Início

Questões de Concursos Engenharia Agronômica Agronomia

Resolva questões de Engenharia Agronômica Agronomia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q1016724 | Engenharia Agronômica Agronomia, Agricultura Orgânica, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao processo de transição agroecológica para sistemas agrícolas sustentáveis, julgue o item que se segue.

Na conversão do manejo convencional de alto uso de insumos para um manejo de baixo uso de insumos externos, deve haver um período de transição de, pelo menos, três períodos ou etapas fundamentais: racionalização, substituição e redesenho.

  1. ✂️
  2. ✂️

482Q1016726 | Engenharia Agronômica Agronomia, Agricultura Orgânica, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere ao processo de transição agroecológica para sistemas agrícolas sustentáveis, julgue o item que se segue.

Em relação ao campo do conhecimento, não existem bases científicas para apoiar o processo de transição do modelo convencional para estilos de agriculturas de base ecológica ou sustentável.

  1. ✂️
  2. ✂️

483Q1016983 | Engenharia Agronômica Agronomia, Utilização de Recursos Hídricos, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da irrigação e drenagem das culturas perenes, julgue o item a seguir.

A intensidade de aplicação de água por aspersão deve ser ligeiramente maior que a capacidade de infiltração do solo; a pressão do aspersor deve ser bem calibrada, pois baixa pressão provoca acúmulo de água próximo ao aspersor, enquanto pressão excessiva provoca acúmulo de água nas extremidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

484Q1016730 | Engenharia Agronômica Agronomia, Agricultura Orgânica, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos sistemas agroflorestais e suas aplicações em diferentes biomas e paisagens, julgue o próximo item.

Na integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), são utilizados exclusivamente métodos que minimizam o uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos, o que preserva a qualidade do solo, do ar e da água nos agroecossistemas. O uso de métodos alternativos é pouco comum, pois são pouco conhecidos entre os agricultores e, normalmente, mais onerosos.

  1. ✂️
  2. ✂️

485Q1071516 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fisiologia Vegetal, Agrônomo, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Sobre a fotossíntese, está incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q1016732 | Engenharia Agronômica Agronomia, Agricultura Orgânica, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos sistemas agroflorestais e suas aplicações em diferentes biomas e paisagens, julgue o próximo item.

Sistema agroflorestal biodiverso é uma forma ou um arranjo integrado entre espécies florestais, arbustivas ou não, implantadas ou já existentes nas áreas destinadas a esse fim, com o objetivo de se estabelecerem cultivos agrícolas e(ou) de animais, preferencialmente ao mesmo tempo, utilizando-se de princípios agroecológicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

487Q1063079 | Engenharia Agronômica Agronomia, Direito Agrário e Legislação, Defesa Sanitária Vegetal, ADAB, FGV, 2024

Segundo a Instrução Normativa nº 45 (2018), entende-se por Praga Quarentenária Presente (PQP) aquela praga de importância econômica potencial para uma área em perigo, presente no país, porém não amplamente distribuída e que se encontra sob controle oficial. No anexo I da Instrução Normativa SDA n.º 38, de 1.º de outubro de 2018, contém a lista de PQP no Brasil.
Nos termos da Instrução Normativa SDA n.º 38/2018 e suas alterações, marque alternativa que contém uma Praga Quarentenária Presente (PQP) no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q1011370 | Engenharia Agronômica Agronomia, Engenheiro Agrônomo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de máquinas, implementos agrícolas e mecanização agrícola, julgue o item a seguir.

Na mecanização agrícola, a relação entre o tempo disponível e a quantidade de trabalho a executar representa o ritmo operacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

489Q987824 | Engenharia Agronômica Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Germoplasma é o material que constitui a base física da herança e se transmite de uma geração para outra através de células reprodutivas, tendo em vista que o germoplasma contém os genes que dirigem o desenvolvimento de qualquer ser vivo e constituem a base física da herança biológica. É da combinação de genes que surgem as diversidades genéticas que, por sua vez, têm sido a base do melhoramento de culturas no passado, presente e futuro.

Marque a alternativa que apresenta uma utilização do germoplasma na biotecnologia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q1017017 | Engenharia Agronômica Agronomia, Culturas, Pesquisador Área Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Tendo em vista que um dos grandes gargalos para a obtenção de maiores índices de produtividade na pecuária nacional é o manejo de pastagens, julgue o item subsequente, acerca de princípios e técnicas, aspectos nutricionais e formas de cultivo pertinentes a pastagens.

A introdução da leguminosa em pastagem consorciada, além de aumentar o valor nutritivo do volumoso consumido pelos animais, reduz a emissão de metano entérico devido ao consumo de matéria seca mais digestível.

  1. ✂️
  2. ✂️

491Q1017292 | Engenharia Agronômica Agronomia, Agricultura Orgânica, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Fitotecnia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Os sistemas alternativos de produção de base agroecológica apresentam como principal característica a utilização de tecnologias que respeitam os princípios ecológicos, primando pela preservação dos espaços naturais, estimulando a reciclagem de nutrientes e conservando a biodiversidade. A respeito desses sistemas, julgue o item seguinte.

De acordo com a agricultura biodinâmica, a produtividade e a qualidade dos vegetais resultam de influências cósmicas como a luz, o calor e a Lua, excetuando as influências terrestres, tais como microrganismos do solo e adubação.

  1. ✂️
  2. ✂️

492Q1017299 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Pedologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do mapeamento de classes e atributos do solo, julgue o item subsequente à luz do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS).

Argissolos são solos que formam um grupamento com horizonte B textural, tendo argila de atividade baixa, ou atividade alta, desde que conjugada com saturação por bases baixa ou com caráter alumínico.

  1. ✂️
  2. ✂️

494Q1017305 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Pedologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Tendo em vista que a conservação do solo é fundamental para uma agricultura e pecuária sustentáveis, julgue o item subsequente, em relação a práticas conservacionistas de solos.

Em solos sem cobertura vegetal, devido ao aquecimento mais intenso, a degradação da matéria orgânica acontece de maneira acelerada, e resulta em um aumento da atividade biológica e uma diminuição das perdas por erosão.

  1. ✂️
  2. ✂️

495Q1038555 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estatítica, Analista de Pesquisa Energética Meio Ambiente Ecologia, EPE, FGV, 2024

O teste de Shapiro-Wilk é utilizado para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q1016565 | Engenharia Agronômica Agronomia, Morfologia Vegetal, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito a imagens de fluorescência, térmica, tomografias de raios-X e tomografia de coerência óptica para diagnóstico de doenças (vegetal e animal), qualidade de produtos (contaminação e lesões) e caracterização de materiais de interesse agroambientais, julgue o item que se segue.

A atenuação diferencial dos tecidos vegetais com alta hidratação compromete a precisão da reconstrução tomográfica de raios-X, limitando a identificação de microestruturas internas de baixa densidade; para mitigar essas limitações, técnicas complementares ou ajustes nos parâmetros de aquisição de imagem podem ser necessários na análise de tecidos vegetais com alto teor de água.
  1. ✂️
  2. ✂️

497Q1016826 | Engenharia Agronômica Agronomia, Fitopatologia, Pesquisador Engenharia Robótica, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do uso de sensoriamento remoto e sensores terrestres na gestão de culturas agrícolas, julgue o item a seguir.

Sensores hiperespectrais não conseguem detectar doenças nas plantas antes que os sintomas estejam visíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

498Q1016571 | Engenharia Agronômica Agronomia, Controle de Qualidade de Produtos, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, acerca das tecnologias quânticas e suas aplicações em áreas de produção agrícola.

Sondas fluorescentes baseadas em pontos quânticos (quantum dots) são tecnologias promissoras para, por exemplo, detectar, de maneira sensível e seletiva, o glifosato em produtos agrícolas, e a utilização de tecnologias quânticas, como os pontos quânticos, abre um leque de possibilidades para o monitoramento contínuo da saúde dos cultivos e da segurança alimentar, oferecendo precisão na detecção de baixos níveis de contaminantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

500Q1003817 | Engenharia Agronômica Agronomia, Operador de Máquinas Pesadas, Prodesan SP, IBAM, 2025

A crescente preocupação com a preservação ambiental exige que os operadores de máquinas pesadas estejam conscientes do impacto de suas atividades no meio ambiente. A responsabilidade na operação de tais máquinas vai além da simples execução de tarefas, englobando atitudes e práticas que minimizem os danos à natureza e contribuam para um futuro sustentável.
Em um canteiro de obras de uma rodovia, o operador de uma escavadeira hidráulica se depara com a necessidade de atravessar um curso d'água para dar continuidade à obra.
Considerando a importância da proteção ambiental, qual a alternativa que descreve a conduta mais adequada a ser adotada pelo operador?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.