Questões de Concursos Engenharia Naval

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101Q790816 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O método do caminho crítico refere-se a um conjunto de técnicas utilizado para o planejamento e o controle de empreendimentos ou projetos como a construção de um meio naval. A essência desse método consiste na(o)

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102Q104487 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

A Lei nº 9.432, de 8 de janeiro de 1997, que dispõe sobre a ordenação do transporte aquaviário, estabelece que o produto da arrecadação do AFRMM (Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante), recolhido por empresa brasileira de navegação, operando embarcação estrangeira afretada a casco nu, será destinado ao FMM (Fundo da Marinha Mercante), em um percentual igual a

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103Q211225 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade
da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

O lançamento de uma embarcação consiste em sua transferência da carreira, onde é construída, para o mar. O lançamento pode ser classificado em transversal ou de popa.

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104Q790789 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Assinale a opção que corresponde às grandezas cujo produto resulta na potência no eixo propulsor do navio.

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105Q106758 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Uma regra fundamental a ser adotada para se evitar abalroamento entre embarcações é

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106Q250268 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O coeficiente de forma do navio que pode indicar a maior ocupação de seu volume submerso em suas dimensões principais, ou seja, comprimento, boca e calado, é o coeficiente

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107Q104945 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

A sentença arbitral pode ser anulada

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108Q790653 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. Em geral, os cálculos de propriedades hidrostáticas que envolvem uma integração longitudinal são efetuados com auxílio da regra de Bonjean.

II. A regra de Bonjean ajusta uma parábola a cada três pontos definidos da curva a ser integrada e, portanto, como três pontos definem uma parábola, é exata para curvas tipo Euclidiana.

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109Q790540 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A soldagem oxigás é o processo em que a união dos metais é obtida pelo aquecimento desses, com uma chama, até a fusão. Nesse processo, utiliza-se normalmente como combustível o gás

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110Q250192 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Em desenho assistido por computador, podem ser colocados objetos com as mesmas características em uma mesma camada. Dessa forma, é possível modificar esses objetos de uma vez só em vez de alterar cada um por vez, tornando o processo de alteração menos trabalhoso e mais preciso. No programa Autocad, essas camadas são denominadas

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111Q254569 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação
e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

Caturro, cabeceio e balanço são exemplos de movimentos das embarcações. Caturro é o deslocamento vertical, cabeceio, o giro em torno do eixo transversal.

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112Q106384 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação às obrigações e aos direitos do segurado e do segurador, verifica-se que

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113Q106565 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Nos contratos de fretamento, a responsabilidade civil pelo manuseio, embarque e descarga de mercadorias, de modo geral, refere-se à gestão

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114Q107108 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Uma colisão marítima caracteriza-se, especificamente, pela existência do choque entre

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115Q250487 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O processo de conformação mecânica, no qual o metal é forçado a passar entre dois cilindros, girando em sentidos opostos, com a mesma velocidade superficial, distanciados entre si a uma distância menor que o valor da espessura da peça a ser deformada, é denominado

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116Q106890 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio graneleiro hipotético de 32.000 TPB possui porões de carga com capacidade total para 600.000 ft3. A bordo, existem 1.500 toneladas de combustível e lubrificantes, 800 toneladas de água doce potável e 300 toneladas referentes à tripulação, pertences e víveres. Para essa situação, a quantidade máxima de uma carga a granel, em toneladas, com fator de estiva igual 20 ft3/t, que pode ser transportada pelo navio, vale

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117Q250366 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O processo de fabricação de peças, por meio do corte ou da deformação de chapas em operação de prensagem, empregado para fabricar peças com paredes finas é denominado

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118Q206103 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade
da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

Existem critérios de estabilidade intacta e em avaria regulamentados por órgãos internacionais ou nacionais, como IMO e Norman, que servem como parâmetros para a avaliação do comportamento de uma embarcação.

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119Q790600 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Numa oficina de fabricação de estruturas navais, o equipamento empregado para fabricação de curvaturas cônicas ou cilíndricas em chapas de aço é a(o)

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120Q790856 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere seu conhecimento no uso e costumes na linguagem marítima para responder às duas próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. A tonelagem bruta é o volume total do navio e de todos os seus compartimentos fechados. Cada navio tem uma tonelagem oficialmente registrada, que define seu tamanho, e que é utilizada, também, para o cálculo de taxas e impostos.

II. A tonelagem líquida é o volume que constitui a real capacidade comercial do navio. Ela é medida pela tonelagem bruta da qual se deduzem certos espaços não comerciáveis (praça de máquinas, espaços da tripulação, etc). Em geral, essa tonelagem é a líquida, que recebe, então, o nome de tonelagem de registro. Como as formas dos navios são arqueadas, a medida dos volumes internos do navio era difícil de calcular, exigindo o emprego de artifícios especiais para obtê-la; daí o nome arqueação utilizado para designar o cálculo do volume interno dos navios.

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