Questões de Concursos Engenharia Naval Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Engenharia Naval Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 141Q201283 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorConsidere que F, L e T representam, respectivamente, no sistema internacional de unidades, as grandezas fundamentais de força, de comprimento e de tempo. Utilizando-se a lei de Newton da viscosidade, a viscosidade dinâmica de um fluido é expressa por ✂️ a) FL-2T ✂️ b) FLT-2 ✂️ c) FL-2T-2 ✂️ d) F2L-1T ✂️ e) F2LT-1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 142Q790628 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOPara o trabalho de um Técnico de Projeto, Construção e Montagem de Máquinas Navais, é indispensável o conhecimento de eletrotécnica. A esse respeito, deve-se afirmar que: ✂️ a) num gerador elétrico dá-se o nome de campo da máquina à parte girante e de armadura, ao conjunto de ímãs. ✂️ b) o torque no motor elétrico é desenvolvido quando os condutores de cobre sobre a armadura são percorridos por uma corrente elétrica, pois o conjunto fica submetido a um campo magnético. ✂️ c) as máquinas que utilizam eletroímãs são usadas apenas em casos especiais, pois no tipo comum, são utilizados ímãs permanentes. ✂️ d) os geradores de corrente alternada, ou alternadores, diferem dos geradores de corrente contínua por não possuírem um rotor e um estator. ✂️ e) os geradores de indução são os mais comuns, enquanto os alternadores síncronos são de construção especial e de aplicação praticamente restrita à alimentação de dispositivos que trabalham com freqüência não comum. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 143Q254938 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegaçãoe tipos de navios, julgue os itens subsequentes.Deslocamento bruto ou deslocamento máximo é o peso do volume de água deslocada pela embarcação completamente carregada com passageiros, respectivas bagagens, combustível, dotações e carga. O deslocamento bruto implica nenhuma água nos tanques de lastro. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 144Q250636 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOEm relação ao arranjo estrutural de cavernamento transversal, foram feitas as afirmativas a seguir. I - É o arranjo que mais se aproxima do sistema clássico de construção dos navios de madeira e foi o primeiro a ser empregado em navios de aço. II - Uma de suas desvantagens é a falta de capacidade de prover rigidez adequada ao chapeamento do convés, fundo e costado, quando em compressão por alquebramento ou tosamento. III - É o arranjo mais empregado em navios menores, como os rebocadores. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 145Q207982 | Engenharia Naval, Logística e transporte marítimo, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens a seguir, relativos a logística e transportemarítimo.Os navios-tanque podem ser classificados por produto ou por porte. Os petroleiros do tipo clean product transportam combustíveis pesados - mais viscosos - que necessitam de aquecimento nos tanques. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 146Q790903 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm um workshop sobre segurança no trabalho, os debatedores afirmaram corretamente que ✂️ a) o equipamento de segurança, que é baseado na ionização de uma câmara interna ou óptico, interferindo na propagação da luz, é o detector de calor. ✂️ b) a medida preventiva que visa a impedir a entrada de vapores, poeiras e fumos de chumbo no organismo do trabalhador é a utilização de aparelhos de exaustão, junto ao chão. ✂️ c) . ✂️ d) o uso de capacete é opcional próximo a equipamentos de elevação de grandes cargas, pois não é suficiente para evitar lesões. ✂️ e) a perda permanente de audição na faixa de frequência em que o ouvido é mais sensível independe do tempo de exposição do trabalhador ao ruído provocado por equipamentos mecânicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 147Q200668 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorUma barra com comprimento igual a 5 m e área de seção transversal igual a 2.500 mm2 é submetida a uma força axial de tração de 400 kN ao longo de seu comprimento. O material tem comportamento