Início

Questões de Concursos Engenharia Agronômica

Resolva questões de Engenharia Agronômica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q245747 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico Engenharia Agronômica, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a edafologia.

Calagem é a prática que permite a diminuição da alcalinidade do solo, mediante a agregação de substâncias que possuem características de corretivo da alcalinidade, como a cal ou o gesso.

  1. ✂️
  2. ✂️

382Q751627 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, INPI, NCE

Em relação à avaliação da aptidão agrícola das terras, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q749332 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, MAPA, CONSULPLAN

Em um relatório econômico de uma empresa agrícola foram levantados os seguintes dados:

• custos com aluguel de terras, salário de empregados permanentes e similares: R$ 400.000,00;

• custos com insumos, energia, combustível e similares: R$ 700.000,00;

• produção total de sacas de soja: 29.000 sacas de 60 kg;

Considerando os princípios de custo de produção da economia rural, o custo fixo médio (CFMe), o custo variável médio (CVMe) e o custo total médio (CTMe), aproximados, da soja produzida nessa propriedade são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

384Q751180 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O milho é uma cultura que tem mais de cem utilidades no mercado interno e externo e na propriedade pode ser considerado como um fator de equilíbrio da mesma, já que pode ser usado tanto para a alimentação do homem e dos animais, como massa verde, ensilagem, milho verde, fubá, farinha, farelos, grão puro ou como componente de rações. Portanto, desde que o agricultor consiga uma boa produtividade, o milho será sempre um bom negócio. Com relação a essa cultura, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

385Q184695 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

A dependência da agricultura moderna em relação ao controle químico, especialmente nas áreas de plantio direto de grãos, tem exercido uma grande influência sobre a seleção de biótipos resistentes. No que se refere a esse assunto, julgue o item que se segue.

O controle químico da buva (Conyza spp) com herbicidas pós-emergentes se torna eficiente na medida em que as plantas se desenvolvem, ou seja, quanto mais folhas verdadeiras a planta apresentar, mais sensível aos herbicidas pós-emergentes ela se tornará.

  1. ✂️
  2. ✂️

386Q669884 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


      “Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) é uma espécie de grande relevância à fruticultura devido ao ataque a diversas plantas de importância agrícola (carambola, manga, tomate, laranja, limão, acerola, caju, goiaba, jambo, pimenta, entre outras). Sua origem é asiática e em 1975 foi introduzida no continente americano através do Suriname.

     No Brasil, sua primeira detecção ocorreu em 1996 no município de Oiapoque (Amapá). Atualmente há confirmação de sua presença em três estados – Amapá (AP), Pará (PA) e Roraima (RR). Por ser considerada uma das maiores ameaças fitossanitárias à fruticultura brasileira (mesmo sob controle constitui risco à economia agrícola), ter distribuição restrita e estar sob controle oficial, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) categoriza essa espécie como praga quarentenária presente (PQP) para o país. [...]

      O maior risco de introdução da praga é através de partes vegetais contaminados, principalmente frutos. A presença da praga afeta diretamente na economia, pois os produtores da região que tenha registrado foco da praga são impedidos de comercializar para que a praga não seja levada de uma região para a outra.

      Anteriormente, foram definidos pelo MAPA os procedimentos oficiais de vigilância que devem ser adotados em todo o país para as ações de prevenção, contenção, supressão e erradicação da B. carambolae. Nesta legislação consta o detalhamento das medidas a serem aplicadas no caso de constatação da praga, assim como a orientação sobre o trânsito de frutos de espécies hospedeiras da praga provenientes de áreas sob quarentena, protegidas ou onde a praga já se encontra erradicada, além do trânsito interestadual. ”


     Revista Brasileira de Fruticultura. Atualização sobre a situação de Bactrocera carambolae em Roraima, 2019. Disponível em: . Acesso em 03 jan. 2020.

Para preservarmos o recurso natural solo, devemos utilizar a terra adequadamente. Nesse intuito, cada parcela de terra deve ser empregada de acordo com a sua aptidão, capacidade de sustentação e produtividade econômica. Acerca dos usos agrícolas e não-agrícolas dos solos brasileiros, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q183013 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Agrônomo Júnior

A respeito da metodologia de Avaliação de Aptidão das Terras, que tem como objetivo geral a orientação de uso das terras, com vistas à sustentabilidade, no planejamento regional e nacional, considere as afirmativas abaixo.

I - A metodologia de Avaliação de Aptidão das Terras é um processo interpretativo que considera informações sobre características de meio ambiente, de atributos do solo e da viabilidade de melhoramento de qualidades básicas das terras.

II - O sistema de classificação da aptidão de uso das terras visa a uma não degradação do solo e à sua correta utilização, agrupando as categorias de acordo com suas capacidades agrícolas.

III - Além dos recursos naturais, a metodologia de Avaliação de Aptidão das Terras também avalia as aptidões socioeconômicas, tendo em vista que o planejamento resultante desse processo poderá propor alternativas ao desenvolvimento sustentável.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q752128 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

O fotoperíodo influencia a fisiologia de várias plantas hortícolas e varia com a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q246540 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico Engenharia Agronômica, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para alcançar alta produtividade, o cultivo de espécies olerícolas
requer o emprego de modernas técnicas, desde a produção de
mudas até a fase de colheita. Acerca do cultivo do tomateiro, julgue
os itens a seguir.

O cultivo do tomateiro rasteiro é realizado com a semeadura direta, uma vez que o emprego de mudas é inviável, ao passo que, no cultivo do tomateiro destinado ao consumo in natura, o emprego de mudas é mais eficiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

390Q750640 | Engenharia Agronômica, Agrônomo, MPE RO, CESGRANRIO

Assinale a afirmativa correta no que se refere à função dos hormônios vegetais e similares sintéticos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q749432 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

As fruteiras e as hortaliças melhoradas são largamente plantadas em todo o território nacional. Porém, em algumas regiões do Brasil, há uma pequena quantidade de variedades adaptadas às condições edáficas e climáticas locais, o que resulta em prejuízos para o agricultor. Com relação ao plantio, adubação e manejo cultural e fitossanitário de plantas cultivadas na região Norte, julgue os itens que se seguem.

As variedades de tomate plantadas em climas quentes apresentam resistência às principais doenças causadas por fungos, bactérias, vírus e nematóides, tais como murchadeira, cancro bacteriano, vira-cabeça, podridão apical, pinta preta, nematóide das galhas, entre outras.

  1. ✂️
  2. ✂️

392Q149634 | Engenharia Agronômica, Analista Jurídico, PG DF, IADES

A tecnologia de alimentos é uma ciência mais antiga do que a da nutrição. O hábito alimentar, por efeito das facilidades trazidas pela tecnologia, foi com o passar dos anos sofrendo modificações. No que se refere ao processamento de alimentos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q675734 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Apesar do uso de técnicas de manejo adequadas em pastagens ser crescente, estima-se que cerca de 20% das pastagens mundiais estejam sofrendo com a degradação. Sabe-se que uma das principais causas antrópicas desse cenário é o manejo incorreto. Sobre este assunto, julgue as alternativas a seguir que contenham somente manejos INADEQUADOS que contribuem para a degradação. I – plantio de forrageiras de elevada produtividade, controle inadequado de plantas daninhas e queimadas frequentes; II – controle inadequado de plantas daninhas, taxas de lotação que excedem a capacidade do pasto se recuperar e pisoteio. III – taxas de lotação que excedem a capacidade do pasto se recuperar, calagem e pisoteio; IV – ausência de adubação periódica, queimadas frequentes, excesso de lotação. V – controle de pragas, queimadas frequentes e ausência de adubação periódica. Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q752641 | Engenharia Agronômica, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

O geoprocessamento, que tem sido utilizado para realizar a representação cartográfica dos recursos naturais que compõem uma paisagem, auxilia atividades de levantamentos, mapeamentos, monitoramentos e planejamentos relativos ao espaço geográfico. Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir. Os modelos numéricos de terrenos (MNT) constituem representações digitais quantitativas de uma grandeza que varia continuamente no espaço. A partir dos MNT, podem ser gerados mapas hipsométricos e mapas de classes de declividade, por meio de softwares especializados de geoprocessamento que retratam as feições das paisagens e as pedoformas associadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

395Q749318 | Engenharia Agronômica, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Em relação às propriedades físicas e químicas dos solos, considere as afirmações abaixo.

I. Solos com cor esbranquiçada, em ausência de lençol freático, tendem a ser pobres em ferro, fósforo total, elementos traços e matéria orgânica.

II. Solos com cor amarela em uma área de solos vermelhos sem razão aparente (caatinga e floresta subcaducifólia e perenifólia), tendem a ter menores teores de ferro.

III. Solos com estrutura maciça muito coesa e com coloração amarelada até grande profundidade, tendem a apresentar altos teores de caulinita e baixos teores de ferro e de gibbsita.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q749356 | Engenharia Agronômica, Controle de Qualidade, Engenheiro Agronômo, Empresa de Saneamento de Goiás SA GO, IBEG

Considerando o estudo dos solos assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q752219 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

O melhoramento genético de plantas tem contribuído para o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade dos alimentos, além de possuir outras inúmeras vantagens. Com referência a melhoramento de plantas, julgue os itens seguintes.

As sementes de híbridos duplos são preferidas pelos produtores de milho, em razão de gerarem plantas mais uniformes e de custarem menos em relação aos híbridos simples.

  1. ✂️
  2. ✂️

398Q752023 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, EAFRS, ESAG

Uma distância de 770 metros no campo corresponde a 308 milímetros em uma planta topográfica. Portanto, esta planta está representada em uma escala de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

399Q185039 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Agrônomo Júnior

A descrição completa do solo, a ser feita quando do seu estudo no campo, inclui, dentre outras, as seguintes caracteríticas morfológicas do perfil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q750289 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, INCRA, NCE

A estereoscopia é fundamental no uso de fotografias aéreas para estudos de planejamento territorial. Para se obter estereoscopia é necessário no mínimo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.