Questões de Concursos Engenharia Naval Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Engenharia Naval Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q790451 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017Sobre as deformações plásticas e as elásticas, determine se as afirmativas são V (verdadeiras) ou F (falsas). I. A deformação plástica é reversível; II. A deformação plástica é provocada por tensões que ultrapassam o limite de elasticidade; III. A deformação elástica desaparece, quando a tensão é removida; IV. A deformação elástica procede da deformação plástica. São verdadeiras: ✂️ a) apenas I e IV. ✂️ b) apenas I, II e III. ✂️ c) apenas II e III. ✂️ d) apenas II, III e IV. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q105540 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIOQuantos contêineres um navio porta-contêiner, com capacidade de carga igual a 10.000 TEU, pode, teoricamente, transportar? ✂️ a) 10.000 de 40 pés ✂️ b) 4.000 de 20 pés e 3.000 de 40 pés ✂️ c) 4.000 de 20 pés e 6.000 de 40 pés ✂️ d) 6.000 de 20 pés e 3.000 de 40 pés ✂️ e) 6.000 de 20 pés e 4.000 de 40 pés Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q249634 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOEm metrologia, erro sistemático é definido como a(o) ✂️ a) parcela do erro representada pela incerteza de dados medidos sob as mesmas condições, sendo corrigível por meio da calibração. ✂️ b) parcela do erro repetido quando uma série de medições é efetuada sob as mesmas condições, sendo corrigível por meio da calibração. ✂️ c) parcela do erro representada pela incerteza dos dados medidos sob as mesmas condições, não sendo corrigível por meio da calibração. ✂️ d) parcela do erro repetido quando uma série de medições é efetuada sob as mesmas condições, não sendo corrigível por meio da calibração. ✂️ e) erro resultante do uso equivocado do sistema de medição. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q790493 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017Leia as informações abaixo e analise se são falsas ou verdadeiras. I. ( ) Esforços longitudinais - São os esforços de flexão no sentido do comprimento, que tendem a estabelecer no casco as deformações chamadas alquebramento e tosamento. II. ( ) Esforços transversais - Os efeitos mais importantes são os que provêm da ação dos movimentos oscilatórios transversais em consequência das vagas, ou da ação dos pesos desigualmente distribuídos em uma seção transversal. III. ( ) Esforços locais - Os esforços locais, propriamente ditos, são os esforços que tendem a deformar uma parte qualquer da estrutura do casco. A sequência correta é ✂️ a) V - F - V. ✂️ b) F - F - F. ✂️ c) V - F - F. ✂️ d) V - V - V. ✂️ e) F - V - F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q249823 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOO controle de qualidade do processo incorpora o conceito denominado ciclo PDCA. As fases do controle de qualidade que correspondem a esse ciclo são: ✂️ a) planejar, executar, verificar e atuar corretivamente. ✂️ b) planejar, programar, executar e verificar. ✂️ c) planejar, gerenciar, verificar e atuar corretivamente. ✂️ d) gerenciar, planejar, executar e atuar corretivamente. ✂️ e) programar, planejar, gerenciar e verificar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q249907 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOOs incêndios são classificados de acordo com os materiais neles envolvidos e com a situação em que se encontram. Com essa classificação, é determinado o agente extintor adequado para o tipo de incêndio específico. Nessa perspectiva, os incêndios da ✂️ a) classe A são verificados em materiais fibrosos ou sólidos, formando brasas e deixando resíduos em madeira, papel, tecidos, borracha e na maioria dos plásticos. ✂️ b) classe B são verificados em equipamentos e instalações elétricos, enquanto a energia estiver alimentada, como, por exemplo, um motor elétrico queimando, ainda ligado. ✂️ c) classe C são verificados em líquidos inflamáveis como óleo, querosene, gasolina, tintas, álcool e também em graxas e gases inflamáveis. ✂️ d) classe C necessitam de resfriamento para a sua extinção, isto é, do uso de água ou soluções que a contenham em grande porcentagem, a fim de reduzir a temperatura do material em combustão, abaixo do seu ponto de ignição. ✂️ e) classe D, com o emprego de pós químicos, sofrerão apenas um retardo na combustão, proporcionando o resfriamento superficial, não agindo na queima em profundidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q790533 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOO aço de baixo teor de carbono usado em estruturas tem um limite de resistência ao cisalhamento da ordem de 3160kgf/cm2. A força necessária, em kgf, para fazer um furo de 2cm de diâmetro numa chapa de 1cm de espessura é de, aproximadamente: ✂️ a) 10000 ✂️ b) 15000 ✂️ c) 20000 ✂️ d) 25000 ✂️ e) 30000 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q790529 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUm navio sofreu alterações na geometria do casco, em que sua área de seção mestra aumentou 20%, a boca aumentou 50% e o coeficiente de bloco reduziu 20%. O calado e o comprimento do casco não foram alterados. Com relação ao coeficiente prismático longitudinal, conclui-se que ✂️ a) aumentou 10%. ✂️ b) aumentou 20%. ✂️ c) reduziu 10%. ✂️ d) reduziu 20%. ✂️ e) não variou. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q105833 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIOEm relação à arbitragem, verifica-se que ✂️ a) poderá ser de direito ou de equidade, a critério das partes. ✂️ b) ela é regida, no Brasil, por um sistema jurídico único, aplicado à esfera privada, sendo proibida sua aplicação na esfera pública. ✂️ c) a pessoa deve ter formação em Direito e conhecimento profundo das leis, caso queira ser árbitro. ✂️ d) as partes nomearão os árbitros, sempre em número par, podendo nomear, também, os respectivos suplentes. ✂️ e) o compromisso arbitral é a convenção através da qual as partes submetem um litígio à arbitragem de uma ou mais pessoas, sendo obrigatoriamente extrajudicial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q250355 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOEm Metrologia, cometem-se erros quando se medem valores das grandezas físicas. Aqueles que aparecem insistentemente em uma série de medidas, que podem ocorrer tanto na construção ou aferição dos instrumentos de medida, como no método de medida utilizado, são os erros considerados ✂️ a) grosseiros. ✂️ b) sistemáticos. ✂️ c) acidentais. ✂️ d) absolutos. ✂️ e) relativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 11Q205568 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUma situação de estabilidade, na qual K=quilha, G=centro de gravidade, B=centro de empuxo e M=metacentro, é indicada por ✂️ a) KB > KM ✂️ b) KB > KG ✂️ c) KG > KM ✂️ d) GB > GM ✂️ e) BM > GM Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q210742 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidadeda embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.O caimento, diferença de calado entre a vante e a ré, é um fator importante na docagem. O caimento deve ser à popa, enquanto o picadeiro de rotação deve ser posicionado à proa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q209218 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidadeda embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.A estabilidade de uma embarcação é tida como positiva, favorecendo a flutuabilidade, quando a embarcação, ao ser submetida a pequena perturbação, tende a retornar ao estado de equilíbrio primitivo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q790785 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações. O lançamento de uma embarcação consiste em sua transferência da carreira, onde é construída, para o mar. O lançamento pode ser classificado em transversal ou de popa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q9495 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPECom relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes. Deslocamento bruto ou deslocamento máximo é o peso do volume de água deslocada pela embarcação completamente carregada com passageiros, respectivas bagagens, combustível, dotações e carga. O deslocamento bruto implica nenhuma água nos tanques de lastro. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q9484 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.A estiva é a atividade de movimentação de mercadorias nos conveses e nos porões das embarcações incluindo peação e descarregamento quando realizado com equipamento do cais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q201076 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorA turbina a vapor de um ciclo Rankine ideal produz 2.880 kcal/h de potência. A diferença entre as entalpias na entrada e na saída da turbina é igual a 96 kcal/kg. Qual o fluxo de massa de vapor, em kg/h, que passa pela turbina? ✂️ a) 15 ✂️ b) 17 ✂️ c) 20 ✂️ d) 26 ✂️ e) 30 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q9485 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.São competências do conferente de cargas a verificação do estado das mercadorias, conferência do manifesto e assistência à pesagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q107112 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIOEm relação às obrigações das partes num contrato de fretamento por tempo (TCP), considere as afirmativas abaixo. I - O armador-fretador deve manter o navio em condições de navegabilidade desde o momento em que ele é colocado à disposição do afretador, conservando-o assim por todo o tempo de duração do contrato. II - A principal obrigação do afretador é pagar o frete, que é determinado em função do tempo, independente da efetiva utilização do navio, salvo, evidentemente, as hipóteses de off-hire. III - O afretador deve exercer a utilização do navio dentro de limitações preestabelecidas e relacionadas na carta de fretamento, sem, contudo, arcar com os gastos da exploração comercial da embarcação. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q107271 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIOUm importante ponto na exploração comercial de um navio é a distinção de responsabilidades quanto à Gestão Náutica e à Gestão Comercial. Nesse sentido, refere-se à Gestão Náutica a responsabilidade ✂️ a) pela equipagem e pela armação do navio ✂️ b) pela angariação e pelo fechamento de contratos ✂️ c) pelas despesas de escalas e de portos ✂️ d) pelo acondicionamento das mercadorias a bordo ✂️ e) pelos cuidados com a carga durante a viagem Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDFPróximo →
1Q790451 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017Sobre as deformações plásticas e as elásticas, determine se as afirmativas são V (verdadeiras) ou F (falsas). I. A deformação plástica é reversível; II. A deformação plástica é provocada por tensões que ultrapassam o limite de elasticidade; III. A deformação elástica desaparece, quando a tensão é removida; IV. A deformação elástica procede da deformação plástica. São verdadeiras: ✂️ a) apenas I e IV. ✂️ b) apenas I, II e III. ✂️ c) apenas II e III. ✂️ d) apenas II, III e IV. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q105540 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIOQuantos contêineres um navio porta-contêiner, com capacidade de carga igual a 10.000 TEU, pode, teoricamente, transportar? ✂️ a) 10.000 de 40 pés ✂️ b) 4.000 de 20 pés e 3.000 de 40 pés ✂️ c) 4.000 de 20 pés e 6.000 de 40 pés ✂️ d) 6.000 de 20 pés e 3.000 de 40 pés ✂️ e) 6.000 de 20 pés e 4.000 de 40 pés Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q249634 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOEm metrologia, erro sistemático é definido como a(o) ✂️ a) parcela do erro representada pela incerteza de dados medidos sob as mesmas condições, sendo corrigível por meio da calibração. ✂️ b) parcela do erro repetido quando uma série de medições é efetuada sob as mesmas condições, sendo corrigível por meio da calibração. ✂️ c) parcela do erro representada pela incerteza dos dados medidos sob as mesmas condições, não sendo corrigível por meio da calibração. ✂️ d) parcela do erro repetido quando uma série de medições é efetuada sob as mesmas condições, não sendo corrigível por meio da calibração. ✂️ e) erro resultante do uso equivocado do sistema de medição. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q790493 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017Leia as informações abaixo e analise se são falsas ou verdadeiras. I. ( ) Esforços longitudinais - São os esforços de flexão no sentido do comprimento, que tendem a estabelecer no casco as deformações chamadas alquebramento e tosamento. II. ( ) Esforços transversais - Os efeitos mais importantes são os que provêm da ação dos movimentos oscilatórios transversais em consequência das vagas, ou da ação dos pesos desigualmente distribuídos em uma seção transversal. III. ( ) Esforços locais - Os esforços locais, propriamente ditos, são os esforços que tendem a deformar uma parte qualquer da estrutura do casco. A sequência correta é ✂️ a) V - F - V. ✂️ b) F - F - F. ✂️ c) V - F - F. ✂️ d) V - V - V. ✂️ e) F - V - F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q249823 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOO controle de qualidade do processo incorpora o conceito denominado ciclo PDCA. As fases do controle de qualidade que correspondem a esse ciclo são: ✂️ a) planejar, executar, verificar e atuar corretivamente. ✂️ b) planejar, programar, executar e verificar. ✂️ c) planejar, gerenciar, verificar e atuar corretivamente. ✂️ d) gerenciar, planejar, executar e atuar corretivamente. ✂️ e) programar, planejar, gerenciar e verificar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q249907 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOOs incêndios são classificados de acordo com os materiais neles envolvidos e com a situação em que se encontram. Com essa classificação, é determinado o agente extintor adequado para o tipo de incêndio específico. Nessa perspectiva, os incêndios da ✂️ a) classe A são verificados em materiais fibrosos ou sólidos, formando brasas e deixando resíduos em madeira, papel, tecidos, borracha e na maioria dos plásticos. ✂️ b) classe B são verificados em equipamentos e instalações elétricos, enquanto a energia estiver alimentada, como, por exemplo, um motor elétrico queimando, ainda ligado. ✂️ c) classe C são verificados em líquidos inflamáveis como óleo, querosene, gasolina, tintas, álcool e também em graxas e gases inflamáveis. ✂️ d) classe C necessitam de resfriamento para a sua extinção, isto é, do uso de água ou soluções que a contenham em grande porcentagem, a fim de reduzir a temperatura do material em combustão, abaixo do seu ponto de ignição. ✂️ e) classe D, com o emprego de pós químicos, sofrerão apenas um retardo na combustão, proporcionando o resfriamento superficial, não agindo na queima em profundidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q790533 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOO aço de baixo teor de carbono usado em estruturas tem um limite de resistência ao cisalhamento da ordem de 3160kgf/cm2. A força necessária, em kgf, para fazer um furo de 2cm de diâmetro numa chapa de 1cm de espessura é de, aproximadamente: ✂️ a) 10000 ✂️ b) 15000 ✂️ c) 20000 ✂️ d) 25000 ✂️ e) 30000 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q790529 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUm navio sofreu alterações na geometria do casco, em que sua área de seção mestra aumentou 20%, a boca aumentou 50% e o coeficiente de bloco reduziu 20%. O calado e o comprimento do casco não foram alterados. Com relação ao coeficiente prismático longitudinal, conclui-se que ✂️ a) aumentou 10%. ✂️ b) aumentou 20%. ✂️ c) reduziu 10%. ✂️ d) reduziu 20%. ✂️ e) não variou. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q105833 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIOEm relação à arbitragem, verifica-se que ✂️ a) poderá ser de direito ou de equidade, a critério das partes. ✂️ b) ela é regida, no Brasil, por um sistema jurídico único, aplicado à esfera privada, sendo proibida sua aplicação na esfera pública. ✂️ c) a pessoa deve ter formação em Direito e conhecimento profundo das leis, caso queira ser árbitro. ✂️ d) as partes nomearão os árbitros, sempre em número par, podendo nomear, também, os respectivos suplentes. ✂️ e) o compromisso arbitral é a convenção através da qual as partes submetem um litígio à arbitragem de uma ou mais pessoas, sendo obrigatoriamente extrajudicial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q250355 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOEm Metrologia, cometem-se erros quando se medem valores das grandezas físicas. Aqueles que aparecem insistentemente em uma série de medidas, que podem ocorrer tanto na construção ou aferição dos instrumentos de medida, como no método de medida utilizado, são os erros considerados ✂️ a) grosseiros. ✂️ b) sistemáticos. ✂️ c) acidentais. ✂️ d) absolutos. ✂️ e) relativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
11Q205568 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUma situação de estabilidade, na qual K=quilha, G=centro de gravidade, B=centro de empuxo e M=metacentro, é indicada por ✂️ a) KB > KM ✂️ b) KB > KG ✂️ c) KG > KM ✂️ d) GB > GM ✂️ e) BM > GM Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q210742 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidadeda embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.O caimento, diferença de calado entre a vante e a ré, é um fator importante na docagem. O caimento deve ser à popa, enquanto o picadeiro de rotação deve ser posicionado à proa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q209218 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidadeda embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.A estabilidade de uma embarcação é tida como positiva, favorecendo a flutuabilidade, quando a embarcação, ao ser submetida a pequena perturbação, tende a retornar ao estado de equilíbrio primitivo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q790785 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações. O lançamento de uma embarcação consiste em sua transferência da carreira, onde é construída, para o mar. O lançamento pode ser classificado em transversal ou de popa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q9495 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPECom relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes. Deslocamento bruto ou deslocamento máximo é o peso do volume de água deslocada pela embarcação completamente carregada com passageiros, respectivas bagagens, combustível, dotações e carga. O deslocamento bruto implica nenhuma água nos tanques de lastro. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q9484 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.A estiva é a atividade de movimentação de mercadorias nos conveses e nos porões das embarcações incluindo peação e descarregamento quando realizado com equipamento do cais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q201076 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorA turbina a vapor de um ciclo Rankine ideal produz 2.880 kcal/h de potência. A diferença entre as entalpias na entrada e na saída da turbina é igual a 96 kcal/kg. Qual o fluxo de massa de vapor, em kg/h, que passa pela turbina? ✂️ a) 15 ✂️ b) 17 ✂️ c) 20 ✂️ d) 26 ✂️ e) 30 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q9485 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.São competências do conferente de cargas a verificação do estado das mercadorias, conferência do manifesto e assistência à pesagem. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q107112 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIOEm relação às obrigações das partes num contrato de fretamento por tempo (TCP), considere as afirmativas abaixo. I - O armador-fretador deve manter o navio em condições de navegabilidade desde o momento em que ele é colocado à disposição do afretador, conservando-o assim por todo o tempo de duração do contrato. II - A principal obrigação do afretador é pagar o frete, que é determinado em função do tempo, independente da efetiva utilização do navio, salvo, evidentemente, as hipóteses de off-hire. III - O afretador deve exercer a utilização do navio dentro de limitações preestabelecidas e relacionadas na carta de fretamento, sem, contudo, arcar com os gastos da exploração comercial da embarcação. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q107271 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIOUm importante ponto na exploração comercial de um navio é a distinção de responsabilidades quanto à Gestão Náutica e à Gestão Comercial. Nesse sentido, refere-se à Gestão Náutica a responsabilidade ✂️ a) pela equipagem e pela armação do navio ✂️ b) pela angariação e pelo fechamento de contratos ✂️ c) pelas despesas de escalas e de portos ✂️ d) pelo acondicionamento das mercadorias a bordo ✂️ e) pelos cuidados com a carga durante a viagem Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro