Questões de Concursos Engenharia Agronômica

Resolva questões de Engenharia Agronômica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q836932 | Engenharia Agronômica, Fruticultura, Analista em Desenvolvimento Regional, CESPE CEBRASPE, 2021

Julgue o item a seguir, acerca das técnicas de cultivos de grandes culturas e de espécies frutíferas, da melhoria da produtividade agrícola e da tecnologia de sementes.

O tratamento de sementes é eficiente somente para o controle das pragas que as danificam até o momento da emergência.
  1. ✂️
  2. ✂️

82Q749586 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente, é um procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades. De acordo com o texto acima, analise os itens abaixo, assinalando a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q847059 | Engenharia Agronômica, Zoologia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Agrônomo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:


I. O equilíbrio eletrolítico da dieta é um dos fatores que podem afetar as exigências de água pelos animais na suinocultura, pois afeta diretamente a quantidade de eletrólitos da dieta, as necessidades renais de excreção e retenção e a necessidade de água.

II. A restrição alimentar é uma prática comum na produção de suínos com intuito de melhorar a carcaça. Essa técnica é vantajosa por gerar maior excreção diária de fósforo, de nitrogênio e de outros minerais devido ao aumento no consumo de ração e aumento na eficiência alimentar. Recomenda-se a restrição alimentar somente após 70 a 80 quilos de peso do animal.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q751350 | Engenharia Agronômica, Técnico Municipal, Prefeitura de Vila Velha ES, CESPE CEBRASPE

A propagação e o manejo fitossanitário das culturas agrícolas devem ser feitos de forma racional para garantir o sucesso do empreendimento agrícola. Acerca da utilização das máquinas agrícolas na propagação e no tratamento fitossanitário das culturas agrícolas, julgue os itens a seguir.

Embora na agricultura desenvolvida em pequenas áreas ainda se utilize bastante o pulverizador costal manual, cujo reservatório possui capacidade para cerca de 20 litros e que opera em baixa pressão em relação aos pulverizadores motorizados, o uso desse tipo de pulverizador costal não é recomendado para culturas com elevado índice de área foliar e para culturas mais suscetíveis a doenças e pragas.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q246039 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico Engenharia Agronômica, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O melhoramento genético de espécies cultivadas tem proporcionado
a obtenção de material genético com alta produtividade, boa
qualidade de frutos e resistência às doenças e às pragas. A respeito
do melhoramento genético de culturas agrícolas, julgue os itens
seguintes.

A heterose ou vigor híbrido é mais acentuada em plantas autógamas, como cebola e abóbora, do que em plantas alógamas, como feijão e arroz.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q847179 | Engenharia Agronômica, Meteorologia, Prefeitura de Arapongas PR Engenheiro Agronômo, FAFIPA, 2020

A agricultura é uma atividade altamente dependente de condições climáticas como temperatura, pluviosidade, umidade do solo e radiação solar. Sobre o clima é possível afirmar que:


I. Preparo do solo - o solo, para ser manejado, não pode estar nem muito seco nem muito úmido. O ideal é entre 20% e 40% da capacidade de campo.

II. Semeadura - a semeadura deve ser realizada quando a disponibilidade de água no solo for suficiente para garantir a germinação, ou seja, menor que 70% da capacidade de campo.

III. Pulverização - a aplicação de defensivos exige tempo seco e com pouco vento. A ocorrência de chuva após a aplicação pode aumentar a eficiência do controle.

IV. Colheita - a realização da colheita exige condições secas. A chuva atrapalha o processo de secagem dos produtos e o manuseio de máquinas e homens no campo.


Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q245516 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico Engenharia Agronômica, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às características de formação e de uso dos solos da região amazônica, bem como às práticas comuns de manejo, conservação e uso do solo no Brasil, julgue os itens seguintes.

A agricultura de precisão consiste em mapear zonas com graus distintos de fertilidade na lavoura e, em seguida, aplicar fertilizantes em taxas variáveis, conforme maior ou menor fertilidade das zonas. Dessa forma, a agricultura de precisão contribui para uniformizar a fertilidade do solo, porém, ao reduzir o volume total de fertilizante gasto na lavoura, essa técnica também concorre para a redução da produtividade média das lavouras. 55 Os solos da Amazô

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q749987 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

O manejo da irrigação em culturas nada mais é do que estabelecer o momento correto de aplicar água e a sua respectiva lâmina (quando e quanto aplicar). Vários critérios podem ser adotados para o manejo da irrigação. Para isso, faz-se necessário o conhecimento de alguns conceitos.

De acordo com o texto acima analise os itens abaixo:

I. Capacidade de campo (CC) é a quantidade de água retida pelo solo após a drenagem ter ocorrido ou cessado em um solo previamente saturado por chuva ou irrigação;

II. Ponto de murcha permanente (PMP) é o conteúdo de água no solo retido a um componente matricial do potencial de água tão elevado, em valor absoluto, tal que a maioria das plantas não consegue extrair água do solo e entra em murcha, porém, após a irrigação a murcha torna-se reversível;

III. Turno de Rega ou de Irrigação (TI) - é o intervalo de tempo (geralmente em dias) entre duas irrigações sucessivas, sendo esse o tempo necessário para que a cultura consuma, através da evapotranspiração, a água facilmente disponível no solo na profundidade efetiva do sistema radicular;

IV. Evapotranspiração da cultura (ETc) - é a evapotranspiração real de qualquer cultura, calculada somente no estádio reprodutivo, em que a demanda por água é maior, podendo estar sofrendo ou não limitação hídrica ou outro fator que impeça a sua taxa potencial;

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q749505 | Engenharia Agronômica, Analista Jurídico, PGE DF, IADES

A avaliação de imóveis rurais é muito utilizada pelo poder público em desapropriações de imóveis rurais, para fins de reforma agrária; e pela justiça, em processos de desapropriação, em lides que envolvam a divisão de terras ou de algum modo tenha que se obter o valor atualizado do imóvel. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q751448 | Engenharia Agronômica, Hidrologia, Engenheiro Agronômo, Banco do Nordeste, ACEP

Um dos pontos de potência disponível nos tratores agrícolas é a tomada de potência. Assinale a alternativa que contempla a função deste dispositivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q837600 | Engenharia Agronômica, Química Geral, Analista em Desenvolvimento Regional, CESPE CEBRASPE, 2021

Com relação à calagem e à aplicação de corretivos em um solo pobre em fósforo, com elevada acidez, com alta saturação por alumínio e com baixa capacidade de troca catiônica, julgue o item a seguir.

A utilização do calcário contribuirá negativamente para a disponibilidade do fósforo nesse solo.
  1. ✂️
  2. ✂️

93Q752133 | Engenharia Agronômica, Hidrologia, Engenheiro Agronômo, Banco do Nordeste, ACEP

Que aspecto é imprescindível para o sucesso do cultivo do girassol?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q183596 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Agrônomo Júnior

O dendezeiro destaca-se, entre as oleaginosas perenes, como a planta de maior potencial da produção no bioma Amazônico, desenvolvendo-se bem em condições edáficas muito diversas.

No entanto, algumas características podem ser limitantes à produção como, por exemplo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q750107 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrícola, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

A enxurrada constitui parte da água da chuva que, ao precipitar-se sobre a terra, não penetra no solo, fluindo para as cotas mais baixas do terreno. Quais são os fatores que intervêm na formação de enxurradas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q749670 | Engenharia Agronômica, Analista Jurídico, PGE DF, IADES

Ao longo da história da humanidade, o homem sempre conviveu intimamente com o solo. Inicialmente, colhendo da terra seus produtos, por meio do extrativismo e, com o decorrer dos tempos, aprendendo a cultivá-lo, cada vez mais racionalmente, para a produção de bens de consumo. Considerando a evolução nos estudos dos solos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q750592 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, VALEC, FEMPERJ

De acordo com a Resolução CONAMA 237, de 19 de dezembro de 1997, o nome dado ao ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q847204 | Engenharia Agronômica, Estudo dos Solos, Prefeitura de Arapongas PR Engenheiro Agronômo, FAFIPA, 2020

Para realizar a classificação das diferentes classes de solos, são utilizados algumas bases e critérios específicos, como no exemplo abaixo:


Grupamento de solos pouco desenvolvidos com horizonte B incipiente.


• Base - pedogênese pouco avançada evidenciada pelo desenvolvimento da estrutura do solo, com alteração do material de origem expressa pela quase ausência da estrutura da rocha ou da estratificação dos sedimentos, croma mais alto, matizes mais vermelhos ou conteúdo de argila mais elevado que o dos horizontes subjacentes.


• Critério - desenvolvimento de horizonte B incipiente em sequência a horizonte superficial de qualquer natureza, inclusive o horizonte A chernozêmico, quando o B incipiente deverá apresentar argila de atividade baixa e/ou saturação por bases baixa.


Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a classe de solo descrita acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q751262 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

Um aspecto importante para o desenvolvimento de culturas anuais é a época de semeadura, pois além de proporcionar obtenção de maiores rendimentos, atende às exigências climáticas das espécies cultivadas. Assim é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q837161 | Engenharia Agronômica, Topografia, Analista em Desenvolvimento Regional, CESPE CEBRASPE, 2021

Julgue o item a seguir, referentes a interpretação de imagens, fotointerpretação e fotogrametria.

A presença de sombras longas em encostas indica relevo acidentado, ao passo que sombras curtas indicam relevo plano.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.