Início

Questões de Concursos Engenharia Elétrica

Resolva questões de Engenharia Elétrica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1321Q202958 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Júnior Elétrica, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

O sistema interligado exige que todos os alternadores trabalhem em paralelo. Sobre o paralelismo dos alternadores, considere as seguintes afirmativas:

1. Ao ser colocado em paralelo com uma rede, um alternador deve ter, de preferência, sua frequência ligeiramente superior à da rede.
2. Ao colocarmos dois alternadores em paralelo, há um ajuste de velocidade, fazendo com que o de maior velocidade ceda potência ao de menor velocidade. Esse fenômeno é chamado de caça ao sincronismo.
3. O sincronoscópio nada mais é de que um motor de indução.
4. Dois alternadores com todas as condições satisfeitas, mas com tensões eficazes diferentes, ao serem colocados em paralelo, vão gerar uma fem adicional, fazendo com que ambos gerem a tensão mais alta.
5. Para se colocar alternadores em paralelo, é fundamental que tenham a mesma inércia.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1322Q200656 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Júnior Elétrica, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

A respeito da regulação secundária que atua sobre os geradores síncronos de um sistema elétrico de potência, também conhecida como controle suplementar de frequência ou ainda como controle automático de geração, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1323Q784352 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia Elétrica, Perito Criminal, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Considerando as seguintes afirmativas, com relação à geração de energia elétrica:

I. O processo de funcionamento de uma termelétrica está baseado na conversão de energia térmica em energia mecânica e desta, através de processos eletromagnéticos, em energia elétrica;

II. As PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas), quanto à capacidade de regularização do reservatório, são do tipo a fio d’água, de acumulação com regularização diária do reservatório e de acumulação com regularização mensal do reservatório;

III. As CGH (Centrais Geradoras Hidrelétricas) são usinas que utilizam o potencial hidrelétrico para a produção de energia elétrica, com potência instalada de até 5MW.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1324Q788451 | Engenharia Elétrica, Codificação e Modulação digital, Técnico de Produção de Empresa Pública, EBC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos aos princípios de comunicação digital.

Na técnica de modulação digital QAM-16, as amostras de bits podem ser representadas em um diagrama fasorial em quadratura, em 4 quadrantes, com 4 amostras em cada um deles.

  1. ✂️
  2. ✂️

1325Q790244 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Auxiliar de Operação Industrial, Casa da Moeda, CESGRANRIO

Um motor de indução trifásico, de rotor bobinado com torque máximo de 160 Nm, possui 8 polos e é alimentado por uma fonte de tensão alternada em 60 Hz. A reatância com o rotor bloqueado é 1,7 ?, e a sua resistência é 0,4 ?, ambas por fase. Para que o motor possa partir com carga no eixo, é necessário que o torque máximo se dê na partida.

Nesse caso, deve-se inserir uma resistência por fase, em ?, no circuito do rotor, igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1326Q788738 | Engenharia Elétrica, Iluminação Elétrica, Engenheiro, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Na concepção de um projeto de iluminação, diversos fatores precisam ser observados, como a cor da luz, a vida útil das lâmpadas e seu rendimento luminoso, entre outras. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A cor emitida por uma lâmpada é função do fluxo luminoso que ela é capaz de produzir.

  1. ✂️
  2. ✂️

1327Q787720 | Engenharia Elétrica, Eletromagnetismo, Técnico 2, MCT, CESPE CEBRASPE

O ente fundamental no estudo da eletricidade é a carga elétrica. O domínio e a manipulação desse ente pelos mais diversos dispositivos elétricos e eletrônicos é que permite a construção de equipamentos para as mais diversas aplicações. A respeito de cargas e de campos elétricos, julgue os itens a seguir.

Quanto menor a intensidade do campo elétrico maior o módulo da força aplicada sobre uma carga elétrica imersa nesse campo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1329Q133901 | Engenharia Elétrica, Analista de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

A norma NBR-5410/2004, para a proteção contra choques elétricos, indica dois tipos de proteção: a básica e a supletiva. NÃO é exemplo de medida de proteção básica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1330Q785938 | Engenharia Elétrica, Dispositivos Eletrônicos, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

A diversidade de sistemas no-breaks disponível no mercado requer do engenheiro um conhecimento sólido sobre as principais vantagens e desvantagens das topologias existentes, que possibilite a escolha certa para uma aplicação específica. A respeito das características dos principais sistemas no-breaks, julgue os itens de 150 a 156.

Durante operação normal da fonte primária, em termos de eficiência energética, a topologia online delta-conversion apresenta desempenho superior à topologia online dupla conversão.

