Início

Questões de Concursos Engenharia Ambiental

Resolva questões de Engenharia Ambiental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q752868 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Em relação ao transporte e à triagem dos resíduos sólidos urbanos (RSU), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q752879 | Engenharia Ambiental, Analista de Saneamento, COMPESA PE, FGV

Uma bacia hidrográfica hipotética, com área de 7.200 km2, anualmente recebe 2.280 mm de chuva e infiltra 632 mm.

A vazão média anual nessa bacia é de 100 m³/s. Sabendo-se que não existem perdas de água subterrânea para outras bacias e desprezando o volume interceptado, a evapotranspiração dessa bacia é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q752686 | Engenharia Ambiental, Engenheiro, SEAP PR, COPS UEL

A sociedade brasileira, preocupada com suas florestas, que em muitas regiões foram devastadas num ritmo acelerado, ficou demonstrada na criação de leis reconhecidas internacionalmente como uma das mais avançadas do mundo. Em 1934 foi criado o primeiro Código Florestal Brasileiro. De acordo com o atual Código Florestal Brasileiro, Lei 4.771/65, considere as seguintes afirmativas.

I. São consideradas de preservação permanente as faixas de terras ao redor das lagoas, lagos e reservatórios naturais, sendo que essa norma poderá ser aplicada para os reservatórios artificialmente construídos, ficando a decisão a critério da autoridade ambiental do estado, que se responsabilizará pela recuperação ambiental de tal faixa, quando necessário.

II. As florestas existentes no território nacional, e as demais formas de vegetação, são bens de interesse comum a todos os habitantes do país, exercendo-se nelas os direitos de propriedade com as limitações que a legislação geral e ambiental impõe.

III. Áreas de preservação permanente são áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações.

IV. A supressão de vegetação em área de preservação permanente somente poderá ser autorizada pelo órgão ambiental do município, que poderá exigir ações mitigadoras e compensatórias ao proponente, ações essas que deverão estar de acordo com o zoneamento ecológico da região e com o plano de bacia, quando houver.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q753079 | Engenharia Ambiental, Analista, MPU, ESAF

Em um sistema de colheita florestal de árvores inteiras de madeira de eucalipto para celulose, indique qual a seqüência correta de máquinas para a realização das operações de corte e extração.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q753101 | Engenharia Ambiental

No que diz respeito às técnicas de recuperação de aquíferos contaminados, leia as afirmações a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A técnica do Air Sparging é utilizada para remediação de compostos orgânicos voláteis dissolvidos na água subterrânea ou sorvidos em partículas de solo da zona saturada através de injeções controladas de ar.

( ) A técnica Pump and Treat refere-se ao processo físico de extração de águas contaminadas da zona insaturada e o seu tratamento acima do solo, ou seja, in-site.

( ) As barreiras reativas são estruturas permeáveis, preenchidas com material reativo e instaladas no subsolo, na direção do fluxo das águas subterrâneas contaminadas, com o objetivo de tratar os contaminantes dissolvidos quando são atravessadas por esses.

( ) Os métodos eletrocinéticos aceleram a remoção de contaminantes através da aplicação de um gradiente hidráulico na zona saturada do solo, sendo indicados para a remoção de compostos inorgânicos.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q753139 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, acerca de agroecologia e pedologia.

Os principais processos de formação do solo são: calcificação, podzolização, latolização, hidromorfismo e halomorfismo. O hidromorfismo ocorre em condições de excesso de água, e o halomorfismo, em condições de excesso de água e sais.

  1. ✂️
  2. ✂️

468Q753427 | Engenharia Ambiental, Engenheiro, NUCLEP, BIO RIO

No processo de licenciamento ambiental, as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental devem ser apresentadas de forma objetiva, em linguagem acessível e de fácil compreensão, de modo que fiquem claras as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as consequências ambientais de sua implantação. O instrumento que é exigido para esta apresentação, e que tem como objetivo informar à sociedade sobre os impactos, medidas mitigadoras e programas de monitoramento do empreendimento ou atividade, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q752713 | Engenharia Ambiental, CESPE CEBRASPE

A avaliação de impactos ambientais vem sendo realizada de forma mais sistemática no Brasil a partir da década de 60 do século passado. Nessa sentido, vem-se procurando adequar os procedimentos metodológicos às condições em estudo. Acerca de métodos de avaliação de impactos ambientais, julgue os itens seguintes. Com a formulação desses métodos, visa-se exclusivamente dar apoio aos técnicos nas decisões sobre os impactos de um empreendimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

470Q268121 | Engenharia Ambiental, Analista Engenharia Ambiental, MPU, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao planejamento territorial, julgue o item seguinte.

A taxa de ocupação, um instrumento de controle do uso e da ocupação do solo urbano, indica o número de vezes que o terreno foi aproveitado em termos de área construída total.

  1. ✂️
  2. ✂️

471Q752991 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenheiro de Meio Ambiente Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Na avaliação de risco para a saúde humana e ecossistemas, a probabilidade de uma substância produzir efeito adverso está relacionada com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

472Q753074 | Engenharia Ambiental, Engenheiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A qualidade ambiental das cidades brasileiras é marcada por eventos de poluição hídrica, atmosférica, sonora e do solo. A busca da sustentabilidade ambiental nos centros urbanos, com base nas medidas de controle ambiental, é um dos maiores desafios ambientais do século XXI. Com base nessas premissas, julgue os itens a seguir.

Uma forma de classificar as medidas destinadas ao controle da degradação ambiental seria separá-las em medidas preventivas e medidas corretivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

473Q753373 | Engenharia Ambiental, Agente Técnico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere a métodos de controle da qualidade do ar atmosférico, julgue os itens seguintes.

O uso de chaminés de grande altura, no caso das indústrias poluidoras, para diluir as emissões, não é considerada uma medida de controle de poluição do ar, pois não reduz a carga de poluentes emitida e, por isso, não melhora a qualidade do ar na região.

  1. ✂️
  2. ✂️

474Q753403 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Engenharia, Petrobras, CESPE CEBRASPE

O processo de lodos ativados é um dos mais utilizados para o tratamento de águas residuárias. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

Nesse processo é obrigatório que haja a recirculação do efluente tratado, para garantir o grau de eficiência de tratamento desejado.

  1. ✂️
  2. ✂️

475Q753406 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Júnior, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO

A tecnologia de remediação depende das características hidrogeológicas do subsolo e das propriedades do contaminante. No caso de um DNAPL (dense non-aqueous phase liquid), uma escavação para remoção do solo contaminado não é prática recomendada, devido à grande profundidade, e, normalmente, são preferíveis outras tecnologias como a oxidação química in situ, o air sparging ou o tratamento térmico. O seguinte composto NÃO é um exemplo de DNAPL:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q182285 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, SUFRAMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, com base na Resolução SUFRAMA n.º 203/2012, no Decreto n.º 783/1993 e na Portaria Interministerial n.º 170/2010.

A Resolução SUFRAMA n.º 203/2012 veda qualquer hipótese de transferência de bem móvel objeto de benefício fiscal entre sociedades empresárias cujos projetos industriais tenham sido aprovados pela SUFRAMA.

  1. ✂️
  2. ✂️

477Q753195 | Engenharia Ambiental, Analista, MPU, ESAF

Na forma do parágrafo 6º, do artigo 16, da Medida Provisória que altera o código florestal, serão admitidas as áreas de preservação permanente revestidas com vegetação nativa no cálculo do percentual de reserva legal, desde que não implique a conversão de novas áreas para o uso alternativo do solo, e quando a soma da vegetação nativa em áreas de preservação permanente e reserva legal exceder a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q753454 | Engenharia Ambiental, Engenheiro, NUCLEP, BIO RIO

Em áreas altamente industrializadas o pH da chuva pode chegar a valores entre 3, 0 e 4,0, o que representa 100 a 1.000 vezes os valores de chuvas naturais. Isso se deve à liberação para a atmosfera de gases contendo principalmente compostos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q752952 | Engenharia Ambiental, Tecnológo I, SABESP SP, FCC

A instalação de dispositivos como laje de proteção e tubo de boca, em poços profundos, tem como função,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q752705 | Engenharia Ambiental, Analista, MPE MS, FGV

São conhecidas e utilizadas espécies de seres vivos que podem funcionar como indicadoras de impactos ambientais, como a ação dos defensivos agrícolas sobre a fauna dos rios. Em condições de laboratório, indivíduos de uma espécie indicadora são colocados na presença de diferentes concentrações do defensivo e se mede o DL50. As críticas válidas a esses testes têm como base os seguintes argumentos:

I. A sensibilidade ao defensivo agrícola dos indivíduos testados depende da temperatura do ambiente.

II. A sensibilidade ao defensivo agrícola dos indivíduos testados depende da luminosidade do ambiente bem como do sexo desses indivíduos.

III. A sensibilidade ao defensivo agrícola dos indivíduos testados depende da presença de outras espécies, principalmente predadoras.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.