Início

Questões de Concursos Engenharia Ambiental

Resolva questões de Engenharia Ambiental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q752899 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

A classificação dos resíduos de serviços de saúde é feita em função do risco que apresentam. Entre as alternativas, assinale a que relaciona, de forma adequada, o grupo de resíduos ao risco associado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q753399 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Engenharia, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Em face das situações I, II e III do quadro hipotético descrito no texto CE-II, julgue os itens que se seguem.

Se a camada A for uma argila praticamente impermeável, a contaminação não alcançará a camada B.

  1. ✂️
  2. ✂️

223Q753453 | Engenharia Ambiental, Engenheiro de Meio Ambiente Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Desde a década de 1970, os derivados de petróleo respondem pelo maior percentual do consumo final de energia brasileira. Segundo o Balanço Energético Nacional 2013 (ano-base 2012), o consumo final de derivados de petróleo, no ano de 2012, é de 117.718 x 103 TEP. Há uma variação nesse consumo entre os setores da economia. No panorama atual brasileiro, os setores da economia em ordem crescente de consumo de derivados de petróleo são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q752769 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Sanitarista Ambiental, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

Os ecossistemas lóticos podem ser usados para o abastecimento de água tanto em regiões metropolitanas como em localidades com baixa densidade populacional. Esses ecossistemas se caracterizam por mananciais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q105862 | Engenharia Ambiental, Aquecimento global, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

O Protocolo de Kyoto fixa metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e estabelece o chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Esse mecanismo foi criado com o objetivo de reduzir os custos dos projetos que visem à diminuição das emissões de gases de efeito estufa, quando implementados em países em desenvolvimento, incentivando, dessa forma, o desenvolvimento sustentável e criando oportunidades para a transferência de tecnologia para esses países. Por essa característica, o MDL tem sido considerado um mecanismo atrativo, tanto para os países industrializados quanto para os em desenvolvimento. Tal mecanismo, porém, tem apresentado algumas limitações que, no caso de projetos florestais de MDL, são em grande número.

Essas limitações estão relacionadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q752794 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, CAEMA MA, IBEG

Sobre avaliação de impactos ambientais julgue os itens:

I - Listas de verificação (checklists) são instrumentos bastante práticos e fáceis de utilizar, uma vez que se arrolam os impactos mais comuns e correlacionam-se a suas causas.

II - Matrizes são ferramentas comuns para identificação de impactos ambientais onde se relacionam as atividades ou ações do empreendimento com elementos ou componentes do sistema ambiental.

III - Na matriz de Leopold é possível identificar os impactos ambientais e pontuá-los de acordo com sua magnitude e importância.

IV - Os diagramas de interação são métodos que utilizam o raciocínio lógico-dedutivo e indicam as relações sequenciais de causa e efeito (cadeia de impacto) a partir de uma ação impactante.

V - As redes de interação possuem capacidade irrestrita de representação de sistemas complexos caracterizados por relações lineares de causalidade.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q752862 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q752950 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Sanitarista Ambiental, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

As listagens ponderais são métodos utilizados na avaliação de impactos ambientais onde a importância relativa de cada um dos parâmetros em relação à soma dos impactos do projeto é dada pela atribuição de pesos. Um exemplo desses métodos, inicialmente formulado para estudos de recursos hídricos, é o de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q105569 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Engenheiro Ambiental, CETESB, VUNESP

Considere as seguintes medidas de conservação do solo que também contribuem para preservar os recursos hídricos no meio rural.

I. uso controlado de fertilizantes orgânicos;

II. plantio em curvas de nível e terraceamento;

III. compactação de solo.

Está correto o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q182539 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, SUFRAMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, com base na Resolução SUFRAMA n.º 203/2012, no Decreto n.º 783/1993 e na Portaria Interministerial n.º 170/2010.

Entre as competências do Grupo Técnico Interministerial de Análise de Processos Produtivos Básicos (GT–PPB) estão o exame e a aprovação de fixação ou alteração dos processos produtivos básicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

231Q185128 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, MPE GO, FUNIVERSA

A gestão ambiental pode ser entendida como um processo de tomada de decisão que deve repercutir positivamente sobre a variável ambiental de um sistema. Considerando esse tema, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q752992 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenheiro de Meio Ambiente Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

O assoreamento está entre os principais processos poluidores da água. Considerando seus efeitos nos cursos d’água, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q752937 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Sanitarista Ambiental, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

Águas superficiais podem apresentar grau significativo de turbidez, causada por partículas coloidais, que possuem cargas eletrostáticas naturais. No tratamento de água para o abastecimento, dois mecanismos podem ser utilizados para tratar a turbidez: a neutralização da carga e a formação de pontes. Essa fase do tratamento é a de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q752962 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenheiro de Meio Ambiente Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Uma empresa de transmissão de energia elétrica sofre com a interferência de aves de grande porte em sua área de abrangência, que morrem eletrocutadas ao colidirem com os condutores de rede. Para este caso, visando solucionar o problema, cabe sugerir como medida mitigadora:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q242059 | Engenharia Ambiental, Técnico Ambiental Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A metodologia HAZOP (Hazard and Operability Studies) sobre a APR (Análise Preliminar de Riscos) numa análise de risco, tem como vantagem (ns)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q752674 | Engenharia Ambiental, Analista, MPE MS, FGV

As Unidades de Conservação integrantes do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) dividem?se em dois grupos: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. São citadas a seguir, algumas unidade constantes do SNUC:

I. Estação Ecológica.

II. Parque Nacional.

III. Floresta Nacional.

IV. Reserva Biológica.

V. Reserva de Fauna.

Assinale a alternativa que indica apenas as unidades de uso sustentável.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q183339 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, SUFRAMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a noções de saúde pública.

A infecção pelo bacilo da tuberculose pode ocorrer em qualquer idade, mas, no Brasil, geralmente, acontece na fase adulta. A probabilidade de transmissão desse bacilo depende do tipo de ambiente em que ocorre a exposição.

  1. ✂️
  2. ✂️

238Q752976 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenheiro de Meio Ambiente Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Considerando os aspectos da mecânica da erosão dos solos, NÃO é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q752830 | Engenharia Ambiental, Engenheiro de Meio Ambiente Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um problema ambiental bastante difundido e discutido na comunidade científica é a destruição da camada de ozônio, devido à capacidade que essa camada possui de atenuar os efeitos das radiações solares, principalmente a radiação ultravioleta, na superfície da Terra. Em qual camada da atmosfera está presente a camada mais espessa e rica em ozônio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q752974 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenheiro de Meio Ambiente Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Considerando as características da Mata Atlântica e suas particularidades, identifique com V as afirmativas Verdadeiras e com F, as Falsas:

( ) Se comparada com a Floresta Amazônica, apresenta, proporcional-mente ao seu tamanho, maior diversidade biológica.

( ) Em relação à fauna, tem enorme quantidade de espécies endêmi-cas.

( ) Por estar presente em grande área de abrangência, não tem proble-mas com espécies em extinção, que se encontram bem distribuídas.

( ) A diversidade de sua flora é bem mais restrita que a da fauna, já que está presente em áreas muito antropizadas.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.