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Engenharia Naval Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 241Q790880 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOO Equipamento de Proteção Individual (EPI), utilizado na proteção de um soldador contra os perigos específicos à operação de soldagem, compreende ✂️ a) avental, luva e máscara ✂️ b) avental, porta-eletrodo e grampo terra ✂️ c) cabo de solda, grampo terra e luva ✂️ d) cabo terra, luva e perneira ✂️ e) máscara, perneira e porta-eletrodo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 242Q790631 | Engenharia Naval, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPEConsidere um automóvel modelado como um sistema massa-mola com massa de 1.000 kg e mola com rigidez igual a 400 kN × m -1 que, ao deslocar sobre determinado tipo de piso, produza oscilações com deflexão máxima de 10 cm. Considere também que, ao ser carregado com passageiros, a massa se eleve para 1.300 kg mas a deflexão máxima permaneça em 10 cm sobre o referido tipo de piso. Nessa situação, com relação ao sistema massa-mola descrito, é correto concluir que, ao se carregar esse automóvel com passageiros, a ✂️ a) velocidade de oscilação do sistema massa-mola aumenta. ✂️ b) amplitude de aceleração desse sistema aumenta. ✂️ c) freqüência natural do sistema se reduz. ✂️ d) rigidez da mola aumenta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 243Q790698 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOA NR 34 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval) estabelece as medidas de proteção de ordem geral e as específicas, aplicáveis às atividades inerentes ao trabalho a quente. Segundo essa norma, considera-se uma medida de ordem geral, EXCETO ✂️ a) controle de fumos e contaminantes decorrentes dos trabalhos a quente. ✂️ b) proteção contra incêndio nos locais onde se realiza o trabalho a quente. ✂️ c) utilização de gases nos trabalhos a quente. ✂️ d) inspeção preliminar nos locais onde se realiza o trabalho a quente. ✂️ e) sinalização e isolamento da área onde se realiza o trabalho a quente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 244Q250798 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOUm técnico de projetos, construção e montagem de estruturas navais foi questionado sobre o que é tenacidade. Sua resposta foi que é a energia que um corpo armazena por unidade de ✂️ a) volume, quando, em um ensaio de tração, a partir do zero, eleva-se o valor de tensão até o limite de proporcionalidade. ✂️ b) volume, quando, em um ensaio de tração, a partir do zero, eleva-se o valor de tensão até o limite de ruptura. ✂️ c) volume, quando, em um ensaio de tração, a partir do zero, eleva-se o valor de tensão até o escoamento. ✂️ d) massa, quando, em um ensaio de tração, a partir do zero, eleva-se o valor de tensão até o escoamento. ✂️ e) massa, quando, em um ensaio de tração, a partir do zero, eleva-se o valor de tensão até o limite de ruptura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 245Q104727 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOAssocie os custos do navio aos itens que influenciam em sua formação. A associação correta é ✂️ a) I – K, II – L, III – M. ✂️ b) I – K, II – N, III – L. ✂️ c) I – N, II – K, III – M. ✂️ d) I – M, II – L, III – N. ✂️ e) I – M, II – K, III – L. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 246Q790544 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017Segundo a legislação que regulamenta o tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional, a navegação em mar aberto é dividida em ✂️ a) longo curso, cabotagem, apoio marítimo e apoio portuário. ✂️ b) longo curso, cabotagem e apoio marítimo. ✂️ c) embarcações cargueiras, tanque e graneleira. ✂️ d) embarcações militares, mercantes e de pesca. ✂️ e) embarcações militares, mercantes, de pesca e esporte e recreio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 247Q250728 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOEm uma palestra sobre ensaios destrutivos e não destrutivos, o palestrante afirmou, corretamente, que o(a) ✂️ a) ensaio de líquido penetrante é indicado para detecção de defeitos laminares em chapas planas. ✂️ b) ensaio de partículas magnéticas pode ser usado em qualquer material sólido e não poroso. ✂️ c) ensaio de dureza pode ser conduzido por penetração, choque ou risco. ✂️ d) ensaio de compressão é importante para peças sujeitas a tensões cíclicas. ✂️ e) possibilidade de flambagem introduz erros em ensaios de tração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 248Q790961 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUm navio possui um calado correspondente à linha de carga de verão no valor de 4,80 m. O valor do calado correspondente à linha de carga tropical é ✂️ a) 5,00 m ✂️ b) 4,70 m ✂️ c) 4,90 m ✂️ d) 5,10 m ✂️ e) 4,60 m Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 249Q790539 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO ensaio de tração de aço estrutural de alta resistência, utilizado em estruturas navais e oceânicas, requer que o limite de resistência à tração e que o limite mínimo de escoamento sejam, respectivamente, ✂️ a) 410-500 MPa e 250 MPa ✂️ b) 410-500 MPa e 320 MPa ✂️ c) 480-600 MPa e 320 MPa ✂️ d) 500-630 MPa e 250 MPa ✂️ e) 500-630 MPa e 360 MPa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 250Q790814 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPEPara o estudo da localização de um novo porto, foram tiradas fotografias aéreas de várias partes da costa e oceano vizinho, de forma a permitir a avaliação das direções e alturas das ondas que atingem a região, assim como da movimentação das areias na costa. A propósito dessa situação, cada um dos próximos itens apresenta um quadro hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Em trechos da costa onde os arrecifes estão bem constituídos, formando uma barreira completa à propagação da onda incidente, surgem cristas que se propagam em direção ao mar aberto. Nessa situação, a propagação de cristas em direção ao mar aberto é resultado do fenômeno de reflexão lateral. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 251Q105528 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOAo se analisarem os valores históricos do frete no Mercado Mundial de Afretamentos, conclui-se que ✂️ a) o frete corresponde a uma parcela significativa do valor transportado, chegando a mais de 20% no caso do petróleo. ✂️ b) os preços cobrados possuem alta volatilidade, com valores oscilando muito ao longo da história. ✂️ c) as estações climáticas do ano e as alterações de consumo que elas impõem correspondem a interferências insignificantes nos fretes. ✂️ d) o preço do frete é regido estritamente pelo critério da oferta de navios, que, quando ultrapassa a demanda, faz o preço cair. ✂️ e) o mercado spot não está relacionado aos contratos Timecharter, implicando nenhuma interferência em valores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 252Q249933 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOO conceito de CAD (Computer-Aided Design) evoluiu desde que apareceu pela primeira vez, em 1960. Quanto à sua filosofia de última geração, que se estabeleceu nos estaleiros criados após o ano 2000, a utilização também nas demais indústrias se deu de modo que ✂️ a) um sistema flexível de manufatura pudesse ser integrado, eletronicamente, aos departamentos de engenharia, produção e controle de estoques. ✂️ b) o desenho de superfícies fosse complementado por formas geométricas mais elaboradas. ✂️ c) a construção de um modelo computacional pudesse ser usada para a simulação do funcionamento do produto desenvolvido antes mesmo da fabricação. ✂️ d) as máquinas operatrizes executassem suas operações seguindo instruções de um computador. ✂️ e) as máquinas de controle numérico executassem suas operações seguindo instruções de um computador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 253Q790936 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, pertinentes a planejamento, controle da produção e outros aspectos da construção naval. No projeto e na construção de petroleiros, usam-se espaços entre tanques — de óleo vegetal, óleo mineral, óleo lubrificante, água doce, entre outros — para evitar riscos de contaminação. Para esses espaços, chamados de COFERDANS, é correto utilizar praças de bombas e tanques de lastro. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 254Q790820 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOExiste um tipo de construção do navio em que a sua estrutura (casco) é fabricada, montada, edificada e lançada ao mar, e só então é que os equipamentos, acessórios do casco e acabamento são instalados a bordo, com exceção daqueles necessários ao alinhamento da linha de eixo. Essa descrição corresponde à construção ✂️ a) simultânea. ✂️ b) integrada. ✂️ c) sequencial. ✂️ d) modular. ✂️ e) unitizada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 255Q790841 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOA predição de frequências de ressonância na vibração em navios é importante para ✂️ a) evitar impactos provenientes de explosão. ✂️ b) minimizar níveis de ruído propagados para o ouvido. ✂️ c) evitar que agentes externos operem em frequências próximas às naturais, o que amplificaria o efeito da vibração. ✂️ d) minimizar a vibração nesta frequência, decorrente do impacto. ✂️ e) evitar que a vibração seja transmitida à tripulação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 256Q106391 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIOUm dos contratos-tipo mais utilizados para carga seca, na modalidade de contrato de fretamento por viagem (VCP), é o ✂️ a) BALTIME ✂️ b) BARECON ✂️ c) GENCON ✂️ d) INTERTANKO ✂️ e) NYPE Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 257Q250536 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOConsidere as seguintes características de plataformas empregadas em operações de exploração de petróleo: 1 possuem reduzida área de linha dágua; 2 podem ser obtidas por meio da conversão do casco de um navio petroleiro; 3 são fixadas ao fundo do mar por tendões tensionados pelo empuxo da plataforma. As plataformas que possuem, respectivamente, tais características são: ✂️ a) semissubmersível, FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading) e TLP (Tension Leg Platform). ✂️ b) semissubmersível, TLP (Tension Leg Platform) e FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading). ✂️ c) FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading), TLP (Tension Leg Platform) e autoelevatória. ✂️ d) TLP (Tension Leg Platform), FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading) e autoelevatória. ✂️ e) TLP (Tension Leg Platform), autoelevatória e FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 258Q790732 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOOs elementos de fixação que são especificados pelo tamanho, tipo e aplicação, e não por meio de representação gráfica ou símbolos, são denominados ✂️ a) rebites. ✂️ b) pregos. ✂️ c) porcas. ✂️ d) parafusos. ✂️ e) soldas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 259Q259536 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue ositens seguintes.A formação do preço das tarifas portuárias deve considerar a competição entre portos próximos, o custo do serviço propriamente dito e o valor da carga movimentada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 260Q250593 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOExiste um processo de edificação do casco do navio em que se posiciona, primeiro, um bloco de fundo, e a edificação progride a partir desse bloco inicial, posicionando-se os blocos mais próximos à quilha e, depois, os mais altos. O processo descrito corresponde à edificação ✂️ a) em pirâmide. ✂️ b) por ilhas. ✂️ c) por seções. ✂️ d) por módulos. ✂️ e) por unidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF← AnteriorPróximo →
241Q790880 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOO Equipamento de Proteção Individual (EPI), utilizado na proteção de um soldador contra os perigos específicos à operação de soldagem, compreende ✂️ a) avental, luva e máscara ✂️ b) avental, porta-eletrodo e grampo terra ✂️ c) cabo de solda, grampo terra e luva ✂️ d) cabo terra, luva e perneira ✂️ e) máscara, perneira e porta-eletrodo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
242Q790631 | Engenharia Naval, Policial Civil Perito, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPEConsidere um automóvel modelado como um sistema massa-mola com massa de 1.000 kg e mola com rigidez igual a 400 kN × m -1 que, ao deslocar sobre determinado tipo de piso, produza oscilações com deflexão máxima de 10 cm. Considere também que, ao ser carregado com passageiros, a massa se eleve para 1.300 kg mas a deflexão máxima permaneça em 10 cm sobre o referido tipo de piso. Nessa situação, com relação ao sistema massa-mola descrito, é correto concluir que, ao se carregar esse automóvel com passageiros, a ✂️ a) velocidade de oscilação do sistema massa-mola aumenta. ✂️ b) amplitude de aceleração desse sistema aumenta. ✂️ c) freqüência natural do sistema se reduz. ✂️ d) rigidez da mola aumenta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
243Q790698 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOA NR 34 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval) estabelece as medidas de proteção de ordem geral e as específicas, aplicáveis às atividades inerentes ao trabalho a quente. Segundo essa norma, considera-se uma medida de ordem geral, EXCETO ✂️ a) controle de fumos e contaminantes decorrentes dos trabalhos a quente. ✂️ b) proteção contra incêndio nos locais onde se realiza o trabalho a quente. ✂️ c) utilização de gases nos trabalhos a quente. ✂️ d) inspeção preliminar nos locais onde se realiza o trabalho a quente. ✂️ e) sinalização e isolamento da área onde se realiza o trabalho a quente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
