Questões de Concursos Engenharia Elétrica

Resolva questões de Engenharia Elétrica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q1038548 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia, Analista de Pesquisa Energética Planejamento da Geração de Energia, EPE, FGV, 2024

A quantidade de energia gerada em uma usina eólica depende de diversos fatores de projeto, bem como de fatores naturais (onde a usina se encontra, a velocidade do vento e sua perenidade).
Uma figura de mérito que permite comparar diferentes instalações eólicas é o fator de capacidade (FC). Considere que um parque eólico é composto por 120 geradores eólicos de 3,65MW e sua produção anual é de 1TWh.
Assinale a opção que indica, respectivamente, o fator de capacidade aproximado desse parque eólico e o que ocorre com seu fator de capacidade caso seja mantido o diâmetro de rotor de todos os aerogeradores e diminuída a potência de seus respectivos geradores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1038547 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia, Analista de Pesquisa Energética Planejamento da Geração de Energia, EPE, FGV, 2024

A geração eólica compartilha com outras fontes renováveis a característica de ser intermitente, ou seja, sua geração é fortemente dependente da disponibilidade do fluxo de vento, que por natureza é variável.
Quando a fonte eólica passa a ser responsável por uma parcela significativa da geração essa intermitência gera riscos de diferentes tipos ao sistema e, vez ou outra, estas usinas são solicitadas a saírem do sistema, o chamado constrained-off.
A respeito das possíveis razões normatizadas para aplicação deste tipo de restrição à geração eólica no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. Em razão de indisponibilidade em instalações externas à respectiva usina.
II. Em razão de atendimento a requisitos de confiabilidade elétrica dos equipamentos pertencentes a instalações externas às respectivas usinas.
III. Por razão energética, motivada pela impossibilidade de alocação de geração de energia na carga.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1038472 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Analista de Pesquisa Energética Transmissão de Energia, EPE, FGV, 2024

Os transformadores são elementos fundamentais na rede de transmissão e, apesar de sua forma construtiva mais comum ser a com dois enrolamentos, primário (P) e secundário (S), não é raro o uso desses equipamentos contando ainda com um enrolamento adicional, o terciário (T), na expansão da capacidade de transformação de subestações. A modelagem desse tipo de transformador com três enrolamentos na análise de fluxo de potência é geralmente feita usando um circuito equivalente T.
Considere que as reatâncias entre enrolamentos, XPS, XPT e XST, medidas num determinado transformador de três enrolamentos 230/138/13,8kV, são respectivamente 8%, 23% e 13,5%. As reatâncias medidas estão todas referidas à tensão do primário.
Desprezando a resistência dos enrolamentos e a corrente de magnetização, as reatâncias XP, XS e XT que formam o circuito equivalente T desse transformador são dadas, respectivamente, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1038471 | Engenharia Elétrica, Transmissão, Analista de Pesquisa Energética Transmissão de Energia, EPE, FGV, 2024

Uma linha de transmissão em 500kV, com 100km de extensão, está sendo avaliada para reforço do atendimento de uma determinada região. Os cabos escolhidos para essa linha suportam uma corrente de 7180A.
Considerando que a reatância série dessa linha é de 0,25H/km e que sua capacitância shunt é de 6,25µF/km, analise as afirmativas a seguir.

I. A capacidade máxima de transmissão de potência dessa linha, com base apenas no limite térmico dos cabos, é superior a 6000MVA.
II. O SIL dessa linha é de aproximadamente 1250MVA. Para carregamentos menores que esse valor, a linha tende a apresentar um comportamento capacitivo e a tendência à sobretensão em seus terminais.
III. Se essa linha tivesse 200km de extensão, o valor de seu SIL seria de 1767MVA.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1038470 | Engenharia Elétrica, Transmissão, Analista de Pesquisa Energética Transmissão de Energia, EPE, FGV, 2024

Estudos do planejamento da expansão da transmissão têm sido elaborados para identificar limites presentes e futuros das interligações entre regiões elétricas do país e propor soluções para essas limitações.
A respeito desse tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A interligação entre as regiões elétricas se dá primariamente por meio das redes de distribuição das concessionárias, que são mais capilarizadas, enquanto grandes troncos de transmissão têm o importante papel de garantir o perfil de tensão destas redes.
( ) O volume de geração renovável contratada nas regiões Norte e Nordeste é um desafio para o planejamento da transmissão por sua distância dos principais centros de carga do país. Nesse contexto, a transmissão em corrente contínua se torna uma importante tecnologia para viabilizar o transporte desse excedente energético.
( ) Atualmente a interligação norte-sul, que passa pelos estados do Maranhão, Tocantins e Goiás, é o único corredor para transporte da energia elétrica excedente das regiões Norte/Nordeste para a região Sudeste.
( ) A expansão da geração eólica na região Sul suplantou, em 2023, a capacidade das hidrelétricas e permitiu maior permanência dessa região na condição de exportador de energia às regiões Sudeste/Centro-Oeste.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1038146 | Engenharia Elétrica, Circuitos Elétricos Na Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Em circuitos em corrente alternada em regime permanente, a razão entre as potências ativa e aparente é denominada fator de potência, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1038145 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Sobre a orçamentação e a composição de custos de projetos de subestações, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta.

I - A elaboração de orçamentos de projetos elétricos de subestações deve considerar as características de cada subestação como tensão, potência dos transformadores de potência, correntes nominais e de curto-circuito, arranjo do barramento e as condições ambientais da região.
II - O módulo de infraestrutura é composto pelos equipamentos principais da subestação e pelos materiais e serviços necessário para a sua instalação.
IIl - A metodologia indicada pela Aneel para a elaboração de orçamentos de subestações é baseada no conceito de transformação.
IV — A ANEEL apresenta metodologia para a elaboração do orçamento e para a formação e atualização de banco de preços dos diferentes tipos de subestações e equipamentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1038143 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Transformadores são equipamentos que viabilizam a transmissão de energia elétrica em níveis adequados de tensão. São equipamentos simples do ponto de vistaconstrutivos, em que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1038142 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Sobre compensação de reativos para correção de potência, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta.

I - Corrigir o fator de potência é de interesse somente do consumidor, uma vez que não há consequências do excesso de fluxo de reativos pelos condutores da rede.
II - Motores de indução, transformadores e reatores de lâmpadas fluorescentes são alguns exemplos de equipamentos responsáveis por um baixo fator de potência de uma instalação elétrica.
III - Instalar um banco de capacitores é a principal solução para corrigir o fator de potência de uma instalação elétrica.
IV - Corrigir o fator de potência reduz as perdas energéticas de uma instalação, porém com o custo adicional devido ao excedente de reativos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1038141 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Um dos objetivos principais do aterramento elétrico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1038140 | Engenharia Elétrica, Circuitos Elétricos Na Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

A distorção harmônica é caracterizada pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1038139 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Os seccionadores podem ser utilizados em muitas funções dentro de uma subestação de energia, exceto para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1038138 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

A norma NBR 5410:2020 estabelece, em relação ao condutor neutro, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1038137 | Engenharia Elétrica, Circuitos Elétricos Na Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Ao propor a correção do fator de potência através da instalação de um banco de capacitores, o engenheiro eletricista responsável pretende:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1038136 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

No dimensionamento dos condutores de uma instalação elétrica, é essencial considerar fatores de correção queinterferem diretamente nas propriedades elétricas do condutor, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1038135 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

O dimensionamento dos condutores de uma instalação elétrica segue critérios técnicos que visam garantir a segurança e a qualidade da energia fornecida. Desse modo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1038133 | Engenharia Elétrica, Circuitos Elétricos Na Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

A mitigação da distorção harmônica em uma rede elétrica pode ser feita através:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1038131 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Em análises de engenharia que envolvem transformadores como elemento de circuito, adota-se aproximações do circuito equivalente, cujo parâmetros podem ser determinados via ensaios de circuito aberto e de curto-circuito, que determinam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1038130 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

As máquinas de indução funcionam como motor se o escorregamento for:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1038128 | Engenharia Elétrica, Manutenção Elétrica Na Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista Polo I, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

O transformador de potência garante o fornecimento de energia elétrica em níveis adequados de tensão aos consumidores finais, e qualquer pane desse equipamento prejudica a qualidade do serviço. Nesse sentido, a manutenção preditiva ganha um importante papel, pois:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.