Início

Questões de Concursos Engenharia Agronômica

Resolva questões de Engenharia Agronômica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q750826 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, SGA AC, CESPE CEBRASPE

A cultura da mandioca é uma das mais importantes para a economia local em vários municípios do estado do Acre. A respeito das práticas fitotécnicas dessa cultura, julgue os itens de 55 a 61.

A poda na mandioca é uma prática desvantajosa, todavia, pode ser feita quando houver necessidade de ramas para o plantio, quando houver escassez de forragem, ou ataque severo de brocas e geadas e, restritas ao ramo plagiotrópico, a dez centímetros do ramo principal.

  1. ✂️
  2. ✂️

802Q752395 | Engenharia Agronômica, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

A modificação dos sistemas naturais pela atividade humana resulta em áreas que podem ter sua capacidade de produção melhorada, conservada ou diminuída em relação ao sistema original. Se a alteração de determinada área ocorre em paralelo a processos que levam à perda da capacidade produtiva do sistema, diz-se que essas áreas estão degradadas. O conhecimento dos processos que levam à degradação de áreas, com perda da capacidade produtiva do sistema, por sua vez, é essencial para a adoção de técnicas e métodos adequados de recuperação dessas áreas. Acerca desse assunto, julgue os itens de 86 a 90.

Em sistemas de pastagens, o uso de leguminosas em consórcio com gramíneas, além de melhorar a qualidade da forragem para o gado, tem a vantagem de fornecer fósforo à gramínea, melhorando desenvolvimento vegetativo desta.

  1. ✂️
  2. ✂️

803Q749338 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Qual a alternativa que apresenta a correta relação entre os adubos orgânicos e suas características:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

804Q751667 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Sobre os aspectos consagrados relativos à arborização urbana, analise.

I. É aconselhável evitar espécies de árvores que tornem necessária a poda frequente, tenham cerne frágil ou caule e ramos quebradiços e sejam suscetíveis ao ataque de cupins, brocas ou agentes patogênicos.

II. Em volta das árvores plantadas deverá ser implantada uma área impermeável, de tal forma que dificulte a infiltração de água e a aeração do solo, fatores prejudiciais ao desenvolvimento radicular e foliar.

III. Sob rede elétrica é possível o plantio de árvores de grande porte, desde que a muda não seja plantada no alinhamento da rede, e que a copa das árvores seja conduzida precocemente, através do trato cultural adequado, acima dessa rede.

IV. Recomenda-se a utilização de enfeites e iluminação como, por exemplo, os de festas natalinas, uma vez que este procedimento é útil no atrativo de insetos benéficos, como as cigarras.

V. Não se recomenda, em nenhuma circunstância, a caiação ou a pintura das árvores.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

805Q749880 | Engenharia Agronômica, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Quanto à certificação fitossanitária e à permissão de trânsito de vegetais (PTV), julgue os seguintes itens.

A PTV está vinculada à emissão de certificado fitossanitário de origem (CFO) ou de certificado fitossanitário de origem consolidado (CFOC).

  1. ✂️
  2. ✂️

806Q246156 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico Engenharia Agronômica, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Apesar do grande potencial apresentado pela maioria das regiões
brasileiras para a produção de grãos e sementes, e da
importância econômica, social e alimentar das culturas graníferas
nacionais, os grãos e sementes produzidos no Brasil ainda
apresentam problemas de qualidade que podem dificultar a
comercialização. Assim sendo, é grande o prejuízo anual que a
economia das nações em desenvolvimento possuem em
conseqüência das perdas pós-colheita. A respeito da tecnologia
pós-colheita de grãos e sementes de feijão, julgue os itens de 112
a 116.

Os métodos tradicionais para evitar a presença de insetos no armazenamento do feijão, como o uso de cinzas, inseticidas ou outra barreira física, têm sido pouco eficientes, pois os grãos são infestados por insetos ainda no campo, mantendo-os no ambiente de armazenamento. A busca de soluções para diminuir o ataque de pragas como zabrotes pode estar no melhoramento genético do feijoeiro, por meio do cruzamento de materiais genéticos selvagens que possuem na sua composição a proteína arcelina, que não é digerível pelo inseto.

  1. ✂️
  2. ✂️

807Q245402 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico Engenharia Agronômica, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O melhoramento genético de espécies cultivadas tem proporcionado
a obtenção de material genético com alta produtividade, boa
qualidade de frutos e resistência às doenças e às pragas. A respeito
do melhoramento genético de culturas agrícolas, julgue os itens
seguintes.

Para a produção de cultivares híbridas, os melhoristas escolhem as melhores variedades, que, uma vez autofecundadas por algumas gerações, originam linhagens endogâmicas. Entretanto, em plantas alógamas, invariavelmente, as linhagens apresentam perda acentuada de vigor, o que dificulta sobremaneira a propagação das mesmas e a produção de sementes que serão utilizadas na produção de híbridos.

  1. ✂️
  2. ✂️

808Q752283 | Engenharia Agronômica, Fiscal Estadual Agropecuário, ADAGRI CE, CESPE CEBRASPE

Com relação à legislação de defesa vegetal, do estado do Ceará, julgue os itens a seguir.

É proibido o trânsito interestadual de vegetais para áreas consideradas livres de pragas dentro do Ceará.

  1. ✂️
  2. ✂️

809Q749988 | Engenharia Agronômica, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

Quanto à legislação vigente no Brasil, referente ao uso de agrotóxicos e afins, julgue os itens a seguir.

No que se refere à toxicidade humana, os agrotóxicos são separados em classes de I a IV, que variam de extremamente tóxicos a pouco tóxicos, respectivamente. Ao contrário dos produtos das demais classes, os produtos das classes III e IV podem ser adquiridos sem receituário próprio, por apresentarem baixa toxicidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

810Q751800 | Engenharia Agronômica, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

É comprovado o impacto positivo da irrigação no aumento da produtividade das culturas, contudo o sucesso da agricultura irrigada está condicionado à escolha do melhor método de irrigação bem como do funcionamento e da manutenção desse sistema de irrigação, entre outros fatores. Em relação à concepção, operação e manutenção dos sistemas de irrigação, julgue os seguintes itens.

A irrigação por aspersão, quando comparada com a irrigação por gravidade, apresenta a vantagem de se adequar a qualquer tipo de solo e de dispensar a construção e a manutenção de uma rede de canais, mas a desvantagem de necessitar de sistematização do terreno.

  1. ✂️
  2. ✂️

811Q750022 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, CEF, CESGRANRIO

Na era da informação, as mudanças que ocorrem nas empresas são principalmente culturais e comportamentais, transformando o papel das pessoas dentro da organização. Uma característica dessa mudança é a gestão de pessoas, uma atividade que identifica as pessoas como capital humano e parceiros da organização. NÃO atende ao conceito de gestão de pessoas a empresa que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q750295 | Engenharia Agronômica, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

As sementes de grandes culturas recém-colhidas podem apresentar um teor de umidade inadequado para o armazenamento seguro, necessitando, portanto, serem secadas. Essa operação é imprescindível, porque um alto teor de umidade durante o armazenamento é uma das principais causas da perda do poder germinativo e do vigor das sementes ortodoxas. A armazenagem segura das sementes exige, ainda, diversas operações com o produto no armazém ou no silo para garantir a qualidade.

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

Caso a secagem seja feita em um silo secador (equipado com ventilador dotado de vazão e pressão adequadas para o processo), utilizando ar de secagem nas condições ambientais, ou ar aquecido em até 5 ºC em relação à temperatura ambiental, a garantia do sucesso da operação dependerá apenas da temperatura que o ar atingir.

  1. ✂️
  2. ✂️

813Q750811 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, MGS MG, ESPP

Leia as afirmações e assinale a alternativa correta:

I- A erosão urbana é um dos principais problemas ambientais que afetam as cidades paulistas e está diretamente relacionada com o processo de rápida urbanização sem planejamento e práticas de parcelamento do solo inadequadas e deficientes.

II- Em algumas cidades, a erosão assume formas assustadoras, destruindo a infra-estrutura urbana (ruas, guias, sarjetas, redes de água e esgoto, etc), causando assoreamento dos reservatórios e do leito dos rios e agravando mais o problema das enchentes.

III- Processos erosivos não geram pesados prejuízos pela degradação de áreas urbanas e pela destruição de infra-estruturas, exigindo vultosos investimentos das municipalidades na recuperação das áreas atingidas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

814Q749290 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Qual das alternativas abaixo corresponde ao nome do fenômeno natural que, quando verificado, provoca redução da quantidade de chuvas no nordeste do Brasil?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

815Q749556 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Uma das vantagens de se produzirem alimentos nas regiões tropicais é a ausência de invernos rigorosos, como acontece nos países de clima temperado e no extremo sul do Brasil. No entanto, nas regiões tropicais, apesar de a temperatura não ser fator limitante à produção agrícola, a falta de chuvas nos meses de inverno e início da primavera é um fato a ser considerado, e a irrigação aparece como uma técnica importante que permite a produção de grãos o ano todo. Para que a irrigação seja manejada adequadamente, o conhecimento técnico do sistema solo, planta e atmosfera se faz necessário. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

Considere que, na operação de um sistema de irrigação por aspersão do tipo pivô central em solo de menor capacidade de infiltração, ocorra problema de escoamento superficial no final do equipamento. Nessa situação, uma das soluções mais simples para o problema mencionado consiste em aumentar a velocidade de giro do equipamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

816Q749305 | Engenharia Agronômica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Um manejo adequado do sistema solo-água-planta tem como objetivo principal a obtenção da máxima produtividade mediante a aplicação de uma quantidade mínima de água. Para atingir esse objetivo, é conveniente que os projetistas dos sistemas de irrigação e drenagem tenham conhecimento razoável de hidrologia, hidráulica, irrigação, drenagem e solos. Com referência a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Alguns autores definem tubulação de grande comprimento como aquela cujo comprimento é superior ou igual a 4.000 vezes o seu diâmetro. Nessas tubulações, as perdas de carga localizadas são mais importantes que as perdas de carga ao longo da tubulação.

  1. ✂️
  2. ✂️

817Q750086 | Engenharia Agronômica, Técnico I Código D, MCT, CESPE CEBRASPE

Entre outros tratos culturais utilizados na fruticultura moderna, a poda merece especial destaque. Tal prática pode ser definida como a operação de eliminação de ramos ou parte de ramos de uma planta para que ela adquira forma e produção compatíveis com a finalidade desejada. Nas plantas frutíferas, essa prática vem sendo utilizada com vários objetivos, destacando-se a regularização da produção e a melhoria da qualidade dos frutos. Acerca dos princípios que regem a poda, julgue os itens seguintes.

A rápida circulação da seiva favorece o desenvolvimento vegetativo, enquanto a circulação lenta estimula a produção.

  1. ✂️
  2. ✂️

818Q749576 | Engenharia Agronômica, CESPE CEBRASPE

No processo de desapropriação de uma fazenda, o perito judicial apresentou um laudo de avaliação no qual o valor venal da propriedade e da indenização representava mais que o dobro do valor que constava no laudo apresentado por órgão oficial do governo federal. Em face dessa disparidade de valores, o Ministério Público Federal requisitou a instauração de inquérito policial, durante o qual deverá ser produzido, pela perícia oficial do estado, um laudo para a verificação de possíveis inconsistências que confirmem a ocorrência de superavaliação do imóvel e de hipervalorização da indenização devida.

Com base nessa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos à avaliação de imóveis rurais.

Recomenda-se que o perito utilize o método evolutivo para avaliar as terras da fazenda e as benfeitorias nela presentes: mediante esse método, identifica-se o valor de mercado do bem, com base no seu aproveitamento eficiente, considerando-se como variáveis independentes as características do imóvel, tais como localização, área, tipos de solos, benfeitorias, equipamentos e recursos naturais.
  1. ✂️
  2. ✂️

819Q750866 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, SEAP PR, COPS UEL

Considere as afirmativas a seguir.

I. Na Olericultura, podemos considerar como sendo cultivares os clones, as linhagens ou os híbridos, desde que apresentem plantas uniformes, que possam caracterizá-la.

II. Plantas de propagação assexuada em geral apresentam mais alternativas de serem melhoradas geneticamente, devido à menor variabilidade genética apresentada.

III. Fatores climáticos podem limitar o cultivo de determinadas cultivares em regiões específicas.

IV. Plantas de cultivares obtidas através da clonagem apresentam características genéticas idênticas às da planta mãe.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

820Q183840 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere a práticas culturais realizadas no cultivo de hortaliças, julgue os itens a seguir.

A desfolha do batatal, embora possa reduzir a produtividade, é uma prática utilizada com o objetivo de reduzir a incidência de doenças bacterianas nos tubérculos e melhorar sua qualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.