244Q250798 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOUm técnico de projetos, construção e montagem de estruturas navais foi questionado sobre o que é tenacidade. Sua resposta foi que é a energia que um corpo armazena por unidade de ✂️ a) volume, quando, em um ensaio de tração, a partir do zero, eleva-se o valor de tensão até o limite de proporcionalidade. ✂️ b) volume, quando, em um ensaio de tração, a partir do zero, eleva-se o valor de tensão até o limite de ruptura. ✂️ c) volume, quando, em um ensaio de tração, a partir do zero, eleva-se o valor de tensão até o escoamento. ✂️ d) massa, quando, em um ensaio de tração, a partir do zero, eleva-se o valor de tensão até o escoamento. ✂️ e) massa, quando, em um ensaio de tração, a partir do zero, eleva-se o valor de tensão até o limite de ruptura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
245Q104727 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOAssocie os custos do navio aos itens que influenciam em sua formação. A associação correta é ✂️ a) I – K, II – L, III – M. ✂️ b) I – K, II – N, III – L. ✂️ c) I – N, II – K, III – M. ✂️ d) I – M, II – L, III – N. ✂️ e) I – M, II – K, III – L. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
246Q790544 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017Segundo a legislação que regulamenta o tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional, a navegação em mar aberto é dividida em ✂️ a) longo curso, cabotagem, apoio marítimo e apoio portuário. ✂️ b) longo curso, cabotagem e apoio marítimo. ✂️ c) embarcações cargueiras, tanque e graneleira. ✂️ d) embarcações militares, mercantes e de pesca. ✂️ e) embarcações militares, mercantes, de pesca e esporte e recreio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
247Q250728 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOEm uma palestra sobre ensaios destrutivos e não destrutivos, o palestrante afirmou, corretamente, que o(a) ✂️ a) ensaio de líquido penetrante é indicado para detecção de defeitos laminares em chapas planas. ✂️ b) ensaio de partículas magnéticas pode ser usado em qualquer material sólido e não poroso. ✂️ c) ensaio de dureza pode ser conduzido por penetração, choque ou risco. ✂️ d) ensaio de compressão é importante para peças sujeitas a tensões cíclicas. ✂️ e) possibilidade de flambagem introduz erros em ensaios de tração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
248Q790961 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOUm navio possui um calado correspondente à linha de carga de verão no valor de 4,80 m. O valor do calado correspondente à linha de carga tropical é ✂️ a) 5,00 m ✂️ b) 4,70 m ✂️ c) 4,90 m ✂️ d) 5,10 m ✂️ e) 4,60 m Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
249Q790539 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOO ensaio de tração de aço estrutural de alta resistência, utilizado em estruturas navais e oceânicas, requer que o limite de resistência à tração e que o limite mínimo de escoamento sejam, respectivamente, ✂️ a) 410-500 MPa e 250 MPa ✂️ b) 410-500 MPa e 320 MPa ✂️ c) 480-600 MPa e 320 MPa ✂️ d) 500-630 MPa e 250 MPa ✂️ e) 500-630 MPa e 360 MPa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
250Q790814 | Engenharia Naval, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPEPara o estudo da localização de um novo porto, foram tiradas fotografias aéreas de várias partes da costa e oceano vizinho, de forma a permitir a avaliação das direções e alturas das ondas que atingem a região, assim como da movimentação das areias na costa. A propósito dessa situação, cada um dos próximos itens apresenta um quadro hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Em trechos da costa onde os arrecifes estão bem constituídos, formando uma barreira completa à propagação da onda incidente, surgem cristas que se propagam em direção ao mar aberto. Nessa situação, a propagação de cristas em direção ao mar aberto é resultado do fenômeno de reflexão lateral. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
251Q105528 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIOAo se analisarem os valores históricos do frete no Mercado Mundial de Afretamentos, conclui-se que ✂️ a) o frete corresponde a uma parcela significativa do valor transportado, chegando a mais de 20% no caso do petróleo. ✂️ b) os preços cobrados possuem alta volatilidade, com valores oscilando muito ao longo da história. ✂️ c) as estações climáticas do ano e as alterações de consumo que elas impõem correspondem a interferências insignificantes nos fretes. ✂️ d) o preço do frete é regido estritamente pelo critério da oferta de navios, que, quando ultrapassa a demanda, faz o preço cair. ✂️ e) o mercado spot não está relacionado aos contratos Timecharter, implicando nenhuma interferência em valores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
252Q249933 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOO conceito de CAD (Computer-Aided Design) evoluiu desde que apareceu pela primeira vez, em 1960. Quanto à sua filosofia de última geração, que se estabeleceu nos estaleiros criados após o ano 2000, a utilização também nas demais indústrias se deu de modo que ✂️ a) um sistema flexível de manufatura pudesse ser integrado, eletronicamente, aos departamentos de engenharia, produção e controle de estoques. ✂️ b) o desenho de superfícies fosse complementado por formas geométricas mais elaboradas. ✂️ c) a construção de um modelo computacional pudesse ser usada para a simulação do funcionamento do produto desenvolvido antes mesmo da fabricação. ✂️ d) as máquinas operatrizes executassem suas operações seguindo instruções de um computador. ✂️ e) as máquinas de controle numérico executassem suas operações seguindo instruções de um computador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
253Q790936 | Engenharia Naval, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, pertinentes a planejamento, controle da produção e outros aspectos da construção naval. No projeto e na construção de petroleiros, usam-se espaços entre tanques — de óleo vegetal, óleo mineral, óleo lubrificante, água doce, entre outros — para evitar riscos de contaminação. Para esses espaços, chamados de COFERDANS, é correto utilizar praças de bombas e tanques de lastro. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
254Q790820 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOExiste um tipo de construção do navio em que a sua estrutura (casco) é fabricada, montada, edificada e lançada ao mar, e só então é que os equipamentos, acessórios do casco e acabamento são instalados a bordo, com exceção daqueles necessários ao alinhamento da linha de eixo. Essa descrição corresponde à construção ✂️ a) simultânea. ✂️ b) integrada. ✂️ c) sequencial. ✂️ d) modular. ✂️ e) unitizada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
255Q790841 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIOA predição de frequências de ressonância na vibração em navios é importante para ✂️ a) evitar impactos provenientes de explosão. ✂️ b) minimizar níveis de ruído propagados para o ouvido. ✂️ c) evitar que agentes externos operem em frequências próximas às naturais, o que amplificaria o efeito da vibração. ✂️ d) minimizar a vibração nesta frequência, decorrente do impacto. ✂️ e) evitar que a vibração seja transmitida à tripulação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
256Q106391 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIOUm dos contratos-tipo mais utilizados para carga seca, na modalidade de contrato de fretamento por viagem (VCP), é o ✂️ a) BALTIME ✂️ b) BARECON ✂️ c) GENCON ✂️ d) INTERTANKO ✂️ e) NYPE Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
257Q250536 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOConsidere as seguintes características de plataformas empregadas em operações de exploração de petróleo: 1 possuem reduzida área de linha dágua; 2 podem ser obtidas por meio da conversão do casco de um navio petroleiro; 3 são fixadas ao fundo do mar por tendões tensionados pelo empuxo da plataforma. As plataformas que possuem, respectivamente, tais características são: ✂️ a) semissubmersível, FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading) e TLP (Tension Leg Platform). ✂️ b) semissubmersível, TLP (Tension Leg Platform) e FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading). ✂️ c) FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading), TLP (Tension Leg Platform) e autoelevatória. ✂️ d) TLP (Tension Leg Platform), FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading) e autoelevatória. ✂️ e) TLP (Tension Leg Platform), autoelevatória e FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
258Q790732 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIOOs elementos de fixação que são especificados pelo tamanho, tipo e aplicação, e não por meio de representação gráfica ou símbolos, são denominados ✂️ a) rebites. ✂️ b) pregos. ✂️ c) porcas. ✂️ d) parafusos. ✂️ e) soldas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
259Q259536 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPETexto associado.Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue ositens seguintes.A formação do preço das tarifas portuárias deve considerar a competição entre portos próximos, o custo do serviço propriamente dito e o valor da carga movimentada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
260Q250593 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIOExiste um processo de edificação do casco do navio em que se posiciona, primeiro, um bloco de fundo, e a edificação progride a partir desse bloco inicial, posicionando-se os blocos mais próximos à quilha e, depois, os mais altos. O processo descrito corresponde à edificação ✂️ a) em pirâmide. ✂️ b) por ilhas. ✂️ c) por seções. ✂️ d) por módulos. ✂️ e) por unidades. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro