbridas, irrigação e fertilização adequadas, podas; adoção de manejo adequado de pragas, doenças e controle de plantas daninhas. A respeito do cultivo de espécies frutíferas e florestais, julgue os itens de 55 a 59.

As baixas temperaturas de inverno e a capacidade de armazenamento de água do solo poderão favorecer a emissão floral das espécies cítricas. Dessa forma, independentemente das condições climáticas no ano agrícola, tão logo cessem as precipitações pluviométricas, o agricultor deverá iniciar a irrigação de seu pomar.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.