Início

Questões de Concursos Engenharia Elétrica

Resolva questões de Engenharia Elétrica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1681Q784229 | Engenharia Elétrica, Instalacao Elétrica, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Em uma instalação elétrica, a potência ativa consumida é de 100 kW e o fator de potência é de 0,8, o qual será corrigido para 0,9. Sobre essa instalação,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1682Q786547 | Engenharia Elétrica, Transformadores de potencial, Técnico de Operação, Companhia Espírito Santense de Saneamento ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de transformadores de potência, julgue os itens seguintes.

Um autotransformador é um transformador especial em que o enrolamento primário coincide com o enrolamento secundário. Nesse transformador, há conexão elétrica entre primário e secundário.

  1. ✂️
  2. ✂️

1683Q785303 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Com relação à conversão eletromecânica de energia, julgue os itens que se seguem.

O funcionamento de máquinas de corrente contínua, tanto motores quanto geradores, independe da variação de fluxos magnéticos concatenados com as espiras dessas máquinas, visto que esses fluxos são constantes, pois são gerados por corrente contínua.

  1. ✂️
  2. ✂️

1684Q675230 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista, DMAE MG, Gestão de Concursos, 2020

Vazão ou fluxo é considerado o volume (ou massa) de uma substância que percorre uma determinada seção por unidade de tempo.
São medidores de vazão, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1685Q784288 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Sobre dispositivos de proteção em instalações elétricas prediais, analise as proposições abaixo.

I. Quando a corrente de projeto é superior à maior corrente nominal de disjuntores termomagnéticos comerciais, deve-se substituir o disjuntor por um interruptor DR. II. O DPS é um dispositivo usado para proteger a instalação elétrica contra surtos de tensão provocados por descargas atmosféricas. III. Para que o disjuntor termomagnético opere corretamente em caso de sobrecarga, a sua corrente nominal deve ser maior que a capacidade de corrente do condutor fase do circuito. Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1686Q789936 | Engenharia Elétrica, Engenheiro, INPI, NCE

Um gerador síncrono trifásico, 130 MVA, 13,8 kV, tem reatância síncrona igual a 1,87 pu em sua própria base. Esta máquina é ligada a um transformador 13,2 kV / 126 kV, de potência nominal também igual a 130 MVA. A reatância do transformador vale 9,7% em sua própria base. A impedância equivalente série do sistema de transmissão como vista dos terminais de alta tensão do transformador é de 15% na base 100 MVA, 120 kV. A reatância série total dos três elementos (gerador + transformador + sistema) que pode ser usada nas equações de transferência de potência entre o gerador e o sistema, expressa em pu na base 130 MVA, 120 kV, é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1687Q786112 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Televisão, Técnico de Produção de Empresa Pública, Empresa Brasileira de Comunicação, CESPE CEBRASPE

Com relação a princípios de transmissão e comutação digital, julgue os itens que se seguem.

Segundo as especificações do sistema brasileiro de TV digital (SBTVD), as emissoras de radiodifusão aberta podem utilizar canais nas faixas de VHF e UHF para a transmissão de sinais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1688Q786373 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Considere a situação hipotética em que uma empresa de energia elétrica tenha decidido construir uma subestação de alta tensão em arranjo disjuntor-e-meio, em vez do uso do arranjo barra em anel. Considere, ainda, que a referida empresa tenha justificado sua decisão alegando que uma quantidade elevada de energia deve fluir pela subestação. Com relação a essa situação, julgue os itens subseqüentes.

Embora permita o fluxo de grande quantidade de energia elétrica pelos seus barramentos, quanto à confiabilidade, uma subestação em disjuntor-e-meio é menos segura que uma subestação com arranjo barra em anel.

  1. ✂️
  2. ✂️

1689Q788694 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Um gerador síncrono, conectado a uma rede elétrica cuja freqüência é 60 Hz, supre energia elétrica para uma comunidade através de um sistema de transmissão e distribuição adequadamente dimensionado. Considerando que o gerador seja de pólos salientes e tenha 80 pólos, julgue os itens a seguir.

O gerador é do tipo térmico.

  1. ✂️
  2. ✂️

1690Q786660 | Engenharia Elétrica, Redes de Telecomunicação e Telemática, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Para que haja a comunicação entre um sistema de supervisão e os dispositivos de campo, meios físicos de transmissão de dados e protocolos de comunicação são utilizados. Em uma rede ponto a ponto que utiliza o protocolo HART, o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1691Q788967 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro Eletricista, Empresa de Saneamento de Goiás SA GO, IBEG

Um engenheiro eletricista, elaborando um projeto de instalações elétricas se encontra perante as seguintes exigências: determinação legal da NR-10 para instalação de seccionamento automático, sistema de aterramento funcional TN-C, identificado que o seccionamento automático será instalado em ambiente de trabalho em condição seca (situação 1), conforme NBR 5410.

