Questões de Concursos Engenharia Naval

Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q790852 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Curvas cruzadas de estabilidade.

I. As curvas hidrostáticas são geralmente calculadas para o navio ou plataforma (offshore) flutuando com trim ou banda negativa e devem, quando necessário, ser corrigidas para valor igual a zero.

II. Sob o eixo horizontal da embarcação são grafados os valores crescentes de calado médio (definido como a média dos calados a vante e a ré) e sob o eixo vertical é grafada uma escala de leitura de deslocamento em toneladas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q9483 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.
Capatazia é a atividade de movimentação de mercadorias nas instalações de uso público compreendendo, entre outras, abertura de volumes para a conferência aduaneira e transporte nas instalações do porto.
  1. ✂️
  2. ✂️

23Q790528 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No processo de fabricação da estrutura de um navio, são utilizados diferentes tipos de desenhos. Aquele que apresenta, de forma simplificada, todas as chapas que compõem o casco do navio é denominado plano de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q790530 | Engenharia Naval, Engenheiro, BNDES, CESGRANRIO

A revitalização da indústria naval trouxe para o Brasil consequências como o aperfeiçoamento dos processos produtivos. Sobre esse setor no Brasil, analise as afirmativas abaixo.

I – Apesar do fracasso do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), o surgimento do pré-sal conseguiu impulsionar a indústria naval no Brasil.

II – O ressurgimento da indústria naval no país é fruto das novas estatais criadas para o setor.

III – A carência de mão de obra qualificada, a falta de infraestrutura e a defasagem tecnológica são gargalos que precisam ser superados pelo setor naval no Brasil.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q106416 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Um armador dispõe de uma frota de 5 navios graneleiros, construídos em série. Ele deseja transportar 80.000 toneladas de uma carga seca a granel, com fator de estiva igual a 10 m3/t.

Se cada navio dispõe de 24.000 TPB e 200.000 m3 de volume de porão de carga, quantos navios serão necessários para transportar toda a carga?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q249853 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

As vigas engastadas de proa a popa, perpendicularmente às cavernas do navio, são denominadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q9493 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes.

Cheio e em baixo (full and down) é a condição da embarcação com excesso de carga. Nessas condições, é excedida a tonelagem de registro.
  1. ✂️
  2. ✂️

28Q204854 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

No método do caminho crítico, a trajetória que determina a duração de um projeto é denominada trajetória critica ou caminho crítico.

PORQUE

Caso haja um atraso em qualquer uma das atividades que compõem o caminho crítico, haverá um aumento na duração do projeto.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q9489 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

A capacidade de estocagem em pátios abertos de granéis sólidos, por medida de economia, não deve ser superior ao maior embarque ou desembarque de cada carregamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q9488 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir relativos à evolução do transporte aquaviário, à legislação marítima e a movimentação de carga.

Segundo a Lei n.º 7.652/1988, as embarcações brasileiras, inclusive as da Marinha de Guerra, estão sujeitas à inscrição na capitania dos portos em cuja jurisdição for domiciliado o proprietário ou armador. O domicílio, no caso de embarcação da marinha, é interpretado como a base naval da frota a qual pertence a embarcação.
  1. ✂️
  2. ✂️

31Q203869 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Em relação à resistência ao avanço de um navio, analise as afirmativas a seguir.

I - Os modelos utilizados para o cálculo de resistência ao avanço procuram incorporar a infl uência da forma do casco sobre a resistência viscosa através da adoção do chamado fator de forma.
II - As regiões de proa e popa do navio contribuem de forma mais significativa para a geração de ondas, pois são as regiões onde a pressão varia de forma mais abrupta.
III - O cálculo da resistência friccional de um navio admite, como passo inicial, a hipótese de que a resistência será igual à força exercida pelo fluido sobre uma placa plana com área igual à área de superfície molhada do casco do navio.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q790534 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

De modo geral, um porto pode apresentar, como partes constituintes, acessos marítimos e terrestres, instalações de acostagem e de armazenagem e, quando necessário, pátios de estocagem. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Os navios que freqüentam um terminal especializado na movimentação de um tipo específico de carga apresentam sempre o mesmo porte bruto.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q790810 | Engenharia Naval, Especialista em Infraestrutura Sênior, MPOG, CESPE CEBRASPE

A eclusa de navegação é uma obra de transposição de desníveis que consiste em uma câmara delimitada por duas portas (uma a montante e outra a jusante) que dão acesso às embarcações, na qual, por meio de circuito hidráulico específico, o nível da água varia entre os níveis extremos de montante e jusante. A respeito dos critérios de projeto, dos tipos e do funcionamento de eclusas, julgue os itens seguintes.

As estruturas de restituição devem produzir reduzida turbulência e estar localizadas no percurso de navegação.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q107017 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

A responsabilidade civil, nos casos de abalroamento concorrente ou decorrente de culpa recíproca ou comum, será

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q104457 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Considerando a compra e venda de um navio de segunda mão, analise as afirmativas a seguir.

I Na compra de um navio de segunda mão para operação, normalmente, é definido o local e o momento da entrega do navio.

II Após a compra de um navio de segunda mão, deve ser feita uma inspeção física do navio e de seus registros.

III Uma oferta firme de um interessado na compra de um navio de segunda mão para operação deve incluir, normalmente, o preço e a moeda, com a comissão a ser paga ao corretor da compra e venda.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q790592 | Engenharia Naval, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Em relação às embarcações fluviais, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q202072 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Em relação à subdivisão do casco de um navio de passageiros, analise as afirmativas a seguir.

I - A dotação de antepara de colisão a vante estanque à água até o convés das anteparas é obrigatória.
II - A instalação de portas de visita na antepara de colisão a vante abaixo do convés das anteparas é permitida.
III - A praça de máquinas deve ser separada dos compartimentos habitáveis por meio de anteparas estanques à água.
IV - A antepara de colisão a ré deve ser posicionada a uma distância da perpendicular a ré superior a 5% do comprimento do navio.

São corretas as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q790618 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O sistema de construção transversal de um navio é caracterizado por apresentar muitos reforçadores

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q250255 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O ensaio de impacto consiste em medir a quantidade de energia absorvida por uma amostra do material, quando submetida à ação de um esforço de choque de valor conhecido. São exemplos desse tipo de ensaio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q9491 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias.

Nos canais de acesso aos portos, a prática marítima aconselha a adoção de uma altura de segurança sob a quilha da embarcação tipo denominada pé de piloto. Essa medida engloba as influências da variação de densidade da água do mar, o squat e o efeito da onda.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.