Questões de Concursos Engenharia Naval Resolva questões de Engenharia Naval comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Engenharia Naval Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 221Q790765 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIONa escolha entre mancais de rolamento e deslizamento, dá-se preferência à utilização de mancais de deslizamento quando: ✂️ a) são elevados os momentos de torção na partida. ✂️ b) existe limitação de espaço no sentido axial. ✂️ c) há necessidade de bom isolamento elétrico. ✂️ d) há necessidade de suportar altas sobrecargas durante pequenos períodos. ✂️ e) há necessidade de suportar uma combinação de esforços radiais e axiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 222Q790942 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOA respeito de materiais de construção naval, afirma-se que: I - peças de aço fundido são usadas na estrutura em vários locais da região de porões e tanques de carga; II - os fornecedores de chapas navais necessitam informar a composição química dos aços estruturais vendidos aos estaleiros; III - na estrutura do cadaste e leme não são usadas peças de ferro fundido cinzento. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) III, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 223Q790723 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIONa utilização do método de construção por seções de um navio, deve-se considerar que esse método ✂️ a) diminui o grau de acabamento dos blocos em oficina. ✂️ b) inviabiliza a edificação dos blocos do navio na carreira. ✂️ c) minimiza o tempo de construção do navio no dique. ✂️ d) impossibilita que a instalação de redes seja feita dentro das oficinas. ✂️ e) independe da capacidade de manobra de peso existente na carreira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 224Q104956 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOEm relação ao serviço de praticagem, analise as afirmativas a seguir I - Todos os navios que atracam em portos brasileiros, por motivos de segurança da navegação, são obrigados a utilizar o serviço de praticagem. II - As manobras nas bacias de evolução e atracação e a condução das embarcações em águas restritas do porto, exceto no canal de acesso, são feitas pela praticagem. III - A função do prático é desenvolvida a bordo dos navios, para onde os práticos são conduzidos por meio de lanchas que têm padrões especiais para o transbordo seguro do prático. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 225Q790862 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO eixo propulsor sai do casco do navio dentro de uma peça denominada ✂️ a) madre do leme. ✂️ b) pé-de-galinha. ✂️ c) pé-de-carneiro. ✂️ d) tubo telescópico. ✂️ e) trincaniz. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 226Q106619 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOO custo unitário do operador é obtido pela soma dos custos de capital, operacional e de viagem, dividida pela capacidade de carga. Sob esse enfoque, afirma-se que o ✂️ a) navio, que apresenta menor custo unitário para o operador, deve possuir maior capacidade de carga com o aumento da distância entre os portos de operação. ✂️ b) navio, que apresenta menor custo unitário para o operador, deve possuir menor capacidade de carga com o aumento da produtividade portuária. ✂️ c) custo operacional unitário cresce com o aumento da velocidade de operação do navio. ✂️ d) custo de viagem diminui com o aumento da velocidade de operação do navio. ✂️ e) custo unitário do operador aumenta com o aumento do porte do navio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 227Q790916 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos a estruturas oceânicas. O carregamento hidrodinâmico sobre estrutura marítima emersa suspensa sobre pilares é decorrente da ação das forças inerciais e das forças de arraste produzidas pelas ondas sobre os pilares. O carregamento máximo da força de arraste acontece quando a cava da onda passa sobre o pilar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 228Q104916 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIOEm relação aos seguros marítimos, constata-se que o(a) ✂️ a) contrato de seguro possui, além dos elementos comuns a todos os contratos, alguns outros que lhe são peculiares, tais como o interesse segurado, o risco, a estipulação do prêmio e a promessa de indenização. ✂️ b) seguro casco engloba todo o navio, exceto as máquinas e os acessórios. ✂️ c) seguro passa a vigorar a partir do momento em que o navio suspende, iniciando a viagem, até o momento em que atraca no porto de destino, se não constar da apólice do seguro o tempo em que os riscos devem começar e acabar. ✂️ d) seguro só pode recair sobre a totalidade de um objeto, devendo o mesmo ser feito antes de a viagem ser iniciada. ✂️ e) desviação da derrota da viagem, mesmo que involuntária, anulará o seguro pelo resto da viagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 229Q790525 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIOPara um motor Diesel de baixa rotação empregado na propulsão de navios petroleiros, são conhecidas as seguintes informações: Poder calorífico do óleo combustível = 12 kWh/kg Eficiência térmica = 50% Rendimento mecânico = 95% Nesse contexto, qual é, aproximadamente, o consumo específico do motor em kg/kWh? ✂️ a) 0,175 ✂️ b) 0,167 ✂️ c) 0,158 ✂️ d) 0,088 ✂️ e) 0,044 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 230Q790572 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOPara medir a força de tração em um cabo de aço utilizado para suspender blocos durante a construção de um navio, foi utilizada uma barra instrumentada, de 30cm de comprimento, com área de seção transversal de 10cm2 e módulo de elasticidade 2,1 x 106 kgf/cm2. O alongamento sofrido pela barra quando submetida a uma força de tração de 35000kgf vale, em cm: ✂️ a) 0,03 ✂️ b) 0,05 ✂️ c) 0,07 ✂️ d) 0,10 ✂️ e) 0,30 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 231Q790892 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOExiste um processo de edificação do casco do navio em que se posiciona, primeiro, um bloco de fundo, e a edificação progride a partir desse bloco inicial, posicionando-se os blocos mais próximos à quilha e, depois, os mais altos. O processo descrito corresponde à edificação ✂️ a) em pirâmide. ✂️ b) por ilhas. ✂️ c) por seções. ✂️ d) por módulos. ✂️ e) por unidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 232Q106361 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOEm relação às espécies de avarias, analise as afirmativas a seguir. I - As avarias simples ou particulares são caracterizadas pela participação efetiva da vontade humana a fim de preservar o bem-comum diante de perigo ou desastre imprevisto, ou seja, ocorrem quando um sacrifício ou despesa extraordinária e voluntária são efetuados. II - Os prejuízos decorrentes do dano sofrido numa avaria simples ou particular ficarão ao encargo do proprietário da coisa lesionada, sendo-lhe assegurado o direito de regresso contra o causador do dano, que será considerado isoladamente, ou seja, ao navio ou à carga. III - As avarias comuns ou grossas são caracterizadas pela natural falta de atenção humana diante da proteção ao navio ou à carga, ou seja, são involuntárias, sendo os prejuízos sofridos pelo navio, carga ou frete decorrentes de fatos ordinários da navegação. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e II. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 233Q790658 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX ConcursosConsiderando o assunto que trata do cálculo da adição e movimentação de peso em uma embarcação, responda quais das afirmações abaixo são corretas. I. Quando uma carga é embarcada, o que se quer é conhecer as novas condições de flutuação e estabilidade da embarcação. Os parâmetros a serem determinados são: deslocamento, banda e calados. II. Para uma plataforma semi-submersível, dada as simetrias do casco, o centro de carena da fatia imersa encontra-se sempre na interseção dos planos de simetria (linha vertical que passa pelo centro do convés). Portanto, um peso ali colocado causa apenas afundamento paralelo. ✂️ a) Somente a I está correta. ✂️ b) Ambas estão incorretas. ✂️ c) Somente a II está correta. ✂️ d) Ambas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 234Q790921 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOA medição de espessura da chapa de aço do costado de um navio pode ser realizada através de um ensaio não destrutivo por ultrassom. Nesse contexto, o transdutor mais indicado para esse procedimento é o ✂️ a) angular ✂️ b) duplo-cristal ✂️ c) monocristal ✂️ d) normal ✂️ e) reto Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 235Q790925 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOUm motor de corrente contínua foi projetado para solicitar 30 Ampères de uma fonte de 240 Volts. Sabendo que sua eficiência é de 80%, sua potência de saída, em W, será: ✂️ a) 1440 ✂️ b) 1600 ✂️ c) 5760 ✂️ d) 7200 ✂️ e) 8000 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 236Q790934 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOA movimentação de um bloco de 800 toneladas, 2 metros perpendicularmente ao eixo longitudinal de uma embarcação, resulta em uma banda de 2 graus. Sendo a embarcação prismática de seção retangular com 120 metros de comprimento, 20 metros de boca e 4 metros de calado uniforme, a altura do centro de gravidade da embarcação, em metros, é (Considere = 1,00 t/m3 e tg 2º = 0,035) ✂️ a) 5,3. ✂️ b) 5,6. ✂️ c) 6,2. ✂️ d) 7,1. ✂️ e) 7,4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 237Q106751 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOO intermediário especializado em fretamentos marítimos que atua em nome dos fretadores e afretadores, prestando serviço na área de reserva de praça e celebração de contratos de fretamento, é denominado ✂️ a) shipper. ✂️ b) shipowner. ✂️ c) ship operator. ✂️ d) carrier owner. ✂️ e) cargo broker. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 238Q250138 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOQuais são os recursos físicos do estaleiro considerados determinantes para a seleção do método de construção de navios? ✂️ a) Capacidades dos sistemas de carga, disposição das áreas do estaleiro, equipamentos de corte e solda e qualidade da mão de obra. ✂️ b) Capacidades dos sistemas de carga, disposição das áreas do estaleiro, equipamentos de corte e solda e departamento de recursos humanos. ✂️ c) Capacidades dos sistemas de carga, departamento de contratos do estaleiro, equipamentos de corte e solda e qualidade da mão de obra. ✂️ d) Capital do estaleiro, disposição das áreas do estaleiro, equipamentos de corte e solda e qualidade da mão de obra. ✂️ e) Disposição das áreas do estaleiro, equipamentos de corte e solda, qualidade da mão de obra e organização da produção do estaleiro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 239Q790562 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIOConsidere as afirmativas a seguir em relação ao sistema de combate a incêndio e seus agentes extintores. I - A água salgada é boa condutora de eletricidade e, portanto, deve-se evitar sua utilização na extinção de incêndios de classe C. II - O pó químico seco, quando pulverizado, forma uma nuvem sobre o fogo, extinguindo-o por quebra de reação em cadeia e por abafamento. III - O gás carbônico é um gás inerte empregado como agente extintor por abafamento, sendo amplamente utilizado em compartimentos habitáveis. É correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) III, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 240Q106965 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIONo contrato de afretamento por viagem, qual obrigação NÃO é de responsabilidade do fretador? ✂️ a) Conduzir o navio ao porto de desembarque pactuado. ✂️ b) Efetuar a carga e a descarga do navio obedecendo às disposições do contrato. ✂️ c) Entregar a carga ao consignatário, portador do conhecimento de embarque. ✂️ d) Expedir conhecimento de embarque. ✂️ e) Receber e transportar o carregamento individualizado no contrato. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF← AnteriorPróximo →
221Q790765 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIONa escolha entre mancais de rolamento e deslizamento, dá-se preferência à utilização de mancais de deslizamento quando: ✂️ a) são elevados os momentos de torção na partida. ✂️ b) existe limitação de espaço no sentido axial. ✂️ c) há necessidade de bom isolamento elétrico. ✂️ d) há necessidade de suportar altas sobrecargas durante pequenos períodos. ✂️ e) há necessidade de suportar uma combinação de esforços radiais e axiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
222Q790942 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOA respeito de materiais de construção naval, afirma-se que: I - peças de aço fundido são usadas na estrutura em vários locais da região de porões e tanques de carga; II - os fornecedores de chapas navais necessitam informar a composição química dos aços estruturais vendidos aos estaleiros; III - na estrutura do cadaste e leme não são usadas peças de ferro fundido cinzento. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) III, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
223Q790723 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIONa utilização do método de construção por seções de um navio, deve-se considerar que esse método ✂️ a) diminui o grau de acabamento dos blocos em oficina. ✂️ b) inviabiliza a edificação dos blocos do navio na carreira. ✂️ c) minimiza o tempo de construção do navio no dique. ✂️ d) impossibilita que a instalação de redes seja feita dentro das oficinas. ✂️ e) independe da capacidade de manobra de peso existente na carreira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
224Q104956 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOEm relação ao serviço de praticagem, analise as afirmativas a seguir I - Todos os navios que atracam em portos brasileiros, por motivos de segurança da navegação, são obrigados a utilizar o serviço de praticagem. II - As manobras nas bacias de evolução e atracação e a condução das embarcações em águas restritas do porto, exceto no canal de acesso, são feitas pela praticagem. III - A função do prático é desenvolvida a bordo dos navios, para onde os práticos são conduzidos por meio de lanchas que têm padrões especiais para o transbordo seguro do prático. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
