Início

Questões de Concursos Engenharia Elétrica

Resolva questões de Engenharia Elétrica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q250903 | Engenharia Elétrica, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Grandeza é a propriedade de um fenômeno, de um corpo ou de uma substância, que pode ser expressa quantitativamente sob a forma de um número e de uma referência. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I - As grandezas diâmetro, circunferência e comprimento de onda são geralmente consideradas como grandezas do mesmo tipo, isto é, do tipo de grandeza denominada comprimento.

II - O Sistema Internacional de Unidades (SI) é fundamentado no Sistema Internacional de Grandezas, tendo como base sete grandezas: comprimento, massa, tempo, corrente elétrica, temperatura termodinâmica, quantidade de substância e intensidade luminosa.

III - O termo femto é um dos prefixos do SI para múltiplos e submúltiplos das unidades e corresponde ao fator 10-18.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q790047 | Engenharia Elétrica, Circuitos, Transmissão de Energia, EPE, CESGRANRIO

Um sistema monofásico a 50 Hz pode ser representado por uma tensão senoidal cujo valor de pico é de 1 kV atrás de uma indutância de 0,5 mH. Um disjuntor conecta este sistema a um banco de capacitores de 1?F. Sabe-se que o sistema se encontra em regime para t<0, com o disjuntor fechado. Considere que em t=10 ms a tensão senoidal está no seu valor de pico negativo e o disjuntor abre. Desprezando a condutância do arco do disjuntor, o valor máximo da tensão de restabelecimento transitória para o disjuntor ocorre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q786507 | Engenharia Elétrica, Transmissão, Transmissão de Energia, EPE, CESGRANRIO

A capacitância fase-terra de uma linha de transmissão trifásica transposta é igual à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q786008 | Engenharia Elétrica, Instalação Elétrica, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Projetos de instalações elétricas refletem uma previsão escrita da instalação, com todos os seus detalhes. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Para o desenvolvimento de um projeto de instalações elétricas, o projetista não necessita de plantas e cortes de arquitetura.

  1. ✂️
  2. ✂️

525Q140640 | Engenharia Elétrica, Analista Judiciário Engenharia Elétrica, TSE, CONSULPLAN

De acordo com o disposto na Lei nº 6.496/77 e Resoluções do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), todo contrato, escrito ou verbal, para execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes à Engenharia, Arquitetura e Agronomia, fica sujeito a um termo, registrado na jurisdição onde for executada a atividade técnica. Assim, quando o profissional presta algum serviço, desde uma simples consulta até uma grande obra, deverá registrar, previamente, mencionando com clareza a atividade técnica pela qual se responsabilizará. Esse termo é conhecido por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

526Q250467 | Engenharia Elétrica, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Para um sensor de temperatura com range de -30 °C a 330 °C, e valor medindo 150 °C, o intervalo provável do valor real para uma classe de exatidão de 1% da largura de faixa (Span) corresponde a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q789421 | Engenharia Elétrica, Modulação Analógica, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

Com relação aos tipos de modulação AM, FM e PM, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q267984 | Engenharia Elétrica, CAD, Analista Engenharia Elétrica, MPU, FCC

Considere as seguintes proposições, referentes a desenho auxiliado por computador - CAD:

I. Arcos são segmentos de círculos e podem ser desenhados com uso de comando específico.

II. O arco é sempre orientado no sentido horário.

III. Um arco pode ser desenhado, entre outras maneiras, por: 3 pontos; partida, centro e fim; e partida, centro e ângulo.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q787416 | Engenharia Elétrica, Processamento Digital de Sinais, Tecnologista Pleno I, DCTA SP, VUNESP

A transformada de Fourier de funções do tipo gaussiana, retangular e constante são, respectivamente, funções do tipo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q838879 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, MSGás Analista de Processos Operação e Manutenção, IESES, 2021

Sobre projetos para a proteção de estruturas contra descargas atmosféricas (SPDA), verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

532Q789281 | Engenharia Elétrica, Geração e recepção de sinais, Técnico em Gestão de Telecomunicações, TELEBRAS, CESPE CEBRASPE

Acerca das diferentes técnicas de multiplexação e das principais hierarquias de multiplexação utilizadas em sistemas de comunicação, julgue os itens subsecutivos.

Uma portadora óptica OC-3, em uma rede SONET, apresenta velocidade de transmissão superior a 100 Mbps.

  1. ✂️
  2. ✂️

533Q785022 | Engenharia Elétrica, Geração e recepção de sinais, Analista Superior IV, INFRAERO, FCC

Um sistema TDM opera com frequ¨ºncia de amostragem de 8 kHz e a janela relativa a cada um de seus canais dura 3,9 ¦Ìs. Trata-se de um TDM de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q786620 | Engenharia Elétrica, Proteção de Barramentos de Baixa Tensão, Oficial, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica

?As descargas atmosféricas causam sérias perturbações nas redes aéreas de transmissão de energia elétrica, além de provocarem danos materiais nas construções atingidas por elas, sem contar os riscos de vida a que pessoas e animais ficam submetidos. Tais danos e riscos poderiam ser evitados caso essas construções estivessem protegidas por Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA).? (MAMEDE FILHO, 2007, p.605- adaptado).

Sobre SPDA, o que é correto afirmar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

536Q789443 | Engenharia Elétrica, Instalacao Elétrica, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

No dimensionamento dos condutores do circuito de alimentação de um motor deve ser considerada uma corrente de projeto no mínimo igual à corrente nominal do motor, nas condições de utilização. Um motor trifásico de indução, com rotor tipo gaiola de esquilo, com os parâmetros citados abaixo, deverá ser usado de forma ininterrupta em uma dada instalação elétrica em 60,0 [Hz]:

- Frequência nominal = 60,0 [Hz].

- Escorregamento nominal = 5,0 [%].

- Potência nominal = 8,1 [kW].

- Tensão nominal = 220,0 [V].

- Fator de potência = 0,9 (indutivo).

- Fator de serviço = 1,0.

- Rendimento em potência nominal = 90,0 [%].

Nessas circunstâncias, a corrente nominal do motor é, em [A], aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q146164 | Engenharia Elétrica, Telecomunicacoes, Analista Judiciário Engenharia Elétrica, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em processamento digital de sinais, sinais analógicos são
digitalizados ou seja, convertido em sinais digitais para que
possam ser processados em um computador ou microprocessador
A respeito de conceitos referentes à digitalização de sinais e a
sistemas de processamento digital de sinais, julgue os próximos
itens.

O filtro anti-aliasing utilizado para condicionar o sinal analógico a ser digitalizado deve ser do tipo passa-altas.

  1. ✂️
  2. ✂️

538Q788741 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia Elétrica, CESGRANRIO

A cogeração é uma solução apontada para o aproveitamento energético de um sistema.

No âmbito da geração de energia elétrica, o sistema energético que utiliza a tecnologia de cogeração dispõe de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q784653 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenheiro, INSS, CESPE CEBRASPE

Com relação às máquinas elétricas, julgue os próximos itens.

Os motores síncronos trifásicos subexcitados são denominados capacitores síncronos ou compensadores síncronos, porque são utilizados, em indústrias, como dispositivos para corrigir o fator de potência.

  1. ✂️
  2. ✂️

540Q785684 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenheiro de Equipamentos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Suponha que, em uma instalação, uma bomba está operando com vazão de 0,015 m3/s e fornece uma altura manométrica de 25 metros quando sua rotação é de 3.000 rpm. Para a mesma vazão, qual seria a altura manométrica, em metros, fornecida caso a rotação da bomba fosse de 2.400 rpm?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.