Início

Questões de Concursos Engenharia Elétrica

Resolva questões de Engenharia Elétrica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q790019 | Engenharia Elétrica, Eólicas, Engenheiro Engenharia de Equipamentos, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Entre as diferentes formas de energia utilizadas para a geração de energia elétrica, pode ser mencionada a energia proveniente dos ventos (eólica). Acerca desse tipo de energia, julgue o item seguinte.

É um tipo de fonte de energia não poluente, de baixo custo de obtenção, com elevado potencial em todo o litoral brasileiro e em todos os estados da região Norte do Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

222Q788227 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Considerando que fatores como aspectos físicos e estética são relevantes para se projetar e construir circuitos em média tensão, julgue os itens de 176 a 178, acerca de arranjos de circuitos subterrâneos em média tensão.

Se, por necessidade estética em local de determinada cidade, existir algum obstáculo ao atendimento da carga por meio de rede aérea convencional, havendo a necessidade de atendimento por rede de distribuição subterrânea, o arranjo mais adequado para esse caso será o do tipo primário em anel aberto.

  1. ✂️
  2. ✂️

223Q785573 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Analista Técnico, CELG GO, UFGO, 2017

As funções básicas de um transformador de potencial (TP) são a isolação contra altas tensões e o fornecimento no secundário de uma tensão proporcional à tensão primária. Os TP são divididos em TP para medição e TP para proteção. Dessa forma, os TP de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q248525 | Engenharia Elétrica, Técnico de Manutenção Júnior Elétrica, Petrobras, CESGRANRIO

De acordo com a NBR 5410, o uso de dispositivo Diferencial-Residual (DR) de alta sensibilidade, como proteção adicional, é obrigatório em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q35638 | Engenharia Elétrica, Técnico de Laboratório, IFMS

Considere uma instalação industrial, onde se tem uma potência instalada de 30 kW e o fator de potência 0,6 atrasado. Será realizada uma ampliação com a instalação de uma potência de 20 kVA e fator de potência 0,8 atrasado. Após a ampliação, as potências ativa e reativa totais da instalação serão, respectivamente, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q787049 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Técnico, DCTA SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta acerca das funções de proteção para instalações de alta, média e baixa tensão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q786649 | Engenharia Elétrica, Sistema de Potência, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Considere o seguinte caso hipotético:

João deseja comprar um apartamento vendido por uma construtora. Como João possuía apenas 50% do valor necessário para a compra do imóvel, optou por dar uma entrada de 50% e financiar o restante do valor através de uma linha de crédito imobiliário disponibilizado por uma determinada instituição bancária.

Nesta modalidade de financiamento, João se compromete a pagar sua dívida em 120 parcelas mensais, definidas a partir de uma certa taxa de juros. Durante o prazo em que perdurar a dívida, o apartamento permanece como propriedade temporária do banco, podendo o banco reavê-lo plenamente, em caso de inadimplência no pagamento das parcelas. Após o pagamento completo da dívida, a propriedade é transferida de maneira plena a João.

A situação em questão é um exemplo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q785587 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenheiro de Equipamentos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um gerador de corrente contínua, com excitação independente, acionado a uma velocidade de 2000 rpm, apresenta uma tensão induzida de 400 V. Se este gerador for acionado a 1500 rpm funcionando a vazio, o valor da tensão terminal, em volts, será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q784979 | Engenharia Elétrica, Dispositivos Eletrônicos, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os transmissores pneumáticos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q786691 | Engenharia Elétrica, Subestações e Equipamentos Elétricos, Suporte em Manutenção, Companhia Espírito Santense de Saneamento ES, CESPE CEBRASPE

A programação de serviços de manutenção típica passa pela definição diária de tarefas que são executadas em função de recursos disponíveis e da viabilidade para liberação dos equipamentos. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

Os serviços de manutenção, quando programados, não podem ser executados por pessoal terceirizado, mesmo que este seja qualificado para o serviço.