225Q790862 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO eixo propulsor sai do casco do navio dentro de uma peça denominada ✂️ a) madre do leme. ✂️ b) pé-de-galinha. ✂️ c) pé-de-carneiro. ✂️ d) tubo telescópico. ✂️ e) trincaniz. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
226Q106619 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOO custo unitário do operador é obtido pela soma dos custos de capital, operacional e de viagem, dividida pela capacidade de carga. Sob esse enfoque, afirma-se que o ✂️ a) navio, que apresenta menor custo unitário para o operador, deve possuir maior capacidade de carga com o aumento da distância entre os portos de operação. ✂️ b) navio, que apresenta menor custo unitário para o operador, deve possuir menor capacidade de carga com o aumento da produtividade portuária. ✂️ c) custo operacional unitário cresce com o aumento da velocidade de operação do navio. ✂️ d) custo de viagem diminui com o aumento da velocidade de operação do navio. ✂️ e) custo unitário do operador aumenta com o aumento do porte do navio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
227Q790916 | Engenharia Naval, Especialista em Regulação de Transporte Aquaviário, ANTAQ, CESPE CEBRASPEJulgue os itens a seguir, relativos a estruturas oceânicas. O carregamento hidrodinâmico sobre estrutura marítima emersa suspensa sobre pilares é decorrente da ação das forças inerciais e das forças de arraste produzidas pelas ondas sobre os pilares. O carregamento máximo da força de arraste acontece quando a cava da onda passa sobre o pilar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
228Q104916 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIOEm relação aos seguros marítimos, constata-se que o(a) ✂️ a) contrato de seguro possui, além dos elementos comuns a todos os contratos, alguns outros que lhe são peculiares, tais como o interesse segurado, o risco, a estipulação do prêmio e a promessa de indenização. ✂️ b) seguro casco engloba todo o navio, exceto as máquinas e os acessórios. ✂️ c) seguro passa a vigorar a partir do momento em que o navio suspende, iniciando a viagem, até o momento em que atraca no porto de destino, se não constar da apólice do seguro o tempo em que os riscos devem começar e acabar. ✂️ d) seguro só pode recair sobre a totalidade de um objeto, devendo o mesmo ser feito antes de a viagem ser iniciada. ✂️ e) desviação da derrota da viagem, mesmo que involuntária, anulará o seguro pelo resto da viagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
229Q790525 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIOPara um motor Diesel de baixa rotação empregado na propulsão de navios petroleiros, são conhecidas as seguintes informações: Poder calorífico do óleo combustível = 12 kWh/kg Eficiência térmica = 50% Rendimento mecânico = 95% Nesse contexto, qual é, aproximadamente, o consumo específico do motor em kg/kWh? ✂️ a) 0,175 ✂️ b) 0,167 ✂️ c) 0,158 ✂️ d) 0,088 ✂️ e) 0,044 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
230Q790572 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOPara medir a força de tração em um cabo de aço utilizado para suspender blocos durante a construção de um navio, foi utilizada uma barra instrumentada, de 30cm de comprimento, com área de seção transversal de 10cm2 e módulo de elasticidade 2,1 x 106 kgf/cm2. O alongamento sofrido pela barra quando submetida a uma força de tração de 35000kgf vale, em cm: ✂️ a) 0,03 ✂️ b) 0,05 ✂️ c) 0,07 ✂️ d) 0,10 ✂️ e) 0,30 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
231Q790892 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOExiste um processo de edificação do casco do navio em que se posiciona, primeiro, um bloco de fundo, e a edificação progride a partir desse bloco inicial, posicionando-se os blocos mais próximos à quilha e, depois, os mais altos. O processo descrito corresponde à edificação ✂️ a) em pirâmide. ✂️ b) por ilhas. ✂️ c) por seções. ✂️ d) por módulos. ✂️ e) por unidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
232Q106361 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOEm relação às espécies de avarias, analise as afirmativas a seguir. I - As avarias simples ou particulares são caracterizadas pela participação efetiva da vontade humana a fim de preservar o bem-comum diante de perigo ou desastre imprevisto, ou seja, ocorrem quando um sacrifício ou despesa extraordinária e voluntária são efetuados. II - Os prejuízos decorrentes do dano sofrido numa avaria simples ou particular ficarão ao encargo do proprietário da coisa lesionada, sendo-lhe assegurado o direito de regresso contra o causador do dano, que será considerado isoladamente, ou seja, ao navio ou à carga. III - As avarias comuns ou grossas são caracterizadas pela natural falta de atenção humana diante da proteção ao navio ou à carga, ou seja, são involuntárias, sendo os prejuízos sofridos pelo navio, carga ou frete decorrentes de fatos ordinários da navegação. Está correto APENAS o que se afirma em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e II. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
233Q790658 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX ConcursosConsiderando o assunto que trata do cálculo da adição e movimentação de peso em uma embarcação, responda quais das afirmações abaixo são corretas. I. Quando uma carga é embarcada, o que se quer é conhecer as novas condições de flutuação e estabilidade da embarcação. Os parâmetros a serem determinados são: deslocamento, banda e calados. II. Para uma plataforma semi-submersível, dada as simetrias do casco, o centro de carena da fatia imersa encontra-se sempre na interseção dos planos de simetria (linha vertical que passa pelo centro do convés). Portanto, um peso ali colocado causa apenas afundamento paralelo. ✂️ a) Somente a I está correta. ✂️ b) Ambas estão incorretas. ✂️ c) Somente a II está correta. ✂️ d) Ambas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
234Q790921 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOA medição de espessura da chapa de aço do costado de um navio pode ser realizada através de um ensaio não destrutivo por ultrassom. Nesse contexto, o transdutor mais indicado para esse procedimento é o ✂️ a) angular ✂️ b) duplo-cristal ✂️ c) monocristal ✂️ d) normal ✂️ e) reto Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
235Q790925 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIOUm motor de corrente contínua foi projetado para solicitar 30 Ampères de uma fonte de 240 Volts. Sabendo que sua eficiência é de 80%, sua potência de saída, em W, será: ✂️ a) 1440 ✂️ b) 1600 ✂️ c) 5760 ✂️ d) 7200 ✂️ e) 8000 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
236Q790934 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOA movimentação de um bloco de 800 toneladas, 2 metros perpendicularmente ao eixo longitudinal de uma embarcação, resulta em uma banda de 2 graus. Sendo a embarcação prismática de seção retangular com 120 metros de comprimento, 20 metros de boca e 4 metros de calado uniforme, a altura do centro de gravidade da embarcação, em metros, é (Considere = 1,00 t/m3 e tg 2º = 0,035) ✂️ a) 5,3. ✂️ b) 5,6. ✂️ c) 6,2. ✂️ d) 7,1. ✂️ e) 7,4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
237Q106751 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOO intermediário especializado em fretamentos marítimos que atua em nome dos fretadores e afretadores, prestando serviço na área de reserva de praça e celebração de contratos de fretamento, é denominado ✂️ a) shipper. ✂️ b) shipowner. ✂️ c) ship operator. ✂️ d) carrier owner. ✂️ e) cargo broker. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
238Q250138 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOQuais são os recursos físicos do estaleiro considerados determinantes para a seleção do método de construção de navios? ✂️ a) Capacidades dos sistemas de carga, disposição das áreas do estaleiro, equipamentos de corte e solda e qualidade da mão de obra. ✂️ b) Capacidades dos sistemas de carga, disposição das áreas do estaleiro, equipamentos de corte e solda e departamento de recursos humanos. ✂️ c) Capacidades dos sistemas de carga, departamento de contratos do estaleiro, equipamentos de corte e solda e qualidade da mão de obra. ✂️ d) Capital do estaleiro, disposição das áreas do estaleiro, equipamentos de corte e solda e qualidade da mão de obra. ✂️ e) Disposição das áreas do estaleiro, equipamentos de corte e solda, qualidade da mão de obra e organização da produção do estaleiro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
239Q790562 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIOConsidere as afirmativas a seguir em relação ao sistema de combate a incêndio e seus agentes extintores. I - A água salgada é boa condutora de eletricidade e, portanto, deve-se evitar sua utilização na extinção de incêndios de classe C. II - O pó químico seco, quando pulverizado, forma uma nuvem sobre o fogo, extinguindo-o por quebra de reação em cadeia e por abafamento. III - O gás carbônico é um gás inerte empregado como agente extintor por abafamento, sendo amplamente utilizado em compartimentos habitáveis. É correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) III, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
240Q106965 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIONo contrato de afretamento por viagem, qual obrigação NÃO é de responsabilidade do fretador? ✂️ a) Conduzir o navio ao porto de desembarque pactuado. ✂️ b) Efetuar a carga e a descarga do navio obedecendo às disposições do contrato. ✂️ c) Entregar a carga ao consignatário, portador do conhecimento de embarque. ✂️ d) Expedir conhecimento de embarque. ✂️ e) Receber e transportar o carregamento individualizado no contrato. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro