Início

Questões de Concursos Engenharia Agronômica

Resolva questões de Engenharia Agronômica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q751873 | Engenharia Agronômica, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

As pragas constituem fator de sinistro e limitação de produtividade em vários cultivos de importância econômica, concorrendo para elevação dos custos de produção. Assim, torna-se necessário o seu reconhecimento e de seus danos iniciais, com o objetivo de obter medidas adequadas de controle. Acerca dos danos causados aos cultivos pelas pragas, julgue os itens seguintes.

Encerrada a colheita, o arrancamento e a queima dos restos culturais do algodoeiro, com destruição completa das plantas, é medida profilática fundamental para a produção econômica do algodoeiro, tendo até mesmo amparo legal. Os restos culturais devem ser arracados com raízes e enleirados para que a queima localizada não provoque muito prejuízo à microbiota do solo, recomendando-se, em seguida, aração e gradeação, ou a eliminação das suas brotações com o uso de herbicidas, principalmente o 2,4D ou o glifosato, como forma de controle do bicudo.

  1. ✂️
  2. ✂️

482Q751625 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

Problemas ambientais são decorrentes dos processos de crescimento e do desenvolvimento que começaram a partir de diversos agentes sociais. Esses agentes múltiplos envolvem governos, organizações, entidades e sociedade que debatem em busca de alternativas que se baseiam na percepção de problemas ambientais localizados. Verifica?se, entretanto, que a degradação ambiental vem crescendo e atinge o planeta e seu desenvolvimento. Lançamentos de resíduos no ambiente e contaminação do ar interrompem diversos ciclos naturais, que afetam a qualidade da água e todo ecossistema. Sobre os procedimentos de reciclagem, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

483Q751159 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, CEFET RJ, CEFETBAHIA

A mosca branca é uma das pragas mais comuns no Brasil, podendo atacar diversas culturas agrícolas. A respeito dessa praga julgue os itens subseqüentes e escolha a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

484Q749954 | Engenharia Agronômica, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A agricultura busca, constantemente, o aumento da produtividade, a melhoria na qualidade dos alimentos produzidos e a preservação do meio ambiente. Para isso, deve utilizar material genético superior e efetuar um manejo cultural adequado da lavoura. Acerca do manejo das lavouras de importância econômica, julgue os itens seguintes.

Na citricultura atual, o cultivo de laranjeiras, tangerineiras, limoeiros e pomeleiros requer o uso de poda de formação, de frutificação e, ainda, de rejuvenescimento. Para pomares mais velhos e esgotados, a poda deve ser drástica.

  1. ✂️
  2. ✂️

485Q751113 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, SEAP PR, COPS UEL

A ferrugem asiática é uma doença causada pelo fungo Phakospora pachyrhizi, que chegou às lavouras de soja no Brasil na safra 2001/2002, e rapidamente se espalhou pelas principais regiões produtoras, em função da disseminação pelo vento. A tomada de decisão sobre o momento de aplicação de fungicida deve ser baseada, principalmente, nos seguintes fatores:

I. Histórico de ocorrência do fungo na região.

II. Presença do inseto vetor da doença.

III. Ciclo da cultivar (precoce ou tardia).

IV. Condição climática favorável.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q749578 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em relação à tecnologia de pós-colheita de grãos e sementes, julgue os itens que se seguem. O beneficiamento de sementes é um conjunto de operações distintas, efetuadas após a colheita. Consiste na eliminação do excesso indesejável de umidade e de contaminante, na separação de frações para efeito de uniformização do lote.
  1. ✂️
  2. ✂️

487Q750927 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

O meio rural brasileiro precisa se tornar, definitivamente, um espaço de paz, produção e justiça social. A reforma agrária é uma ação estruturante, geradora de trabalho, renda e produção de alimentos, portanto, fundamental para o desenvolvimento sustentável da nação. Os pobres do campo são pobres porque não têm acesso à terra suficiente e políticas agrícolas adequadas para gerar uma produção apta a satisfazer as necessidades próprias e de suas famílias. Falta título de propriedade ou posse de terras, ou estas são muito pequenas, pouco férteis, mal situadas em relação aos mercados e insuficientemente dotadas de infra-estrutura produtiva. São pobres, também, porque recebem, pelo aluguel de sua força de trabalho, remuneração insuficiente; ou ainda porque os direitos da cidadania - saúde, educação, alimentação e moradia - não chegam. O trabalho existente é sazonal, ou o salário é aviltado pela existência de um enorme contingente de mão-de-obra ociosa no campo. Essa situação vem de muito longa data, mas se agravou bastante nas duas últimas décadas, em razão da substituição de trabalho humano por máquinas e insumos químicos na maior parte dos estabelecimentos agropecuários. Avaliações dos projetos de desenvolvimento rural e de programas, nas décadas de 70 e 80 do século passado, em várias regiões do país, comprovaram que parte substancial do aumento de renda, decorrente dos estímulos proporcionados pelo governo, foi capturada por agentes econômicos melhor situados na estrutura agrária local. É fato notório igualmente que parte significativa dos recursos aos segmentos mais pobres é desviada por estruturas políticas a que estão submetidas tais populações. Ninguém desconhece, também, que a extrema pobreza da população rural frustra grande parte dos esforços de alfabetização e de instrução básica dos governos da União, dos Estados e Municípios. Conforme relatado esta situação tem agravado, especificamente, ainda mais o quadro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q246489 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico Engenharia Agronômica, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes com relação à energização rural e às fontes
de energia utilizadas no meio rural.

Biogás é a substância gasosa liberada na decomposição de elementos orgânicos. Embora tenha baixo custo, possui o inconveniente de ser muito poluidor e gerar grande quantidade de resíduos na sua produção.

  1. ✂️
  2. ✂️

489Q749314 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Com referência aos processos de colheita, beneficiamento, embalagem e armazenamento de feijão, julgue os itens seguintes.

Por força da legislação brasileira, os grãos de feijão só podem ser comercializados se estiverem acondicionados em embalagem plástica com capacidade para 1 kg do produto.

  1. ✂️
  2. ✂️

490Q751117 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, SEAP PR, COPS UEL

Considerando que recentemente o estado do Espírito Santo foi reconhecido como sendo uma Área Livre da praga Sigatoka Negra - Mycosphaerella fijiensis (Morelet) Deighton, e que esta praga encontra-se disseminada nas regiões produtoras de banana do estado do Paraná, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q752410 | Engenharia Agronômica, Especialista em Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Acerca da classificação de terras para irrigação e da avaliação de projetos de irregação, julgue os itens de 77 a 88.

Na classificação de terras, é possível haver uma terra de classe 2 com três deficiências de classe 2.

  1. ✂️
  2. ✂️

492Q751644 | Engenharia Agronômica, Agrônomo, MPE RO, CESGRANRIO

A retenção foliar ou haste verde, também denominada popularmente de "soja louca", pode ser causada por fatores, que podem agir isolada ou conjuntamente com outros distúrbios que interferem no metabolismo fisiológico das plantas de soja (Glycine Max (L.) Merril). Esses fatores são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q750453 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, EAFRS, ESAG

O LANTERNIM é uma estrutura muito comum usada em depósitos para armazenamento e sua finalidade principal é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

494Q752041 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, CREA RJ, CONSULPLAN

Analise as afirmativas:

I. Irrigação localizada: método de irrigação através do qual a água é conduzida, de maneira pressurizada, umedecendo apenas parte do sistema radicular da cultura.

II. Irrigação por aspersão: método de irrigação onde a água é conduzida em tubos, sem pressão e aplicada na cultura em forma de chuva artificial.

III. Irrigação por inundação: tipo de irrigação por superfície, onde a aplicação da água é feita em bacias ou tabuleiros, quase planos, e com tamanho e forma variáveis.

IV. Irrigação por sulcos: tipo de irrigação por superfície, na qual a água é conduzida através de canais ou sulcos paralelos às fileiras das plantas, durante o tempo necessário ao umedecimento das raízes.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q751026 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Limeira SP, CESPE CEBRASPE

O sistema de plantio direto (ou semeadura direta) contribui para a preservação e a conservação do solo, para a diminuição do consumo de energia e até mesmo para a diminuição da emissão de gás carbônico para a atmosfera. Com relação a esse sistema, julgue os itens a seguir.

