Início

Questões de Concursos Engenharia Agronômica

Resolva questões de Engenharia Agronômica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q752244 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, EAFRS, ESAG

Um sistema de irrigação por aspersão convencional está operando em uma área cujo solo possui uma velocidade de infiltração básica (VIB) da água igual a 15 mm/h. Os aspersores, com 16 m de diâmetro de alcance, operam em espaçamento de 18m x 18m com vazão média de 3,24 m3/h. Baseando-se na intensidade média de aplicação de água do aspersor (Ia) e na VIB, pode-se dizer que, nessas condições:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

502Q751250 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, SGA AC, CESPE CEBRASPE

A banana é uma cultura tipicamente tropical cujos frutos são dos mais consumidos no mundo, sobretudo no Brasil, que é um dos maiores produtores. Praticamente toda a região Norte apresenta condições climáticas favoráveis à exploração da bananicultura. Considerando a importância dessa cultura para a economia e os hábitos dos acreanos, julgue os itens seguintes.

A bananeira é uma planta de propagação tipicamente vegetativa. Os tipos de mudas utilizadas nos bananais são: chifre, chifrinho e chifrão, guarda-chuva, adulta, rizoma com filho aderido e pedaço de rizoma. Na prática, são selecionadas as mudas mais vigorosas e que vão garantir maior uniformidade dos pomares, de forma cônica e com altura variando entre 0,5 m e 1,5 m, ou seja, o tipo adulta.

  1. ✂️
  2. ✂️

503Q212651 | Engenharia Agronômica, Fiscal Estadual Agropecuário Engenharia Agronômica, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação à classificação de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, julgue os itens que se seguem, de acordo com o Decreto n.º 6.268/2007 e com a Lei n.º 9.972/2000.

A classificação e a padronização de produtos vegetais, seus subprodutos ou resíduos de valor econômico destinados diretamente à alimentação humana, para que estejam em condições de serem oferecidos ao consumidor final, devem ser acompanhados do certificado fitossanitário de origem.

  1. ✂️
  2. ✂️

504Q750054 | Engenharia Agronômica, CESPE CEBRASPE

A mecanização tem possibilitado a incorporação de áreas à produção principalmente de soja, milho e pastagem. Com relação à mecanização agrícola, julgue os itens seguintes. Em áreas sob florestas onde predominam os latossolos vermelhos, as primeiras operações de desbravamento devem ser constituídas pelo corte e(ou) arrancamento da vegetação original, seguido da destoca e enleiramento. Após essas fases, é necessária uma subsolagem na área recémdesmatada, pois esses solos são muito compactados.
  1. ✂️
  2. ✂️

505Q750847 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Sobre o intemperismo e suas características, analise.

I. O intemperismo físico é observado em quaisquer ambientes, embora seja favorecido em ambientes onde ocorrem fortes variações de temperatura, de clima seco e pouca ou nenhuma vegetação, ou seja, em ambientes áridos ou semi-áridos.

II. O principal agente de intemperismo químico é o CO2 da atmosfera, que infiltra e percola nas rochas, sendo o seu efeito mais intenso, na medida em que se nitrifica devido à dissolução de O3 e à presença de ácidos inorgânicos.

III. Os micro-organismos (fungos e bactérias) iniciam o intemperismo biológico da rocha; são seguidos por líquens, algas e musgos, sendo os últimos estágios associados com vegetais superiores.

IV. Os materiais que se encontram na superfície da Terra são, em sua maior parte, produto das transformações que a litosfera sofre na sua interação com a atmosfera, com a hidrosfera e com a biosfera, ou seja, são produtos do intemperismo.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q749824 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, INFRAERO, NCE

Assinale a afirmativa que indica corretamente os Custos de Produção Diretos (CPD) e os Custos de Produção Indiretos (CPI), essenciais para o estabelecimento dos custos de produção de um determinado produto agrícola:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q749316 | Engenharia Agronômica, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Segundo o aspecto que o terreno apresenta, o relevo brasileiro pode ser classificado como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q750088 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, MI, CESPE CEBRASPE

Acerca da política nacional de irrigação, julgue os itens que se seguem.

As entidades públicas responsáveis pela implementação da política nacional de irrigação poderão implantar infraestruturas de irrigação de uso comum, beneficiando projetos privados, em áreas com comprovada aptidão ao desenvolvimento econômico da agricultura irrigada, ainda que os irrigantes estejam em fase final de organização quanto à forma de gestão, operação e manutenção do sistema coletivo de irrigação e drenagem agrícola.

