Questões de Concursos Engenharia Naval

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281Q105634 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

No transporte de mercadorias, qual hipótese NÃO se refere a vício próprio da carga?

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282Q250078 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Quais materiais são utilizados como anodos de sacrifício para a proteção de estruturas metálicas em aço de navios e plataformas submersas na água do mar?

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283Q790898 | Engenharia Naval, Analista de Desenvolvimento, SEPLAG SEAPA DF, CESPE CEBRASPE

Em relação às estruturas e ao funcionamento portuário, julgue os próximos itens.

As estruturas mais comumente utilizadas para o carregamento e descarregamento de granéis líquidos são as estruturas conhecidas como grabs.

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284Q790911 | Engenharia Naval, Técnico de Projeto, Petrobras, CESGRANRIO

Um compressor alternativo é chamado de compressor de pistão de duplo efeito, quando:

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285Q790456 | Engenharia Naval, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Um componente importante no arranjo geral portuário é o canal de acesso. Com base nos critérios que devem ser levados em consideração na concepção e na operação desse tipo de obra, julgue os itens que se seguem.

O valor da profundidade requerida pela embarcação-tipo no canal de acesso portuário pode ser considerado como um somatório que inclui aspectos relacionados à maré local, efeitos de onda, variação da densidade da água, entre outros

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286Q790740 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao projeto do sistema de ventilação da praça de máquinas de um navio, analise as afirmativas a seguir. I - Para facilitar a troca de calor, o ar deve ser insuflado diretamente sobre painéis elétricos e outros componentes que emitam calor. II - Para o fechamento de todas as entradas e saídas de ar da praça de máquinas, devem ser instalados dampers com acionamento externo. III - A quantidade total de ar insuflada deve ser necessária para atender à mais crítica condição de operação do navio. Está correto APENAS o que se afirma em
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287Q249834 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O desenho que mostra os compartimentos de carga e tanques do navio e contém informações importantes para a estiva e o manuseio da carga a bordo, tais como volumes de todos os compartimentos de carga e tanques, é o

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288Q254714 | Engenharia Naval, Técnico em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de mão-de-obra portuária e de seguro marítimo, julgue os
itens seguintes.

O seguro marítimo é o contrato segundo o qual o segurador, em troca do recebimento do prêmio, se obriga a indenizar prejuízo sofrido pelo segurado quando o objeto do seguro se achar sujeito aos riscos oferecidos pelo mar. O instrumento do seguro é a apólice.

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289Q790662 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na subdivisão do casco de um navio, o maior comprimento admissível para um compartimento é obtido a partir do comprimento alagável multiplicado por um fator de compartimentagem. Por definição, o comprimento alagável num dado ponto é a maior parte do comprimento do navio, tendo seu centro no referido ponto, que pode ser alagado, considerando-se a permeabilidade dessa parte, sem que o navio submerja além do(a)

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290Q790927 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao fenômeno de vibração na estrutura de um navio, analise as afirmativas a seguir.

I - O efeito de slamming ao qual está sujeito um navio provoca um movimento vibratório de alta frequência que se propaga ao longo da sua estrutura.

II - Os esforços transmitidos pelo propulsor ao eixo provocam a vibração deste e, através das reações em seus mancais, induzem a vibração da estrutura do navio.

III - Os motores de combustão interna empregados na propulsão de um navio são fontes de excitação que podem vir a causar problemas de vibração indesejáveis à estrutura do navio.

IV - A ressonância entre o empuxo do propulsor e os modos de vibração axial da linha de eixo podem provocar vibrações indesejáveis à estrutura do navio na região do mancal de escora.

Está correto o que se afirma em

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291Q790642 | Engenharia Naval, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Abaixo são citados alguns processos de soldagem.

I. Eletrodo Revestido;

II. TIG;

III. MIG/MAG;

IV. Arco Submerso;

V. Arco plasma;

Os processos que utilizam arco elétrico são

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292Q790948 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em um navio em que seja utilizado óleo combustível, os dispositivos de armazenagem, distribuição e utilização do óleo devem ser tais que assegurem a segurança do navio e das pessoas a bordo. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir. I - Os tanques de óleo combustível devem, preferencialmente, fazer parte da estrutura dos navios e estar localizados fora dos compartimentos de máquinas. II - Os óleos combustíveis, a exemplo dos óleos lubrificantes e outros óleos inflamáveis, podem ser armazenados e transportados nos tanques de colisão de vante. III - As redes de óleo combustível devem ficar localizadas distantes de unidades de alta temperatura, tais como caldeiras, redes de vapor, coletores de descarga e silenciosos. IV - Utilizam-se, normalmente, redes de extravasamento (ladrão) e válvulas de escape a fim de impedir que haja um excesso de pressão em qualquer tanque de óleo ou em qualquer parte do sistema de óleo combustível, inclusive nas redes de enchimento abastecidas pelas bombas de bordo. Estão corretas, APENAS, as afirmativas
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293Q790960 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Nos desenhos de estruturas navais, os contornos dos elementos não pertencentes ao desenho são do tipo

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294Q790709 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O controle de qualidade do processo incorpora o conceito denominado ciclo PDCA. As fases do controle de qualidade que correspondem a esse ciclo são:

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295Q105165 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização e Logística, Petrobras, CESGRANRIO

Independentemente da modalidade de contrato de fretamento, o fretador tem por obrigação disponibilizar o navio, em data e local convencionados, em condições de navegabilidade.

Essas condições compreendem a navegabilidade

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296Q204019 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Ao elaborarem seus requisitos de projeto, as Sociedades Classificadoras procuram agrupá-los em conjunto de regras levando em consideração

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297Q790520 | Engenharia Naval, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Considere que a comporta pode girar em torno de A. Qual o módulo da força, em kN, a ser aplicada em B a fim de manter a comporta na vertical?

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298Q106765 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

De modo geral, os contratos de afretamento estipulam que os custos operacionais do navio sejam distribuídos entre o fretador e o afretador. Nesse contexto, uma despesa de responsabilidade do fretador, num contrato de afretamento por período, corresponde a

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299Q790833 | Engenharia Naval, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

O ensaio de tração de uma liga de aço-carbono permite determinar algumas propriedades mecânicas desse metal, EXCETO a(o)
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300Q104498 | Engenharia Naval, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Ao analisar os termos preparatórios de um contrato de afretamento a casco nu, um analista identificou uma proposição INCORRETA, que afirmava que o

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