Início

Questões de Concursos Engenharia Agronômica

Resolva questões de Engenharia Agronômica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2821Q750912 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Sobre a colheita do milho em Rondônia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O teor de umidade dos grãos ideal para a colheita está em torno de 33-35%, acima deste teor a colheita é dificultada, e acima de 41% pode haver danos antes e durante a operação de colheita. Devido à alta umidade relativa do ar na região de Rondônia, a umidade do grão no início do período de armazenamento deverá ser de 32%.

( ) A temperatura do ar de secagem não pode exceder a 44ºC no caso de sementes, 55ºC para grãos que se destinam à indústria de moagem e 82ºC para os destinados à fabricação de ração, sob pena de comprometer a qualidade. Os grãos deverão sofrer resfriamento antes da armazenagem. Para secagem de sementes a temperatura deverá ser inferior a 43ºC, sob risco de redução de germinação e vigor da semente.

( ) Nas áreas destinadas à produção de sementes a colheita deve ser realizada até no máximo 30 dias após a dobra, podendo-se ainda evitar a operação de dobra. Para a produção de grãos, a colheita deve ser feita no período menos chuvoso.

( ) Em lavouras bem conduzidas, na umidade adequada e com uso de colhedoras apropriadas, as perdas de grãos não deverão exceder 60 kg/ha. De modo geral, na colheita mecanizada, pode-se estabelecer velocidades (de colheita) com variação de 4-7 km/h, com perdas toleráveis.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2822Q751942 | Engenharia Agronômica, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considere a situação hipotética em que, em visita a uma lavoura de tomate tipo mesa, que se encontra em plena frutificação no período das secas e a duas semanas de entrar em processo de colheita, um engenheiro agrônomo tenha observado que aproximadamente 10% dos frutos apresentavam sintoma típico de podridão apical (ou estilar). Acerca das medidas que o profissional deveria recomendar ao produtor, julgue os itens que se seguem.

Iniciar imediatamente a aplicação de fertilizantes a base de cálcio, via solo e via foliar, tendo o cuidado de manter o equilíbrio com outros nutrientes, especialmente nitrogênio, potássio e magnésio.

  1. ✂️
  2. ✂️

2823Q750160 | Engenharia Agronômica, CESPE CEBRASPE

Considerando os diversos aspectos relacionados a produção e comercialização de pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.), cultura de grande importância econômica e social na região Norte do Brasil, julgue os itens seguintes. Geralmente, são necessárias duas pulverizações anuais da mistura glifosate + 2,4!D na área total de cultivo de pimenteira-do-reino para se controlarem plantas daninhas monocotiledôneas e dicotiledôneas.
  1. ✂️
  2. ✂️

2824Q750941 | Engenharia Agronômica, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Nas plantas, a capacidade de absorção de nutrientes minerais do solo está relacionada, entre outros fatores, ao desenvolvimento do sistema radicular. A absorção pode ser definida como o processo pelo qual o nutriente passa do substrato — solo ou solução nutritiva — para uma parte qualquer da célula (parede celular, citoplasma, vacúolo). Entre os elementos químicos presentes na biosfera e detectados nos tecidos vegetais, apenas alguns são considerados essenciais. Na ausência de um elemento essencial, a planta mostra sintomas de deficiência e pode morrer sem completar o seu ciclo de vida. Acerca da absorção de nutrientes pelas plantas, julgue os itens de 84 a 87.

A grande maioria das plantas abre seus estômatos na presença de luz e os fecha no escuro, com exceção das plantas que apresentam o metabolismo ácido das crassuláceas (CAM), que ocorre em diversas famílias de angiospermas que habitam ambientes áridos e quentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

2825Q751968 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

O solo para o cultivo de fruteiras deve ser profundo e bem drenado e conter nutrientes e água em quantidades adequadas para que a planta tenha bom desenvolvimento. As plantas frutíferas, de um modo geral, apresentam um sistema radicular com até 40 cm de profundidade, porém, é possível que algumas espécies alcancem alguns metros de profundidade. Levando-se em conta que o sucesso da fruticultura depende, em grande parte, do preparo adequado do solo antes do plantio, julgue os itens que se seguem.

De modo geral, o solo deve ser preparado até a profundidade de 40 cm a 50 cm, para que seja possível incorporar os corretivos e fertilizantes. Para tanto, deve ser utilizada a subsolagem seguida de lavração profunda.

  1. ✂️
  2. ✂️

2826Q749923 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

O Programa de Integração Lavoura-Pecuária (PROLAPEC) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) — que visa assegurar condições de uso racional e sustentável de áreas agrícolas e pastagens, reduzindo problemas ambientais causados, entre outros, por queimadas, erosão, monocultivo e redução da matéria orgânica do solo — estimula a adoção de sistemas de produção que integram agricultura e pecuária. Com referência aos sistemas de integração lavourapecuária (ILP), julgue os itens subseqüentes.

Os sistemas Barreirão e Santa Fé são modalidades ou opções de ILP baseadas no manejo de plantas daninhas com subdoses de herbicidas, no pastejo animal em piquetes e no consórcio de culturas graníferas anuais e de gramíneas forrageiras em solos com fertilidade previamente corrigida.

  1. ✂️
  2. ✂️

2827Q752483 | Engenharia Agronômica, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere a geoprocessamento, geoposicionamento e cartografia, julgue os seguintes itens.

O GPS é um sistema de abrangência global, que tem facilitado as atividades que necessitam de posicionamento, fazendo que algumas concepções antigas possam ser postas em prática. Um exemplo disso é o desenvolvimento da agricultura de precisão, um conceito estabelecido por volta de 1929, que só agora tem sido posto em prática, graças à integração de diversas geotecnologias, incluindo o GPS.

  1. ✂️
  2. ✂️

2828Q750439 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à cartografia, julgue os itens a seguir. Para tanto, considere que a sigla UTM, sempre que empregada, refere-se a universal transversa de Mercator.

Em um mapa com escala de 1:100.000, a distância de 25 cm representa a distância real de 25 km entre duas cidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

2829Q751210 | Engenharia Agronômica, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere a geoprocessamento, geoposicionamento e cartografia, julgue os seguintes itens.

A definição, implantação e manutenção do sistema geodésico brasileiro (SGB) é de responsabilidade do Exército Brasileiro, por meio do Centro de Cartografia Automatizada do Exército (CCAuEx).

  1. ✂️
  2. ✂️

2830Q749933 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

As fruteiras e as hortaliças melhoradas são largamente plantadas em todo o território nacional. Porém, em algumas regiões do Brasil, há uma pequena quantidade de variedades adaptadas às condições edáficas e climáticas locais, o que resulta em prejuízos para o agricultor. Com relação ao plantio, adubação e manejo cultural e fitossanitário de plantas cultivadas na região Norte, julgue os itens que se seguem.

Em lavouras comerciais de tomate, é comum a ocorrência de distúrbios fisiológicos, agravados por altas temperaturas, como o fundo preto causado pela deficiência nutricional do potássio e a queda de flores em razão da ausência de fecundação.

  1. ✂️
  2. ✂️

2831Q751731 | Engenharia Agronômica, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a Lei n.º 9.605/1998, que trata de crimes ambientais, e seu decreto regulamentador, n.º 6.514/2008, julgue os próximos itens.

Os responsáveis por causarem poluição em áreas urbanas que venham a ter sua ocupação inviabilizada devem ser enquadrados na lei de crimes ambientais e punidos necessariamente com multa, após apresentação, por órgão ambiental competente, de laudo técnico referente ao dano resultante da infração.

  1. ✂️
  2. ✂️

2832Q752499 | Engenharia Agronômica, Analista, MPU, FCC

Considerando o Código Florestal brasileiro, Lei nº 4.771/1965, em seu Artigo 3º, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2833Q749941 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

O sistema cooperativista é constituído por diversas instâncias e órgãos, como o conselho de administração e o conselho fiscal. São funções do conselho fiscal de uma cooperativa, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2834Q751991 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, EAFRS, ESAG

Nas cadeias produtivas do agronegócio é comum observar o estabelecimento de formas de coordenação mais estreitas entre fornecedores e compradores, por meio das quais as transações deixam de ser feitas através do mercado, dando origem à chamada integração vertical. É o que acontece, por exemplo, nos casos das cadeias de frangos e suínos, principalmente no Sul do Brasil. Entre as conseqüências de tais iniciativas, podem ser citadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2835Q751486 | Engenharia Agronômica, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Os órgãos e serviços de defesa e quarentena vegetal interessamse, sobretudo, pelo aspectos de disseminação e dispersão das pragas. Dessa maneira, seus regulamentos, suas instruções e seus avisos estabelecem medidas com o fito de evitar, retardar ou prevenir a entrada desses organismos no país ou controlar os já existentes. Há preocupação particular com as pragas quarentenárias devido ao seu dano econômico e à possibilidade de reconhecimento de área livre de pragas, entendendo aqui praga como todo organismo que cause perdas ou que ponha em risco a produção agrícola. Acerca desse assunto, julgue os itens de 71 a 75.

As pragas quarentenárias são classificadas como ausentes (A1) e presentes (A2) em função do risco e(ou) importância que apresentam para a importação ou para a exportação, respectivamente, de produtos agrícolas. As pragas quarentenárias A1 são aquelas que não existem ainda no país e que, portanto, interessam para efeito de importação, enquanto as pragas A2, estando já amplamente distribuídas e sob controle, têm importância para a exportação.

  1. ✂️
  2. ✂️

2836Q183936 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subsequente, que trata de agrometeorologia.

A umidade absoluta do ar é calculada pela relação entre a massa de vapor de água e o volume de ar que a contém, a umidade específica é obtida pela razão entre a massa de vapor de água e a massa de ar seco com a qual o vapor se mistura e o teor de mistura é determinado pelo quociente entre a massa de vapor de água e a massa de ar úmido em certa densidade que a contém.

  1. ✂️
  2. ✂️

2837Q751239 | Engenharia Agronômica, Analista, MPOG, ESAF

Relacione as classes de solo às características de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (EMBRAPA, 1999) e assinale a opção correspondente.

( ) Solos com horizonte B textural ou B nítico, de cores vivas (alto croma ou avermelhada) com argila de atividade alta e alta saturação por bases imediatamente abaixo de horizonte A fraco, moderado ou proeminente.

( ) Solos com B textural, argila de atividade baixa.

( ) Solos sem horizonte B, glei, vértico, plíntico ou A chernozêmico junto com caracter carbonático ou cálcico.

( ) Solos com teores substanciais de argilas esmectíticas, mais de 27% de argila de 0 a 50 cm, fendas > 1cm até 50 cm, na época seca.

( ) Solos com horizonte glei imediatamente abaixo de horizonte A ou a menos de 50 cm da superfície.

a - Vertissolos

b - Argissolos

c - Luvissolos

d - Gleissolos

e - Neossolos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2838Q752527 | Engenharia Agronômica, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à administração agrícola, julgue os itens a seguir. Os objetivos da administração agrícola incluem o uso mais eficiente dos recursos disponíveis. De um modo geral, as atividades de menor risco são pouco lucrativas, e a diversificação de atividades rurais reduz o risco global, mas, em compensação, reduz também a lucratividade total.
  1. ✂️
  2. ✂️

2839Q750480 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A necessidade de água para cultivos comerciais depende do ciclo das plantas, do tipo e do sistema de cultivo e das condições climáticas. A escolha do método de irrigação a ser usado em cada área deve ser baseada na viabilidade técnica e econômica do projeto e nos seus benefícios sociais. De modo geral, os sistemas por superfícies são os de menor custo por unidade de área; os de aspersão, de médio custo; e os de gotejamento, de maior custo. De acordo com as particularidades da prática de irrigação, julgue os itens que se seguem. As irrigações devem acontecer antes que o solo atinja a capacidade de campo.
  1. ✂️
  2. ✂️

2840Q750753 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, CEAGESP SP, CONSULPLAN

Os cereais constituem a maior fonte de alimentos, tanto para os seres humanos como para os animais. Atualmente, a busca pela qualidade dos grãos e subprodutos é prioridade para produtores, processadores e finalmente para os distribuidores desses produtos. O aprimoramento dos padrões de classificação e o fator de qualidade é um dos assuntos mais discutidos no mundo, com base nas necessidades dos usuários finais dos grãos. Verifica-se portanto, a importância que as pragas de armazenamento passaram a ter na avaliação da qualidade dos grãos. São muitas as espécies de pragas que se encontram em produtos armazenados e seus subprodutos. Dentre elas, destacam-se os insetos -pragas como um dos mais importantes agentes responsáveis pelas perdas ocorridas no armazenamento. A maioria das espécies são cosmopolitas, embora tenham sido disseminadas em todo o mundo em razão principalmente, dos intercâmbios comerciais. São pragas de produtos armazenados, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.