Questões de Concursos Engenharia Naval

Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q203473 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Uma embarcação, na condição de carregamento inicial, possui deslocamento (?) igual a 2.550 t. Seu tanque de armazenamento de óleo combustível (? = 0,85 t/m2) é carregado parcialmente provocando um aumento GGV do valor da posição vertical do centro de gravidade (KG).
Se esse tanque possui superfície livre retangular com comprimento igual a 15 m e largura igual a 6 m, o valor de GGv, em centímetros, é, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q106139 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação aos ciclos do Mercado Mundial de Afretamentos, afirma-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q200715 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Entendem-se como perfis pesados aqueles presentes em um painel estrutural onde se encontram perfis de menor rigidez à flexão, estes últimos geralmente idênticos e de menor dimensão.
NÃO são classificadas como perfis pesados as

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q790836 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

O cais flutuante de um porto fluvial de carga geral é constituído por prismas de seção circular ou retangular, hermeticamente fechados, postos a flutuar segundo os eixos longitudinais, dispostos lado a lado e cobertos por um tabuleiro de madeira ou concreto onde a carga será depositada e os equipamentos, instalados. Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.

O metacentro de cada prisma do cais flutuante, carregado com a respectiva carga, deve ficar acima do próprio baricentro para ser mantida a estabilidade do conjunto quando submetido a cargas mal distribuídas ou oscilar sob a ação de ondulação.

  1. ✂️
  2. ✂️

125Q790532 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

A estabilidade de uma embarcação é tida como positiva, favorecendo a flutuabilidade, quando a embarcação, ao ser submetida a pequena perturbação, tende a retornar ao estado de equilíbrio primitivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

126Q790788 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre corrosão e pintura, assinale a afirmação ERRADA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q790792 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Quando se deseja selecionar um motor diesel para produzir a maior potência possível em um espaço restrito de uma embarcação, deve-se optar pelo motor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q790604 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A união das peças metálicas é produzida pelo aquecimento e fusão dessas através de um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo de tungstênio, não consumível, e as peças a unir. A proteção da poça de fusão e do arco contra a contaminação pela atmosfera é feita por uma nuvem de gás inerte ou mistura de gases inertes. O processo de soldagem descrito acima é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q790620 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. Nas plataformas semi-submersíveis, os momentos de inércia sofrem um aumento abrupto quando os pontoons imergem completamente.

II. Nas plataformas semi-submersíveis um critério importante a ser considerado é o da imposição de que os raios metacêntricos longitudinais e transversais sejam iguais ou muito próximos. Esse fato deve-se ao fato de que essas estruturas devem ter a mesma rigidez rotacional nas direções transversal e longitudinal, equilibrando assim sua resistência a momentos de adernamento em qualquer direção.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q105625 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Num contrato de fretamento, o documento que comprova o contrato firmado entre as duas partes principais, fretador e afretador, denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q208074 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a corrosão, julgue os itens que se seguem.

Em qualquer processo corrosivo, a neutralidade de carga da solução é mantida, uma vez que as reações de redução e de oxidação ocorrem simultaneamente no catodo e no anodo.

  1. ✂️
  2. ✂️

132Q790538 | Engenharia Naval, Especialista em Infraestrutura Sênior, MPOG, CESPE CEBRASPE

A eclusa de navegação é uma obra de transposição de desníveis que consiste em uma câmara delimitada por duas portas (uma a montante e outra a jusante) que dão acesso às embarcações, na qual, por meio de circuito hidráulico específico, o nível da água varia entre os níveis extremos de montante e jusante. A respeito dos critérios de projeto, dos tipos e do funcionamento de eclusas, julgue os itens seguintes.

O controle de operação de uma eclusa é feito por válvulas instaladas em um único aqueduto, que permitem o enchimento e o esvaziamento dessa eclusa

  1. ✂️
  2. ✂️

133Q790564 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

O Barco de Pesquisa Professor Fernando Amorim, do IFCE campus Acaraú, navega em mar aberto em missão de pesquisa nas proximidades do município de Acaraú. A carta náutica que deverá ser utilizada, para essa área de navegação, é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q251027 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

No que se refere às características típicas das plataformas semissubmersíveis, analise as afirmativas a seguir.

I - São sustentadas por colunas fixadas a cascos submersos (pontoons), responsáveis por grande parcela do deslocamento.

II - São empregadas principalmente nas operações em águas rasas.

III - São plataformas fixadas ao fundo por meio de linhas de ancoragem.

IV - Em operações de perfuração, deve ser utilizado outro tipo de plataforma.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q104616 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Um contrato de fretamento a tonelagem ou a volume (COA) tem como elemento fundamental a utilização do navio na navegação tramp, cuja operacionalização decorre de uma carta partida. Nesse contexto, o COA se enquadra como uma modalidade especial do(s) contrato(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q790806 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Para amortecer a amplitude do movimento de balanço de um navio, são utilizadas, perpendicularmente ao seu casco, na altura da curva do bojo, no sentido longitudinal e em ambos os bordos, peças estruturais denominadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q249984 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

A fiada de chapas do trincaniz é um componente da estrutura de um navio pertencente à(ao)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q790727 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

O projeto hidroviário inclui quatro elementos básicos, a saber: a via, os terminais, as embarcações e as cargas. Com relação ao projeto de uma hidrovia, julgue os itens subseqüentes.

O terminal hidroviário, por estar situado no interior do país, influencia um interland mais amplo do que o porto marítimo.

  1. ✂️
  2. ✂️

140Q250121 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O conceito de controle e garantia de qualidade incorpora ênfase em dois componentes de um processo produtivo. Tais componentes são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.