  1. ✂️
  2. ✂️

509Q752650 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

O programa do Governo Federal criado em 1995, com o intuito de atender de forma diferenciada os mini e pequenos produtores rurais que desenvolvem suas atividades mediante emprego direto de sua força de trabalho e de sua família, é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q750614 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

O sucesso do empreendimento agrícola deve-se ao emprego de técnicas apropriadas e específicas para cada propriedade. No caso do uso de fertilizantes, as análises químicas e físicas do solo, a interpretação correta dos resultados, o uso preciso dos melhores corretivos e adubos e a aplicação acertada de todos os insumos contribuem para a adequada nutrição das plantas. Acerca dos adubos químicos, julgue os itens a seguir.

No caso de fertilizantes pouco solúveis em água, deve-se dar preferência àqueles com granulometria fina, para que a solubilidade seja facilitada. Os fertilizantes termofosfato e superfosfato simples são exemplos de fertilizantes pouco solúveis em água.
  1. ✂️
  2. ✂️

511Q749449 | Engenharia Agronômica, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Os solos são o resultado da inter-relação dos fatores relacionados às diversas esferas da Terra e constituem o substrato de desenvolvimento da vida. As diferenças entre as classes de solos afetam sua utilização e os aspectos socioeconômicos envolvidos. Por isso, é necessário o conhecimento das várias classes de solo, suas relações com o ambiente e suas potencialidades de uso. A partir dessas idéias, julgue os itens a seguir.

Os solos são formados pelos processos pedogenéticos resultantes da atuação do bioclima no substrato rochoso, controlados pelo relevo ao longo do tempo geológico. A variação dos solos formados depende do grau de resistência ao intemperismo dos minerais constituintes do material de origem, de acordo com a série de intemperização dos minerais, definida por Goldich.

  1. ✂️
  2. ✂️

512Q672427 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.

A agroecologia é uma forma sustentável de manejar as culturas agrícolas para que, dentre outros objetivos, haja redução dos problemas ambientais gerados pela agricultura convencional. Acerca de outros princípios da agroecologia, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q752126 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, CEFET RJ, CEFETBAHIA

As bactérias do gênero Rhizobium possuem a capacidade de captar o nitrogênio atmosférico e convertê-lo em uma forma utilizável pela bactéria e pelas plantas. As bactérias fazem simbiose com algumas plantas do gênero das

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

514Q749599 | Engenharia Agronômica, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

Considerando que o conhecimento da potência disponível na barra de tração dos tratores agrícolas auxilia no dimensionamento de implementos adequados à capacidade do trator, julgue os itens subsecutivos. Para se determinar a potência na barra de tração, de acordo com a norma ASAE D497 – 4, devem ser considerados o valor de potência obtida na tomada de potência (TDP) do trator e os fatores que dependem da superfície do solo e do tipo de trator.
  1. ✂️
  2. ✂️

515Q752441 | Engenharia Agronômica, Agrônomo, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Na cultura da alface uma das doenças mais freqüentes é a SEPTORIOSE. Ela causa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

516Q750185 | Engenharia Agronômica, Controle de Qualidade, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CESPE CEBRASPE

Na Serra do Mar, costumam ocorrer muitos movimentos de massa, com evidentes riscos à população e à infraestrutura instalada na região. Para o diagnóstico das áreas com maior probabilidade de ocorrência desses movimentos e maior dano potencial, foi gerado um mapa de suscetibilidade ao escorregamento, derivado da combinação de mapas de declividade, de litologias e de formas das vertentes.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens seguintes.

Do ponto de vista conceitual, a geração de um mapa de suscetibilidade corresponde a um produto intermediário no processo de identificação de áreas críticas sujeitas à intervenção da Defesa Civil para proteção de vidas humanas.
  1. ✂️
  2. ✂️

517Q183917 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Agrônomo Júnior

A batata (Solanum tuberosum) é a hortaliça mais cultivada no Brasil. Dentre os problemas enfrentados no seu cultivo, as pragas apresentam um alto potencial de dano e contribuem para o aumento do custo da cultura.

Um inseto que é uma importante praga da batata é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q181672 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, acerca da Política Nacional do Meio Ambiente e dos seus instrumentos.

A construção, a instalação, a ampliação e o funcionamento de estabelecimentos e de atividades que utilizem recursos ambientais e sejam efetiva ou potencialmente poluidores devem obrigatoriamente ser precedidos de licenciamento ambiental.

  1. ✂️
  2. ✂️

519Q749524 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, BNB, ACEP

Na atualidade, os componentes mais importantes para uma cadeia produtiva, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.