Início

Questões de Concursos Engenharia Elétrica

Resolva questões de Engenharia Elétrica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q784821 | Engenharia Elétrica, Iluminação Elétrica, Engenheiro Elétrico, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Atualmente, existe um forte apelo pelo uso de iluminação baseada em lâmpadas de LED. Com respeito às características desse tipo de lâmpada, analise as proposições a seguir.

1) A lâmpada LED dispensa o uso de dispositivos auxiliares, como reatores e ignitores. Esses dispositivos auxiliares também consomem energia no seu funcionamento. Sua fabricação também não faz uso de gases nocivos, a exemplo de vapor de mercúrio ou vapor de sódio, o que constitui benefício ambiental.

2) Uma iluminação por LED resulta em baixa emissão de calor, o que representa uma perda por efeito Joule bastante reduzida, quando comparada a outras soluções de iluminação. Esse fato significa que a energia consumida pelo LED é revertida em iluminação, não em calor, representando eficiência energética. O baixo aquecimento do local onde está instalada a iluminação LED resulta também em economia no consumo do ar-condicionado desse ambiente, quando comparado a outro tipo de iluminação.

3) A intensidade luminosa de uma lâmpada fluorescente de 40W, por exemplo, da ordem de 2700 lm, pode ser obtida com uma lâmpada LED de potência bem inferior, representando uma maior eficiência em termos de lm/W.

4) O LED é um diodo emissor de luz, que funciona obedecendo ao princípio da eletroluminescência, ou emissão de luz em resposta à passagem da corrente elétrica, diferentemente da incandescência, que é o resultado da emissão de luz por causa da temperatura.

Estão corretas, apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q788399 | Engenharia Elétrica, Eletrônica Digital, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Analise as afirmações abaixo sobre elemento temporizador utilizado na programação de Controladores Lógicos Programáveis (CLP) em Linguagem Ladder.

I - O elemento temporizador possui uma entrada que, ao se energizar, habilita o acúmulo do tempo percorrido.

II - O elemento temporizador possui uma saída que é energizada quando o valor acumulado for igual ao preestabelecido e todas as outras condições de funcionamento do elemento estiverem satisfeitas.

III - O elemento temporizador é do tipo não retentivo, isto é, se a energização do bloco for perdida, o valor acumulado é zerado.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q788767 | Engenharia Elétrica, Circuitos, Engenheiro, ELETROBRÁS, NCE

O método de Newton-Raphson é largamente utilizado em estudos de fluxo de carga. O método prevê a construção da matriz Jacobiana. Considere o sistema de equações a seguir:

F1 = x2 – xy – y2 = 0
F2 = x + xy – y3 = 0

Considerando as condições iniciais x = 1 e y = 2, os elementos da diagonal da Jacobiana são dados por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q785759 | Engenharia Elétrica, Eletrônica Analógica, Técnico Industrial, Casa da Moeda, CESGRANRIO

O fator de potência de uma carga pode ser obtido através da leitura direta de um medidor de fator de potência. Caso não se disponha de tal instrumento de medição, a mesma variável pode ser determinada através da análise das medições aferidas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q785453 | Engenharia Elétrica, Geração e Distribuição de Energia Elétrica, Analista Ferroviário, EFCJ SP

Conforme a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), as concessionárias de distribuição de energia podem fazer um acréscimo ao valor a ser pago pelo consumo de energia elétrica se o fator de potência medido na alimentação da instalação do consumidor assumir valores inferiores a 0,92. Qual o principal motivo por que as concessionárias atuem dessa forma?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q785946 | Engenharia Elétrica, Instalacao Elétrica, Perito Criminal, Polícia Científica de Pernambuco PE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta no que se refere ao dimensionamento de condutores em instalações elétricas prediais de baixa tensão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q142185 | Engenharia Elétrica, Circuitos Elétricos, Analista Judiciário Engenharia Elétrica, TSE, CONSULPLAN

Três bobinas com reatância indutiva de 30? e resistência de 40?, individualmente, são ligadas em triângulo a um sistema trifásico de 200V. O fator de potência e o valor de corrente em cada bobina são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q788297 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, CESGRANRIO

Quais as unidades que representam, respectivamente, as grandezas condutância, força eletromotriz, frequência, indutância e intensidade de corrente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q29402 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista, CODEBA, FGV

A respeito do dispositivo a corrente diferencial – DR, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q687015 | Engenharia Elétrica, Técnico Superior Especializado Engenharia Elétrica, DPE RJ, FGV, 2019

Um gerador de corrente contínua (CC) do tipo Shunt possui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q784476 | Engenharia Elétrica, Transformadores de potencial, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Transformadores de potencial (TPs) são conectados a uma rede elétrica para proporcionar tensões em níveis compatíveis aos instrumentos ligados ao seu secundário. A respeito desse tipo de transformador, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q185576 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, CAERN, FGV

Em uma topologia empregada em redes de computadores, cada dispositivo tem um link ponto a ponto dedicado ligado apenas ao controlador central, não havendo uma ligação nem tráfego direto entre eles. O controlador atua como uma central telefônica. Se um dispositivo quiser enviar dados para outro, ele deve enviar ao controlador, que, então, os retransmite ao outro dispositivo conectado. Essa topologia apresenta, entre outras vantagens, a robustez, ou seja, se um link falhar, somente aquele link será afetado, e todos os demais permanecerão ativos, o que proporciona maior facilidade na identificação e no isolamento de falhas. Essa topologia é conhecida por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q789916 | Engenharia Elétrica, Eletrotécnica, Analista Ferroviário, EFCJ SP

Para a análise do funcionamento de uma instalação, na entrada de um circuito com tensão alternada, bifásico, foram obtidas as seguintes medidas de tensão, corrente e potência ativa: 200 V; 50 A; 8,00 kW.

Nessas condições, o fator de potência e o módulo da impedância equivalente do circuito apresentam, respectivamente, os seguintes valores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q789349 | Engenharia Elétrica, Eletrônica Analógica, Técnico Judiciário, TRT 24a, FCC

Um multímetro digital está calibrado para operar como ohmímetro com fundo de escala de 200 ?. Ao realizar o teste de continuidade de um condutor elétrico flexível de seção 2,5 mm2 e comprimento de 5 m, considerando a sua resistência, bem como a resistência das pontas de prova do multímetro, é correto considerar que as condições do condutor são satisfatórias caso a resistência R medida seja

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q786981 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista Legislativo, SF, FGV

Considere as seguintes afirmativas:

I. Um disjuntor é um dispositivo de manobra e proteção capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes sob condições normais de circuito, assim como estabelecer, conduzir por tempo indeterminado, e interromper correntes sob condições anormais especificadas do circuito, tais com as de curto-circuito.

II. Os disjuntores podem ser classificados de acordo com o meio em que operam os seus contatos principais.

III. Para a segurança das instalações elétricas e a garantia da proteção, é necessário especificar os disjuntores de forma adequada, usando as normas NBR e IEEE existentes.

IV. Atualmente são fabricados disjuntores que podem operar em baixa, média, alta e extra alta tensão.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q785955 | Engenharia Elétrica, Princípios de Ciências dos Materiais, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Um condutor de cobre tem seção de 1,5 mm2 e 20 m de comprimento. Considerando a resistividade do cobre igual a 1,7 x 10-8 ?.m, a resistência do condutor vale, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q29398 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista, CODEBA, FGV

Um circuito composto por um resistor de 30Ω em série e um capacitor de 1000 µF é alimentado por uma fonte senoidal de 150 V e 12,5/π Hz.

A corrente elétrica desse circuito é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q185454 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, MEC, FGV

A respeito do problema de controles e limites relacionados aos estudos de fluxo de potência, analise as afirmativas a seguir

I. O controle de tensão em barras remotas pode ser executado por injeção de reativos.

II. O controle da frequência nas barras de geração é realizado somente através do ajuste da corrente de armadura das máquinas síncronas.

III. Os transformadores com controle automático de tap são utilizados no controle de frequência e tensão entre as barras no qual estão conectados.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q185398 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, ENADE, INEP

Um conversor A/D de aproximações sucessivas de 10 bits aceita como entrada valores de tensão entre 10 V e +10 V. Nesse caso, a resolução do conversor é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q786097 | Engenharia Elétrica, Iluminação Elétrica, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

O sistema de iluminação de um ambiente de 40 m2 consome 120 W e proporciona uma iluminância homogênea de 800 lux. Nesse caso, a sua eficiência, em lúmens/watts, é de, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.