Início

Questões de Concursos Engenharia Ambiental e Sanitária

Resolva questões de Engenharia Ambiental e Sanitária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


741Q1052387 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

O tratamento de esgoto consiste em separar a parte líquida da parte sólida, bem como o tratamento de cada uma delas, separadamente. Na primeira etapa, ocorre a remoção de materiais grosseiros. Após, o esgoto é transportado para uma caixa, cuja função é retirar os resíduos; a areia e a gordura permanecem. Considerando que os processos subsequentes dependem da tipologia do sistema de tratamento e podem ser divididos em níveis, relacione adequadamente as colunas a seguir, de acordo com o grau de poluentes que se deseja remover.

1. Primário.
2. Secundário.
3. Terciário.

( ) Ocorre a remoção dos sólidos suspensos e sedimentáveis presentes no esgoto, apenas.
( ) Ocorre a remoção de compostos inorgânicos do sistema como nitrogênio e fósforo.
( ) Ocorre a remoção da matéria orgânica dissolvida, por meio de processos biológicos, em que um conjunto de micro- -organismos consome a matéria orgânica presente para se estabilizar, removendo-a do esgoto.

sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

742Q1054181 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A desinfecção de esgotos sanitários nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) não busca a eliminação total de micro-organismos (esterilização), conforme ocorre na medicina e na indústria de alimentos. Desinfetar esgotos é uma prática que busca inativar seletivamente espécies de organismos presentes no esgoto sanitário, em especial aquelas que ameaçam a saúde humana, em consonância com os padrões de qualidade estabelecidos para diferentes situações. O método mais utilizado é a cloração; contudo, ele possui a indesejada formação de compostos organoclorados carcinogênicos (trihalometanos – THM), bem como na toxicidade do cloro residual à biota aquática. Um método alternativo à cloração é baseado na utilização de um oxidante extremamente reativo, altamente bactericida. A geração in loco nas ETEs deve-se à sua instabilidade, que se decompõe em oxigênio elementar em curto espaço de tempo após a geração. O mecanismo de desinfecção se dá por destruição parcial ou total da parede celular, levando à lise das células; reações com radicais livres (peróxido de hidrogênio e íon hidroxila) de sua decomposição; e danos a constituintes do material genético. São variadas as formas de sua difusão: pelo ar, por hidroejetores, emulsantes e misturadores estáticos. O interesse em sua utilização tem por principal motivo o impacto benéfico ao meio ambiente, pois não há formação de trihalometanos. As informações anteriores se referem a qual processo de desinfecção?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

743Q999141 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Químico, IMBEL, IBFC, 2024

O descarte de materiais inservíveis pelo ser humano é um problema muito antigo. Os povos pré-históricos já conheciam a necessidade de encontrar locais apropriados para os resíduos que geravam, como ossos, ferramentas quebradas e vestimentas que perderam utilidade. Esses materiais, entre outros, eram jogados em pilhas, denominadas sambaquis. As civilizações da antiguidade reciclavam os materiais obtidos durante a conquista e o saque de regiões inimigas. Com o crescimento das cidades e o aumento da população, os problemas relacionados à disposição dos resíduos gerados se tornaram mais relevantes. Os aterros têm espaço limitado e a melhoria da qualidade de vida da população tem resultado em um aumento na quantidade de resíduos gerados por pessoa, indicando que alguma coisa deve ser feita. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a gestão de resíduos sólidos urbanos e a função dos aterros sanitários sob a ótica de uma adequada gestão ambiental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

744Q987881 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Tratamento de Água, Gestor Ambiental, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

A tecnologia de tratamento convencional da água (também denominado ciclo completo) tem sido a mais extensivamente utilizada no país, principalmente em razão das variações sazonais das características da água bruta – por vezes em função da progressiva deterioração dos mananciais. Esse tratamento consiste na sequência das etapas de mistura rápida, floculação, decantação ou flotação, filtração e desinfecção.

Qual descrição abaixo se relaciona à etapa de filtração da água?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

745Q1054185 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Em uma estação de tratamento de águas residuais, um reator biológico está em operação para remover matéria orgânica. O sistema possui um fluxo de entrada de 500 m³/dia de água residual, com uma concentração de matéria orgânica de 300 mg/L. O processo biológico remove 60% da matéria orgânica presente na água, e o efluente gerado possui uma concentração de 120 mg/L. Com base nesse cenário, sobre o balanço de massa da matéria orgânica no reator, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

746Q969962 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Engenharia Ambiental, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

No que concerne a recursos hídricos e a efluentes líquidos, julgue o seguinte item.

No tratamento convencional de água, a cadeia de processos inclui o pré-tratamento químico, com unidades de coagulação, floculação e decantação, e a filtração para a remoção de flocos residuais.

  1. ✂️
  2. ✂️

747Q1061106 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Tendo em vista a necessidade de encontrar soluções para o manejo adequado dos efluentes gerados pela aquicultura, julgue o item a seguir.

Os filtros de tambores rotativos constituem um método eficiente para a remoção de partículas em suspensão na água em sistemas de recirculação de água. Nesse processo, a água que sai dos tanques de produção é direcionada para painéis de telas de microfiltragem onde as partículas ficam retidas e, posteriormente, são automaticamente direcionadas para fora do filtro.

  1. ✂️
  2. ✂️

748Q1042169 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Relacione os gases poluentes atmosféricos apresentados na coluna da esquerda com algumas das suas características apresentadas na coluna da direita.

(1) SO2
(2) NOx
(3) O3

( ) Produzidos sempre que um combustível é queimado, na presença de ar, com chama a altas temperaturas.
( ) Gás incolor, altamente solúvel, com odor asfixiante.
( ) Forma-se a partir de reações fotoquímicas entre os óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos e outros compostos, na presença de luz solar.

A sequência correta, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

749Q1050367 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Engenharia Civil, TCE PA, FGV, 2024

No Brasil, a técnica de tratamento de água mais utilizada é o chamado tratamento convencional, que envolve uma série de etapas.
Entre as opções a seguir, assinale aquela que apresenta, da etapa inicial à final, os processos tipicamente aplicados nesse tipo de tratamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

750Q989196 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Sanitarista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A Política Nacional de resíduos sólidos define logística reversa como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

752Q1062172 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Área 20 Engenharia Ambiental, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Acerca do planejamento e desenvolvimento urbano, julgue o item subsequente.
A desapropriação amigável pode ser realizada para a promoção do cumprimento da função social da propriedade, exceto nos casos em que o valor da dívida relativa ao IPTU supere o valor do imóvel.
  1. ✂️
  2. ✂️

753Q1028157 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Em uma tubulação transportando água com grande vazão, foi instalado um tubo de pitot (dinâmico) que mostrou uma carga de 1200 mm. Foi mantida a mesma condição de escoamento e o pitot foi substituído, na mesma posição, por um piezômetro (estático), perpendicular à parede da tubulação, que mostrou uma carga de 400 mm. Considere a gravidade igual a 10 m/s2 .
Nessas condições, a velocidade da água é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

754Q983614 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Operador de Estação de Tratamento, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Entre os compostos mais comumente utilizados no processo de desinfecção do esgoto para inativação de organismos patogênicos, está o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

755Q1028158 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Nos cálculos hidrológicos, diversos são os fatores fisiográficos e de uso do solo presentes na bacia hidrográfica que influenciam a resposta (isto é, a vazão) na seção exutória dessa bacia.
Considerando um mesmo evento crítico de precipitação em uma mesma bacia, com relação à influência dos fatores fisiográficos na resposta ocorrida no exutório, analise as seguintes sentenças.

I. Quanto maior for a declividade média do terreno da bacia, maior a velocidade do escoamento superficial gerada.
II. Quanto maior for a quantidade de depressões nos terrenos das encostas, maior o tempo de chegada do escoamento superficial nas calhas condutoras do fluxo.
III. Quanto maior a proporção de áreas florestadas sobre as urbanizadas na bacia, menor o volume de escoamento superficial gerado.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

756Q1044302 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Engenharia Civil, TJ MT, FGV, 2024

Relacione os diferentes sistemas de lodos ativados indicados na coluna da esquerda com algumas das características dos reatores biológicos associados, apresentadas na coluna da direita.

1. Convencional 2. Aeração prolongada 3. Alta taxa

( ) Idade do lodo de 4 a 15 dias, com relação A/M de 0,20 a 0,70 kg DBO5 aplicado / kg SSVTA.d
( ) Idade do lodo de 2 a 4 dias, com relação A/M de 0,70 a 1,10 kg DBO5 aplicado / kg SSVTA.d
( ) Idade do lodo acima de 18 dias, com relação A/M inferior a 0,15 kg DBO5 aplicado / kg SSVTA.d

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

757Q980308 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Coleta Seletiva e Reciclagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Durante a limpeza da copa, acidentalmente diversas xícaras de louça caíram e se quebraram.

Esse tipo de lixo deve ser separado e considerado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

758Q1004377 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária, Biologia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

No Brasil, a partir de janeiro de 1992, entrou em vigor a Portaria nº 36/GM de 19/01/1990 do Ministério da Saúde, intitulada "Normas e Padrões de Potabilidade das Águas Destinadas ao Consumo Humano". Assinale a alternativa correta em relação às características físicas e organolépticas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

759Q1054050 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

De acordo com a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), uma das iniciativas para a integração das ações previstas no Projeto Esplanada Sustentável (PES), cabe aos órgãos e entidades da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios, às agências nacionais, autarquias e fundações instituídas pelo Poder Público que compõem o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), bem como às empresas estatais e de economia mista, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

760Q1054055 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituída pela Lei nº 9.795/1999, cabe às empresas e instituições públicas e privadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.