Início

Questões de Concursos Engenharia Agronômica

Resolva questões de Engenharia Agronômica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2201Q751436 | Engenharia Agronômica, Analista, MPOG, ESAF

O tipo de levantamento de solo depende da precisão, da escala e do objetivo do trabalho. Relacione cada tipo de levantamento aos seus objetivos e marque a opção correspondente.

( ) Fornece informações generalizadas sobre a distribuição geográfica e a natureza dos solos de grandes extensões territoriais.

( ) É executado para fins de avaliação qualitativa e semi-quantitativa de solos, visando à estimativa do potencial de uso agrícola e não-agrícola.

( ) É executado para atendimento de problemas específicos de áreas muito pequenas, em nível de parcelas experimentais e áreas residenciais ou industriais.

( ) É executado onde há necessidade de informações de natureza qualitativa do recurso solo, com a fi nalidade de identificar áreas de maior ou menor potencial, prioritárias para o desenvolvimento em caráter regional.

a - Levantamento Ultradetalhado

b - Levantamento de Reconhecimento

c - Levantamento Esquemático

d - Levantamento Exploratório

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2202Q749649 | Engenharia Agronômica, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Desde os tempos antigos o homem já fazia uso da água subterrânea. O termo água subterrânea se refere a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2203Q670803 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


      “Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) é uma espécie de grande relevância à fruticultura devido ao ataque a diversas plantas de importância agrícola (carambola, manga, tomate, laranja, limão, acerola, caju, goiaba, jambo, pimenta, entre outras). Sua origem é asiática e em 1975 foi introduzida no continente americano através do Suriname.

     No Brasil, sua primeira detecção ocorreu em 1996 no município de Oiapoque (Amapá). Atualmente há confirmação de sua presença em três estados – Amapá (AP), Pará (PA) e Roraima (RR). Por ser considerada uma das maiores ameaças fitossanitárias à fruticultura brasileira (mesmo sob controle constitui risco à economia agrícola), ter distribuição restrita e estar sob controle oficial, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) categoriza essa espécie como praga quarentenária presente (PQP) para o país. [...]

      O maior risco de introdução da praga é através de partes vegetais contaminados, principalmente frutos. A presença da praga afeta diretamente na economia, pois os produtores da região que tenha registrado foco da praga são impedidos de comercializar para que a praga não seja levada de uma região para a outra.

      Anteriormente, foram definidos pelo MAPA os procedimentos oficiais de vigilância que devem ser adotados em todo o país para as ações de prevenção, contenção, supressão e erradicação da B. carambolae. Nesta legislação consta o detalhamento das medidas a serem aplicadas no caso de constatação da praga, assim como a orientação sobre o trânsito de frutos de espécies hospedeiras da praga provenientes de áreas sob quarentena, protegidas ou onde a praga já se encontra erradicada, além do trânsito interestadual. ”


     Revista Brasileira de Fruticultura. Atualização sobre a situação de Bactrocera carambolae em Roraima, 2019. Disponível em: . Acesso em 03 jan. 2020.

Acerca das atividades do Sistema Nacional de Sementes e Mudas – SNSM, julgue as afirmativas a seguir sobre suas áreas de competência.


I – Análise de sementes.

II – Produção de mudas.

III – Registro Nacional de Certificação – RNC.

IV – Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM.

V – Comercialização e utilização de sementes e mudas.


Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2204Q749907 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

O cultivo de espécies frutíferas tem proporcionado grande rentabilidade para os fruticultores, especialmente quando a fruta é exportada em razão da existência de boas variedades de fruteiras e das condições ambientais favoráveis ao cultivo no Brasil. Com relação ao cultivo de fruteiras, julgue os itens subsequentes. O abacateiro é uma planta alógama que possui flor hermafrodita e apresenta o fenômeno da dicogamia sincronizada, sendo possível o cruzamento entre duas variedades ou espécies diferentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

2205Q751956 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

Em uma fazenda de gado de corte, utiliza-se o sistema extensivo para produzir animais para o abate. Após dez anos de atividade empregando-se esse sistema, a pastagem da propriedade encontra-se degradada e os animais perdem peso durante os meses de junho, julho e agosto. Para solucionar esse problema, o proprietário resolveu introduzir novas tecnologias e alterar o manejo nutricional.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes, acerca dos procedimentos a serem adotados pelo proprietário para melhorar os índices zootécnicos de sua produção.

Para garantir grande volume de qualidade durante os meses em que há redução na produção de matéria seca da pastagem, pode-se produzir milho e conservá-lo na forma de silagem, podendo ser utilizado o silo de superfície, cujo custo é baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2206Q749397 | Engenharia Agronômica, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

A drenagem de terras agrícolas pode ser definida como sendo o processo de remoção de excesso de água dos solos, de modo que lhes dê condições de aeração, estruturação e resistência, a fim de torná-los viáveis à exploração agrícola e pode ser dividida em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2207Q751447 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, FUB, CESPE CEBRASPE

O manejo correto da irrigação das lavouras e pastagens tem garantido boa produtividade em épocas de escassez de água. Acerca da irrigação de lavouras e pastagens, julgue os itens seguintes.

Para a locação e construção do canal principal de irrigação do arroz por submersão do solo deve-se, inicialmente, realizar um levantamento planialtimétrico com o objetivo de locar as obras, o que pode ser substituído por restituição aerofotogramétrica, porém, o eixo do canal maior de irrigação, localizado na parte mais alta do terreno, deve ser levantado mediante nivelamento terrestre.

