Questões de Concursos Engenharia Naval

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161Q107282 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

O contrato pelo qual o afretador tem a posse, o uso e o controle da embarcação, por tempo determinado, incluindo o direito de designar o comandante e a tripulação, é denominado contrato de

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162Q250939 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

As maiores limitações da utilização de líquidos penetrantes em ensaios não destrutivos são:

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163Q105117 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

De acordo com o Anexo I da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL 1973/1978), a descarga de óleo ou de misturas oleosas no mar pode ser realizada por navios com arqueação bruta maior ou igual a 400, desde que algumas condições sejam atendidas.

NÃO faz parte dessas condições a necessidade de a(o)

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164Q250597 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O aço, fundamentalmente uma liga Fe-C, apresenta diferentes propriedades em função de sua composição e processo de resfriamento, entre outros. Com relação às fases do sistema Ferro-Carbono, sabe-se que a

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165Q790797 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio possui calado moldado na linha de carga de verão igual a 9,6 metros. Nessa situação, a marca de linha de carga tropical, em relação à linha de carga de verão, deve estar posicionada
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166Q250443 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

No que diz respeito à classificação e às atividades de embarcações, reconhece-se que os

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167Q790666 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A adequação às normas e às especificações que regulam a elaboração de um produto pode ser medida pela quantidade de defeitos ou de peças defeituosas fora de especificação que o processo de produção apresenta. O elemento de qualidade mencionado acima é denominado

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168Q790457 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um pilar biarticulado em suas extremidades apresenta uma carga crítica de flambagem de 100 kN. Para aumentar a capacidade de carga do pilar, foram engastadas suas extremidades, sendo mantidas as demais características geométricas. O valor da carga crítica de flambagem do pilar passou a ser de
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169Q200547 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre Teste de Inclinação de navios, analise as afirmações a seguir.

I - Lanças de guindastes, baleeiras, aparelhos ou paus de carga devem estar fixos e em posição de viagem no momento de cada leitura, e tampas de escotilhas devem, sempre que possível, estar fechadas.
II - Líquidos pertencentes a caldeiras, equipamentos e tubulações devem ser mantidos, tanto quanto possível, nos seus níveis normais de operação.
III - Seu objetivo é a determinação da distância KG da quilha ao seu centro de gravidade na condição leve, logo após o término de sua construção e/ou após obras e alterações de construção que levem a uma suposta alteração na posição do centro de gravidade.

Está correto o que se afirma em

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170Q205424 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

A dotação de equipamentos de segurança e salvatagem de um navio NÃO contempla a utilização de

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171Q252319 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os
itens seguintes.

Capatazia é a atividade de movimentação de mercadorias nas instalações de uso público compreendendo, entre outras, abertura de volumes para a conferência aduaneira e transporte nas instalações do porto.

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172Q790946 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Segundo a NORMAM 28/DHN, a navegação em mar aberto é realizada em águas marítimas
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173Q203709 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Considerando-se a teoria da superposição de tensões no cálculo da estrutura de um navio, a unidade de chapeamento está sujeita a tensões

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174Q104827 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Segundo a Lei nº 9.432, de 8 de janeiro de 1997, que dispõe sobre a ordenação do transporte aquaviário, o afretamento de embarcação estrangeira por viagem ou por tempo para operar no transporte de mercadorias, na navegação de cabotagem,

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175Q206638 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a estruturas oceânicas.

Vários fenômenos são responsáveis pela vibração de condutores flexíveis que ligam plataformas ao leito do oceano. A vibração, por submeter o conduto à fadiga, abrevia sua vida útil.

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176Q250250 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Qual plataforma pode ser empregada apenas nas operações que ocorrem em locais com pouca profundidade?

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177Q790686 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os Operadores de Amplitude de Resposta (RAO) são funções de transferência usadas para determinar o efeito de um estado de mar nos movimentos de um navio. Considerando o cálculo do RAO para um navio petroleiro típico, analise as afirmativas a seguir. I – As forças viscosas afetam mais os movimentos de surge e roll. II – O RAO só é definido quando os movimentos do navio podem ser assumidos como lineares. III – As forças de amortecimento podem ser desprezadas. Está correto o que se afirma em
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178Q790454 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma turbina a vapor do tipo condensante que utiliza estágio de empalhetamento tipo impulso é aquela na qual a
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179Q790596 | Engenharia Naval, Especialista em Infraestrutura Sênior, MPOG, CESPE CEBRASPE

O balizamento, ou sinalização náutica, é o conjunto de sistemas e recursos visuais, sonoros, radioelétricos e eletrônicos destinados a proporcionar ao navegante informações para que dirija o movimento da embarcação sob sua responsabilidade com segurança e economia. No que se refere a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, para balizamento de vias navegáveis em águas interiores, é obrigatória a adoção do sistema de balizamento marítimo da região B, da Associação Internacional de Sinalização Náutica (IALA), que pode ser complementado por outros sinais de auxílio à navegação, independentemente de autorização.

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180Q250440 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O eixo propulsor sai do casco do navio dentro de uma peça denominada

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