Início

Questões de Concursos Engenharia Florestal

Resolva questões de Engenharia Florestal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q185214 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, IF SE, IF SE

Você como Engenheiro(a) Florestal é contratado(a) por um proprietário que adquiriu uma propriedade rural em um município inserido na região da Mata Atlântica. Nessa propriedade passa um rio de porte médio que teve suas margens totalmente destituídas de floresta ciliar. Com relação à utilização de mudas, a condição ecologicamente correta de recuperação das margens do rio é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q185478 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, IF SE, IF SE

A utilização de recipientes para produção de mudas de Eucalipto é extremamente importante, sendo atualmente os tubetes os mais utilizados por possuírem uma série de vantagens, tais como:

I - Menor volume de substrato e maior rapidez no enchimento dos tubetes, e permite automação no enchimento.
II - O rendimento no plantio pode ser comprometido pela dificuldade na retirada das mudas dos tubetes.
III - É necessária a moveção das mudas para melhorar a poda das raízes.
IV - Permite uma melhor formação do sistema radicular sem enovelamento e com muitas raízes finas.
V - Permite a alternagem ou seja, redução do número de mudas/m2.
VI - Normalmente o transporte das mudas é dificultado porque as mudas são mais sensíveis.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q185164 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, UFPR, UFPR

­A classificação climática mais amplamente conhecida é a de Köppen. Essa classificação está baseada fundamentalmente nos seguintes elementos meteorológicos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q185148 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

Em 1934, foi aprovado o primeiro Código Florestal Brasileiro no intuito de regular o uso das florestas e garantir a sua conservação. Posteriormente, em 1965, a Lei n.º 4.771/65 instituiu o então denominado Novo Código Florestal, que ainda está em vigência, e cuja proposta de alteração (Projeto de Lei n.º 1.876/99) foi aprovada, por ampla maioria, pela Câmara dos Deputados, em 24 de maio de 2011. O projeto aguarda votação no Senado Federal, o que deverá ocorrer até o final de 2011.

Considerando o exposto acima, avalie as afirmações que se seguem.

I. O projeto do novo Código Florestal tem gerado controvérsias. Um dos dispositivos mais polêmicos é o que reduz a faixa mínima de vegetação ao longo dos rios, de 30 para 15 metros, e estabelece a medição a partir do ponto de menor vazão do rio e não do maior.

II. Nos termos do Código Florestal (Lei n.º 4.771/65), atualmente em vigor, consideram-se de preservação permanente as florestas e demais formas de vegetação natural situadas ao longo dos rios ou de qualquer curso dágua, desde o seu nível mais alto, em faixa marginal, cuja largura mínima será de 30 metros para os cursos dágua de menos de 10 metros de largura.

III. O texto do novo Código Florestal, aprovado pela Câmara dos Deputados, estabelece como obrigatório,

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q709046 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Considerando as operações silviculturais necessárias ao manejo de floresta natural, antes da seleção e marcação de árvores comerciais e retidas, é necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q185292 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, UFPR, UFPR

Comércio internacional e meio ambiente são temas muito importantes da agenda mundial. Sobre esses temas, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q185303 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, IF SE, IF SE

Analise as seguintes sentenças:

I) Na preparação do solo, uma prática necessária é a subsolagem na linha de plantio quando o solo a ser cultivado apresenta uma camada compactada que impeça o aprofundamento das raízes, prejudicando o desenvolvimento das plantas.
II) A calagem é uma prática necessária à correção da acidez do solo, permitindo adequar a melhor faixa do pH que facilite a disponibilidade dos nutrientes e a absorção pelas plantas. Na silvicultura do eucalipto está prática é sempre comum e necessária ao bom desenvolvimento da floresta.
III) A desrama é uma prática que visa melhorar a qualidade da madeira e é muito utilizada na silvicultura do pinus, durante o desenvolvimento da floresta, evitando consideravelmente a incidência de nós e diminuição na qualidade da madeira.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q185312 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, SUFRAMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a elevada taxa de desflorestamento e a consequente degradação do solo, que tem como uma das causas principais os incêndios florestais, julgue os próximos itens no que diz respeito aos incêndios florestais e às técnicas de conservação do solo.

A erosão inicia–se no momento em que a água da chuva, ao cair sobre o solo, ganha velocidade, o que propicia a formação de pequenos canais no solo e a concentração do fluxo de água, aumentando a profundidade e a quantidade de sedimentos que são carregados por esses canais.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q709286 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

A Resolução CONAMA n° 392, de 25 de junho de 2007, classificou a vegetação primária e secundária de regeneração de Mata Atlântica no Estado de Minas Gerais. Com base no exposto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q185543 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, SUFRAMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, no que se refere à mecanização e à colheita florestal.

A colheita florestal de baixo impacto deve ser realizada em três etapas: atividades pré–exploratórias, como o inventário 100% e a seleção e marcação das árvores a serem colhidas; atividades exploratórias, como o corte de cipós e árvores; e atividades pós–exploratórias, como as operações no pátio e a avaliação de impacto.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q710616 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Texto associado.
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
Para o planejamento da exploração de florestas nativas, os ramais secundários devem ser definidos após o mapeamento do ramal principal e a indicação da queda das árvores. Esses ramais devem estar conectados na forma de “espinha de peixe” e devem estar ligados ao ramal principal em um local livre de obstáculos como árvores matrizes e de valor futuro. Algumas vezes, os ramais de arraste _________ podem ser ramificados em _________. Neste caso, segue-se a regra de planejamento do ramal _________, ou seja, o ramal _________ deve passar na região central das árvores que serão arrastadas através dos _________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q185445 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, SUFRAMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao manejo de florestas plantadas, julgue os itens a seguir.

Um sistema agroflorestal dinâmico que apresenta alto nível de biodiversidade e envolve espécies florestais nativas se aproxima do conceito de sistema agroflorestal regenerativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q185328 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, UFPR, UFPR

A respeito das partes de um vegetal superior, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q185396 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, IF SE, IF SE

Os procedimentos de poda de árvores são de grande importância para conduzir a formação correta das mesmas no ambiente urbano. Desta forma é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q185230 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, IF SE, IF SE

Em relação ao planejamento do local para instalação de um viveiro florestal permanente é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q185477 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, SUFRAMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a elevada taxa de desflorestamento e a consequente degradação do solo, que tem como uma das causas principais os incêndios florestais, julgue os próximos itens no que diz respeito aos incêndios florestais e às técnicas de conservação do solo.

Em regiões onde ocorre erosão ao longo dos anos, toneladas de solo são perdidas por ação direta da água da chuva e, consequentemente, perde–se a fertilidade do solo remanescente, devido ao fato de a maior parte dos nutrientes se encontrar na camada superficial.

  1. ✂️
  2. ✂️

97Q185197 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, IF SE, IF SE

No preparo da área para implantação de uma floresta com mudas de qualidade, para o combate às formigas cortadeiras é indispensável:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q709431 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. O princípio básico de combate aos incêndios florestais é remover um dos elementos do triângulo do fogo (calor, oxigênio e combustível) de maneira rápida e eficiente. Com relação aos procedimentos de combate, o método __________ consiste em se fazer um aceiro de 0,5 a 1,0 m de largura, próximo à linha do fogo. O método _________ somente é utilizado em ocorrências de baixa intensidade. Já para casos em que não é possível se aproximar do fogo, o ideal é utilizar o método _________ .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q708443 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Existe a necessidade de melhorar o desempenho das operações realizadas nas áreas destinadas ao Manejo Florestal Sustentável em propriedades localizadas na Amazônia Legal, sendo o Engenheiro Florestal um dos profissionais capacitados na gestão e operação de corte e extração florestal com impacto reduzido. São procedimentos operacionais recomendáveis para o manejo florestal, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q185247 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

A fiel aplicação do Código Florestal Brasileiro é ainda um grande desafio. A Resolução CONAMA 303/2002 estabelece a largura da faixa de proteção ao longo dos cursos dágua em função da largura da planície de inundação, atingida por ocasião da cheia sazonal. Considerando o uso do sensoriamento remoto orbital para apoiar a delimitação das APPs ao longo dos cursos dágua, avalie as afirmações que se seguem.

I. A resolução radiométrica dos radares orbitais atualmente em operação não permite detectar cursos dágua com a largura mínima especificada no Código Florestal em vigor.

II. Por não sofrerem interferência de nuvens nem dependerem da energia emitida pelo sol, as imagens produzidas por radares são preferíveis àquelas produzidas por sensores óticos.

III. As imagens Landsat 7/ETM+ possuem resolução espacial adequada ao mapeamento das planícies de inundação.

IV. Devido à presença de nuvens durante o período chuvoso, a utilização de imagens produzidas por sensores óticos orbitais deverá ser restrita ao conjunto daquelas produzidas durante a época das secas.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.