  1. ✂️
  2. ✂️

1331Q784662 | Engenharia Elétrica, Processamento Digital de Sinais, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Para identificar e medir a composição harmônica de um sinal deve-se utilizar o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1332Q784668 | Engenharia Elétrica, Microeletrônica, Tecnologista Júnior, MCT, CESPE CEBRASPE

Materiais semicondutores são a base da tecnologia microeletrônica há décadas e, ao que tudo indica, essa situação não se alterará no futuro próximo. Diversas técnicas de caracterização são empregadas para o necessário controle detalhado das propriedades elétricas desses materiais. Uma estrutura de teste freqüentemente empregada é o capacitor MOS (metal-óxido-semicondutor), cujas características elétricas permitem inferir uma série de dados a respeito do substrato semicondutor e da interface óxidosemicondutor. A respeito de características de um capacitor MOS em substrato tipo P que podem ser empregadas na caracterização elétrica de semicondutores, julgue os itens que se seguem.

Quando esse capacitor é polarizado na região de inversão forte, a capacitância varia com a freqüência do sinal de teste. Essa variação fornece informações sobre o tempo de vida de portadores minoritários no substrato.

  1. ✂️
  2. ✂️

1333Q789279 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista, MPU, FCC

Considere as seguintes proposições referentes a dispositivos de proteção.

I. Os disjuntores devem possuir câmaras de extinção de arcos.

II. Fusíveis e disjuntores possuem funções semelhantes, sem que, em determinados casos, a presença de um elimine a do outro.

III. Normalmente a capacidade de ruptura dos fusíveis de baixa tensão tipo NH é maior do que a de disjuntores.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1334Q789295 | Engenharia Elétrica, Circuitos, Engenheiro, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Suponha que um transformador trifásico ideal tenha o primário ligado em triângulo e o secundário, em estrela, que as tensões nominais de fase (tensões nas bobinas) no primário e no secundário sejam de 500 V e 100 V, respectivamente, e que uma carga trifásica equilibrada seja conectada aos terminais do secundário e funcione com tensão nominal desse enrolamento, requerendo corrente de linha no primário cuja intensidade seja igual a 10 A. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.

A intensidade da corrente de linha que suprirá a carga será igual a 50 A.

  1. ✂️
  2. ✂️

1335Q785203 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Técnico em Elétrica I, CESAN ES, CONSULPLAN

Assinale a sequência correta do fluxo de energia até os consumidores finais em baixa tensão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1336Q787517 | Engenharia Elétrica, Engenheiro, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Um motor de indução trifásico de rotor em gaiola, de um enrolamento por fase no estator, 60 Hz, 4 pólos, 100 HP, 380 V, conexão do estator em delta, rendimento igual a 0,746 e fator de potência igual a 0,8, aciona carga nominal a 1.764 rpm. Considerando que 1 HP = 746 W, julgue os seguintes itens, relativos à situação apresentada.

O motor desenvolve conjugado superior a 400 N.m.

  1. ✂️
  2. ✂️

1337Q115288 | Engenharia Elétrica, Analista de Planejamento Engenharia Elétrica, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere que as entradas de filtros digitais sejam representadas por x[n] e que as saídas sejam representadas por y[n]. Com base nessas informações e nos conceitos relacionados a filtros digitais, julgue os itens subsequentes.

Caso a transformada Z de uma função x[n] seja definida como 2014_11_04_5458ee1339e07.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac. é correto afirmar que o filtro2014_11_04_5458ee3b8b733.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.2014_11_04_5458ee5a249de.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac. será estável.

  1. ✂️
  2. ✂️

1338Q787037 | Engenharia Elétrica, Teoria de Controle, Engenheiro, EMBASA, IBFC, 2017

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Para a modelagem de situação de curto-circuito em motores, pode-se usar o equivalente de Thévenin no ponto de defeito. O Equivalente de Thévenin pode ser construído a partir de algumas etapas. Considere as etapas a seguir.

I. Determinação da corrente de Thévenin, também chamada de corrente direta. É a corrente vista do ponto onde se deseja reduzir o circuito, e calculada com as fontes de tensão abertas e as fontes de corrente curtocircuitadas.

II. Determinação da impedância de Thévenin, também chamada de resistência ou impedância equivalente. É a impedância vista do ponto onde se deseja reduzir o circuito, e calculada com as fontes de tensão curtocircuitadas e as fontes de corrente abertas.

III. Determinar da tensão de Thévenin, ou tensão de circuito aberto. É a tensão no ponto onde se deseja reduzir o circuito.

Fazem parte da construção do Equivalente de Thévenin:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1339Q789091 | Engenharia Elétrica, Relés, Analista de Trânsito, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Considerando um relé eletromecânico de sobrecorrente, julgue o item seguinte.

Quando a corrente de curto-circuito ultrapassa a corrente de ajuste do sensor desse relé, ele poderá operar somente na forma instantânea. Havendo necessidade de atuação temporizada, é necessário instalar um relé diferencial em série com o sensor do relé de sobrecorrente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1340Q784484 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Perito Criminal, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Com referência à alimentação e ao acionamento elétrico de motores de indução trifásica, julgue os próximos itens.

No dimensionamento dos condutores elétricos que alimentem um motor de indução trifásico, deve-se considerar a queda de tensão nesses condutores, visto que motores de indução podem apresentar elevada corrente de partida.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.