Início

Questões de Concursos Engenharia Agronômica

Resolva questões de Engenharia Agronômica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2001Q750711 | Engenharia Agronômica, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Os solos são o resultado da inter-relação dos fatores relacionados às diversas esferas da Terra e constituem o substrato de desenvolvimento da vida. As diferenças entre as classes de solos afetam sua utilização e os aspectos socioeconômicos envolvidos. Por isso, é necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. A partir dessas idéias, julgue os itens a seguir.

Os argissolos, chernossolos argilúvicos, alissolos, nitossolos e luvissolos são formados pelo processo de translocação de argila silicatada do horizonte A para o horizonte B, originando um gradiente textural de argila do horizonte B em relação ao A sempre maior que 1,5. Entre esses solos, os chernossolos argilúvicos e os luvissolos são os que apresentam maior fertilidade natural, com ocorrência de argilominerais de alta atividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

2002Q750967 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Na época de verão chuvoso, em área anteriormente cultivada com alho, previamente calcarizada e adubada de acordo com recomendações técnicas, um agricultor plantou 100 ha de tomate híbrido tipo mesa. Mesmo com a realização do manejo fitossanitário, na fase de frutificação, cerca de 10% das plantas apresentavam sintomas como: hastes com talo oco e cheiro desagradável, folhas e frutos com sintoma de requeima, frutos com cancro vulgarmente conhecido como olho de passarinho, frutos com podridão apical, manchas escuras na região de inserção do pedúnculo do fruto, no caule e na folha, e um halo amarelado nas folhas.

Com base nessa situação, julgue os itens seguintes.

Haste oca e cheiro desagradável nas hastes do tomateiro são sintomas típicos de incidência de Pectobacterium, causadora da doença denominada talo oco, que deve ser controlada com aplicações semanais de bactericidas específicos ou com a utilização de variedade resistente nos próximos plantios.

  1. ✂️
  2. ✂️

2003Q749436 | Engenharia Agronômica, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às máquinas e às técnicas utilizadas para a semeadura e a adubação, julgue os próximos itens. Na semeadura realizada com aviões agrícolas, um difusor com formato de leque faz a distribuição das sementes em faixas, valendo-se da corrente de vento formada pelo deslocamento do avião.
  1. ✂️
  2. ✂️

2004Q749447 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Dicotiledôneas: Grande divisão de plantas que compreende aquelas cujo embrião tem dois cotilédones. São plantas que pertencem a esse grupo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2005Q751244 | Engenharia Agronômica, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

As medidas profiláticas, como vacinas e vermífugos, entre outros, e o controle de doenças são importantes medidas do manejo sanitário dos bovinos que exercem importância fundamental em todo sistema de produção do bovino de corte e leite, impedindo que as enfermidades se disseminem dentro do rebanho e causem prejuízos econômicos ao sistema produtivo. Julgue os itens de 85 a 88, relativos ao manejo sanitário em criações de animais.

A raiva bovina é doença causada por um vírus e transmitida por morcegos hematófagos; a vacinação contra essa doença só é feita em regiões onde existem colônias permanentes de morcegos sugadores de sangue e torna-se obrigatória quando aparecem focos esporádicos da doença em certas regiões, sendo a aplicação da vacina anual e feita em todo o rebanho, independentemente de idade.

  1. ✂️
  2. ✂️

2006Q750477 | Engenharia Agronômica, Especialista em Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Acerca da classificação de terras para irrigação e da avaliação de projetos de irregação, julgue os itens de 77 a 88.

A medida da área produtiva de um projeto é utilizada pelos hidrólogos e engenheiros na determinação das necessidades de água e da capacidade dos canais. Para essa determinação, não se deduzem da área irrigável as superfícies com instalações rurais, estábulos e estradas vicinais, por ser a área de extensão reduzida e para conceder uma folga no dimensionamento dos canais.

  1. ✂️
  2. ✂️

2007Q749454 | Engenharia Agronômica, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Por erosão entende-se o fenômeno de desgaste e arrastamento das partículas do solo pelas águas da chuva, vento, gelo ou por outro agente geológico como o arraste gravitacional. Alguns dos diferentes tipos de erosão são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2008Q750230 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, CONAB, FJPF

A armazenagem convencional tem como características:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2009Q245167 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico Engenharia Agronômica, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de reflorestamento, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos do reflorestamento incluem fomentar a adoção de práticas conservacionistas e reduzir a perda de solo decorrente de processos erosivos e de solapamento, causados pela ausência de vegetação.

  1. ✂️
  2. ✂️

2010Q750513 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, ADAGRI CE, UECE

Espécies fúngicas são responsáveis pela maioria das doenças de plantas, ocasionando perdas expressivas à produção agrícola mundial, sobretudo nos países do terceiro mundo e em desenvolvimento. Com relação a algumas doenças de fruteiras tropicais de importância agroindustrial, marque a opção FALSA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2011Q751283 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Assinale a alternativa que corresponde a uma forrageira propagada por sementes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2012Q749499 | Engenharia Agronômica, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à Lei n.º 9.712/1998 e ao seu Decreto regulamentador n.º 5.741/2006, referentes ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), julgue os itens a seguir.

A execução de programas e projetos de educação sanitária deve ser realizada pelo DF, considerando suas áreas de competência como instância intermediária do SUASA.

  1. ✂️
  2. ✂️

2013Q751803 | Engenharia Agronômica, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Barreiras sanitárias impostas por países como Japão e Canadá, cotas de importação e subsídios para agricultores locais de países da União Européia, além de algumas áreas que ainda não foram consideradas oficialmente livres da febre aftosa, atrapalham a exportação de carne in natura para alguns mercados internacionais. Entretanto, esses fatores não impediram o Brasil de aumentar suas exportações de carne. Isso ocorre pela adoção de tecnologia e maior controle sanitário. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação.

Deseja-se alimentar um rebanho de 200 bovinos com peso vivo médio de 400 kg, durante 100 dias, fornecendo uma silagem de milho com 30% de matéria seca e que apresenta uma perda de 20% durante os processos de colheita e armazenagem.

Nessa situação, e considerando uma produtividade média de 10 toneladas de matéria seca de milho por hectare e que cada animal receberá o equivalente a 2,5% do seu peso vivo (base na matéria seca), um agrônomo deve semear milho em uma área total de 80 hectares.

  1. ✂️
  2. ✂️

2014Q752066 | Engenharia Agronômica, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Um produtor de melão da região de Icapuí – CE despachou, por caminhão, uma carga da fruta com destino a Pernambuco. No retorno do caminhão, o produtor aproveitou para trazer uma carga de abobrinha para Icapuí.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Se a carga de abobrinha fosse proveniente de município do estado do Rio Grande do Norte reconhecido como área livre de Anastrepha grandis, então, nesse caso, seria permitida a entrada da hortaliça em Icapuí, desde que acompanhada do certificado fitossanitário de origem.

  1. ✂️
  2. ✂️

2015Q246724 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico Engenharia Agronômica, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A industrialização de alimentos teve grandes avanços tecnológicos no
desenvolvimento de novos produtos, processos, métodos de
conservação e análises microbiológicas, bromatológicas, toxicológicas
e sensoriais, bem como no treinamento e tratamento de resíduos e nas
pesquisas de viabilidade econômica, nutricional e medicinal de
produtos alimentícios de origem vegetal e animal. No que concerne à
tecnologia de alimentos, julgue os próximos itens.

A deterioração do palmito de pupunha está normalmente relacionada com o crescimento de microrganismos, pois a superfície ocasionada pelo corte dos toletes facilita a entrada e ação de microrganismos e as reações enzimáticas, além de exsudar a seiva para o ambiente da embalagem. Como medida alternativa para a conservação do palmito fresco, redução do metabolismo e da proliferação de microrganismos, deve-se fazer uso da refrigeração associada à atmosfera modificada.

  1. ✂️
  2. ✂️

2016Q750278 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A produção de carne no Brasil é baseada na utilização das pastagens naturais ou cultivadas. Por outro lado, a descontinuidade da produção de forragem durante o ano, ocorrendo um período de abundância de forragem com valor nutritivo relativamente alto, em contraposição a um período de escassez de alimento que, comumente é de baixo valor nutritivo, afeta drasticamente tanto a produção de leite como a de carne neste período. Com relação às estratégias para minimizar ou equacionar os efeitos da estiagem na produção de leite recomenda-se o(a)

conservação de forragem (ensilagem e fenação).

  1. ✂️
  2. ✂️

2017Q750031 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Em relação às demais culturas, as espécies olerícolas extraem do solo e exportam, em suas partes comercializáveis, maiores quantidades de nutrientes por hectare. Isso ocorre em razão de suas exigências peculiares e, principalmente, de sua maior capacidade produtiva. Como a calagem nem sempre é capaz de suprir adequadamente as hortaliças em Ca e Mg, é desejável que tais nutrientes estejam presentes nas formulações NPK utilizadas na adubação de plantio e de cobertura. Com respeito à adubação das hortaliças, julgue os itens subseqüentes.

O potássio é absorvido na forma de um cátion bivalente (K++). O excesso desse nutriente desequilibra a nutrição da planta, prejudicando a absorção e a utilização de outros macronutrientes, como o cálcio e o magnésio.

  1. ✂️
  2. ✂️

2018Q750047 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UFFS, FEPESE

O solo pode ser considerado o produto da interação dos chamados “fatores de formação do solo”, que são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2019Q751585 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UFFS, FEPESE

Em qualquer método de irrigação, a água tem que ser conduzida da captação até a parcela irrigada.

Desta forma, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2020Q751589 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de mandioca. Essa cultura tem importante papel na alimentação humana e animal, na produção de diversos bens industriais e na geração de empregos e de renda. A respeito do cultivo de mandioca no Brasil, julgue os itens a seguir.

A cultura da mandioca, ao contrário da cultura de arroz, não tolera solos encharcados. As medidas para atenuar o excesso de umidade no solo incluem a abertura de drenos e o plantio das manivas em covas altas, que são pequenas elevações de terra em forma cônica, ou em leirões, que podem ser construídos com enxada ou arados.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.