Início

Questões de Concursos Engenharia Agronômica

Resolva questões de Engenharia Agronômica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2181Q182809 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPE SC, ACAFE

O sistema de cultivo em semeadura direta (SD), também chamado plantio direto, contribuiu para modificar o ambiente do solo e a erosão hídrica pluvial nas lavouras em relação ao pre-paro convencional (PC). A adoção da SD modifica a qualidade do solo e das águas superfici-ais. Sobre esse tema é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2182Q750621 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, CEFET RJ, CEFETBAHIA

Nas afirmativas I, II e III, pode considerar biotecnologias apropriadas ou pertinentes aquelas que

I. proporcionarem benefícios mensuráveis aos destinatários;

II. serem ambientalmente seguras e contribuem para o desenvolvimento sustentável;

III. serem sócio-economicamente e culturalmente inaceitáveis no atual estágio de desenvolvimento do país;

São falsas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2183Q752160 | Engenharia Agronômica, CESPE CEBRASPE

No que se refere à anatomia e fisiologia vegetal, julgue os itens que se seguem. As células-guarda exercem importante papel na regulação da transpiração, pois, além de minimizarem a perda de água para a atmosfera, regulam o tamanho do poro estomático em função da demanda fotossintética de aquisição de CO2 pela célula vegetal.
  1. ✂️
  2. ✂️

2184Q749601 | Engenharia Agronômica, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

Com relação ao cultivo de plantas transgênicas e às interações do plantio com os agrotóxicos, julgue os próximos itens. A taxa de mortalidade de lagartas da borboleta monarca (Danaus plexippus), quando são adicionadas ao seu alimento natural folhas de Asclepias curassavica — pólen de milho transgênico Bt — é menor que a taxa de mortalidade das lagartas que receberam pólen de milho não transgênico ou nenhum pólen.
  1. ✂️
  2. ✂️

2185Q752173 | Engenharia Agronômica, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

A classificação de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, consiste na determinação de suas qualidades intrínsecas e extrínsecas, com base em padrões oficiais. Com referência a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A entrada de uma carga de trigo no Brasil, proveniente de outro país, implica obrigatoriamente sua classificação no porto, aeroporto, ou posto de fronteira de entrada, conforme o caso.

  1. ✂️
  2. ✂️

2186Q749616 | Engenharia Agronômica, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

Acerca dos protetores químicos utilizados na agricultura, julgue os itens que se seguem. Os protetores químicos são capazes de reverter danos de herbicidas às culturas, além de preveni-los.
  1. ✂️
  2. ✂️

2187Q750641 | Engenharia Agronômica, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Embora em outros países a armazenagem de grãos em nível de fazenda represente considerável porcentagem da safra, no Brasil essa prática não é tão difundida, porque a tecnologia de alimentos e a tecnologia pós-colheita de grãos e sementes-secagem, beneficiamento e armazenamento precisam ser mais pesquisadas e aprimoradas, em razão dos vários problemas que vêm ocorrendo, especialmente no tocante às perdas durante e depois da colheita. Acerca da tecnologia de alimentos e tecnologia pós-colheita de grãos e sementes, julgue os itens seguintes.

No caso de frutos destinados às indústrias de processamento, como o tomate industrial e a goiaba, pode haver perdas, devido a arremesso de frutos, compressão, queda de caixas etc., o que pode levar à perda de qualidade dos frutos com a diminuição no teor de ácidos orgânicos e licopeno.

  1. ✂️
  2. ✂️

2188Q751924 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Você dispõe de uma cultura de baixo porte, verde, compacta, cobrindo todo o solo e de altura regular, na qual não há deficiência de água. Denominando-se de k a seguinte relação: k=QevS.t em que Qev é a quantidade de água evapotranspirada, S é a unidade de área e a t é a unidade de tempo, k representa/define a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2189Q749625 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Solos com alta capacidade de infiltração facilitam o uso de irrigação por aspersão e gotejamento, por permitirem irrigação com maior intensidade de aplicação, diminuindo assim o tempo de irrigação por posição, e dificultando o uso de irrigação por superfície, por causa das grandes perdas por percolação, a menos que os sulcos ou faixas sejam muito curtos. No entanto, quanto mais curtos forem os sulcos, mais caros serão os sistemas de irrigação, em virtude do aumento de mão-de-obra necessária para aplicá-la, do maior número de canais exigidos pelo projeto, da maior perda de terreno com canais e maior dificuldade de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2190Q750905 | Engenharia Agronômica, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O planejamento de uso e ocupação das terras deve obedecer aos critérios de sustentabilidade, a fim de minimizar problemas ambientais e degradação dos recursos naturais, particularmente solos e água. Deve-se, portanto, realizar estudos prévios de caracterização do uso potencial dos solos, sempre visando à manutenção da qualidade desse recurso natural. A esse respeito, julgue os itens seguintes.

As práticas conservacionistas são divididas em práticas de caráter vegetativo, caráter mecânico e caráter edáfico e incluem, além de controle de voçorocas, controle de erosão eólica, estruturas mecânicas para controle de erosão e sistemas de manejo. Entre essas, atualmente, a mais recomendada tem sido o sistema de manejo de plantio direto, que se tem mostrado a mais eficiente no controle da erosão e, conseqüentemente, com as menores perdas de solo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2191Q751930 | Engenharia Agronômica, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

Com relação ao cultivo de plantas transgênicas e às interações do plantio com os agrotóxicos, julgue os próximos itens. Entre os efeitos observados desde o início da utilização do milho transgênico Bt no Brasil inclui-se a multiplicação de insetos sugadores, o que resulta em custos com o controle de pragas e produtividade semelhantes aos obtidos na lavoura de milho convencional.
  1. ✂️
  2. ✂️

2192Q750139 | Engenharia Agronômica, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

Um produtor rural colheu uma determinada quantidade de milho no momento em que o produto apresentava 16% de umidade (em base úmida), visando vendê-lo para fins de consumo humano direto ou para ração animal. Em função do baixo valor do milho no mercado na época da colheita, o produtor solicitou e obteve recursos do Tesouro Nacional para a guarda e a conservação do produto. Como não dispunha de uma unidade de armazenamento própria, o produtor decidiu celebrar um contrato de depósito do produto com um vizinho, sem a transferência da propriedade do produto para o mesmo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

O produto necessita de secagem antes de ser armazenado, em função de sua umidade excessiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

2193Q750140 | Engenharia Agronômica, Técnico Ambiental, MPE GO, IADES

Assinale a alternativa que não apresenta uma boa prática para exploração sustentável das florestas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2194Q751678 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, MDS, CESPE CEBRASPE

As parasitoses provocam perdas difíceis de serem mensuradas na suinocultura atual. Essas perdas englobam a mortalidade, a morbidade e suas conseqüências (exemplo: emagrecimento) e em nível econômico uma menor qualidade dos produtos obtidos. Acerca das parasitoses que ocorrem em suínos, julgue os itens a seguir.

A grande maioria dos parasitas encontra-se no meio ambiente, durante a fase de vida livre, o que justificaria o investimento em pesquisa com desinfetantes capazes de atuar sobre as formas infectantes, proporcionando um controle mais eficaz do que a ação de anti-helmínticos nos animais para combater as formas adultas dos helmintos.

  1. ✂️
  2. ✂️

2195Q184126 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à irrigação e à drenagem, julgue o próximo item.

Em sistemas de irrigação, a maximização da produtividade agrícola poderá ser obtida mediante alta frequência de irrigação e atendimento da demanda evapotranspirométrica.

  1. ✂️
  2. ✂️

2196Q750146 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, CEF, CESGRANRIO

Na formulação de produtos fitossanitários, os ingredientes ativos são substâncias químicas capazes de controlar determinadas pragas em concentrações baixas, sendo necessários apenas alguns quilogramas ou menos, por hectare, para se obter o efeito desejado.

PORQUE

A adição de substâncias que facilitem o espalhamento da calda durante a aplicação e/ou a absorção do ingrediente ativo pela planta torna a ação do produto mais eficiente.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2197Q751176 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

A toxicidade da maioria dos defensivos é expressa em termos do valor da dose média letal (DL50), por via oral, representada por miligramas do produto tóxico por quilo de peso vivo, necessários para matar 50% de ratos e outros animais testes.

Assinale a alternativa falsa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2198Q749898 | Engenharia Agronômica, Analista, MPOG, ESAF

Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso e assinale a opção correspondente.

( ) A unidade de mapeamento constitui um conjunto de áreas de solos, com posições e relações definidas na paisagem. É caracterizada em termos da(s) unidade(s) taxonômicas que a compõem.

( ) Com o estabelecimento da unidade de mapeamento torna-se possível a representação em bases cartográficas, evidenciando a distribuição espacial das unidades taxonômicas.

( ) As fases podem ser empregadas em qualquer tipo de levantamento pedológico para a subdivisão das unidades de mapeamento segundo características que influenciam no uso do solo, destacando-se: profundidade, pedregosidade, rochosidade, erosão, drenagem, relevo ou qualquer outra característica importante para os objetivos do mapeamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2199Q749644 | Engenharia Agronômica, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O objetivo da irrigação e drenagem é manter um balanço ideal de sais, água e ar na região do sistema radicular das plantas cultivadas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Solos argilosos, planos e profundos aliados ao cultivo de espécies que possuem sistema radicular profundo são características ideais para o uso de irrigação por sulcos.

  1. ✂️
  2. ✂️

2200Q751436 | Engenharia Agronômica, Analista, MPOG, ESAF

O tipo de levantamento de solo depende da precisão, da escala e do objetivo do trabalho. Relacione cada tipo de levantamento aos seus objetivos e marque a opção correspondente.

( ) Fornece informações generalizadas sobre a distribuição geográfica e a natureza dos solos de grandes extensões territoriais.

( ) É executado para fins de avaliação qualitativa e semi-quantitativa de solos, visando à estimativa do potencial de uso agrícola e não-agrícola.

( ) É executado para atendimento de problemas específicos de áreas muito pequenas, em nível de parcelas experimentais e áreas residenciais ou industriais.

( ) É executado onde há necessidade de informações de natureza qualitativa do recurso solo, com a fi nalidade de identificar áreas de maior ou menor potencial, prioritárias para o desenvolvimento em caráter regional.

a - Levantamento Ultradetalhado

b - Levantamento de Reconhecimento

c - Levantamento Esquemático

d - Levantamento Exploratório

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.