  1. ✂️
  2. ✂️

231Q784993 | Engenharia Elétrica, Circuito em Corrente Contínua e em corrente alternada, Engenheiro de Sistema Elétrico Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Sobre os sistemas de transmissão em corrente contínua, está INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q787496 | Engenharia Elétrica, Fiscalização, Engenheiro, ELETROBRÁS, NCE

O Sistema Interligado Nacional (SIN) é um dos maiores do mundo, por sua extensão e características, distinguindo-se dos sistemas elétricos comumente encontrados no resto do mundo. A construção de uma grande malha de transmissão foi fundamental, a fim de interligar suas usinas para oferecer maior confiabilidade no fornecimento de energia elétrica aos centros consumidores, bem como viabilizar a troca de energia entre as regiões e permitindo a obtenção de benefícios de diferentes regimes hidrográficos.

A instituição que coordena e supervisiona a operação centralizada desse sistema interligado é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q786944 | Engenharia Elétrica, Fiscalização, Engenheiro, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

A implementação do projeto executivo de uma obra pública será realizada mediante contrato firmado com a empresa contratada. A obra será fiscalizada por profissional indicado pela contratante, que deverá desempenhar suas funções apropriadamente e tomar todas as providências para a realização da obra e do contrato. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que corresponde a uma das funções do fiscal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q784308 | Engenharia Elétrica, Eólicas, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

A geração hidrelétrica de energia apresenta vantagens e desvantagens, se comparada a outras modalidades de geração de energia elétrica, tais como a eólica, a nuclear, a térmica, a solar etc. A respeito dessas vantagens e desvantagens em relação à geração hidrelétrica de energia, julgue os próximos itens.

A geração de energia elétrica a partir do aproveitamento da energia eólica apresenta a vantagem de não agredir o meio ambiente e a desvantagem de ter sua implantação limitada a áreas litorâneas.

  1. ✂️
  2. ✂️

235Q35645 | Engenharia Elétrica, Técnico de Laboratório, IFMS

Considere um motor de indução trifásico, de IV polos, operando em uma rede de 60 Hz e escorregamento nominal de 1%. Nestas condições, a velocidade nominal do motor, em rpm, é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q784755 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Técnico em Gestão de Telecomunicações, Telecomunicações Brasileiras SA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao sistema de LTE (long-term evolution), julgue os itens seguintes.

Na arquitetura de rede LTE são definidos, além do terminal móvel, três grandes blocos funcionais — eNb (E-UTRAN NodeB), MME (mobility management entity) e S-GW (serving gateway) — e dois tipos de interface — S1 e X2.

  1. ✂️
  2. ✂️

237Q788750 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Analista Legislativo, SF, FGV

Considere as afirmativas a seguir, a respeito da partida de motores de indução:

I. As chaves estrela-triângulo são dispositivos que reduzem a corrente de partida do motor de indução, mas apresentam a desvantagem de reduzir também o conjugado de partida.

II. A chave magnética de partida é eficiente para proteger o motor contra sobrecarga de corrente e curtos-circuitos.

III. O “soft-starter” (ou partida suave) é um dispositivo eletrônico, constituído de diodos em antiparalelo, utilizado para a redução da corrente de partida.

IV. Chaves de partida direta podem ser usadas para motores até 5 cv.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q142318 | Engenharia Elétrica, Analista Judiciário Engenharia Elétrica, TRF 4a, FCC

Os Inversores de Frequência são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q786887 | Engenharia Elétrica, Fiscalização, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Quanto à fiscalização nas instalações elétricas e telefônicas, entre outros aspectos, o serviço de fiscalização deverá verificar

a obediência às instruções contidas no projeto e especificações durante a execução dos serviços na obra.

  1. ✂️
  2. ✂️

240Q185202 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, ENADE, INEP

No projeto de um sistema de radiocomunicação, uma premissa básica para se evitarem possíveis interferências é utilizar diferentes frequências de operação quando as estações estiverem próximas umas das outras. Considere o projeto de um sistema que deve operar nas proximidades de uma outra estação radiodifusora e que, para isso, é necessário saber a faixa de frequência em que opera a estação já em funcionamento. Suponha que a estação opera em um canal de 10 kHz, emitindo sinais com modulação AM-DSB, e que a frequência da portadora é de 600 kHz. Nesse caso, as frequências de sinal mínima e máxima geradas por essa estação são, respectivamente, iguais a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.