A ocorrência do tamanduá-da-soja (Sternechus subsignatus) tem sido maior no sistema de semeadura direta que no sistema convencional. A população desse inseto, pode ser reduzida com o preparo do solo, trazendo-se, desse modo, à superfície do solo, insetos enterrados até a profundidades de cerca de 20 cm, em seus estádios sedentários (diapausa), como o larval.

  1. ✂️
  2. ✂️

496Q750771 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

É inegável que a mecanização na agricultura permitiu, entre outras coisas: reduzir ao mínimo a penosidade na realização dos trabalhos agrícolas, que os métodos tradicionais impunham, aumentar de forma espetacular o rendimento do trabalho, as áreas das culturas e as conseqüentes produções. No entanto, não é lícito ignorar alguns aspectos negativos, também decorrentes da mecanização que, pela sua importância podem causar danos. Dentre esses podemos destacar:

I- A insuficiência ou mau estado das vias de comunicação, é considerado fator limitante à eficiência do trabalho das máquinas, pois as fracas intensidades de utilização anual tendem a provocar situações de acentuada submecanização sem reflexos nos custos das unidades de produção.

II- As estatísticas agrícolas têm evidenciado claramente que, na maior parte da nossa área agrícola, predomina a propriedade de pequena ou mesmo muito pequena dimensão, por vezes fortemente pulverizada em parcelas minúsculas, especialmente nas zonas de melhor aptidão. Em grande parte dos casos, esses produtores não têm acesso a essa tecnologia ou crédito para a aquisição dessas máquinas e equipamentos.

III- É também inegável que as questões de caráter ambiental relacionadas com a generalização do uso das máquinas agrícolas, provocam danos irreversíveis com especial destaque aos aspectos relacionados com o solo, como a erosão e a compactação, com a aplicação massiva de fertilizantes comprometendo o ecossistema dessas áreas.

O correto está em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

497Q752391 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

O ponto de colheita determina a maior ou menor resistência do fruto ao manuseio, sua capacidade de completar o processo fisiológico da maturação, sua aparência e qualidade. O grau de maturação ideal é bastante variável com a espécie e a cultivar. A determinação do grau de maturação adequado, por ocasião da colheita do fruto, é de grande importância para que o produto atinja o mercado ou a indústria em perfeitas condições. Acerca da colheita de frutas e hortaliças, julgue os itens seguintes.

A colheita de frutas deve, sempre que possível, ser realizada nas horas mais frescas do dia, e as frutas colhidas devem ser colocadas em local protegido da insolação, que pode provocar sérios danos à película das frutas e elevar a temperatura destas, provocando aumento na taxa respiratória e na transpiração.

  1. ✂️
  2. ✂️

498Q749877 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

O hábito alimentar brasileiro consagrou uma mistura — feijão com arroz. Acerca dos aspectos agronômicos dessas culturas, julgue os itens seguintes.

A adubação dessas culturas realiza-se segundo a análise do solo e critérios econômicos. O nitrogênio é um nutriente que se perde por lixiviação, volatilização e desnitrificação no solo. Assim, para o arroz, recomenda-se todo o seu parcelamento em dosagens de acordo com a possibilidade de manejo, antes da emissão do primórdio floral.

  1. ✂️
  2. ✂️

499Q247140 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico Engenharia Agronômica, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No Brasil, têm-se renovado os conceitos da extensão rural. O antigo conceito de assistência técnica com viés intervencionista cedeu lugar ao de assistência técnica de caráter participativo, fruto do crescimento crítico e organizacional.

A respeito das características da extensão rural, julgue os itens seguintes.

O movimento extensionista surgiu, no Brasil, como uma reação ao insucesso da educação rural. Os idealizadores desse movimento o definiram como um processo de educação extracurricular.

  1. ✂️
  2. ✂️

500Q749672 | Engenharia Agronômica, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, no que diz respeito a organismos geneticamente modificados, riscos inerentes do cultivo de plantas transgênicas e interações com os defensivos agrícolas. Considere que em grandes áreas cultivadas com plantas transgênicas resistentes a um inseto, somente os insetos resistentes sobrevivam, gerando progênies recombinantes. Nessa situação, um dos manejos recomendados é o sistema de refúgio com o plantio de uma extensa faixa com variedades suscetíveis, o que permitirá o acasalamento entre insetos suscetíveis e resistentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.