Início

Questões de Concursos Engenharia Florestal

Resolva questões de Engenharia Florestal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q185317 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

A recuperação de áreas degradadas, em seu sentido amplo, envolve teorias e técnicas diversas que atendem a diferentes objetivos finais, com relação à área a ser recuperada. Assim, quando o objetivo é retornar um ecossistema às suas condições naturais originais, tanto estruturais quanto funcionais, a atividade é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q710177 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Texto associado.
Um erro, em termos de amostragem, é evidenciado quando se detecta uma diferença da estimativa em relação ao valor verdadeiro ou paramétrico. Os erros, em inventários florestais, podem ser classificados em:

1. erros amostrais; 
2. erros não amostrais; 
3. erros sistemáticos; 
4. erros aleatórios. 
( ) Somente podem ser reduzidos mediante cuidados gerenciais e técnicos, como o controle e aferição dos equipamentos. 
( ) Ocorrem quando existe dependência funcional pela magnitude ou direção do erro, como, com o uso de uma trena mais longa que o normal. 
( ) Podem ser reduzidos com o uso de métodos e processos adequados. 
( ) Ocorrem de forma imprevisível e tendem a se anular se o número de medições for grande. 
Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q707850 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Texto associado.
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.
Sobre sistemas de integração sustentável e ambiência para os animais, examinando a necessidade de 7m2 de sombra por animal, por causa do plantio da pastagem, no sistema silvipastoril, as árvores já estarão com altura média de 8 m, o que proporcionará sombra suficiente para os animais, pois, considerando 400 metros lineares de renque por hectare e dois metros de largura de sombras às 12 horas, haverá _______ de sombra por hectare, permitindo aos animais o pastejo e a opção de procurar a sombra para facilitar o ajuste de sua zona de conforto térmico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q708394 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. A sucessão ecológica pode ser descrita como um fenônemo no qual uma dada comunidade vegetal é progressivamente substituída por outra ao longo do tempo e em um mesmo local. Esses grupos sucessionais apresentam características biológicas diferenciadas. Espécies _________, por exemplo, em geral produzem grande número de sementes, dispersas por animais, e apresentam crescimento _________ da planta, mas geralmente com ciclo de vida _________, pois constituem comunidades com baixa diversidade e alta densidade populacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q185386 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, IF SE, IF SE

Na germinação de sementes florestais que apresentam impermeabilidade de tegumento, evitando assim a germinação, elas podem ser tratadas com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q185426 | Engenharia Florestal, Botânica Geral, Engenheiro Florestal, UFPR, UFPR

Sobre botânica, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q709634 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Texto associado.
A sustentabilidade dos sistemas de produção agroflorestal na pequena propriedade está relacionada com a capacidade de suporte do meio em que estão inseridos. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O uso das espécies fruteiras conhecidas popularmente como coco (Cocus nucifera L.), graviola (Annona muricata L) e urucum (Bixa orellana L) inviabilizam a produtividade na agricultura familiar. 
( ) Há de se quantificar anualmente a produção/produtividade de cada uma das espécies componentes dos seus respectivos sistemas agroflorestais. 
( ) A cobertura do solo garantirá todo o aporte nutricional necessário à sustentabilidade da produção.  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q185511 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

Uma das principais pragas da cultura do eucalipto é a lagarta desfolhadora Thyrinteina arnobia (Lepidoptera: Geometrideae), conhecida como lagarta parda do eucalipto. Essa lagarta ataca povoamentos normalmente a partir dos três anos pós-plantio. Para combatê-la, podem ser utilizadas táticas de controle biológico, físico, químico, entre outros. Na utilização de controle químico é recomendado o principio ativo Deltametrina, na dosagem de 200 mL.ha-1 em um volume de aplicação de 6 a 10 L.ha-1, se a aplicação for realizada via aérea, ou um volume de aplicação de 100 L.ha-1, se a aplicação for realizada via terrestre.

Considere uma área reflorestada no espaçamento de 3m x 3m (três metros na linha e três metros na entrelinha). Utilizando-se um equipamento de pulverização terrestre, tipo canhão atomizador, dotado de 12 (doze) bicos (pontas) hidráulicos, trabalhando a uma velocidade de deslocamento de 6 km.h-1, qual deverá ser a vazão a ser obtida em cada bico (ponta)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q185166 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

A criação de animais fora de seu habitat pode ser uma alternativa de manejo conservacionista, mas também pode representar risco de extinção quando os animais são provenientes do tráfico ilegal. Por isso, a criação de animais silvestres em cativeiro é ordenada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), destacando-se os criadouros conservacionistas, os criadouros comerciais e os criadouros científicos. Considerando os tipos de criadouros destacados, avalie as afirmações que se seguem.

I. Os criadouros conservacionistas têm por objetivo apoiar as ações dos órgãos ambientais envolvidos na conservação das espécies, auxiliando a manutenção de animais silvestres em condições adequadas de cativeiro.

II. Os criadouros científicos têm como objetivo a pesquisa científica com animais silvestres, realizada por instituições reconhecidas e pessoas interessadas.

III. Os criadouros comerciais têm por objetivo a produção de espécies da fauna silvestre para fins comerciais, seja do próprio animal ou de seus produtos.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q185288 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

O valor estabelecido para o transporte de madeira e de produtos florestais tem como base tabelas consolidadas por grupos de transportadoras que atuam em operações de logística junto às empresas florestais. São utilizados valores usuais para comercialização do serviço de frete rodoviário padrão. Uma das composições veiculares de carga (CVC) mais utilizada no transporte rodoviário florestal é o bitrem, veículo constituído por um cavalo mecânico e por dois semirreboques. Sabendo-se que essa CVC transporta aproximadamente 41m3, qual o valor do frete para o transporte de toras de eucalipto a uma distância de 90 km? Considere:

(i) velocidade média da CVC de 60,0 km/h;

(ii) tempo de carregamento e descarregamento de 2,0 horas;

(iii) custos operacionais fixos, variáveis, pessoal e de administração, de respectivamente, 18,0; 34,0; 4,0 e 2,0 reais por cada hora de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q709676 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

São princípios básicos do manejo de florestas tropicais, EXCETO 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q185558 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

Quando a madeira de uma árvore recém-abatida é exposta ao meio ambiente, a água localizada nos vasos, nos canais e no lúmen das células, denominada água de capilaridade ou água livre, evapora-se. A água localizada no interior das paredes celulares, chamada de água de adesão ou higroscópica, permanece na madeira. A umidade correspondente a esse estado é denominada umidade de saturação ao ar (USA) ou ponto de saturação de fibras (PSF). Com relação à perda de água da madeira sob processo de secagem, analise as asserções que se seguem.

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. Abaixo do ponto de saturação das fibras ocorre a retração devido à dessorção da água de adesão ou higroscópica nas paredes celulares.

PORQUE

Com a secagem da madeira no nível higroscópico ocorrerá uma aproximação dos elementos celulares e um rearranjo dos constituintes químicos da madeira, como a celulose e a lignina, provocando a retração.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q185590 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

A operação de plantio é uma das mais importantes para o sucesso de um projeto de implantação de florestas cultivadas. A adoção do sistema adequado requer definição clara de objetivos e usos potenciais dos produtos e subprodutos obtido a partir da floresta. O sucesso do um plantio e a obtenção de povoamentos produtivos com madeira de qualidade devem ser pautados por práticas silviculturais adequadas, associadas a uma eficiente recomendação e aplicação de adubos minerais. Em geral, o preparo do solo florestal usa a técnica do cultivo mínimo concomitantemente a uma pesada adubação de base na linha de plantio.

Considerando a técnica utilizada para o preparo do solo florestal e adubação apresentada acima, avalie as afirmações que se seguem.

I. O cultivo mínimo florestal é uma técnica de preparação do solo que contempla amplo revolvimento de suas camadas superficiais, com incorporação total ou parcial dos resíduos culturais associado a uma aplicação de herbicida em área total.

II. No cultivo mínimo florestal, a maioria dos resíduos do cultivo florestal anterior permanece na superfície do solo e a mineralização da matéria orgânica é lenta devido à alta relação C/N (carbono/nitrogênio) dos resíduos sobre o solo florestal.

III. Para a adubação de base, dependendo da análise do solo, é recomendado utilizar 0%, 20% ou até 40% das doses de N e K2O e 100% da dose de P2O5. Os micronutrientes também podem ser aplicados nessa adubação, principalmente, B e Zn. IV. A adubação de base, na formulação tradicional de 20-0-20, tem como finalidade principal promover o arranque inicial de crescimento das mudas nos primeiros 6 (seis) meses pós plantio, suplementando o solo com montantes adicionais de nutrientes que irão atender a demanda nutricional das mudas.

V. Os equipamentos agrícolas utilizados para realizar a técnica do cultivo mínimo florestal em concomitância com a adubação de base na linha de plantio são: arado, grade pesada, grade leve e ou grade adubadora bedding.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q185281 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, UFPR, UFPR

Sobre paisagismo, considere as seguintes afirmativas: 1-A vegetação, matéria 

prima do paisagismo, deve ser usada para ilustrar os conhecimentos teóricos relativos à saúde humana e à conservação da natureza.

2-Um dos efeitos não­ intencionais das introduções de espécies exóticas como ornamentais, segundo vários autores, é que elas podem tornar ­se invasoras. 

3-Espécies como Brunfelsia uniflora (Pohl.) D. Don, considerada a flor símbolo da cidade de Curitiba (PR), segundo a Lei Municipal no 6.324/1982 (Curitiba, 1982), e Araucaria angustifolia (Bertol) Kuntze (pinheiro), árvore símbolo do Paraná, devem ser usadas para paisagismo quando possível, devido ao seu caráter simbólico.
4-As espécies do gênero Tabebuia (ipês), consideradas árvores símbolo do Brasil, Araucaria angustifolia (pinheiro), Caesalpinia echinata Lam (pau­brasil) e Dicksonia sellowiana Hook (xaxim) são espécies ameaçadas de extinção, por isso devem ser usadas em paisagismo.

