Início

Questões de Concursos Engenharia Elétrica

Resolva questões de Engenharia Elétrica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1121Q785957 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista de Regulação, ARCE, FCC

Considere as seguintes proposições referentes a coordenação da proteção:

I. O método de verificação gráfica tempo-corrente utiliza gráfico em papel milimetrado com escalas lineares.

II. As correntes de magnetização de transformadores são consideradas como múltiplo da corrente nominal, dependendo da potência do transformador, com duração de 0,1s.

III. O dispositivo de proteção do transformador tem que ter a sua curva representada entre o ponto da corrente de magnetização e o ponto ANSI, dependente da impedância do transformador, sendo que para impedância de 5%, o ponto ANSI tem a coordenada de corrente 20IN.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1122Q784425 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com a finalidade de estabelecer padrões comuns, promover o correto funcionamento e conservar os bens e a segurança, as Normas Técnicas Brasileiras são cada vez mais exigentes e tendem a seguir os padrões internacionais. Em relação às Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da International Eletrotechnical Comission (IEC),

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1123Q786505 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Assistente Técnico de Engenharia, CER RR, CESPE CEBRASPE

A respeito de um transformador monofásico de dois enrolamentos, 35 kVA, 13,8 kV / 220 V, 60 Hz, que opera como transformador abaixador, julgue os itens subseqüentes.

A corrente nominal do lado de baixa tensão desse transformador é inferior a 175 A.

  1. ✂️
  2. ✂️

1124Q785241 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Eletrotécnico, FMS PI, NUCEPE

Um forno mufla possui duas resistências elétricas de aquecimento iguais, ligadas a uma instalação elétrica. Avalie as alternativas abaixo e defina a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1125Q205214 | Engenharia Elétrica, Proteção em Média Tensão, Engenheiro Júnior Elétrica, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

A respeito das zonas de proteção em um sistema elétrico de potência, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1126Q790213 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Técnico em Manutenção Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A expressão apresentada a seguir está escrita no formato padrão de unidades da base do Sistema Internacional.

m2 kg-1 s-3 A-2

A expressão representa a grandeza

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1127Q784593 | Engenharia Elétrica, Instalacao Elétrica, Analista em Infraestrutura, DNIT, FJPF

Em relação ao aterramento em instalações elétricas, NÃO é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1128Q787158 | Engenharia Elétrica, Engenheiro, Prefeitura de Campinas SP, IMES

O condutor neutro, se existir, deve possuir a mesma seção que o(s) condutor(es) fase, considerando-se constituídos dos mesmos materiais, nos seguintes casos:

1) em circuitos monofásicos a 2 e 3 condutores e bifásicos a 3 condutores, qualquer que seja a seção.

2) em circuitos trifásicos, quando a seção dos condutores fase for inferior ou igual a 25 milímetros quadrados, em cobre ou em alumínio.

3) em circuitos trifásicos, quando a seção dos condutores fase for superior a 25 milímetros quadrados, em cobre ou em alumínio

4) em circuito trifásico, quando for prevista a presença de harmônicas, qualquer que seja a seção.

A alternativa correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1129Q790236 | Engenharia Elétrica, Hidroeletricas, Técnico Judicário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

A respeito de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em um sistema elétrico de potência em CA, julgue os itens seguintes.

Embora muito rara, a ocorrência de curto-circuito em uma usina hidrelétrica causa o desligamento da usina. Quando isso acontece, é necessário sincronizar novamente os seus geradores para ligá-los ao sistema elétrico.

  1. ✂️
  2. ✂️

1130Q785407 | Engenharia Elétrica, Transformadores de potencial, Engenheiro, INSS, CESPE CEBRASPE

Os transformadores para instrumentos são equipamentos elétricos projetados e construídos especificamente para alimentarem instrumentos elétricos de medição, controle e proteção. Acerca desses equipamentos, julgue os itens seguintes.

Os transformadores de potencial podem ser do tipo indutivo ou capacitivo, sendo o tipo indutivo o mais utilizado em sistemas elétricos de distribuição com nível de tensão de 69 kV.

  1. ✂️
  2. ✂️

1131Q252674 | Engenharia Elétrica, Técnico em Regulação Mecânico de Manutenção Aeronáutica, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com respeito aos transistores, julgue os itens que se seguem.

Um transistor possibilita a amplificação de sinais. Valores muito baixos de tensões podem ser tornados suficientemente altos para alimentar, por exemplo, um alto-falante.

  1. ✂️
  2. ✂️

1132Q788764 | Engenharia Elétrica, Eletrônica Analógica, Técnico de Operação e Controle, CESAN ES, CESPE CEBRASPE

Duas cargas trifásicas equilibradas estão ligadas em paralelo a uma rede de distribuição elétrica trifásica cuja tensão de linha é igual a 220 V. Uma das cargas está ligada em triângulo e a outra, em estrela. Considerando essas informações, julgue os itens subseqüentes.

Caso a corrente de linha na carga em triângulo tenha intensidade de 10 A, a potência aparente que a carga absorve será igual a 6,6 kVA.

  1. ✂️
  2. ✂️

1133Q788783 | Engenharia Elétrica, Eletromagnetismo, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Com o objetivo de desenvolver um galvanômetro foi construída uma bobina indutora com 100 espiras, 5 [mm] de comprimento, área transversal da espira de 0,4 [cm2] e núcleo de ar. Considerando a permeabilidade magnética do ar (?o) = 4 . ? . 10-7, a indutância da bobina é, em [?H], aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1134Q248635 | Engenharia Elétrica, Técnico de Manutenção Júnior Elétrica, Petrobras, CESGRANRIO

O aterramento é a ligação de um equipamento ou de um sistema à terra, por motivo de proteção ou por exigência quanto ao funcionamento do mesmo. Essa ligação de um equipamento à terra realiza-se por meio de condutores de proteção. De acordo com a NBR 5410, podem ser usados como condutores de proteção, quando forem metálicos, as (os)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1136Q786784 | Engenharia Elétrica, Transmissão, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, ANEEL, CESPE CEBRASPE

A respeito de subestações de energia elétrica e de linhas de transmissão, julgue os itens que se seguem.

Sobretensões de manobra resultantes de chaveamentos no sistema elétrico são caracterizadas por uma frente de onda com duração de alguns microssegundos a poucas dezenas de microssegundos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1137Q784992 | Engenharia Elétrica, Fiscalização, Perito Criminal, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao controle da execução de serviços e à entrega de obra pública executada e concluída por instituição contratada, julgue os próximos itens.

O descumprimento de condições descritas em edital de licitação e contrato referentes a prazo de recebimento de obra constitui-se em irregularidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1138Q784233 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Técnico Judiciário, TRT 11a, FCC

Caracteriza a divisão de um posto primário (cabine primária) em uma empresa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1139Q787564 | Engenharia Elétrica, Relés, Analista de Trânsito, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Em proteção de sistemas elétricos de potência, a designação corrente de pick-up está associada a um estado de operação de um relé eletromecânico. Acerca deste assunto, julgue o item a seguir.

Caso a corrente pelo relé seja superior à corrente de pick-up, o relé não irá fechar o seu contato normalmente aberto (NA), deixando de operar.

  1. ✂️
  2. ✂️

1140Q788848 | Engenharia Elétrica, Fiscalização, Perito Criminal, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Acerca de acompanhamento e aplicação de recursos em processos de fiscalização de obras públicas executadas por instituição contratada, julgue os itens de 71 a 73.

O diário de obra e o registro de acompanhamento da obra são os principais documentos utilizados pela contratante para aferir as medições dos serviços na obra.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.