Marque o dispositivo de proteção que deve ser utilizado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1692Q790002 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro, MPE RO, CESGRANRIO

Para se calcular a corrente de curto-circuito em qualquer ponto de uma subestação, necessita-se determinar o sistema reduzido da concessionária até a entrada da subestação. Sabendo-se que a potência de curto-circuito no ponto de entrega da concessionária (entrada da subestação) é de 125kVA, que a tensão no primário do transformador na configuração ?-Y é de 13,8kV e sua potência de 1.000kVA, e adotando-se como bases os valores do transformador, verifica-se que a tensão e a reatância do sistema reduzido da concessionária, em p.u., respectivamente, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1693Q785912 | Engenharia Elétrica, Sistemas Lineares, Analista Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes à análise de sistemas lineares contínuos no domínio da frequência. A largura de banda de um sistema linear é definida pela faixa de valores de frequências na qual a razão de variação de magnitude ultrapassa o valor de 3 dB.
  1. ✂️
  2. ✂️

1694Q185351 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos às subestações, os seus arranjos, os tipos e os equipamentos utilizados em sua construção.

As subestações podem ser classificadas de acordo com sua função no sistema elétrico. Uma subestação de chaveamento, por exemplo, é aquela que converte a tensão de suprimento para um nível diferente, maior ou menor.

  1. ✂️
  2. ✂️

1695Q788240 | Engenharia Elétrica, Proteção de Barramentos de Baixa Tensão, Engenheiro Engenharia de Equipamentos, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Acerca dos dispositivos e esquemas de proteção de uma instalação elétrica industrial de baixa tensão, julgue os itens subseqüentes.

Requisitos básicos de seletividade, exatidão, segurança e sensibilidade são características desejáveis em um sistema de proteção.

  1. ✂️
  2. ✂️

1696Q787990 | Engenharia Elétrica, Eletrônica Digital, Perito Criminal, Polícia Científica de Pernambuco PE, CESPE CEBRASPE

O desempenho de um computador pessoal de uso geral está relacionado ao modo como são utilizados seus dispositivos de armazenamento de dados e códigos. Considerando-se esse assunto, é correto afirmar que, em geral, a memória cache é, em termos tecnológicos, do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1697Q789282 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenheiro, SUDAM AM, IADES

O gerador de corrente contínua pode ser classificado quanto ao tipo de ligação de seu enrolamento de campo. Em relação ao gerador em que o enrolamento de campo está em série com o enrolamento de armadura, julgue os itens a seguir.

I - Deve sempre partir sem carga e a vazio.

II - Somente sofrerá reação da armadura se alimentar cargas com baixo fator de potência indutivo.

III - Apresenta escorregamento superior ao motor com ligação do enrolamento de campo em paralelo com a armadura.

IV - Apresenta impedância de eixo direto igual ao dobro da impedância de eixo em quadratura.

O número de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1698Q785729 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Eletrotécnico, FMS PI, NUCEPE

Equipamento fundamental de manobra de motores elétricos, cuja a função é isolar galvanicamente o circuito de força e comando , protegendo o operador e permitindo combinações lógicas no comando?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1699Q785988 | Engenharia Elétrica, Telefonia Celular, Especialista em Regulacao de Servicos Publicos, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Sinais M-FSK, em que M = 2k e k é o número de bits por símbolo transmitido, podem ser demodulados de forma nãocoerente, utilizando-se, entre outros componentes, detectores de envoltória. Entretanto, em um canal AWGN, a probabilidade de erro de bit, para uma determinada razão entre a energia média de bit do sinal e a densidade espectral do ruído do sistema M-FSK, é pior, no caso de demodulação não-coerente, que no caso da detecção coerente.

Em sistemas GSM, o uso de setorização consiste em opção de projeto que promove a diminuição do fator de reúso dos canais físicos, ao reduzir a interferência co-canal nos sistemas. Em sistemas CDMA, o uso de setorização é desaconselhável, visto que esta acarreta a diminuição da capacidade do sistema relativamente ao número de canais por portadora, por célula, principalmente no caso de múltiplos portadores.

  1. ✂️
  2. ✂️

1700Q786253 | Engenharia Elétrica, Sistema de Potência, Engenheiro Eletricista, BANPARÁ, FADESP, 2018

Todo consumidor cuja potência instalada seja superior a 75 kW deverá ser atendido em tensão primária de distribuição. A concessionária local de energia determina os seguintes critérios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.