Início

Questões de Concursos Engenharia Civil

Resolva questões de Engenharia Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q119917 | Engenharia Civil, Orçamento, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

O orçamento é uma peça básica no planejamento e programação de um empreendimento. A partir dele, é possível fazer:

I. Análise da viabilidade econômico-financeira do empreendimento.

II. O levantamento dos materiais e dos serviços a serem executados.

III. Levantamento de mão de obra para executar cada serviço planejado.

IV. A elaboração do cronograma físico ou de execução da obra, bem como o cronograma físico-financeiro.

V. O acompanhamento sistemático da aplicação de mão de obra e materiais para cada etapa de serviço programado.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q540869 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Engenheiro, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Em instalações prediais de água fria, o registro de gaveta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q537222 | Engenharia Civil

A cobertura de um edifício tem por finalidade principal abrigá-la contra as intempéries, e deve possuir propriedades isolantes. Uma cobertura deverá ser impermeável, resistente, inalterável quanto à forma e ao peso, leve, de secagem rápida, de fácil colocação, de longa duração, de custo econômico, de fácil manutenção, bem como deverá prestar-se às dilatações e contrações, e ter bom escoamento. O encontro de um divisor de duas águas de cota mais elevada do plano, no sentido horizontal de uma cobertura, é chamado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q530903 | Engenharia Civil, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RN, FCC

O telhado de um galpão de 10 m de comprimento por 10 m de frente será implantado com telha tipo portuguesa, com consumo de 16 telhas por m2.

O telhado será projetado em duas águas com uma declividade de 35%. Sabendo que o fator de correção para essa declividade é igual a 1,059, a quantidade de telhas necessárias para a implantação do telhado, não considerando as perdas, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q530446 | Engenharia Civil, Topografia, Técnico em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A agrimensura constitui uma importante parte da Topografia. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo.

Para a aplicação do método de Gauss no cálculo de áreas, a partir de levantamentos topográficos, é necessário conhecer as coordenadas plano-retangulares absolutas dos vértices que delimitam o polígono.

  1. ✂️
  2. ✂️

366Q181640 | Engenharia Civil, Alvenaria, Engenheiro Civil, CEAGESP, VUNESP

Ao se projetar uma parede de alvenaria de vedação, devem ser previsto(a)s

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q534262 | Engenharia Civil, Fundações, Engenheiro, TJ MS, FADEMS

A escolha de uma fundação para uma determinada construção só deve ser feita após constatar que a mesma satisfaz as condições técnicas e econômicas da obra. Em relação as fundações a serem pesquisadas, analise as afirmativas a seguir.

I – Os blocos são elementos de grande rigidez executados com concreto simples ou ciclópico, dimensionados de modo que as tensões de tração neles produzidas sejam absorvidas pelo próprio concreto.

II – as sapatas são elementos de fundação executados em concreto armado, de altura reduzida em relação às dimensões da base e que se caracterizam principalmente por trabalhar à flexão.

III – Os tubulões a céu aberto são elementos estruturais de fundação constituídos concretando-se um poço aberto no terreno, geralmente dotado de uma base alargada. No caso de existir apenas carga vertical, este tipo de tubulão não é armado, colocandose apenas uma ferragem de topo para ligação com o bloco de coroamento ou de capeamento.

IV – As estacas são elementos estruturais esbeltos que, colocados no solo por cravação ou perfuração, tem a finalidade de transmitir cargas ao mesmo, seja pela resistência sob sua extremidade inferior (resistência de ponta), seja pela resistência ao longo do fuste (atrito lateral) ou pela combinação dos dois.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q531431 | Engenharia Civil, Patologia, Engenheiro Civil, MPE RS, MPE RS

O processo de corrosão de armaduras em estruturas de concreto armado ocorre, principalmente, por carbonatação ou por ataque de cloretos.

A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q185122 | Engenharia Civil, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Engenheiro Civil, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação ao projeto básico e ao termo de referência definidos na Lei de Licitações e Contratos (Lei n.º 8.666/1993) e na Lei do Pregão, julgue os itens a seguir.

O termo de referência é o documento usado na modalidade pregão presencial e eletrônico para serviços comuns de engenharia, e pode ser comparado ao projeto básico exigido pela Lei de Licitações e Contratos.

  1. ✂️
  2. ✂️

370Q141568 | Engenharia Civil, Instalações Hidráulicas Água Fria, Analista Judiciário Engenharia Civil, TRT 8a Região, FCC

O ensaio de estanqueidade nas instalações prediais de água fria deve ser realizado de modo a submeter às tubulações a uma pressão hidráulica superior àquela que se verificará durante o uso. A pressão de ensaio, em kPa, em qualquer seção da tubulação, qualquer que seja a parte da instalação sob ensaio considerada, deve ser superior a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q531864 | Engenharia Civil, Instalações Elétricas, Engenheiro, CEF, CESGRANRIO

Em um dos documentos textuais que compõem o projeto de uma edificação, o engenheiro está lendo as características e os requisitos exigidos para os eletrodutos que constam no projeto.

Esse documento é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q262869 | Engenharia Civil, Esquadria, Técnico Ministerial Edificações, MPE MA, FCC

Quando se realiza a fixação do marco ou da esquadria sem o uso de contramarco ou com definição prévia do vão, o procedimento para essa fixação normalmente se dá por meio de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q181350 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

O estudo de viabilidade técnico-econômica, definido na NBR 14653, destina-se a diagnosticar a viabilidade técnico-econômica de um empreendimento, com a utilização de indicadores de viabilidade. A respeito dos indicadores de viabilidade, seus significados e aplicações na avaliação de empreendimentos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q15988 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, UNIRIO

O projetista de estrutura de uma edificação necessita fixar a resistência característica do concreto à compressão, o Fck. Este valor é escrito nos desenhos de fôrma da estrutura. Resistência à compressão do concreto, obtida com uma série de seis corpos de prova ensaiados. O valor que ela representa é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q15091 | Engenharia Civil, Engenheiro civil, UFES, UFES

Na norma ABNT NBR 15575-1:2013, recomenda-se que a iluminação natural das salas de estar e dormitórios seja provida de vãos de portas e janelas. No caso das janelas, recomenda-se que as cotas do peitoril e a de testeira do vão estejam posicionadas, respectivamente, no máximo, a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q531508 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN

A compactação dos solos é um procedimento para aumentar a resistência dos solos e seu desempenho, minimizando os recalques e também diminuindo a condutividade hidráulica. É um dos métodos mais usados para melhoria dos solos para fundação. Quanto à compactação dos solos, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

377Q538681 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de saneamento, julgue os próximos itens. O tanque séptico, também conhecido como decantodigestor ou fossa séptica, é um tanque construído em alvenaria ou fibra de vidro que possibilita o armazenamento de esgoto doméstico para exposição direta à radiação solar, visando à inativação de microrganismos patogênicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

378Q528166 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Técnico de Projetos Civis I, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

A Plataforma de Trabalho Aéreo – PTA é o equipamento móvel, autopropelido ou não, dotado de uma estação de trabalho (cesto ou plataforma) e sustentado em sua base por haste metálica (lança) ou tesoura, capaz de erguer-se para atingir ponto ou local de trabalho elevado. A ÚNICA alternativa em que NÃO é vedada a utilização da Plataforma de Transporte Aéreo – PTA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

379Q540591 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, CEB DF, EXATUS PR

A técnica de planejamento PERT/COM utiliza quatro variáveis importantes para a programação das atividades. Essas quatro variáveis estão apresentadas na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

380Q539328 | Engenharia Civil, Patologia, Perito Criminal, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Sendo a patologia uma ciência formada por teorias que explicam o mecanismo e a causa da ocorrência de manifestações patológicas - resultado de mecanismo de degradação, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.