5-A finalidade do paisagismo é a integração do homem com a natureza, facultando ­lhe melhores condições de vida pelo equilíbrio do meio ambiente, abrangendo todas as áreas onde se registra a presença do ser humano. 


Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q185538 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, SUFRAMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao manejo de florestas plantadas, julgue os itens a seguir.

O sistema de alto fuste é adequado para manejar sítios pouco produtivos, os quais devem ser manejados sem desbastes, pois as receitas proporcionadas pelo acréscimo de madeira advindo do uso desse método são menores que seus custos.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q185333 | Engenharia Florestal, Código Florestal, Engenheiro Florestal, UFPR, UFPR

Considere os seguintes tipos de vegetação:
> 1-As faixas marginais ao longo dos rios ou de qualquer curso de água.
2-Ao redor de lagos, lagoas ou reservatórios de água.
3-A vegetação que circunda nascentes de cursos de água, mesmo que intermitentes, num raio de 50 m de largura.
4-A vegetação no topo de morros, montes, montanhas e serras.
5-As restingas e mangues, com objetivo de fixar dunas e estabilidade de sistemas vegetais frágeis.
6-As vegetações de borda de tabuleiros e chapadas em faixas superiores a 100 m e linha de ruptura de relevo.
7-Áreas em altitude superior a 1800 m, qualquer que seja a vegetação.
8-Áreas definidas em leis ou atos do poder público como unidade de preservação em faixas de estradas, para evitar erosão.

São consideradas áreas de preservação permanente (APP) preconizadas no Código Florestal Brasileiro os tipos de vegetação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q710703 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Texto associado.
A certificação florestal é um instrumento de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), pois apoia o desenvolvimento da comunidade onde atua; promove a preservação do meio ambiente; favorece o investimento no bem-estar dos funcionários e seus dependentes e num ambiente de trabalho agradável; visa a implementação de comunicações transparentes e o retorno aos acionistas; promove a sinergia com os parceiros e a satisfação dos clientes e/ou consumidores. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
São atividades que aumentam a produtividade e conservam o meio ambiente e são aprovadas pelas auditorias de certificação: 
I. o monitoramento de fauna e flora nas áreas naturais. 
II. o manejo integrado de plantas daninhas. 
III. a pesquisa para a utilização de agrotóxicos menos agressivos.
IV. o uso de queima controlada com autorização ambiental. 
V. o cultivo mínimo do solo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q185382 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, UFPR, UFPR

Sobre os fundamentos que baseiam a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433, de 1997), considere as seguintes afirmativas:

1- A água é um bem de domínio publico e um recurso natural limitado, dotado de valor econômico.
2- Em situações de escassez de água, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais.
3.A gestão dos recursos hídricos deve proporcionar o uso das águas apenas aos proprietários de imóveis com nascentes em suas propriedades.
4-A gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do poder público, dos usuários e das comunidades.
5-A bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos hídricos.

Sobre os enunciados acima, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q185169 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

A Embrapa realiza pesquisas com sistemas silviculturais, no qual o extrativista ou agricultor pode plantar, na floresta, espécies nativas ou exóticas de alto valor de mercado e fazer o manejo da floresta, descartando árvores doentes ou fazendo o replantio de espécies de valor ambiental e comercial. Para eliminar as espécies de pouco valor comercial, que apresentam troncos bifurcados ou tortos, doenças aparentes no tronco ou árvores pouco vigorosas, a Embrapa recomenda a técnica de anelamento, fazendo a retirada da casca em toda a circunferência da árvore.

Disponivel em: http://www.cpafac.embrapa.br. Acesso em: 15 ago. 2011 (com adaptações).

Considerando essa técnica de anelamento e que o tronco das árvores é um conjunto heterogêneo de diferentes tipos de células com propriedades específicas para desempenharem determinadas funções vitais, podemos afirmar que

I. Os raios são responsáveis pelo armazenamento e transporte horizontal de nutrientes no tronco das árvores.

II. Os vasos e/ou traqueídes são responsáveis pela condução ascendente da seiva bruta e elaborada no tronco das árvores.

III. As fibras e os fibrotraqueídes são responsáveis pela sustentação mecânica do tronco das árvores.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q185591 | Engenharia Florestal, Código Florestal, Engenheiro Florestal, UFPR, UFPR

A Lei 4.771, de 1965, conhecida como Código Florestal Brasileiro, estabelece como área de preservação permanente (APP), ao longo de quaisquer cursos de água em faixa de preservação marginal, larguras mínimas de cada lado. Assinale a alternativa INCORRETA sobre as áreas definidas nessa lei.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.