  1. ✂️
  2. ✂️

2208Q750938 | Engenharia Agronômica, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação à prática de irrigação e drenagem, é necessário o conhecimento das características do clima, da planta e do solo. Além disso, é importante o conhecimento de Hidráulica e de Hidrologia, sendo as equações de Bernoulli e de continuidade fundamentais para o estudo dessas ciências. Com relação às medições de vazão e à determinação das perdas de carga em tubulações, julgue os itens subseqüentes.

Em um regime permanente e uniforme, pode-se obter a vazão de um curso de água por meio do produto entre a velocidade média do fluxo e a seção molhada.

  1. ✂️
  2. ✂️

2209Q184159 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPE SC, ACAFE

A partir do final da década de 60 e inicio da de 70 do século passado, o modelo de orientação tecnológica na agricultura, denominado de Revolução Verde tem sido questionado por movimentos sociais e ambientalistas. No Brasil, pode-se considerar que a viabilização socioeconômica dos modelos de agricultura em base ecológica teve seu grande impulso a partir da década de 80. Com relação aos principais precursores desses novos modelos, a alternativa correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2210Q752235 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, MDS, CESPE CEBRASPE

As parasitoses provocam perdas difíceis de serem mensuradas na suinocultura atual. Essas perdas englobam a mortalidade, a morbidade e suas conseqüências (exemplo: emagrecimento) e em nível econômico uma menor qualidade dos produtos obtidos. Acerca das parasitoses que ocorrem em suínos, julgue os itens a seguir.

Aplicações de anti-helmínticos em matrizes, além de reduzirem o número de ovos eliminados pelas porcas e suprimirem os possíveis efeitos de um parasitismo subclínico, podem ainda acarretar melhora no desempenho dos leitões.

  1. ✂️
  2. ✂️

2211Q750956 | Engenharia Agronômica, Analista de Engenharia Agronômica, MPU, CESPE CEBRASPE

No que concerne à tecnologia de alimentos, julgue os itens que se seguem.

O conservante E220 é um branqueador utilizado na desinfecção de vasilhames de armazenamento de vinho. Quando utilizado no branqueamento de farinhas, o E220 destrói a vitamina E presente no material tratado.

  1. ✂️
  2. ✂️

2212Q752019 | Engenharia Agronômica, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Quanto à certificação fitossanitária e à permissão de trânsito de vegetais (PTV), julgue os seguintes itens.

O responsável técnico está apto para atuar apenas no estado em que ele foi habilitado inicialmente.

  1. ✂️
  2. ✂️

2213Q750228 | Engenharia Agronômica, Agrônomo, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

A capacidade de suporte de uma determinada pastagem é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2214Q749717 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, TERRACAP DF, FUNIVERSA

A Associação dos Moradores do Condomínio do Sol Vermelho, entidade civil representativa dos adquirentes dos lotes, deseja requerer regularmente o parcelamento do solo da área privada, sem que haja estudos de impacto ambiental na área. O parcelador Alberto não deseja a regularização.

Nessa situação hipotética, o parcelamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2215Q749985 | Engenharia Agronômica, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Criado pela Lei n.º 5.969/1973, o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (PROAGRO) é um instrumento de política agrícola instituído para que o produtor rural tenha garantido um valor complementar para pagamento do seu custeio agrícola, em casos de ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças que atinjam bens, rebanhos e plantações. Além disso, o programa garante a indenização de recursos próprios utilizados pelo produtor em custeio rural, quando ocorrerem perdas por essas razões. Considerando a regulamentação do PROAGRO, julgue os itens subseqüentes.

Operações de crédito rural contratadas estão sujeitas à alíquota única de adicional de 1% para culturas não-irrigadas, independentemente de sua vinculação a qualquer programa de fomento e da existência de zoneamento agrícola na região.

  1. ✂️
  2. ✂️

2216Q749753 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com grande destaque na culinária, na alimentação humana e animal e na indústria de alimentos, a mandioca, alimento tipicamente brasileiro, comparada com outras grandes culturas, apresenta ácido cianogênico em suas raízes, em maior ou menor grau, o que discrimina as variedades em mansa ou doce e em brava ou amarga.
  1. ✂️
  2. ✂️

2217Q751292 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Guatambu SC, PL Consultoria

Quais as características de um sistema de produção de frutas agroecológico?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2218Q183485 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Agrônomo Júnior

Projetos relacionados ao planejamento da gestão ambiental necessitam de um conjunto de dados organizados a serem trabalhados em ambiente SIG (Sistema de Informação Geográfica).

Em que instrumento de gestão territorial é necessário o uso do SIG?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2219Q752324 | Engenharia Agronômica, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, com respeito a aspectos fitossanitários relativos a algumas culturas.

A sigatoka negra é uma doença que acomete a bananeira. Seus sintomas mais evidentes são manchas ou lesões necróticas nas folhas, reduzindo o processo fotossintético e, conseqüentemente, a produção.

  1. ✂️
  2. ✂️

2220Q751560 | Engenharia Agronômica, Analista, MPU, FCC

Atenção: Para responder as questões de números 61 a 70 considere um município fictício com o nome de Paraíso do Norte, localizado no Estado de São Paulo. Este município tem forte tradição agropecuária e está localizado no interior do Estado. Trata-se da análise de suas ações em prol do estímulo à agropecuária local.

Em Paraíso do Norte-SP, durante o ano agrícola e como reflexo da política de desenvolvimento agropecuário, uma plantação subsidiária ou intercalar (cultura secundária) foi autorizada e ficou a cargo do empregado rural. Segundo a Lei nº 5.889/73 que regula as relações de trabalho rural, nas regiões em que se adota a plantação subsidiária ou intercalar, a cargo do empregado rural, quando autorizada ou permitida, será objeto de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.