Questões de Concursos Engenharia Naval

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221Q790765 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Na escolha entre mancais de rolamento e deslizamento, dá-se preferência à utilização de mancais de deslizamento quando:

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222Q790942 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

A respeito de materiais de construção naval, afirma-se que:

I - peças de aço fundido são usadas na estrutura em vários locais da região de porões e tanques de carga;

II - os fornecedores de chapas navais necessitam informar a composição química dos aços estruturais vendidos aos estaleiros;

III - na estrutura do cadaste e leme não são usadas peças de ferro fundido cinzento.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

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223Q790723 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Na utilização do método de construção por seções de um navio, deve-se considerar que esse método
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224Q104956 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao serviço de praticagem, analise as afirmativas a seguir

I - Todos os navios que atracam em portos brasileiros, por motivos de segurança da navegação, são obrigados a utilizar o serviço de praticagem.

II - As manobras nas bacias de evolução e atracação e a condução das embarcações em águas restritas do porto, exceto no canal de acesso, são feitas pela praticagem.

III - A função do prático é desenvolvida a bordo dos navios, para onde os práticos são conduzidos por meio de lanchas que têm padrões especiais para o transbordo seguro do prático.

Está correto APENAS o que se afirma em

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225Q790862 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O eixo propulsor sai do casco do navio dentro de uma peça denominada

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226Q106619 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

O custo unitário do operador é obtido pela soma dos custos de capital, operacional e de viagem, dividida pela capacidade de carga. Sob esse enfoque, afirma-se que o

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227Q790916 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a estruturas oceânicas.

O carregamento hidrodinâmico sobre estrutura marítima emersa suspensa sobre pilares é decorrente da ação das forças inerciais e das forças de arraste produzidas pelas ondas sobre os pilares. O carregamento máximo da força de arraste acontece quando a cava da onda passa sobre o pilar.

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228Q104916 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação aos seguros marítimos, constata-se que o(a)

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229Q790525 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Para um motor Diesel de baixa rotação empregado na propulsão de navios petroleiros, são conhecidas as seguintes informações:

Poder calorífico do óleo combustível = 12 kWh/kg

Eficiência térmica = 50%

Rendimento mecânico = 95%

Nesse contexto, qual é, aproximadamente, o consumo específico do motor em kg/kWh?

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230Q790572 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Para medir a força de tração em um cabo de aço utilizado para suspender blocos durante a construção de um navio, foi utilizada uma barra instrumentada, de 30cm de comprimento, com área de seção transversal de 10cm2 e módulo de elasticidade 2,1 x 106 kgf/cm2. O alongamento sofrido pela barra quando submetida a uma força de tração de 35000kgf vale, em cm:

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231Q790892 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Existe um processo de edificação do casco do navio em que se posiciona, primeiro, um bloco de fundo, e a edificação progride a partir desse bloco inicial, posicionando-se os blocos mais próximos à quilha e, depois, os mais altos. O processo descrito corresponde à edificação

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232Q106361 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação às espécies de avarias, analise as afirmativas a seguir.

I - As avarias simples ou particulares são caracterizadas pela participação efetiva da vontade humana a fim de preservar o bem-comum diante de perigo ou desastre imprevisto, ou seja, ocorrem quando um sacrifício ou despesa extraordinária e voluntária são efetuados.

II - Os prejuízos decorrentes do dano sofrido numa avaria simples ou particular ficarão ao encargo do proprietário da coisa lesionada, sendo-lhe assegurado o direito de regresso contra o causador do dano, que será considerado isoladamente, ou seja, ao navio ou à carga.

III - As avarias comuns ou grossas são caracterizadas pela natural falta de atenção humana diante da proteção ao navio ou à carga, ou seja, são involuntárias, sendo os prejuízos sofridos pelo navio, carga ou frete decorrentes de fatos ordinários da navegação.

Está correto APENAS o que se afirma em

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233Q790658 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considerando o assunto que trata do cálculo da adição e movimentação de peso em uma embarcação, responda quais das afirmações abaixo são corretas.

I. Quando uma carga é embarcada, o que se quer é conhecer as novas condições de flutuação e estabilidade da embarcação. Os parâmetros a serem determinados são: deslocamento, banda e calados.

II. Para uma plataforma semi-submersível, dada as simetrias do casco, o centro de carena da fatia imersa encontra-se sempre na interseção dos planos de simetria (linha vertical que passa pelo centro do convés). Portanto, um peso ali colocado causa apenas afundamento paralelo.

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234Q790921 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A medição de espessura da chapa de aço do costado de um navio pode ser realizada através de um ensaio não destrutivo por ultrassom. Nesse contexto, o transdutor mais indicado para esse procedimento é o

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235Q790925 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Um motor de corrente contínua foi projetado para solicitar 30 Ampères de uma fonte de 240 Volts. Sabendo que sua eficiência é de 80%, sua potência de saída, em W, será:

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236Q790934 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A movimentação de um bloco de 800 toneladas, 2 metros perpendicularmente ao eixo longitudinal de uma embarcação, resulta em uma banda de 2 graus. Sendo a embarcação prismática de seção retangular com 120 metros de comprimento, 20 metros de boca e 4 metros de calado uniforme, a altura do centro de gravidade da embarcação, em metros, é (Considere = 1,00 t/m3 e tg 2º = 0,035)
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237Q106751 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

O intermediário especializado em fretamentos marítimos que atua em nome dos fretadores e afretadores, prestando serviço na área de reserva de praça e celebração de contratos de fretamento, é denominado

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238Q250138 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Quais são os recursos físicos do estaleiro considerados determinantes para a seleção do método de construção de navios?

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239Q790562 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Considere as afirmativas a seguir em relação ao sistema de combate a incêndio e seus agentes extintores.

I - A água salgada é boa condutora de eletricidade e, portanto, deve-se evitar sua utilização na extinção de incêndios de classe C.

II - O pó químico seco, quando pulverizado, forma uma nuvem sobre o fogo, extinguindo-o por quebra de reação em cadeia e por abafamento.

III - O gás carbônico é um gás inerte empregado como agente extintor por abafamento, sendo amplamente utilizado em compartimentos habitáveis.

É correto o que se afirma em

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240Q106965 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

No contrato de afretamento por viagem, qual obrigação NÃO é de responsabilidade do fretador?

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