Início

Questões de Concursos Engenharia Ambiental e Sanitária

Resolva questões de Engenharia Ambiental e Sanitária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q1061322 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à biorremediação e à ecologia microbiana do solo, julgue o item seguinte.

Apesar de apresentarem menor custo, as técnicas de biorremediação são menos eficientes do que as técnicas físicas e químicas, utilizadas em escala comercial para descontaminação de áreas contaminadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

882Q1052381 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Inúmeras obras de engenharia encontram problemas relativos às águas subterrâneas. A ação e a influência dessas águas têm causado diversos imprevistos e acidentes. Sobre drenagem e rebaixamento do nível freático em obras de engenharia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As drenagens superficiais e subsuperficiais são pouco comuns em construções de estradas.
( ) As drenagens superficiais tendem a evitar a penetração das águas superficiais no solo.
( ) As drenagens subsuperficiais são destinadas a eliminar a água já existente no subsolo e impedir que as águas subterrâneas o atinjam.
( ) Muitos cortes interceptam o nível freático e, nos casos cuja presença de água é excessiva, os taludes desses cortes estão sujeitos a escorregamentos.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

883Q1073118 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Resíduos Sólidos, Auxiliar de Manutenção Predial, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Sobre o gerenciamento dos resíduos de serviços (RSS) de saúde, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

884Q1007843 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Os plásticos são polímeros formados pela união de várias moléculas pequenas iguais, denominadas de monômeros. No processo de gestão de resíduos sólidos, eles são geralmente separados em sete grandes categorias ou tipos, pois, devido às suas características, diferentes tipos têm diferentes aplicações em produtos. Alguns são recicláveis, outros têm boa resistência ao impacto, outros são degradáveis ou termoplásticos. Os seis primeiros tipos, tratados pela NBR 12.230/2008, estão relacionados a um polímero específico; já o tipo 7 engloba outras resinas não enquadradas nos tipos de 1 a 6.
Apresenta um plástico enquadrado no tipo 7:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

885Q1054181 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A desinfecção de esgotos sanitários nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) não busca a eliminação total de micro-organismos (esterilização), conforme ocorre na medicina e na indústria de alimentos. Desinfetar esgotos é uma prática que busca inativar seletivamente espécies de organismos presentes no esgoto sanitário, em especial aquelas que ameaçam a saúde humana, em consonância com os padrões de qualidade estabelecidos para diferentes situações. O método mais utilizado é a cloração; contudo, ele possui a indesejada formação de compostos organoclorados carcinogênicos (trihalometanos – THM), bem como na toxicidade do cloro residual à biota aquática. Um método alternativo à cloração é baseado na utilização de um oxidante extremamente reativo, altamente bactericida. A geração in loco nas ETEs deve-se à sua instabilidade, que se decompõe em oxigênio elementar em curto espaço de tempo após a geração. O mecanismo de desinfecção se dá por destruição parcial ou total da parede celular, levando à lise das células; reações com radicais livres (peróxido de hidrogênio e íon hidroxila) de sua decomposição; e danos a constituintes do material genético. São variadas as formas de sua difusão: pelo ar, por hidroejetores, emulsantes e misturadores estáticos. O interesse em sua utilização tem por principal motivo o impacto benéfico ao meio ambiente, pois não há formação de trihalometanos. As informações anteriores se referem a qual processo de desinfecção?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

886Q1071598 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Técnico Agrícola, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Os recursos hídricos podem ser classificados em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

887Q983284 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Químico, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base na Resolução ADASA nº 350/2006, que trata sobre a outorga de poços, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

888Q1035005 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Ciências Biológicas, EBSERH, FGV, 2024

O objetivo do tratamento da água é tornar a água não tratada adequada para consumo humano, conforme os padrões de qualidade estabelecidos na Portaria de Potabilidade do Ministério da Saúde.

Esses padrões abrangem critérios sanitários, como a presença de organismos patogênicos e substâncias químicas prejudiciais à saúde, além de critérios organolépticos, que incluem características como cor, sabor e odor, que podem afetar a aceitação da água para consumo.

Para atingir a qualidade adequada da água para o consumo humano, diferentes processos podem ser aplicados. No Brasil, o método mais comum de tratamento de água engloba as seguintes fases: coagulação, floculação, decantação/flotação, filtração e desinfecção.

Esse tipo de tratamento é conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

889Q970002 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Ambiental, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Acerca de planejamento e resposta a emergências, julgue o item que se segue.

O órgão regulador da indústria do petróleo é responsável por levantar os dados e informações, além de apurar responsabilidades sobre incidentes operacionais que causem danos ambientais.

  1. ✂️
  2. ✂️

890Q992020 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Controle ambiental são agrupamentos de regras destinados à fiscalização dos impactos ambientais negativos de intervenção física gerados pela atividade instalada e efluentes líquidos, de modo a corrigir ou reduzir os seus impactos sobre a qualidade ambiental. Assinale a alternativa que se refere ao princípio básico do controle ambiental, descrito abaixo.

É a partir dele que o órgão de controle estabelece as metas a serem atingidas pelo empreendedor do ponto de vista de manutenção da qualidade ambiental, ratificando as exigências do licenciamento para subsidiar uma boa ação fiscalizadora.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

891Q970006 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Ambiental, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

As rochas apresentam estrutura e formas características relacionadas à sua gênese, ao seu modo de formação. Acerca da geologia e da pedologia, julgue o item que se segue.

Rochas sedimentares químicas são formadas pela precipitação e(ou) pelo acúmulo de materiais orgânicos animais ou vegetais, tais como carapaças silicosas de algas diatomáceas (diatomitos) e carapaças (exoesqueletos) carbonáticos de algas e celenterados (recifes de coral).

  1. ✂️
  2. ✂️

892Q1012273 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Área Produção, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à gestão de recursos hídricos no Brasil, julgue o item a seguir.

O processo de elaboração dos planos de recursos hídricos deve partir do diagnóstico regional da situação dos recursos hídricos e de sua gestão, sendo os balanços quantitativo e qualitativo dos trechos de rios os dois conjuntos centrais de base técnica.

  1. ✂️
  2. ✂️

893Q981560 | Engenharia Ambiental e Sanitária, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à utilização de biossólidos em projetos florestais, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

894Q981561 | Engenharia Ambiental e Sanitária, CESPE CEBRASPE, 2025

As obras de conservação do solo e da água são projetadas para evitar o início do processo de erosão do solo e a sedimentação de corpos d’água. A respeito de tais obras, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

895Q983618 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Operador de Estação de Tratamento, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Tendo em vista que a eficiência da transferência de oxigênio para o esgoto pelos aeradores é um parâmetro essencial para o controle de processos de tratamento de esgoto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

896Q961604 | Engenharia Ambiental e Sanitária, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2017

Julgue o item que se segue, relativo a impactos ambientais provocados por agentes poluentes.
Caso a frota de veículos nacionais hoje movidos por combustão interna de combustíveis de origem fóssil viesse a ser substituída por veículos movidos por combustão interna de biocombustíveis como o álcool e os óleos vegetais, isso faria que a emissão de monóxido de carbono pelos veículos fosse eliminada.
  1. ✂️
  2. ✂️

897Q1016919 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

À luz do conhecimento tradicional associado ao uso de espécies vegetais, julgue o item subsequente.

Por ser de domínio público, não existem normas que regulam o acesso ao conhecimento tradicional e a repartição de seus benefícios.

  1. ✂️
  2. ✂️

898Q1060452 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A água está presente nas diversas camadas do solo, ocupando diferentes proporções do espaço poroso.
A zona saturada do solo corresponde à região ocupada pela água
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

899Q1054056 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

No que tange à legislação ambiental aplicável à atividade da Hemobrás, em especial a Lei nº 10.205/2001, para que se evite a contaminação ambiental, os materiais que entrem em contato com o sangue coletado, após seu uso, devem ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

900Q985966 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Fiscal de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A água potável deve estar em conformidade com padrão microbiológico, conforme disposto no Anexo I e demais disposições da Portaria Nº 2.914/11 do Ministério da Saúde. Deve-se realizar monitoramento de cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. no(s) ponto(s) de captação de água, quando for identificada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.