Início

Questões de Concursos Engenharia Ambiental e Sanitária

Resolva questões de Engenharia Ambiental e Sanitária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q1043903 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A técnica de recuperação de um solo que consiste na reprodução das condições exatas do local, tais como eram antes de serem alteradas por determinada intervenção, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

702Q981953 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Técnico de Saneamento, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

O projeto de uma ETE prevê que algumas unidades devem ser dimensionadas para a vazão máxima afluente à estação, enquanto outras devem ser dimensionadas para a vazão média afluente. As unidades estão enumeradas a seguir.

I gradeamento
II desarenador
III lagoa facultativa
IV lodos ativados
V filtro biológico percolador
VI flotação com ar dissolvido

Nessa situação hipotética, devem ser dimensionadas para a vazão média afluente apenas as unidades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

703Q1043908 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As licenças ambientais que devem ser solicitadas para a realização de um empreendimento, em ordem cronológica, são conhecidas pelas siglas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

704Q915405 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Coleta Seletiva e Reciclagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Palmeirante TO, FUNATEC, 2023

No padrão das cores dos contentores os materiais que cada um deles recebe são indicados pelas próprias cores, assim, o contentor de lixo de cor Vermelha é indicado para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

705Q915408 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Coleta Seletiva e Reciclagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Palmeirante TO, FUNATEC, 2023

São benefícios da coleta de lixo seletiva, menos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

706Q1061074 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com referência às boas práticas de manejo de produtos florestais não madeireiros (PFNMs) provenientes de sistemas extrativistas na Amazônia, julgue o item que se segue.

Verificada a perda de produção de área submetida ao manejo de PFNM, a comunidade tradicional pode proceder ao enriquecimento e a tratos silviculturais na área da espécie vegetal explorada.

  1. ✂️
  2. ✂️

707Q1038553 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Analista de Pesquisa Energética Meio Ambiente Ecologia, EPE, FGV, 2024

Um engenheiro ambiental precisa calcular a DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) para o esgoto lançado em um curso d'água. O esgoto tem uma concentração de 150mg/L de matéria orgânica biodegradável e o curso d'água recebe 500m³ de esgoto diariamente.

A DBO total do esgoto lançado por dia é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

708Q1052382 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Produção limpa ou mais limpa é uma abordagem para a produção ecoeficiente que estabelece uma metodologia downhill. Faz parte do controle da poluição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

709Q1073118 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Resíduos Sólidos, Auxiliar de Manutenção Predial, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Sobre o gerenciamento dos resíduos de serviços (RSS) de saúde, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

710Q983282 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Químico, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base na Resolução CONAMA n.º 396/2008, assinale a alternativa correta acerca da classificação de águas subterrâneas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

711Q1042171 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Engenharia Civil, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Em hidrologia, o período de retorno de uma chuva corresponde ao tempo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

712Q989197 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Sanitarista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A gestão integrada de resíduos sólidos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

713Q1047833 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Os fatores ecológicos são elementos do meio ambiente que agem diretamente sobre o funcionamento do organismo e o seu ciclo de vida. Tais fatores podem ser classificados como abióticos ou bióticos. Em particular, os fatores abióticos podem ser classificados como físicos, químicos ou edáficos.

Um fator abiótico do tipo físico é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

714Q1034525 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Bioenergia, EPE, FGV, 2024

O mercado procura por empresas sustentáveis, que demonstram preocupação com o uso sustentável de energia.
Dentro desse contexto, edificações podem atestar sua eficiência energético por meio da obtenção do selo Procel.
Nesse contexto, assinale a opção que indica um parâmetro a ser atendido por uma edificação para obter o Selo A Procel.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

715Q983103 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Biólogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

A água fornecida por empresas concessionárias de tratamento de água passa por processos físicos e químicos de tratamento que a tornam segura para ser utilizada por humanos, sendo posteriormente distribuída para residências, indústrias e estabelecimentos comerciais. Nesse contexto, assinale a opção que apresenta a etapa do processo de tratamento de água que pode ser empregada para remover partículas em suspensão, por meio de processo mecânico de agitação, a fim de que as impurezas formem partículas maiores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

716Q983106 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Biólogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere aos processos de tratamento de esgotos, julgue os itens subsequentes.

I O tratamento preliminar é responsável por remover sólidos como areia, que podem danificar os equipamentos da estação de tratamento.
II O tratamento terciário é opcional e foca a remoção de nutrientes, metais pesados e microrganismos patogênicos.
III A desinfecção, quando realizada, deve se dar exclusivamente na etapa de tratamento secundário.
IV O lodo gerado nos processos de tratamento de esgotos precisa passar por etapas específicas antes de ser descartado ou reutilizado.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

717Q1016918 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente ao conhecimento tradicional e aos saberes ligados ao uso de plantas em ambientes rurais e urbanos.

Muitos medicamentos utilizados na terapia moderna, além de produtos industriais, têm origem em conhecimentos tradicionais sobre espécies vegetais.

  1. ✂️
  2. ✂️

718Q1054048 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Sobre as auditorias de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os designados à responsabilidade para gerenciar o programa de auditoria devem realizar um sorteio para designar o líder da equipe para uma auditoria específica. Ao realizar uma auditoria conjunta é importante alcançar um entendimento entre as organizações de auditoria antes do seu início sobre as responsabilidades específicas de cada organização, particularmente em relação à autoridade do líder da equipe designada para a auditoria, a qual também será definida por sorteio.
( ) Auditorias externas incluem as auditorias geralmente chamadas de segunda e terceira partes. Auditorias de segunda parte têm um interesse na organização como clientes, ou por outras pessoas em seu nome. Auditorias de terceira parte são realizadas por organizações externas de auditoria independente que proveem certificados ou registros de conformidade com os requisitos da NBR ISO 9.001 ou NBR ISO 14.001.
( ) O cliente da auditoria e o auditado podem pedir a substituição de determinados membros da equipe da auditoria, por motivos razoáveis como situações de conflito de interesse (como um membro da equipe ter sido anteriormente um empregado do auditado, ou prestado serviços de consultoria ao auditado) e comportamento prévio pouco ético.
) A auditoria está concluída quando todas as atividades descritas no plano da auditoria foram realizadas e o relatório aprovado foi distribuído. Os documentos pertencentes à auditoria devem ser retidos ou destruídos; a equipe e o responsável por gerenciar o programa de auditoria não devem revelar para qualquer outra parte o conteúdo de documentos (a menos que requerido por Lei), sem a aprovação explícita do cliente da auditoria e, quando apropriado, a aprovação do auditado.
( ) Obrigatoriamente, os objetivos da auditoria serão definidos pelo auditor. O escopo e o critério serão definidos entre o cliente da auditoria e fiscal do órgão ambiental competente (estadual ou municipal), conforme os procedimentos estabelecidos na Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA). Quaisquer mudanças em objetivos, escopo ou critério da auditoria devem ser votadas em audiências públicas.
( ) Auditorias internas, algumas vezes chamadas de de primeira parte, são conduzidas pela própria organização, ou em seu nome, para análise crítica pela direção e demais propósitos internos, podendo formar a base para uma autodeclaração de conformidade da organização. Em muitos casos, particularmente em pequenas organizações, a independência pode ser demonstrada pela liberdade de responsabilidades pela atividade sendo auditada.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

719Q977766 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Agrimensor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As áreas de preservação permanente influenciam diretamente na implantação de loteamentos, considerando a necessidade de serem preservadas integralmente, reduzindo a área útil para lotes e vias. São áreas de preservação permanente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

720Q918375 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária, Fiscal Ambiental, Prefeitura de São Vicente do Sul RS, FUNDATEC, 2025

Qual é a principal característica de uma área degradada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.