Questões de Concursos Engenharia Naval

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181Q790479 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere o enunciado a seguir para responder às duas próximas questões.

Uma barra prismática de seção retangular de lados L1 = 2,5 cm e L2 = 5,0 cm e comprimento 360 cm foi submetida a uma força axial de tração 100 kN. O alongamento da barra nessa situação foi de 1,2 mm.

Das afirmações abaixo:

I. A tensão de tração é de 80 MPa.

II. A tensão de tração também pode ser expressa em outra unidade, e com a conversão o valor de 80 MPa fica sendo 80 N/cm2.

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182Q201425 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O ângulo máximo de inclinação transversal de um navio, sob a ação de vento lateral, ocorre somente na situação em que a(o)

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183Q204592 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

No sistema de propulsão de um navio, constitui uma vantagem do hélice de passo variável quando comparado ao hélice de passo fixo a(o)

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184Q790863 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Considerando que o tipo de estrutura cristalina determina algumas das características de um metal, julgue os itens a seguir.

Metais alotrópicos se organizam em mais de um tipo de estrutura cristalina.

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185Q790920 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

As teorias de Vlasov são largamente aplicadas em engenharia. A teoria proposta por Vlasov quanto às equações diferenciais de uma viga curva assimétrica esta baseada em algumas hipóteses. São partes dessa hipótese.

I. Para a aplicação do modelo o material tem que ser elástico, mas não linear.

II. As deformações por cisalhamento no plano médio da viga devem ser de igual proporção às forças de compressão no plano ortogonal a esta.

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186Q107222 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação à compra e venda de um navio, verifica-se que o(a)

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187Q209116 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a arquitetura naval, estabilidade
da embarcação em flutuação, avarias e reparo de embarcações.

O coeficiente de bloco pode ser obtido pela relação entre o volume de deslocamento da embarcação e o produto do comprimento entre perpendiculares, boca e calado a meio navio. O coeficiente de bloco de navios-tanque (tankers) está distante da unidade, enquanto o coeficiente de bloco de veleiros se aproxima da unidade.

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188Q105583 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação à sentença arbitral, sabe-se que ela

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189Q790943 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em Metrologia, respeitando-se o número de algarismos significativos, o resultado da divisão de 7.917 por 168 é

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190Q790956 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao sistema de lubrificação de um motor de combustão interna, analise as afirmativas a seguir.

I - A viscosidade de um óleo lubrificante deve ser suficiente para assegurar um atrito líquido das peças do motor a altas temperaturas de funcionamento, visto que a viscosidade diminui com o aumento da temperatura.

II - Os óleos lubrificantes de baixa temperatura de combustão são empregados nos motores de combustão interna a dois tempos que não utilizam cárter como depósito de óleo misturado ao óleo combustível.

III - O ponto de congelamento de um óleo lubrificante deve ser o mais alto possível, de forma a facilitar que o motor entre em movimento depois de um tempo prolongado de exposição a temperaturas muito baixas.

Está correto o que se afirma em

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191Q204649 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Qual o valor, em toneladas, da massa aproximada de uma barcaça de 85 m de comprimento, 9 m de pontal e 11 m de boca, que flutua com calado a vante de 6 m e calado a ré de 7 m em águas com 1.025kg/m3?

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192Q790906 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere seus conhecimentos sobre Técnicas de Manutenção naval para responder a esta pergunta. Das afirmações abaixo:

I. A Técnica conhecida por hidrodecapagem por alta pressão tem como desvantagem: Secagem lenta da superfície da embarcação.

II. A Técnica conhecida por hidrodecapagem tem como vantagem: A preservação do perfil de rugosidade original da embarcação.

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193Q790494 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em Metrologia, cometem-se erros quando se medem valores das grandezas físicas. Aqueles que aparecem insistentemente em uma série de medidas, que podem ocorrer tanto na construção ou aferição dos instrumentos de medida, como no método de medida utilizado, são os erros considerados

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194Q790527 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O limite de fadiga usado nos critérios mais comuns de modos de falha, em uma determinada aplicação, é obtido pela redução do valor resultante do ensaio de fadiga, dependendo das particulares condições de aplicação do componente estrutural e da sua manufatura. Dentre os fatores abaixo, qual NÃO contém um fator diretamente responsável pela alteração do valor do limite de fadiga resultante do respectivo ensaio?
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195Q790909 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No que diz respeito à corrosão e a seus mecanismos de controle, analise as afirmações a seguir.

I - O princípio básico da proteção catódica é tornar o elemento a ser protegido em um anodo da célula de corrosão, que pode ser do tipo galvânica ou corrente impressa.

II - A corrosão galvânica ocorre quando dois metais de diferentes potenciais elétricos são expostos a uma solução condutora de eletricidade.

III - A galvanização consiste na aplicação de uma película de zinco sobre o material que, por ter potencial mais negativo que o aço, atua como anodo e é consumido.

Está correto APENAS o que se afirma em

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196Q790891 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O coeficiente de forma do navio que pode indicar a maior ocupação de seu volume submerso em suas dimensões principais, ou seja, comprimento, boca e calado, é o coeficiente

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197Q790908 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A propriedade mecânica de um material, relacionada à energia total absorvida pelo material durante uma solicitação que leva à sua ruptura, é a

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198Q790935 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Complete as frases com as informações corretas.

I. Ao comprar uma broca, percebe-se que ela tem 3?/4 de espessura. Assim a broca tem _______;

II. Ao solicitar uma porca, o técnico solicitou uma de 12,7 mm. O vendedor não entendeu e pediu que informasse em polegadas, assim ele falou _______ ?;

III. Cinco oitavos de polegada, após serem convertidos, podem ser escritos da seguinte maneira: _______; IV. 7,9375 mm, convertidos em polegadas, correspondem a _______;

A correspondência verdadeira é

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199Q106178 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Segundo a NORMAM-20/DPC, que trata do gerenciamento de água de lastro de navios, os navios, ao realizarem a troca da água de lastro, deverão fazê-lo com uma eficiência volumétrica de, pelo menos,

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200Q790514 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma barcaça de seções transversais retangulares constantes de comprimento L = 50 m, boca B = 10 m e pontal D = 4 m flutua com calado uniforme T = 3 m. Considerando a posição vertical do centro de grávida KG = 2,5 m, o valor da altura metacêntrica transversal inicial (GM0), em metros, vale
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