Questões de Concursos Engenharia Naval

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1Q790451 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Sobre as deformações plásticas e as elásticas, determine se as afirmativas são V (verdadeiras) ou F (falsas).

I. A deformação plástica é reversível;

II. A deformação plástica é provocada por tensões que ultrapassam o limite de elasticidade;

III. A deformação elástica desaparece, quando a tensão é removida;

IV. A deformação elástica procede da deformação plástica.

São verdadeiras:

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2Q105540 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Quantos contêineres um navio porta-contêiner, com capacidade de carga igual a 10.000 TEU, pode, teoricamente, transportar?

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3Q249634 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Em metrologia, erro sistemático é definido como a(o)

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4Q790493 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Leia as informações abaixo e analise se são falsas ou verdadeiras.

I. ( ) Esforços longitudinais - São os esforços de flexão no sentido do comprimento, que tendem a estabelecer no casco as deformações chamadas alquebramento e tosamento.

II. ( ) Esforços transversais - Os efeitos mais importantes são os que provêm da ação dos movimentos oscilatórios transversais em consequência das vagas, ou da ação dos pesos desigualmente distribuídos em uma seção transversal.

III. ( ) Esforços locais - Os esforços locais, propriamente ditos, são os esforços que tendem a deformar uma parte qualquer da estrutura do casco.

A sequência correta é

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5Q249823 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O controle de qualidade do processo incorpora o conceito denominado ciclo PDCA. As fases do controle de qualidade que correspondem a esse ciclo são:

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6Q249907 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Os incêndios são classificados de acordo com os materiais neles envolvidos e com a situação em que se encontram. Com essa classificação, é determinado o agente extintor adequado para o tipo de incêndio específico. Nessa perspectiva, os incêndios da

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7Q790533 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

O aço de baixo teor de carbono usado em estruturas tem um limite de resistência ao cisalhamento da ordem de 3160kgf/cm2. A força necessária, em kgf, para fazer um furo de 2cm de diâmetro numa chapa de 1cm de espessura é de, aproximadamente:

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8Q790529 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio sofreu alterações na geometria do casco, em que sua área de seção mestra aumentou 20%, a boca aumentou 50% e o coeficiente de bloco reduziu 20%. O calado e o comprimento do casco não foram alterados. Com relação ao coeficiente prismático longitudinal, conclui-se que
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9Q105833 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação à arbitragem, verifica-se que

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10Q250355 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Em Metrologia, cometem-se erros quando se medem valores das grandezas físicas. Aqueles que aparecem insistentemente em uma série de medidas, que podem ocorrer tanto na construção ou aferição dos instrumentos de medida, como no método de medida utilizado, são os erros considerados

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11Q205568 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma situação de estabilidade, na qual K=quilha, G=centro de gravidade, B=centro de empuxo e M=metacentro, é indicada por

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12Q210742 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade
da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

O caimento, diferença de calado entre a vante e a ré, é um fator importante na docagem. O caimento deve ser à popa, enquanto o picadeiro de rotação deve ser posicionado à proa.

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13Q209218 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade
da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

A estabilidade de uma embarcação é tida como positiva, favorecendo a flutuabilidade, quando a embarcação, ao ser submetida a pequena perturbação, tende a retornar ao estado de equilíbrio primitivo.

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14Q790785 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

O lançamento de uma embarcação consiste em sua transferência da carreira, onde é construída, para o mar. O lançamento pode ser classificado em transversal ou de popa.

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15Q9495 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

Deslocamento bruto ou deslocamento máximo é o peso do volume de água deslocada pela embarcação completamente carregada com passageiros, respectivas bagagens, combustível, dotações e carga. O deslocamento bruto implica nenhuma água nos tanques de lastro.
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16Q9484 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.
A estiva é a atividade de movimentação de mercadorias nos conveses e nos porões das embarcações incluindo peação e descarregamento quando realizado com equipamento do cais.
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17Q201076 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

A turbina a vapor de um ciclo Rankine ideal produz 2.880 kcal/h de potência. A diferença entre as entalpias na entrada e na saída da turbina é igual a 96 kcal/kg.
Qual o fluxo de massa de vapor, em kg/h, que passa pela turbina?

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18Q9485 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.
São competências do conferente de cargas a verificação do estado das mercadorias, conferência do manifesto e assistência à pesagem.
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19Q107112 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação às obrigações das partes num contrato de fretamento por tempo (TCP), considere as afirmativas abaixo.

I - O armador-fretador deve manter o navio em condições de navegabilidade desde o momento em que ele é colocado à disposição do afretador, conservando-o assim por todo o tempo de duração do contrato.

II - A principal obrigação do afretador é pagar o frete, que é determinado em função do tempo, independente da efetiva utilização do navio, salvo, evidentemente, as hipóteses de off-hire.

III - O afretador deve exercer a utilização do navio dentro de limitações preestabelecidas e relacionadas na carta de fretamento, sem, contudo, arcar com os gastos da exploração comercial da embarcação.

Está correto o que se afirma em

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20Q107271 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Um importante ponto na exploração comercial de um navio é a distinção de responsabilidades quanto à Gestão Náutica e à Gestão Comercial.

Nesse sentido, refere-se à Gestão Náutica a responsabilidade

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