Questões de Concursos Engenharia Naval

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201Q107040 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao abalroamento entre embarcações, excluindo- se as embarcações com problemas no sistema de governo, tem preferência sobre as demais uma embarcação

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202Q104780 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

O subfretamento de um navio caracteriza-se pela existência, de fato e de direito, de dois contratos de fretamento distintos: um primeiro, decorrente da relação originária entre o armador-fretador e o afretador original; e um segundo, de subafretamento entre o afretador original e o terceiro subafretador.

Considerando a hipótese de o contrato principal ser na modalidade TCP, o afretador original poderá subfretar o navio por

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203Q209302 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a logística e transporte
marítimo.

As empresas de logística prestam inúmeros serviços ligados à operação portuária, entre os quais: cotações de frete, informações operacionais e acompanhamento de operações de exportação e importação; gestão da movimentação de carga e diagnóstico de avarias; operações de atracação e desatracação; atendimento à tripulação do navio durante a estadia; acompanhamento da tripulação a visitas para vacinação e a consultórios médico e dentário; preparação da documentação da embarcação para aprovação das autoridades portuárias.

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204Q790489 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Para estimativa da resistência residual de uma embarcação de comprimento igual a 130 metros, projetada para operar a uma velocidade de 12 nós, foi utilizado um modelo de 5 metros de comprimento. Para que o modelo possua o mesmo número de Froude que a embarcação em sua velocidade de serviço, a velocidade do reboque a ser efetuado em tanque de prova será, com precisão de uma casa decimal, igual a (Considere 1 nó = 0,514 m/s)
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205Q790869 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. Raio metacêntrico transversal é definido pela relação do momento de inércia da área do plano de flutuação, relativamente a um eixo transversal que passa pelo centro da área e o volume de deslocamento.

II. Raio metacêntrico longitudinal relaciona o momento de inércia da área do plano de flutuação, relativo a um eixo longitudinal passando pelo centro de flutuação, com o volume de deslocamento.

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206Q790874 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O chapeamento das anteparas estruturais de um navio é reforçado através da colocação de perfis dispostos verticalmente, denominados

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207Q249968 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

A abertura feita no convés, por onde passam as amarras do navio em direção ao paiol de amarras, é a(o)

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208Q790660 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Considerando-se que a embarcação de pesquisa Professor Fernando Amorim esteja certificada pela MB para a navegação em mar aberto, somente entre portos brasileiros, segundo a NORMAM 01, a classe dos equipamentos salva-vidas e de segurança, que deve equipar a embarcação, é a classe
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209Q104848 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

A MARPOL 73/78 estabelece que os navios-tanques deverão possuir Certificado Internacional de Prevenção da Poluição por Óleo (IOPP) para valores de arqueação bruta, a partir de

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210Q790450 | Engenharia Naval, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 21 a 23

 Na tabela de especificações técnicas do manual do proprietário de um automóvel, consta, entre outras características, que o veículo possui motor a gasolina refrigerado a água, com 112 CV, 4 cilindros, 2,0 litros de cilindrada, 16 válvulas, taxa de compressão de 11,3:1 e torque máximo de 160 NAm a 2.600 rpm.

Considere que, durante o seu funcionamento, o motor citado no texto tenha apresentado aquecimento excessivo. Entre as possíveis causas desse problema, encontra-se

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211Q104790 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Os grandes navios petroleiros (VLCC e ULCC), especializados no transporte de óleo cru, são tipicamente caracterizados pela(o)

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212Q105372 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação à responsabilidade civil do comandante, considere as afirmativas abaixo.

I - O comandante responde por todas as perdas e danos que, por culpa sua, seja por omissão ou por imperícia, sobrevierem ao navio ou à carga, sem prejuízo das ações criminais a que a sua malversação ou dolo possam dar lugar.

II - O comandante é civilmente responsável pelos furtos dos objetos da carga ou por quaisquer danos a eles, praticados a bordo pelos indivíduos da tripulação, enquanto esta se achar sob a sua responsabilidade.

III - O comandante será responsável pelos acidentes advindos de sugestão do prático, salvo se fi car evidenciado que as sugestões desse profi ssional estavam erradas e que ele tinha condições de perceber tal fato.

Está correto o que se afirma em

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213Q105889 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Associe o tipo de navio, apresentado na coluna da esquerda, à sua respectiva característica, na coluna da direita.

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A associação correta é

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214Q249996 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Os elementos de fixação que são especificados pelo tamanho, tipo e aplicação, e não por meio de representação gráfica ou símbolos, são denominados

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215Q106135 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

As gestões náuticas dos contratos de afretamento por período, por viagem e a casco nu são, de responsabilidade, respectivamente, do

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216Q105627 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

A estrutura operacional e administrativa, organizada de modo a prover, coordenar, controlar e apoiar o atendimento do prático aos navios, em águas jurisdicionais brasileiras, é denominada

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217Q790491 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O projeto de uma embarcação prevê a substituição do aço empregado na construção do convoo e da superestrutura por uma liga de alumínio naval. Essa medida visa, essencialmente, a

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218Q790809 | Engenharia Naval, Engenheiro, CODERN RN, COMPERVE

A diferença, expressa em toneladas, entre o deslocamento máximo e o deslocamento leve de um navio, ou seja, o peso que o navio é capaz de transportar, ou ainda, a carga + combustível + equipamentos, corresponde ao que se pode chamar de tonelagem de
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219Q790703 | Engenharia Naval, Especialista em Infraestrutura Sênior, MPOG, CESPE CEBRASPE

O balizamento, ou sinalização náutica, é o conjunto de sistemas e recursos visuais, sonoros, radioelétricos e eletrônicos destinados a proporcionar ao navegante informações para que dirija o movimento da embarcação sob sua responsabilidade com segurança e economia. No que se refere a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Os faróis são constituídos de uma estrutura fixa, de formas e cores variadas, montada em pontos de coordenadas geográficas conhecidas na costa ou nas margens de rios, dotada de equipamento luminoso que exibe luz com característica predeterminada. Sua principal finalidade é a orientação de navegantes de longo curso.

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220Q790471 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Analise as afirmações a seguir, que se referem ao Teste de Inclinação de uma embarcação.

I - O Teste de Inclinação baseia-se na movimentação de um peso conhecido numa distância previamente estabelecida que provocará, na embarcação, uma inclinação longitudinal a ser medida durante o teste.

II - O Teste de Inclinação é um procedimento para se obter, experimentalmente, o GM inicial e, conhecido o valor do KMT através das curvas hidrostáticas, determinar o KG da embarcação na condição leve.

III - O Teste de Inclinação realiza-se com a embarcação em condição de flutuação onde não haja nenhum tipo de ação externa que a impeça de se inclinar livremente, tais como ventos fortes e cabos de amarração tesados.

Está correto o que se afirma em

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