Questões de Concursos Engenharia Naval Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Engenharia Naval Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q790852 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX ConcursosCurvas cruzadas de estabilidade. I. As curvas hidrostáticas são geralmente calculadas para o navio ou plataforma (offshore) flutuando com trim ou banda negativa e devem, quando necessário, ser corrigidas para valor igual a zero. II. Sob o eixo horizontal da embarcação são grafados os valores crescentes de calado médio (definido como a média dos calados a vante e a ré) e sob o eixo vertical é grafada uma escala de leitura de deslocamento em toneladas. ✂️ a) Ambas estão incorretas. ✂️ b) Somente a II está correta. ✂️ c) Ambas estão corretas. ✂️ d) Somente a I está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 22Q9483 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.Capatazia é a atividade de movimentação de mercadorias nas instalações de uso público compreendendo, entre outras, abertura de volumes para a conferência aduaneira e transporte nas instalações do porto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 23Q790528 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIONo processo de fabricação da estrutura de um navio, são utilizados diferentes tipos de desenhos. Aquele que apresenta, de forma simplificada, todas as chapas que compõem o casco do navio é denominado plano de ✂️ a) arranjo geral ✂️ b) capacidade ✂️ c) expansão do chapeamento ✂️ d) perfil estrutural ✂️ e) seção mestra Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 24Q790530 | Engenharia Naval, Engenheiro, BNDES, CESGRANRIOA revitalização da indústria naval trouxe para o Brasil consequências como o aperfeiçoamento dos processos produtivos. Sobre esse setor no Brasil, analise as afirmativas abaixo. I – Apesar do fracasso do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), o surgimento do pré-sal conseguiu impulsionar a indústria naval no Brasil. II – O ressurgimento da indústria naval no país é fruto das novas estatais criadas para o setor. III – A carência de mão de obra qualificada, a falta de infraestrutura e a defasagem tecnológica são gargalos que precisam ser superados pelo setor naval no Brasil. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I ✂️ b) II ✂️ c) III ✂️ d) I e II ✂️ e) I e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 25Q106416 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIOUm armador dispõe de uma frota de 5 navios graneleiros, construídos em série. Ele deseja transportar 80.000 toneladas de uma carga seca a granel, com fator de estiva igual a 10 m3/t. Se cada navio dispõe de 24.000 TPB e 200.000 m3 de volume de porão de carga, quantos navios serão necessários para transportar toda a carga? ✂️ a) 1 ✂️ b) 2 ✂️ c) 3 ✂️ d) 4 ✂️ e) 5 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 26Q249853 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOAs vigas engastadas de proa a popa, perpendicularmente às cavernas do navio, são denominadas ✂️ a) quilhas. ✂️ b) anteparas. ✂️ c) hastilhas. ✂️ d) longarinas. ✂️ e) gigantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 27Q9493 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPECom relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes. Cheio e em baixo (full and down) é a condição da embarcação com excesso de carga. Nessas condições, é excedida a tonelagem de registro. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 28Q204854 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorNo método do caminho crítico, a trajetória que determina a duração de um projeto é denominada trajetória critica ou caminho crítico.PORQUE Caso haja um atraso em qualquer uma das atividades que compõem o caminho crítico, haverá um aumento na duração do projeto. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que ✂️ a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. ✂️ b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. ✂️ c) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. ✂️ d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. ✂️ e) as duas afirmações são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 29Q9489 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias. A capacidade de estocagem em pátios abertos de granéis sólidos, por medida de economia, não deve ser superior ao maior embarque ou desembarque de cada carregamento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 30Q9488 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir relativos à evolução do transporte aquaviário, à legislação marítima e a movimentação de carga. Segundo a Lei n.º 7.652/1988, as embarcações brasileiras, inclusive as da Marinha de Guerra, estão sujeitas à inscrição na capitania dos portos em cuja jurisdição for domiciliado o proprietário ou armador. O domicílio, no caso de embarcação da marinha, é interpretado como a base naval da frota a qual pertence a embarcação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 31Q203869 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorEm relação à resistência ao avanço de um navio, analise as afirmativas a seguir. I - Os modelos utilizados para o cálculo de resistência ao avanço procuram incorporar a infl uência da forma do casco sobre a resistência viscosa através da adoção do chamado fator de forma. II - As regiões de proa e popa do navio contribuem de forma mais significativa para a geração de ondas, pois são as regiões onde a pressão varia de forma mais abrupta. III - O cálculo da resistência friccional de um navio admite, como passo inicial, a hipótese de que a resistência será igual à força exercida pelo fluido sobre uma placa plana com área igual à área de superfície molhada do casco do navio. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 32Q790534 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes, ANTAQ, CESPE CEBRASPEDe modo geral, um porto pode apresentar, como partes constituintes, acessos marítimos e terrestres, instalações de acostagem e de armazenagem e, quando necessário, pátios de estocagem. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. Os navios que freqüentam um terminal especializado na movimentação de um tipo específico de carga apresentam sempre o mesmo porte bruto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 33Q790810 | Engenharia Naval, Especialista em Infraestrutura Sênior, MPOG, CESPE CEBRASPEA eclusa de navegação é uma obra de transposição de desníveis que consiste em uma câmara delimitada por duas portas (uma a montante e outra a jusante) que dão acesso às embarcações, na qual, por meio de circuito hidráulico específico, o nível da água varia entre os níveis extremos de montante e jusante. A respeito dos critérios de projeto, dos tipos e do funcionamento de eclusas, julgue os itens seguintes. As estruturas de restituição devem produzir reduzida turbulência e estar localizadas no percurso de navegação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 34Q107017 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOA responsabilidade civil, nos casos de abalroamento concorrente ou decorrente de culpa recíproca ou comum, será ✂️ a) sempre nula. ✂️ b) sempre igual para ambas as partes envolvidas. ✂️ c) proporcional à gravidade da culpa das partes envolvidas. ✂️ d) nula, quando não for possível determinar a gravidade da culpa. ✂️ e) nula, na hipótese de abalroamento causado por culpa dos práticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 35Q104457 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOConsiderando a compra e venda de um navio de segunda mão, analise as afirmativas a seguir. I Na compra de um navio de segunda mão para operação, normalmente, é definido o local e o momento da entrega do navio. II Após a compra de um navio de segunda mão, deve ser feita uma inspeção física do navio e de seus registros. III Uma oferta firme de um interessado na compra de um navio de segunda mão para operação deve incluir, normalmente, o preço e a moeda, com a comissão a ser paga ao corretor da compra e venda. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 36Q790592 | Engenharia Naval, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFEm relação às embarcações fluviais, assinale a opção correta. ✂️ a) A boca é a distância entre as verticais tangentes aos extremos de bombordo e boroeste da seção mestra. ✂️ b) O calado corresponde à distância entre a altura da quilha e o convés principal. ✂️ c) Pontal é a distância entre os extremos de proa e popa. ✂️ d) Porte bruto é o peso do volume de água deslocado pela embarcação. ✂️ e) Squat é a diferença entre os calados a Vante e a Ré. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 37Q202072 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorEm relação à subdivisão do casco de um navio de passageiros, analise as afirmativas a seguir. I - A dotação de antepara de colisão a vante estanque à água até o convés das anteparas é obrigatória. II - A instalação de portas de visita na antepara de colisão a vante abaixo do convés das anteparas é permitida. III - A praça de máquinas deve ser separada dos compartimentos habitáveis por meio de anteparas estanques à água. IV - A antepara de colisão a ré deve ser posicionada a uma distância da perpendicular a ré superior a 5% do comprimento do navio. São corretas as afirmações ✂️ a) I e III, apenas. ✂️ b) II e IV, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) II, III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 38Q790618 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO sistema de construção transversal de um navio é caracterizado por apresentar muitos reforçadores ✂️ a) leves, dispostos na direção longitudinal, sendo suportados por poucos reforçadores pesados na direção longitudinal. ✂️ b) leves, dispostos na direção transversal, sendo suportados por poucos reforçadores pesados na direção longitudinal. ✂️ c) leves, dispostos na direção transversal, sendo suportados por poucos reforçadores pesados na direção transversal. ✂️ d) pesados, dispostos na direção transversal, sendo suportados por poucos reforçadores leves na direção longitudinal. ✂️ e) pesados, dispostos na direção longitudinal, sendo suportados por poucos reforçadores leves na direção transversal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 39Q250255 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOO ensaio de impacto consiste em medir a quantidade de energia absorvida por uma amostra do material, quando submetida à ação de um esforço de choque de valor conhecido. São exemplos desse tipo de ensaio: ✂️ a) Brinell e Rockwell ✂️ b) Brinell e Vickers ✂️ c) Charpy e Izod ✂️ d) Charpy e Rockwell ✂️ e) Vickers e Izod Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 40Q9491 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias. Nos canais de acesso aos portos, a prática marítima aconselha a adoção de uma altura de segurança sob a quilha da embarcação tipo denominada pé de piloto. Essa medida engloba as influências da variação de densidade da água do mar, o squat e o efeito da onda. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF← AnteriorPróximo →
21Q790852 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX ConcursosCurvas cruzadas de estabilidade. I. As curvas hidrostáticas são geralmente calculadas para o navio ou plataforma (offshore) flutuando com trim ou banda negativa e devem, quando necessário, ser corrigidas para valor igual a zero. II. Sob o eixo horizontal da embarcação são grafados os valores crescentes de calado médio (definido como a média dos calados a vante e a ré) e sob o eixo vertical é grafada uma escala de leitura de deslocamento em toneladas. ✂️ a) Ambas estão incorretas. ✂️ b) Somente a II está correta. ✂️ c) Ambas estão corretas. ✂️ d) Somente a I está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
22Q9483 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os itens seguintes.Capatazia é a atividade de movimentação de mercadorias nas instalações de uso público compreendendo, entre outras, abertura de volumes para a conferência aduaneira e transporte nas instalações do porto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
23Q790528 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIONo processo de fabricação da estrutura de um navio, são utilizados diferentes tipos de desenhos. Aquele que apresenta, de forma simplificada, todas as chapas que compõem o casco do navio é denominado plano de ✂️ a) arranjo geral ✂️ b) capacidade ✂️ c) expansão do chapeamento ✂️ d) perfil estrutural ✂️ e) seção mestra Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
24Q790530 | Engenharia Naval, Engenheiro, BNDES, CESGRANRIOA revitalização da indústria naval trouxe para o Brasil consequências como o aperfeiçoamento dos processos produtivos. Sobre esse setor no Brasil, analise as afirmativas abaixo. I – Apesar do fracasso do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), o surgimento do pré-sal conseguiu impulsionar a indústria naval no Brasil. II – O ressurgimento da indústria naval no país é fruto das novas estatais criadas para o setor. III – A carência de mão de obra qualificada, a falta de infraestrutura e a defasagem tecnológica são gargalos que precisam ser superados pelo setor naval no Brasil. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I ✂️ b) II ✂️ c) III ✂️ d) I e II ✂️ e) I e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
25Q106416 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIOUm armador dispõe de uma frota de 5 navios graneleiros, construídos em série. Ele deseja transportar 80.000 toneladas de uma carga seca a granel, com fator de estiva igual a 10 m3/t. Se cada navio dispõe de 24.000 TPB e 200.000 m3 de volume de porão de carga, quantos navios serão necessários para transportar toda a carga? ✂️ a) 1 ✂️ b) 2 ✂️ c) 3 ✂️ d) 4 ✂️ e) 5 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
26Q249853 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOAs vigas engastadas de proa a popa, perpendicularmente às cavernas do navio, são denominadas ✂️ a) quilhas. ✂️ b) anteparas. ✂️ c) hastilhas. ✂️ d) longarinas. ✂️ e) gigantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
27Q9493 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPECom relação a apoio marítimo e tipos de mercadorias, navegação e tipos de navios, julgue os itens subsequentes. Cheio e em baixo (full and down) é a condição da embarcação com excesso de carga. Nessas condições, é excedida a tonelagem de registro. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
28Q204854 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorNo método do caminho crítico, a trajetória que determina a duração de um projeto é denominada trajetória critica ou caminho crítico.PORQUE Caso haja um atraso em qualquer uma das atividades que compõem o caminho crítico, haverá um aumento na duração do projeto. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que ✂️ a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. ✂️ b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. ✂️ c) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. ✂️ d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. ✂️ e) as duas afirmações são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
29Q9489 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias. A capacidade de estocagem em pátios abertos de granéis sólidos, por medida de economia, não deve ser superior ao maior embarque ou desembarque de cada carregamento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
30Q9488 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir relativos à evolução do transporte aquaviário, à legislação marítima e a movimentação de carga. Segundo a Lei n.º 7.652/1988, as embarcações brasileiras, inclusive as da Marinha de Guerra, estão sujeitas à inscrição na capitania dos portos em cuja jurisdição for domiciliado o proprietário ou armador. O domicílio, no caso de embarcação da marinha, é interpretado como a base naval da frota a qual pertence a embarcação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
31Q203869 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorEm relação à resistência ao avanço de um navio, analise as afirmativas a seguir. I - Os modelos utilizados para o cálculo de resistência ao avanço procuram incorporar a infl uência da forma do casco sobre a resistência viscosa através da adoção do chamado fator de forma. II - As regiões de proa e popa do navio contribuem de forma mais significativa para a geração de ondas, pois são as regiões onde a pressão varia de forma mais abrupta. III - O cálculo da resistência friccional de um navio admite, como passo inicial, a hipótese de que a resistência será igual à força exercida pelo fluido sobre uma placa plana com área igual à área de superfície molhada do casco do navio. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
32Q790534 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes, ANTAQ, CESPE CEBRASPEDe modo geral, um porto pode apresentar, como partes constituintes, acessos marítimos e terrestres, instalações de acostagem e de armazenagem e, quando necessário, pátios de estocagem. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. Os navios que freqüentam um terminal especializado na movimentação de um tipo específico de carga apresentam sempre o mesmo porte bruto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
33Q790810 | Engenharia Naval, Especialista em Infraestrutura Sênior, MPOG, CESPE CEBRASPEA eclusa de navegação é uma obra de transposição de desníveis que consiste em uma câmara delimitada por duas portas (uma a montante e outra a jusante) que dão acesso às embarcações, na qual, por meio de circuito hidráulico específico, o nível da água varia entre os níveis extremos de montante e jusante. A respeito dos critérios de projeto, dos tipos e do funcionamento de eclusas, julgue os itens seguintes. As estruturas de restituição devem produzir reduzida turbulência e estar localizadas no percurso de navegação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
34Q107017 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOA responsabilidade civil, nos casos de abalroamento concorrente ou decorrente de culpa recíproca ou comum, será ✂️ a) sempre nula. ✂️ b) sempre igual para ambas as partes envolvidas. ✂️ c) proporcional à gravidade da culpa das partes envolvidas. ✂️ d) nula, quando não for possível determinar a gravidade da culpa. ✂️ e) nula, na hipótese de abalroamento causado por culpa dos práticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
35Q104457 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOConsiderando a compra e venda de um navio de segunda mão, analise as afirmativas a seguir. I Na compra de um navio de segunda mão para operação, normalmente, é definido o local e o momento da entrega do navio. II Após a compra de um navio de segunda mão, deve ser feita uma inspeção física do navio e de seus registros. III Uma oferta firme de um interessado na compra de um navio de segunda mão para operação deve incluir, normalmente, o preço e a moeda, com a comissão a ser paga ao corretor da compra e venda. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
36Q790592 | Engenharia Naval, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAFEm relação às embarcações fluviais, assinale a opção correta. ✂️ a) A boca é a distância entre as verticais tangentes aos extremos de bombordo e boroeste da seção mestra. ✂️ b) O calado corresponde à distância entre a altura da quilha e o convés principal. ✂️ c) Pontal é a distância entre os extremos de proa e popa. ✂️ d) Porte bruto é o peso do volume de água deslocado pela embarcação. ✂️ e) Squat é a diferença entre os calados a Vante e a Ré. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
37Q202072 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval JúniorEm relação à subdivisão do casco de um navio de passageiros, analise as afirmativas a seguir. I - A dotação de antepara de colisão a vante estanque à água até o convés das anteparas é obrigatória. II - A instalação de portas de visita na antepara de colisão a vante abaixo do convés das anteparas é permitida. III - A praça de máquinas deve ser separada dos compartimentos habitáveis por meio de anteparas estanques à água. IV - A antepara de colisão a ré deve ser posicionada a uma distância da perpendicular a ré superior a 5% do comprimento do navio. São corretas as afirmações ✂️ a) I e III, apenas. ✂️ b) II e IV, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) II, III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
38Q790618 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO sistema de construção transversal de um navio é caracterizado por apresentar muitos reforçadores ✂️ a) leves, dispostos na direção longitudinal, sendo suportados por poucos reforçadores pesados na direção longitudinal. ✂️ b) leves, dispostos na direção transversal, sendo suportados por poucos reforçadores pesados na direção longitudinal. ✂️ c) leves, dispostos na direção transversal, sendo suportados por poucos reforçadores pesados na direção transversal. ✂️ d) pesados, dispostos na direção transversal, sendo suportados por poucos reforçadores leves na direção longitudinal. ✂️ e) pesados, dispostos na direção longitudinal, sendo suportados por poucos reforçadores leves na direção transversal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
39Q250255 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOO ensaio de impacto consiste em medir a quantidade de energia absorvida por uma amostra do material, quando submetida à ação de um esforço de choque de valor conhecido. São exemplos desse tipo de ensaio: ✂️ a) Brinell e Rockwell ✂️ b) Brinell e Vickers ✂️ c) Charpy e Izod ✂️ d) Charpy e Rockwell ✂️ e) Vickers e Izod Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
40Q9491 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir relativos a instalações portuárias. Nos canais de acesso aos portos, a prática marítima aconselha a adoção de uma altura de segurança sob a quilha da embarcação tipo denominada pé de piloto. Essa medida engloba as influências da variação de densidade da água do mar, o squat e o efeito da onda. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro