Início

Questões de Concursos Engenharia Ambiental

Resolva questões de Engenharia Ambiental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q752976 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenheiro de Meio Ambiente Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Considerando os aspectos da mecânica da erosão dos solos, NÃO é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

242Q242059 | Engenharia Ambiental, Técnico Ambiental Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A metodologia HAZOP (Hazard and Operability Studies) sobre a APR (Análise Preliminar de Riscos) numa análise de risco, tem como vantagem (ns)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q244112 | Engenharia Ambiental, Técnico Ambiental Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Todos os seres vivos precisam de energia para suas sobrevivências. Qual das seguintes descrições corresponde ao comportamento de seres autótrofos fotossintetizantes?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q752674 | Engenharia Ambiental, Analista, MPE MS, FGV

As Unidades de Conservação integrantes do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) dividem?se em dois grupos: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. São citadas a seguir, algumas unidade constantes do SNUC:

I. Estação Ecológica.

II. Parque Nacional.

III. Floresta Nacional.

IV. Reserva Biológica.

V. Reserva de Fauna.

Assinale a alternativa que indica apenas as unidades de uso sustentável.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q106226 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Engenheiro Ambiental, CETESB, VUNESP

A lei estadual que institui a política de resíduos sólidos e define princípios e diretrizes é a Lei Estadual n.º

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q183339 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, SUFRAMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a noções de saúde pública.

A infecção pelo bacilo da tuberculose pode ocorrer em qualquer idade, mas, no Brasil, geralmente, acontece na fase adulta. A probabilidade de transmissão desse bacilo depende do tipo de ambiente em que ocorre a exposição.

  1. ✂️
  2. ✂️

247Q105378 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Engenheiro Ambiental, CETESB, VUNESP

O desenvolvimento de técnicas de separação, por membranas, representa um grande avanço no campo de tratamento de água.

É correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q268480 | Engenharia Ambiental, Analista Engenharia Ambiental, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de educação ambiental e da gestão, proteção e controle da qualidade ambiental, julgue o item seguinte.

Se o município possui um plano de gestão integrada de resíduos sólidos, os consumidores estão desobrigados de acondicionar adequadamente e de forma diferenciada os resíduos sólidos gerados em suas residências, pois, uma vez instituído o plano, essa obrigação é transferida aos comerciantes e distribuidores dos produtos, que deverão retorná-los aos fabricantes e importadores para ser dada a destinação ambientalmente adequada aos produtos e às embalagens.

  1. ✂️
  2. ✂️

249Q753410 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Júnior, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO

O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) é um dos instrumento criados pelo Protocolo de Quioto para auxiliar o processo de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE). É exemplo de um projeto que permite a obtenção de Reduções Certificadas de Emissões (RCE) a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q241304 | Engenharia Ambiental, Técnico Ambiental Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As Agendas 21 Nacionais têm como objetivo principal definir os parâmetros estratégicos para o desenvolvimento sustentável, por meio do estabelecimento das prioridades nacionais e da viabilização do uso sustentável dos recursos naturais. NÃO corresponde a um dos eixos temáticos adotados pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS), para a elaboração da Agenda 21 Brasileira, a(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q752709 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, Analista Judiciário I, Tribunal de Justiça nbsp AM, FGV

O Art. 1º da Lei n. 9.433/97 institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e estabelece a Política Nacional de Recursos Hídricos, que tem como base, entre outros, o seguinte fundamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q753000 | Engenharia Ambiental, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Os sistemas hidráulico-sanitários prediais de água fria se baseiam em reservatórios de água — as caixas de água —, que alimentam de água toda a edificação. Com relação a esses reservatórios, julgue os itens que se seguem.

Os reservatórios prediais superiores alimentam as colunas de alimentação de água do prédio por meio do barrilete de distribuição.

  1. ✂️
  2. ✂️

253Q184556 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, SUFRAMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, com base na Resolução SUFRAMA n.º 203/2012, no Decreto n.º 783/1993 e na Portaria Interministerial n.º 170/2010.

Os projetos industriais que têm por objetivo a industrialização de produtos na Zona Franca de Manaus recebem abatimento de até 24,5% no imposto de importação relativo a embalagens de origem estrangeira.

  1. ✂️
  2. ✂️

254Q753169 | Engenharia Ambiental, Engenheiro, SEAP PR, COPS UEL

As sementes das angiospermas dividem-se em duas grandes classes, sendo uma delas as dicotiledôneas, representada por uma imensa variedade de vegetais, inclusive as leguminosas, magnólias, canelas e ipês, que são compostas de tegumento, endosperma e embrião, podendo o endosperma estar ausente em algumas espécies. Com relação às sementes desse grupo, considere as afirmativas a seguir.

I. O embrião é composto de eixo embrionário e de cotilédones.

II. Quando a semente não possui endosperma, a função de nutrir o eixo embrionário passa a ser exercida pelos cotilédones.

III. A semente possui tegumento espesso, características das espécies dicotiledôneas e a germinação epígea, que é aquela em que o hipocótilo traz para fora da terra os cotilédones.

IV. O tegumento da semente origina-se das paredes do ovário.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q753458 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Júnior, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO

Um tipo especial de resíduo perigoso é aquele que emite radiações ionizantes. Em altas doses, essa radiação pode ser muito prejudicial à saúde humana. Há um tipo de resíduo que é um tanto grande, quando comparado aos demais. Não penetra imediatamente em materiais, sendo facilmente bloqueado pela pele, e não causa grandes preocupações para a saúde humana, exceto no caso de ingestão. Os resíduos descritos acima são as(os)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q181610 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, SUFRAMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das políticas nacionais relativas ao meio ambiente, julgue os itens subsequentes.

O direito da sociedade à informação e ao controle social é um dos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual dispõe de, pelo menos, dois sistemas nacionais de informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

257Q753448 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Júnior, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO

Considere a situação a seguir para responder às questões de nos 65 e 66. Uma indústria tem dez subunidades em um mesmo complexo industrial onde cada uma produz 80 m3 de resíduos sólidos por semana. Todo o resíduo gerado deve ser encaminhado pela indústria a um local adequado para disposição final. A indústria dispõe de dois caminhões compactadores com capacidade para 16 m3 cada um. Sabe-se que os resíduos têm densidade de 100 kg/m3. Considerando-se que cada caminhão passe cinco vezes por semana em cada subunidade industrial, a densidade dos resíduos após compactação nos caminhões é, em kg/m3, de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q753430 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Júnior, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO

Uma usina termelétrica utiliza carvão mineral para geração de energia elétrica. Ela capta água em um rio adjacente para usá-la em processos internos de resfriamento. A água captada retorna ao rio à taxa de 5 m3/s, com uma temperatura de 85 ºC. Sabe-se que o rio tem vazão de 20 m3/s, e que suas águas têm temperatura de 15 ºC a montante da usina. A temperatura das águas do rio, logo após a descarga das águas de resfriamento da usina, é, em graus Celsius,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q268584 | Engenharia Ambiental, Analista Engenharia Ambiental, MPU, CESPE CEBRASPE

    Centenas de peixes apareceram mortos no rio Perequê, que divide as cidades de Itapema e Porto Belo. A mortandade pode estar relacionada à poluição que apareceu no rio nos últimos dias. A Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) multou a empresa Águas de Itapema, responsável pelo tratamento de esgoto na cidade, em razão do derramamento de esgoto não tratado no rio da Fita, que desemboca no Perequê. “A água chegou a ficar tão escura que parecia petróleo, e o cheiro estava insuportável. A situação só melhorou porque choveu. Aí, começaram a aparecer os peixes mortos”, disse Maria Gandia, administradora de uma marina que fica junto ao rio Perequê. A mortandade atingiu espécies como tainhotas, bagres e escrivãos. Os peixes, que desceram o rio, surgiram nas margens e na areia das praias de Perequê e de Meia Praia.

Internet: < www.osoldiario.clicrbs.com.br > (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o próximo item.

O lançamento de esgotos, tratados ou não, em corpo hídrico para sua disposição final é ato que depende de outorga pelo poder público, contudo o uso de recursos hídricos para satisfação das necessidades de pequenos núcleos populacionais independe de outorga.

  1. ✂️
  2. ✂️

260Q268344 | Engenharia Ambiental, Analista Engenharia Ambiental, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, acerca de poluentes ambientais.

A maior parte das substâncias orgânicas que causam sabor, odor, cor e toxidade à água pode ser adsorvida em carvão ativado, em pó ou granulado, durante o tratamento da água.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.