linear elástico. Se o comprimento tem um aumento de 10 mm, qual o módulo de elasticidade longitudinal do material em GPa? ✂️ a) 80 ✂️ b) 100 ✂️ c) 120 ✂️ d) 140 ✂️ e) 160 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 148Q204811 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm um FPSO, cuja seção mestra possui a distância máxima do CG de aço ao convés ou fundo igual a 6 m, o momento de inércia de área da seção de aço é igual a 27 m4, e a tensão admissível do aço é igual a 250 MPa, onde a aceleração da gravidade é 9,8 m/s2. Nessas condições, o momento fletor máximo (tonelada-força x metro) em sua seção mestra será, aproximadamente, ✂️ a) 112.500 ✂️ b) 114.800 ✂️ c) 1.125.000 ✂️ d) 1.148.000 ✂️ e) 11.250.000 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 149Q790817 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPECom relação à forma como o piloto de uma embarcação, subindo uma hidrovia, da foz para a nascente, deve manobrá-la para atender à sinalização de margem e calha, julgue os itens que se seguem. A bóia de demarcação de rota branca deve ser deixada por boreste, subindo-se o rio. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 150Q104630 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOSão obrigações do segurado e do segurador, respectivamente, ✂️ a) pagar a indenização e avisar sobre qualquer circunstância que possa vir a agravar os riscos. ✂️ b) pagar o prêmio e pagar a franquia. ✂️ c) tomar medidas para evitar o aumento dos danos e entregar a apólice, devidamente assinada. ✂️ d) pagar a franquia e pagar qualquer avaria que aconteça à embarcação durante a viagem. ✂️ e) avisar sobre a ocorrência do sinistro, dentro do prazo, e tomar medidas para evitar o aumento dos danos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 151Q790811 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO ângulo máximo de inclinação transversal de um navio, sob a ação de vento lateral, ocorre somente na situação em que a(o) ✂️ a) força provocada pelo vento se iguala à força de empuxo vertical no navio. ✂️ b) força provocada pelo vento se iguala à força de empuxo lateral no navio. ✂️ c) energia acumulada pela força do vento se iguala à energia acumulada pelo empuxo lateral no navio. ✂️ d) energia acumulada pelo momento do vento se iguala à energia acumulada pelo momento de restauração do navio. ✂️ e) momento provocado pelo vento se iguala ao momento de restauração do navio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 152Q790867 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIODentro das oficinas de estruturas navais dos estaleiros, é comum realizar a movimentação e elevação de pesos através de equipamentos que requerem suporte em ambos os lados, ao longo de todo comprimento a ser percorrido na oficina. Esse equipamento denomina-se ✂️ a) guindaste ✂️ b) guincho ✂️ c) pórtico ✂️ d) ponte rolante ✂️ e) mesa com roldanas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 153Q106445 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIOUm contrato de fretamento a tonelagem ou a volume (COA) tem o seu início propriamente dito a partir do instante em que o armador dá a Notícia de Prontidão (NOR) ao afretador. Isso ocorre no momento ✂️ a) da atracação do navio ao cais. ✂️ b) da chegada do navio à barra. ✂️ c) da chegada do navio ao local de fundeio. ✂️ d) em que os porões do navio estão prontos para receber a carga. ✂️ e) em que o navio se encontra carregado e pronto para suspender. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 154Q250162 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOConsidere uma barra circular de aço (tensão de ruptura de 150 MPa) sujeita a forças axiais (50 kN) em suas duas extremidades. A área de seção transversal da barra, em cm2, supondo um coeficiente de segurança igual a 3,0, é de ✂️ a) 2 ✂️ b) 3 ✂️ c) 5 ✂️ d) 8 ✂️ e) 10 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 155Q790922 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUma barra de aço (E = 200GPa), com seção transversal quadrada de dimensões 100 mm x 100 mm, tem comprimento igual a 1 m e está sujeita a uma força axial de tração de 100 kN. Qual o valor, em milímetros, do alongamento axial da barra? ✂️ a) 0,05 ✂️ b) 0,10 ✂️ c) 0,15 ✂️ d) 0,20 ✂️ e) 0,25 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 156Q250018 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOPara se fazer um desenho do perfil de um navio cujo comprimento total é de 150 m, em uma escala de 1:200, o menor tamanho de papel necessário é o ✂️ a) A4 ✂️ b) A3 ✂️ c) A2 ✂️ d) A1 ✂️ e) A0 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 157Q790962 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOQuais elementos estruturais contribuem significativamente para a resistência longitudinal da estrutura do casco de um navio? ✂️ a) Quilha e sicordas ✂️ b) Quilha e cavernas ✂️ c) Cavernas e sicordas ✂️ d) Cavernas e vaus ✂️ e) Sicordas e vaus Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 158Q790838 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX ConcursosProjeto de arranjo geral: espaços para carga, espaços para tripulação e passageiros, espaços operacionais, espaços para tanques, acesso: I. Alargamento é a curvatura ou inclinação para dentro, que tem o costado do navio acima do vão mais comprido. II. Adelgaçamento é a curvatura ou inclinação para fora do costado do navio, muito comum na região de proa. ✂️ a) Ambas estão corretas. ✂️ b) Ambas estão incorretas. ✂️ c) Somente a I está correta. ✂️ d) Somente a II está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 159Q790844 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUm navio com coeficiente de seção mestra igual a 0,9 possui comprimento entre perpendiculares, boca e calado, respectivamente iguais a 100, 20 e 4 metros. Se o volume submerso do navio for igual a 6.300 m3, qual o valor do coeficiente prismático longitudinal? ✂️ a) 0,875 ✂️ b) 0,900 ✂️ c) 0,925 ✂️ d) 0,975 ✂️ e) 1,000 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 160Q790484 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOO corte das chapas de aço e de alumínio num estaleiro pode ser realizado por processos mecânicos e térmicos. Para o corte mecânico, utilizam-se normalmente quais máquinas? ✂️ a) Calandra e prensa ✂️ b) Calandra e guilhotina ✂️ c) Prensa e guilhotina ✂️ d) Serra e calandra ✂️ e) Serra e guilhotina Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF← AnteriorPróximo →
141Q201283 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorConsidere que F, L e T representam, respectivamente, no sistema internacional de unidades, as grandezas fundamentais de força, de comprimento e de tempo. Utilizando-se a lei de Newton da viscosidade, a viscosidade dinâmica de um fluido é expressa por ✂️ a) FL-2T ✂️ b) FLT-2 ✂️ c) FL-2T-2 ✂️ d) F2L-1T ✂️ e) F2LT-1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
142Q790628 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOPara o trabalho de um Técnico de Projeto, Construção e Montagem de Máquinas Navais, é indispensável o conhecimento de eletrotécnica. A esse respeito, deve-se afirmar que: ✂️ a) num gerador elétrico dá-se o nome de campo da máquina à parte girante e de armadura, ao conjunto de ímãs. ✂️ b) o torque no motor elétrico é desenvolvido quando os condutores de cobre sobre a armadura são percorridos por uma corrente elétrica, pois o conjunto fica submetido a um campo magnético. ✂️ c) as máquinas que utilizam eletroímãs são usadas apenas em casos especiais, pois no tipo comum, são utilizados ímãs permanentes. ✂️ d) os geradores de corrente alternada, ou alternadores, diferem dos geradores de corrente contínua por não possuírem um rotor e um estator. ✂️ e) os geradores de indução são os mais comuns, enquanto os alternadores síncronos são de construção especial e de aplicação praticamente restrita à alimentação de dispositivos que trabalham com freqüência não comum. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
143Q254938 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegaçãoe tipos de navios, julgue os itens subsequentes.Deslocamento bruto ou deslocamento máximo é o peso do volume de água deslocada pela embarcação completamente carregada com passageiros, respectivas bagagens, combustível, dotações e carga. O deslocamento bruto implica nenhuma água nos tanques de lastro. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
144Q250636 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOEm relação ao arranjo estrutural de cavernamento transversal, foram feitas as afirmativas a seguir. I - É o arranjo que mais se aproxima do sistema clássico de construção dos navios de madeira e foi o primeiro a ser empregado em navios de aço. II - Uma de suas desvantagens é a falta de capacidade de prover rigidez adequada ao chapeamento do convés, fundo e costado, quando em compressão por alquebramento ou tosamento. III - É o arranjo mais empregado em navios menores, como os rebocadores. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
145Q207982 | Engenharia Naval, Logística e transporte marítimo, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens a seguir, relativos a logística e transportemarítimo.Os navios-tanque podem ser classificados por produto ou por porte. Os petroleiros do tipo clean product transportam combustíveis pesados - mais viscosos - que necessitam de aquecimento nos tanques. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
146Q790903 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm um workshop sobre segurança no trabalho, os debatedores afirmaram corretamente que ✂️ a) o equipamento de segurança, que é baseado na ionização de uma câmara interna ou óptico, interferindo na propagação da luz, é o detector de calor. ✂️ b) a medida preventiva que visa a impedir a entrada de vapores, poeiras e fumos de chumbo no organismo do trabalhador é a utilização de aparelhos de exaustão, junto ao chão. ✂️ c) . ✂️ d) o uso de capacete é opcional próximo a equipamentos de elevação de grandes cargas, pois não é suficiente para evitar lesões. ✂️ e) a perda permanente de audição na faixa de frequência em que o ouvido é mais sensível independe do tempo de exposição do trabalhador ao ruído provocado por equipamentos mecânicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
147Q200668 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorUma barra com comprimento igual a 5 m e área de seção transversal igual a 2.500 mm2 é submetida a uma força axial de tração de 400 kN ao longo de seu comprimento. O material tem comportamento linear elástico. Se o comprimento tem um aumento de 10 mm, qual o módulo de elasticidade longitudinal do material em GPa? ✂️ a) 80 ✂️ b) 100 ✂️ c) 120 ✂️ d) 140 ✂️ e) 160 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
148Q204811 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOEm um FPSO, cuja seção mestra possui a distância máxima do CG de aço ao convés ou fundo igual a 6 m, o momento de inércia de área da seção de aço é igual a 27 m4, e a tensão admissível do aço é igual a 250 MPa, onde a aceleração da gravidade é 9,8 m/s2. Nessas condições, o momento fletor máximo (tonelada-força x metro) em sua seção mestra será, aproximadamente, ✂️ a) 112.500 ✂️ b) 114.800 ✂️ c) 1.125.000 ✂️ d) 1.148.000 ✂️ e) 11.250.000 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
149Q790817 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPECom relação à forma como o piloto de uma embarcação, subindo uma hidrovia, da foz para a nascente, deve manobrá-la para atender à sinalização de margem e calha, julgue os itens que se seguem. A bóia de demarcação de rota branca deve ser deixada por boreste, subindo-se o rio. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
150Q104630 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOSão obrigações do segurado e do segurador, respectivamente, ✂️ a) pagar a indenização e avisar sobre qualquer circunstância que possa vir a agravar os riscos. ✂️ b) pagar o prêmio e pagar a franquia. ✂️ c) tomar medidas para evitar o aumento dos danos e entregar a apólice, devidamente assinada. ✂️ d) pagar a franquia e pagar qualquer avaria que aconteça à embarcação durante a viagem. ✂️ e) avisar sobre a ocorrência do sinistro, dentro do prazo, e tomar medidas para evitar o aumento dos danos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
151Q790811 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO ângulo máximo de inclinação transversal de um navio, sob a ação de vento lateral, ocorre somente na situação em que a(o) ✂️ a) força provocada pelo vento se iguala à força de empuxo vertical no navio. ✂️ b) força provocada pelo vento se iguala à força de empuxo lateral no navio. ✂️ c) energia acumulada pela força do vento se iguala à energia acumulada pelo empuxo lateral no navio. ✂️ d) energia acumulada pelo momento do vento se iguala à energia acumulada pelo momento de restauração do navio. ✂️ e) momento provocado pelo vento se iguala ao momento de restauração do navio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
152Q790867 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIODentro das oficinas de estruturas navais dos estaleiros, é comum realizar a movimentação e elevação de pesos através de equipamentos que requerem suporte em ambos os lados, ao longo de todo comprimento a ser percorrido na oficina. Esse equipamento denomina-se ✂️ a) guindaste ✂️ b) guincho ✂️ c) pórtico ✂️ d) ponte rolante ✂️ e) mesa com roldanas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
153Q106445 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIOUm contrato de fretamento a tonelagem ou a volume (COA) tem o seu início propriamente dito a partir do instante em que o armador dá a Notícia de Prontidão (NOR) ao afretador. Isso ocorre no momento ✂️ a) da atracação do navio ao cais. ✂️ b) da chegada do navio à barra. ✂️ c) da chegada do navio ao local de fundeio. ✂️ d) em que os porões do navio estão prontos para receber a carga. ✂️ e) em que o navio se encontra carregado e pronto para suspender. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
154Q250162 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOConsidere uma barra circular de aço (tensão de ruptura de 150 MPa) sujeita a forças axiais (50 kN) em suas duas extremidades. A área de seção transversal da barra, em cm2, supondo um coeficiente de segurança igual a 3,0, é de ✂️ a) 2 ✂️ b) 3 ✂️ c) 5 ✂️ d) 8 ✂️ e) 10 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
155Q790922 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUma barra de aço (E = 200GPa), com seção transversal quadrada de dimensões 100 mm x 100 mm, tem comprimento igual a 1 m e está sujeita a uma força axial de tração de 100 kN. Qual o valor, em milímetros, do alongamento axial da barra? ✂️ a) 0,05 ✂️ b) 0,10 ✂️ c) 0,15 ✂️ d) 0,20 ✂️ e) 0,25 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
156Q250018 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOPara se fazer um desenho do perfil de um navio cujo comprimento total é de 150 m, em uma escala de 1:200, o menor tamanho de papel necessário é o ✂️ a) A4 ✂️ b) A3 ✂️ c) A2 ✂️ d) A1 ✂️ e) A0 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
157Q790962 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOQuais elementos estruturais contribuem significativamente para a resistência longitudinal da estrutura do casco de um navio? ✂️ a) Quilha e sicordas ✂️ b) Quilha e cavernas ✂️ c) Cavernas e sicordas ✂️ d) Cavernas e vaus ✂️ e) Sicordas e vaus Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
158Q790838 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX ConcursosProjeto de arranjo geral: espaços para carga, espaços para tripulação e passageiros, espaços operacionais, espaços para tanques, acesso: I. Alargamento é a curvatura ou inclinação para dentro, que tem o costado do navio acima do vão mais comprido. II. Adelgaçamento é a curvatura ou inclinação para fora do costado do navio, muito comum na região de proa. ✂️ a) Ambas estão corretas. ✂️ b) Ambas estão incorretas. ✂️ c) Somente a I está correta. ✂️ d) Somente a II está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
159Q790844 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUm navio com coeficiente de seção mestra igual a 0,9 possui comprimento entre perpendiculares, boca e calado, respectivamente iguais a 100, 20 e 4 metros. Se o volume submerso do navio for igual a 6.300 m3, qual o valor do coeficiente prismático longitudinal? ✂️ a) 0,875 ✂️ b) 0,900 ✂️ c) 0,925 ✂️ d) 0,975 ✂️ e) 1,000 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
160Q790484 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOO corte das chapas de aço e de alumínio num estaleiro pode ser realizado por processos mecânicos e térmicos. Para o corte mecânico, utilizam-se normalmente quais máquinas? ✂️ a) Calandra e prensa ✂️ b) Calandra e guilhotina ✂️ c) Prensa e guilhotina ✂️ d) Serra e calandra ✂️ e) Serra e guilhotina Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro